A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações

A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações Valeska Zanello

Resenhas - Prateleira do amor

melzinhols 27/04/2024

Adorei a leitura, me trouxe muitas reflexões, ela foi a ponto nesse livro!!! É muito interessante a construção e a reflexão sobre o dispositivo amoroso

Somesunday 23/06/2024

Para que voz se você tiver quadris?
É um livreto muito bom e que trás assuntos com a profundidade possível para seu tamanho. Tem uma didática ótima e que te convida pra trazer o que não está escrito mas que você vai saber conectar com a sua vida e o mundo ao seu redor, a sua realidade.
Ler isso no clube do livro foi uma experiência ainda melhor e enriquecedora justamente pelos debates que ela trás.
Achei um erro o uso de qrcodes e algumas mídias externas, ainda que não seja algo que se coloca como necessário para a leitura.

@mariribe 12/05/2024

Eu amei as reflexões que o livro traz, apesar de não ser aprofundado eu acho que para uma leitura inicial para papéis de gênero muito boa. É bem como a Valeska coloca o primeiro passo é a gente entender os papéis para então começar a problematizar, a única coisa que me incomodou um pouco foi que achei que o livreto termina abruptamente!

Thally 26/08/2023

Prateleira do amor
Um livreto que traz um olhar feminista, o contexto sócio histórico cultural em que a mulher é inserida, julgamentos e preconceitos que vivem.
Uma desconstrução necessária de algumas visões já impostas pela sociedade.
Temas como violência e autoestima são abordados de maneira sensacional!

Oliveira 22/05/2024

Para todas as pessoas lerem o quanto antes
Uma leitura ótima pra iniciar os estudos e/ou trazer a consciência o letramento de gênero, uma linguagem simples e didática. O pequeno livro conta ainda com diversos recursos que facilitam a compreensão dos assuntos, como imagens, quadrinhos, metáforas e vídeos do YouTube, o que me fez demorar um pouco mais pra terminar a leitura, foi o fato de assistir aos vídeos. Esses recursos adicionais contribuiram muitoo para minha assimilação dos conteúdos. Além do mais, o livro elucidou bastante questões que são muito perceptíveis na sociedade e no nosso dia a dia, que podem passar despercebidos, como as violências, a contrução cultural de gênero e outros...

Luis Felipe S. Correa 14/08/2023

Rápido e bastante educativo.
Leitura super rápida, com ares de folder informativo. Ainda assim, o livro consegue ser bastante interessante e proporcionar um reajuste cognitivo bem forte em relação aos papeis de gênero. Devo destacar dois conceitos desconhecidos para mim e que me surpreenderam, que são a performance de gênero e a terceirização da autoestima.
O livro não pretende ser um guia definitivo sobre as discussões sobre gênero e papéis de poder, mas um norteador para um conhecimento mais aprofundado.

Mari 19/05/2024

Forte e necessário!
Esse livro é utilidade pública! Enquanto psi e enquanto mulher, me faz levantar vários pontos a serem trabalhados diariamente no individual e também no coletivo. Uma ode ao poder transformador do letramento de gênero, pra construirmos uma sociedade diferente sobretudo para as mulheres ? sem esquecer que isso passa também pelos homens. Zanello arrasa!

Lu 18/01/2024

Apenas leiam.
Eu não consegui parar de ler. O livro nos traz temáticas importantíssimas. A leitura é fácil.
Super indico para todos mas principalmente para as mulheres (sobretudo se forem mães e educadoras).
Um livro que vai abrir mentes! Sensacional.

Marih 16/05/2024

É incrível como essa leitura abre os nossos olhos, o machismo está tão enraizado em nossa sociedade e na cultura que muitas vezes nos passa despercebido, e esse livro me trouxe um esclarecimento muito grande, me sinto mais atenta e consciente, amei mto a leitura.

Katharina.Pedrosa 25/12/2023

Fundamental para o letramento de gênero
Necessário para entender o que significa ser homem e ser mulher nos dias atuais. E de maneira muito didática, a autora conecta situações reais com comportamentos normalizados por mecanismos de controle: o corpo das mulheres como capital simbólico e cultural, a rivalidade feminina e o que está por trás do silêncio das mulheres e dos homens.
"Na nossa cultura, homens aprendem a amar muitas coisas e mulheres aprendem a amar os homens.".

kaline 27/01/2024

"Em nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens".

