O Caminho das Adagas

O Caminho das Adagas Robert Jordan

Resenhas - O Caminho das Adagas

Guilherme Ambrosio 15/04/2024

Ritmo lento, mas bom
Ritmo lento, com preparação para os demais livros.
Aguardando lançarem o volume 9!
ajuda a gente, Intrinseca!

Ana Duarte 22/03/2024

Foi o livro mais morno de todos até agora. Custei para terminar. Acredito que o próximo será incrível.
No final, teve bastantes cenas a serem trabalhadas, o que dá ao próximo volume uma grande expectativa.
Ficaremos no aguardo do lançamento!

Thelma 08/02/2024

Empolgada pra continuar!
Excelente livro 8! O último em português, infelizmente. Ed Intrínseca nos enganou, pra variar as editoras brasileiras desrespeitando o leitor de séries. Agora é encarar em inglês mesmo.

Giovani 17/01/2024

Entendo o que dizem ao chamar esse volume, como os próximos dois, de ?slog?. Mesmo com a narrativa seguindo como sempre, ele não te recompensa com grandes cenas/acontecimentos. Nem por isso um livro ruim, ou mesmo pior que os anteriores. Apenas mais morno. Ainda assim, um mundaréu de coisa acontece ao redor das personagens. Inclusive, um mundaréu de personagens. Li esse uns seis meses após o anterior, e achei que era esse o motivo de eu não lembrar de alguns nomes e personagens. Não, não. Quando a narrativa retorna ao Perrin, tem nomes ali que não lembro de forma alguma, apenas reconheço a personagem pelo contexto. É gente demais, nomes demais, uns bem parecidos um com o outro. Da um nó na cabeça, que prefiro ignorar e seguir. Enfim, outro bom volume de uma série que tenho achado incrível.

Carol 20/12/2023

A história só voltou a fluir no final
Achei o livro mais arrastado da série até agora. Parece que só nos últimos capítulos que a história realmente se desenvolveu. Talvez seja porque alguns arcos menos interessantes tenham ganhado mais foco.

Porém terminei o livro querendo ler o próximo. Vamos ver como vai ser o ritmo dele...

Fred 21/10/2023

Livro de passagem
Este livro é uma bela ponte de transição entre os livros anteriores para os que virão. Na verdade, este livro como o anterior o 7º são esta ponte e talvez deveriam ser um livro só.

Tudo que acontece com esses livros não tem uma relevância tão importante para a narrativa da história apenas são preparações para o que virão, posicionamento das diversas forças que se movem a favor ou contra o padrão.

Quanto aos personagens Rand está cada vez mais incontrolável, não ouve ninguém e sempre tem desconfia de tudo e continua com a bobagem de não querem meter mulheres na guerra e a sua arrogância tb chega no ápice, tudo isso o faz cada vez mais ficar em perigo e assumir riscos maiores.

Quanto a Perrin e Faile continua o lenga lenga que simplesmente acho chatérrimo, Egwene continua sua evolução como trono e como líder das rebeldes, Nynaeve cada vez mais relapsa como Aes Sedai, não enxerga outra coisa a não ser o Lan e Mat apareceu muito pouco aqui.

Enfim um livro de passagem que não me empolgou muito não.

Ginete Negro 2.0 03/10/2023

Slog que tem seu valor (principalmente o de Rand se tocar que não é invencível)
Saí da leitura desse maravilhoso Livro 8 da Roda do Tempo mais ou menos com a mesma sensação de quando concluí a primeira leitura de "Festim dos Corvos", do George R. R. Martin: a maioria que leu não gosta, mas eu achei bem bacana. O componente político aqui é acentuado (como no "Festim dos Corvos"), ou seja, prepare-se para não ver muitas batalhas grandiosas. Ainda assim, essa série está acima da média - uns tantos metros acima, posso assegurar.

Rand percebeu que pode, sim, ser derrotado - por alguém ou por circunstâncias desfavoráveis -, e com isso constatou que nem sempre recuar significa a derrota - somente a sobrevivência, em alguns casos.

Egwene está tentando se firmar como o Trono-de-Amyrlin-que-nã-é-fantoche. Elayne, por sua vez, enfim chega a Caemlyn e vai requerer o trono que era de sua mãe, mas já percebendo que isso não será tão fácil quanto imaginava.

