A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações

A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações Valeska Zanello

Resenhas - Prateleira do amor

juliqueroubavalivros 27/08/2023

Esse livro é um serviço público à sociedade
Um livro necessário, tanto para mulheres, quanto para homens. Uma leitura rápida, porém didática, de como as relações de gênero esperadas pela sociedade adoecem a todos.
Gostaria de ter lido esse livro na minha adolescência. Com certeza, teria me poupado (totalmente ou parcialmente) de muitas situações difíceis.

AliJu 11/11/2023

No capitalismo, a diferença foi traduzida em desigualdade
Todos precisam ler este livros!
Mas sim, ele é especialmente necessário para todas nós, mulheres!
Leiam para ontem, é curto, simples e direto.
E se prepare, pois sua visão de muitas coisas irá mudar, ou até se fortalecer e reafirmar, caso sua visão já seja feminista.

É triste vermos que mesmo estudando e sabendo os mecanismos, não há como nenhuma pessoa evitar inteiramente de cair nessa teia tóxica do sistema, especialmente durante a infância e desenvolvimento pré-adulto.
O que nos resta é muita terapia, e esperar que a maturidade e o conhecimento nos levem a fazer um mundo melhor para as próximas gerações, baseando-se na maneira que iremos introduzir as crianças aos mesmos inevitáveis mecanismos, e assim eles podem estar mais preparados para não serem tão prejudicados ao longo da vida.

amandaleu 04/03/2024

Resenha A Prateleira do Amor
"Em nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens."

Livro esclarecedor sobre os diferentes aprendizados e vivências de homens e mulheres. As elucidações que a autora traz neste livreto sobre as mulheres num mundo patriarcal são inúmeras, mas destaco aqui as principais: mulheres se julgam através do olhar de um homem, tendo sua autoestima validada por ele, e sempre esperando ser a escolhida e não a pessoa que escolhe; têm, desde a infância, exemplos de princesas como Ariel, que se cala em prol do amor, e de Bela, que cuida de um monstro na esperança de que ele se torne belo, mostrando que se sacrificar e cuidar são os papéis principais no nosso enredo; a invisibilização do trabalho doméstico composto esmagadoramente por trabalhadorAs; a importância superestimada de um relacionamento amoroso e como aquelas que decidem seguir solteiras são encaradas de maneira negativa pela sociedade já que "nasceram para amar"; o peso de não dar certo com alguém, sendo o maior fracasso que uma mulher pode ter, reforçando a presença de muitas em relacionamentos violentos, tornando a ideia de permanecer nele como a melhor, e iniciando todos os dias o ciclo de ?consertar? aquele a quem ama, mesmo que isso custe sua vida; a beleza, sendo capital inegociável nesse universo e tendo "avaliações" diferentes para corpos diferentes; a ridicularização de homens que se apaixonam e, por isso, acabam evitando qualquer tipo de envolvimento amoroso, sendo importante a sexualidade ativa, marcada pela quantidade; a satirização de trejeitos tidos como femininos tanto pelos homens heterossexuais quanto pelos homossexuais, já que gays vistos como afeminados são discriminados também pela própria comunidade de que fazem parte.

Valeska Zanello, psicóloga, professora e pesquisadora, é alguém que conheci através da incrível psicanalista Manuela Xavier, e devo dizer que foi um grande achado!

Obra de fácil entendimento e super fluida, consegue nos mostrar a diferença qualitativa e de investimento que o amor romântico tem para mulheres e homens: para elas, é algo identitário, elas nasceram para isso e esse é seu principal objetivo; para eles, é fonte inesgotável de lucro afetivo a qualquer hora, pois sua prioridade são seus próprios projetos e vida.
Fabio 05/03/2024minha estante
Uau, que resenha!!!!
Parabéns, Amanda!????????

babipalhuzi 22/04/2024

Introdução importante
O livro é bem direto e permite ao leitor outras ferramentas que ajudam na compreensão da temática. Apesar de algumas discordâncias teóricas, é um livro interessante para indicar para alguém que não tenha apropriação das discussões de gênero (e seus desdobramentos).