Barbara Martins 21/09/2024

Chocante
Esse livro é um estudo psicológico sobre as dinâmicas femininas e masculinas. Por que as mulheres agem dessa maneira? De onde vem aquela pressão pra arrumar alguém? Foi muito esclarecedor.

Lucas.Isawa 21/05/2024

ÓTIMO LIVRO
Esse livro é simplesmente um colírio para os olhos de verdade. Se eu ficasse aqui parado e falando sobre, acho que ia dar um monte de spoiler hahahahah. Mas juro que cada página, cada parágrafo, cada linha, é uma lição aprendida.

Fabiola34 01/02/2023

É um livro curto e bem rápido de ler. Eu demorei pq lia pouquíssimas páginas por vez e estava intercalando com outras leituras.
É um bom material pra entender sobre os dispositivos de gênero, mas achei que tratou pouco do conceito da prateleira do amor.

Fada Leitora 02/02/2024

SIMPLESMENTE UM LIVRO QUE TODA MULHER DEVERIA LER!!
Vivemos em uma sociedade extremamente machista, misógina, patriarcal e sexista.

Nós mulheres somos ensinadas, desde crianças, a performarmos um papel de feminilidade, que está engendrado socialmente, e com isso, somos ensinadas a agirmos dentro do papel de "moça comportada", submissa, mãe de família e etc.

Enquanto isso, homens, através do que a autora denomina de "dispositivo da eficácia", são educados dentro do padrão/perfil de masculinidade, perpetrada em nossa sociedade. Eles são ensinados que não devem ter quaisquer atitudes que sejam consideradas "femininas", caso contrário, não são tidos como"homens de verdade".

"Nesse sentido, a frase comumente proferida aos meninos, 'seja homem', aponta que a virilidade não seria algo 'natural', mas performada como a negação daquilo que é considerado 'feminino.' "

O machismo, tão fortemente engendrado em nossa sociedade, é o que leva a tais concepções, e aqui, neste livro, a autora vai explicar que isso se dá através das tecnologias de gênero.

As mulheres, através do dispositivo amoroso e materno, aprendem que devem amar os homens e com isso, as mesmas, se subjetivam no que a autora denomina "prateleira do amor".

A prateleira do amor é um nome metafórico que a autora utiliza para denominar a posição a qual a mulher se coloca, que é a de sempre ser escolhida pelo homem. "Sua autoestima é construída e validada pela possibilidade de 'ser escolhida' por um homem. Essa prateleira é regida por um ideal estético [...]"

"Ser subjetivada na prateleira do amor torna as mulheres extremamente vulneráveis, visto que, se é necessário 'ser escolhida', nem sempre importa tanto quem as escolha. Isso empodera os homens."

Além de sermos ensinadas a amar os homens, também somos ensinadas a, desde meninas, sermos mães, no que a autora denomina de "dispositivo materno".

O dispositivo materno, "assim como o amoroso, trata-se de uma construção cultural." Através dessa construção, foi-se naturalizado que a maternidade, o cuidado com o lar e com as crianças, pertence às mulheres, enquanto que ao homem, cabe ser o provedor.

"É importante destacar que a base do dispositivo materno é o 'heterocentramento' (ZANELLO, 2018), ou seja, a forte pedagogia afetiva que meninas atravessam em seu processo de mulherificação: elas aprendem que devem sempre priorizar desejos, necessidades e anseios dos outros, em detrimento dos próprios." Enquanto isso, "o se tornar homem, no processo de hombrificação, ensina aos meninos, por seu turno, o 'egocentramento', isto é, a priorizarem seus próprios desejos, necessidades e anseios e, somente depois, pensarem nas necessidades dos demais."

"Em nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens."

Não obstante, além de todo esse retrato social, a autora também pontua a questão da violência contra as mulheres, como ela se perpetuou em nossa sociedade e quais mecanismos acabaram por solidificá-la e naturalizá-la mas também, maneiras pelas quais podemos nos valer para combatê-la.

Enfim, reitero o que disse anteriormente. Esse é o tipo de livro que TODA mulher deveria ler.

Sem dúvida alguma ele é um 5 estrelas.