Perrin está na caça de Masema, o Profeta que é um radical defensor do Dragão Renascido - Radical no sentido do que os Filhos da Luz são enquanto fundamentalistas da Luz, só que Masema é o Profeta de Rand. Perrin tenta anulá-lo, uma vez que seus seguidores estão causando coisas inaceitáveis.

E Elaida, o Trono de Amyrlin golpista, já teve suas unhas amansadas por uma Amiga das Trevas. Será que reagirá?

Enfim, tudo muito bom e altamente recomendável, mesmo sendo o chamado "slog", mesmo a leitura arrastando-se um pouco mais do que nos outros livros.

E vamos para o Livro 9. E que a Intrínseca lance logo a edição brasileira.

Patricia 03/09/2023

Gosto muito dessa série e o início desse livro foi bom. Porém, no meio do caminho começou a enrolação. Infelizmente livros em série, principalmente os longos, tem muito disso. Chega um momento em que o autor começa a enrolar ao invés de avançar com a história. Nesse livro tem muitas páginas de pessoas planejando planos secretos que não são revelado aos leitores. Todo mundo tem um plano, todos mundo fica pensando que tem um plano, mas a gente não pode saber de nenhum deles. Outro clichê básico desses livros ocorre também, o clássico "personagens fazendo burrices para fazer a história render". No final das contas a história andou um pouco, menos do que deveria considerando-se a quantidade de páginas. Me parece que o próximo livros será melhor do que esse, com menos enrolação e mais desenvolvimento, assim espero.

@procura_se_umlivro 03/09/2023

Teve diversas partes desse livro que eu amei! Algumas cenas repetir a leitura para ter o prazer de experimentar novamente, enfim, ameiiii.
Eu amo que o autor descreve cada detalhe, parece que estou lá junto com os outros personagens.

Fabiana Pessoa 17/08/2023

Uma obra de arte
Deslumbrante, não deixou a desejar em nada se comparado aos outros volumes da série. Vitórias e tribulações, tudo junto em mundo fantástico, personagens amadurecidos e novas lendas se apresentando. Perfeito!

Eduardo 04/08/2023

"Fogo, gelo e morte [...] Fogo e gelo, e a morte viria"
O que dizer sobre esse livro? Bom, como todo os livros de Jordan ele tem seus momentos nos quais a leitura é rapida e eletrizante, momentos em que a vontade de devorar cada palavra quase domina o leitor. Entretanto, há vários momentos em que a narrativa "segura o passo", caminha devagar passando por cada trama, mostrando as miudezas dos acontecimentos, dos planos dos aliados e dos inimigos, as incertezas, as alianças (novas e velhas), etc. não digo que diferente do outro dê vontade de largar e ignorar, mas dá uma desejo de quero mais.

"Fogo, gelo e morte estavam a caminho. Mas ele era aço. Ele era aço."

Nesse livro, muita coisa acontece (o que já é comum dessa série), mas ver o rumo que a narrativa vai tomando é muito interessante, ver como os personagens tentam se manter firmes em suas crenças, mas assim como o clima, cedem as mudanças, mesmo que bruscas. E é muito interessante ver que aqueles considerados como os piores entre os piores dos vilões, podem ser facilmente substituídos por outros ainda mais tenebrosos.

Em suma, é uma narrativa deliciosa, longa, mas que dá gosto e prazer em ler. E se você assim como eu já chegou até aqui, também deve sentir aquele desejo de saber como o Padrão será tecido pela Roda.

"Eles planejavam, e o Padrão absorvia seus planos, tecendo em direção ao futuro prenunciado."

Monise Nunes 22/06/2023

Este volume teve mais desdobramentos na história apesar de pouca ação. Senti estranheza com algumas batalhas que não foram descritas, apenas relatadas que aconteceram. Os dias nele também passaram voando, como se o autor tivesse percebido que perdeu tempo demais nos outros 7 volumes pra pouco avanço na história.

Acabei gostando muito mais deste volume do que da maioria já lida, algumas decisões importantes foram tomadas, e que poderiam ter acontecido há muito tempo. O arco de Egwene é de longe o melhor de se acompanhar, a evolução da personagem é nítida neste livro. Achei que a distribuição dos capítulos foi bem mais satisfatória, sem muita enrolação (apesar de ter capítulos inúteis, não vou nem dizer de quem :x).