Kamyla.Maciel 15/10/2023

Que aula!!
Achei esse livro fantástico!! Apesar de pequeno, e de não pretender esgotar os assuntos, ele é gigante na didática, na forma como se comunica com o leitor, trazendo exemplos diários de como o gênero nos forma e nos conduz a comportamentos esperados.

Valeska foi muito muito feliz quando relaciona cultura, gênero e relações humanas, ela traz um espelho da nossa sociedade e o quanto ela é profundamente marcada pelo binarismo de gênero.

O que me torna uma mulher? O que forma a subjetividade de um homem? Como a cultura, as músicas, os desenhos, a criação interferem nessas formações? Quem são as mulheres que estão ''mais bem avaliadas'' na prateleira? A quem é negado o amor? Para quem cabe apenas o amor escondido? Quando a mulher passou a ser relacionada sempre com a vontade de ser mãe e com as atividades de cuidar? São questionamentos que ficam martelando na nossa cabeça ao ler o livro, já tinha lido sobre os dispositivos de gênero, mas ver a clareza com que ela traz esse assunto fez minha cabeça explodir.

Enfim, recomendo MUITO! Sabe aquele livrinho simples que você pode presentear aquela amiga/amigo que nega o impacto do gênero nas nossas vidas? pronto, sem dúvida, é esse!

Aline 29/05/2023

Questione-se!
O 'pocket book' A Prateleira do Amor- Sobre Mulheres, Homens e Relações,  Valeska Zanello traz questionamentos interessantes a respeito das condutas de gênero na sociedade. A abordagem é  de cunho reflexivo e crítico.

A exposição dos temas acontece na escrita e no compartilhamento de vídeos e lives disponibilizados por QRCode. A linguagem é acessível, simples e bem objetiva. Com exemplos claros, é possível relacionar os comportamentos pré-estabelecidos entre os sexos feminino e masculino não só na rotina atual, bem como no fortalecimento destes em recursos  audiovisuais; em músicas - principalmente, o sertanejo; em padrões de beleza, etc.

Vale a pena ler, repensar sobre o modo como as coisas têm acontecido e se responsabilizar por parte delas.

Roberta 10/01/2024

Sucinto, direto e necessário
Livro bom, tema importante, texto curto e didático. Esclarece coisas que conhecemos em nosso inconsciente mas não sabemos colocar em palavras. Aqui a autora te incentiva a dar os primeiros passos para aprender letramento de gênero, com uma escrita acadêmica que eu adoro, cheia de referências e objetividade. Gostei muito.

nay.gba 21/12/2023

Livro de Bolsa
Este livreto é uma reescrita de outro trabalho maior e mais completo da autora. Ela criou esta versão para que o assunto seja acessível. E foi.

Em poucas páginas temos um resumo muito importante do que é a construção da mulher sob ponto de vista histórico, econômico e social. Há QR code para vídeos e uma extensa bibliografia.

Minha observação fica apenas pra a linguagem acadêmica e rebuscada. Uma revisão para a linguagem casual acessaria mais adolescentes e jovens.
É nítido que há muitas pesquisas por trás do que Valeska conceitua, mas nada reitera mais a sua linha de raciocínio do que as violências que vivemos diariamente.

Mulheres, leiam e botem os homens pra prepararem a ceia! ?

Sabrina758 06/03/2024

Esse livreto, como a autora chama, transcende as suas poucas páginas. O que foi feito aqui é lindo e merece reconhecimento por ser um verdadeiro projeto, um pontapé no letramento de gênero. É um livro que pretende ser o começo, gerar interesse nas temáticas, e faz isso muito bem.

O cuidado com a linguagem e a didática para alcançar um público amplo, a diagramação, os exemplos dados, bem como as ilustrações, o resumo ao final de cada capítulo e os QR code com recortes de palestras e lives no YouTube para complementar o texto, é imperdível. Toda a minha admiração pela Valeska que, na minha humilde opinião, é uma das maiores psicólogas pesquisadoras do país.

Pra quem estuda gênero e feminismo, vai se deparar com questões familiares aqui, mas a autora também apresenta conceitos novos e que ela mesma desenvolve pesquisas há anos. Esse livro é um resumo do "Saúde mental, gênero e dispositivos" e faz um paralelo incrível entre os tópicos com um poder de síntese sem igual.

É um livro pra ler, reler, presentear e indicar para todo mundo, pela sua facilidade de compreensão de temas tão importantes e inerentes a nossa realidade.

Eliza.Rezende 09/11/2022

Tive a honra de ir no lançamento do livro em Brasília, tendo contato com a Valeska, uma pesquisadora incrível a qual admiro muito.

Nesse livro, a autora nós traz de forma clara, objetiva e simplificada aspectos sobre gênero, feminismo e psicologia. É um livro que pode ser lido por qualquer pessoa, mesmo que não tenha experiência na área.

Admiro muito a capacidade de pesquisadores que conseguem trazer temas mais complexos e tidos como acadêmicos de forma simplificada e acessível, Valeska faz isso muito bem neste livro. É uma leitura leve que nos traz muitas reflexões sobre o tema.

Caroline1525 01/05/2024

Ótimo.
Bem introdutório e de leitura simplificada, aborda pontos muito comuns na vivência feminina, contendo alguns acréscimos. Um livro gostoso e rápido.

Mariliza.Baptista 09/04/2023

Valeska nos oferece vida!
É incrível a maneira como Valeska, com sua base teórica extremamente rica, nos presenteou com essa obra acessível e de fácil compreensão sobre gênero, misoginia, racismo, masculinidade e violência.

Trata-se de um diálogo revolucionário que nos mostra o quanto naturalizamos comportamentos misóginos e o quanto o letramento de gênero é essencial para que a gente consiga não reproduzir discursos e ações que se encontram comprometidos com uma socialização que adoece as mulheres.

Por ser um convite a olhar para o que nos incomoda, é preciso repetir as palavras de Zanello pelo mundo!

Carolina.Cosas 24/03/2024

O livro não se propõe a trazer profundidade aos temas que compreendem o gênero e o papel social dele, sob o ponto de vista da mulher.

Promove reflexões rasas sobre situações em que há um movimento de opressão ao feminino, mas que não trazem nenhuma supresa ou insight revolucionário sobre o tema.

O livreto, como a autora por vezes descreve, me pareceu uma tese de dissertação com incontáveis e infindáveis notas de rodapé e referências bibliográficas formatadas em ABNT.

Por vezes a autora se aprofunda (e até desenha!) situações comuns do dia-a-dia em busca de ilustrar conceitos, mas acaba por mostrar o óbvio deixando de aprofundar em questões muito mais valiosas como as conceituações da ?casa dos homens? ou do papel maternal da mulher no contexto social.

Sinto que gastamos linhas demais reiterando e explicando situações cotidianas e tratamos de forma extremamente superficial aqueles termos e conceitos mais densos que são necessários para compreensão e que são até mais interessantes ao leitor.

Por outro lado, o livro contém boas catch frases que explicam o frenesi por trás da leitura. A frase de destaque que ressoa em mim após a leitura, é a que encerro essa resenha: ?Na nossa cultura, homens aprendem a amar muitas coisas e mulheres aprendem a amar os homens?.

Marcia.Santos 02/08/2023

Letramento de gênero
Simplesmente incrível, livro de fácil leitura e compreensão. O livro é um resumo do livro Saúde mental, gênero e dispositivos, cujo desejo da autora era de colocar em poucas páginas as ideias principais do livro. O tema central do livro é letramento de gênero, de acordo com a autora "A composição deste livro foi planejada de forma a deixá-lo o mais didático possível, usando, também, as tecnologias hoje disponíveis. Nesse sentido, o(a) leitor(a) encontrará, além do texto, várias indicações para que assista vídeos no YouTube e leia artigos, de modo a aprofundar os tópicos abordados. Não os assistir não coloca em risco a compreensão dos temas; por outro lado, assisti-los, além de ajudar a fixação da aprendizagem, abrirá outras reflexões, decorrentes do conteúdo apresentado, (Zanello, p 7, 2023)

Andrea265 29/09/2023

O livro faz um panorama das relações amorosas de maneira muita realista. Trata essencialmente das formas de violência contra as mulheres.