Minha antipatia por Rand continua e contamina todo mundo que interage com ele; o que são esses dramas ridículos de Min, Elayne e Rand com esse romance descabido. O mundo acabando e esses três sem carisma testando a minha pouca paciência. Não sei qual era o propósito de Jordan, mas os capítulos sobre eles são os mais inúteis e chatos de ler, não é possível que ninguém o tenha alertado.

Os capítulos finais foram muito bons e neste gostei de como terminou, sem problemas repentinos e soluções rápidas. De todos os volumes, este foi o melhor gancho para o próximo e eu não vejo a hora de ler.

Léo 14/06/2023

Esse foi difícil
Eu já sabia que, dos livros 8 ao 10, tem mais enrolação e a história anda devagar mas pela luz, como esse livro enrola e não só isso como o Jordan fica citando 50 mil personagens e as caras que eles fazem e o humor chato, sendo que a maioria deles não importa. Gostei das partes do Rand e da Elayne com as meninas, foram as únicas que andaram de boa na história. Claramente podia ter juntado esse livro com o sétimo e ficava show.

Lílian 04/06/2023

Vale a pena insistir
A primeira metade tem pouquíssimos momentos empolgantes. Achei que houve muita enrolação no arco de Perrin, que no final, por sinal, ficou bem interessante. A parte mais chatinha foi passar raiva praticamente do início ao fim com Nynaeve e cia.

Quase chegando no meio da história, o texto morno começa a esquentar e a leitura fica mais viva. A narrativa passa daquela coisa descritiva, repetitiva, "cotidiana" para a ação, com intrigas, pequenas revelações, coisas acontecendo de fato.

A outra metade li como se comesse uma tigela de pipoca, devorei. Os capítulos começaram a intercalar mais entre os personagens e já não ficava naquela coisa morrinhenta de não chegar a lugar algum.

Claro que inícios costumam ser mais lentos e finais costumam ser mais dinâmicos. O problema, é que o começo foi morno demais e isso permaneceu até quase metade da história e não é uma historinha de 200 páginas.

Para mim, quem brilha nesse livro é Egwene e, de certa forma, Rand. Mas sou muito birrenta com alguns personagens, então, pode ser que esteja sendo dura demais com Perrin, por exemplo.

Duas coisas que me incomodam na série, de modo geral:
1-  Essa coisa de dar um milhão de descrições minuciosas e falas, muitas vezes vazias, a trocentos personagens com quase nenhuma relevância, que vão apenas ilustrar os costumes e as características dos diversos povos, ou confirmar ou refutar alguma cisma de algum personagem central. Na minha opinião, ao invés de enriquecer e detalhar o universo do livro, que é uma das principais funções desse tipo de personagem, acaba só atrasando a história mesmo, por causa da recorrência com que o texto se utiliza deles.

2- O fluxo de consciência dos personagens não é muito rico. As ideias vivem se repetindo. Eles vivem chegando sempre às mesmas conclusões a respeito dos problemas e fatos que se apresentam e, principalmente, a respeito uns dos outros. A visão de mundo deles não tem muita complexidade e os conflitos internos não evoluem muito. É esperado que personagens cresçam, amadureçam, passem por transformações, mas, no caso de A Roda do Tempo, a evolução pessoal tem deixado a desejar.

Finalmente, como suspeitei desde o princípio, reclamei bastante durante a leitura, mas não tem como dar menos de 4 estrelas ao livro. No fim das contas, as partes empolgantes e o desenrolar da história superam a enrolação, mantendo o interesse e criando aquela expectativa sobre o que está por vir.
Ander 05/06/2023minha estante
Uhuul mais um completo!!!

Ander 05/06/2023minha estante
Nynaeve ranço kkkk

Lílian 05/06/2023minha estante
Ah, aquela infeliz raramente surpreende: chaaaata. Mentira, ela surpreende em alguns livros. Mas ainda é muito chata!

Ander 06/06/2023minha estante
siiim, mas quem sabe no último ela está melhor KKKKKKKKKKK