Imogen, obviamente

Imogen, obviamente Becky Albertalli

Resenhas - Imogen, Obviously

beca 25/01/2024

Eu acompanhei todo o debate em cima da sexualidade da becky albertalli e acompanhei quando ela foi ?empurrada pra fora do armário?. fico feliz que ela tenha se descoberto, só sinto muito que tenha sido por pura pressão. com todo esse contexto a gente lê o livro sob uma nova perspectiva.

o mais importante pra mim é saber que dentro da comunidade lgbtqia+ existem diversas experiências e que em nenhum momento devemos diminuir ou invalidar essas experiências. gostei muito da forma que todo esse debate foi construído e desenvolvido ao longo da história, sem parecer algo forçado. embora eu tenha começado a leitura querendo ler um romance fofinho (que eu tive) fiquei muito interessada no desenvolvimento e crescimento da imogen.

gostei bastante da relação da imogen com a galera da faculdade. uma química incrível entre eles e as cenas muito divertidas. sendo honesta queria um final mais definitivo entre ela e a gretchen (de preferência um pé na bunda dessa ridícula), mas tudo bem. deixei com quatro estrelas porque o final ficou meio apressado, mas o livro todo em si é muito bom e rapidinho de ler.
cecilia 27/01/2024minha estante
se você colocar um espaço antes de começar a escrever a resenha fica toda em letra minúscula ???

beca 27/01/2024minha estante
pior que eu nem sei se foi automático do skoob ou eu mesma kkkk mas obrigada, vou fazer assim da próxima vez fica mais bonitinho

cecilia 01/02/2024minha estante
é automático do skoob, eu sempre fico muito irritada ? sou hater de letra maiúscula

Duda Moura 19/01/2024

"Como duas letras podem semear tanto caos emocional? Bi."
Este livro conta a história de Imogen, uma aliada da comunidade LGBT que é aquelas pessoas que se dizem "super, 100% hétero". Até que ela percebe que não é tão hétero quanto pensava e tudo o que ela sabia sobre sua própria sexualidade é colocado em jogo.

"Imogen, obviamente" mostra que a autodescoberta e a autoaceitação não são tão fáceis como alguns pensam, que a heterossexualidade compulsória (hetcomp) é bem difícil (mas não impossível) de ultrapassar.

Além disso, amizades tóxicas e preconceitos também são abordados, fazendo o leitor pensar sobre esses assuntos.

Não estou em meu lugar de fala, mas acho que todo LGBT que está no armário ou que sofre de hetcomp deveria ler este livro. Sério, será como um abraço bem apertado e aconchegante.

Mesmo que o romance não seja prioridade, ele é bem desenvolvido e muito contemporâneo (nunca tinha lido uma estória em que os personagens se aproximam por mensagem). Alguns personagens são incríveis, outros, (na verdade, só um) dá vontade de dar uma surra de tão insuportáveis, mas a vida real é assim mesmo, por isso gostei tanto desta obra.

A escrita é tão fluida que as 300 páginas pareciam 100. Se a pessoa estiver com muito tempo sobrando, dá para ler em um dia.

Enfim, achei esta estória muito real e impressionante e fofa e incrível, simplesmente recomendo demais.
Duda Moura 22/01/2024minha estante
O único ponto negativo deste livro, para mim, foi excesso de rótulos. Há uns anos, eu me sentia sufocada por causa deles e lê-los com tanta normalidade meio que me fez lembrar deles ?? Enfim, um problema mais pessoal mesmo. No decorrer da leitura, eu fui me acostumando e isso até me ajudou a superar um trauma que tinha. Livro incrível ??

Duda Moura 22/01/2024minha estante
Esta foi a resenha mais rasa e superficial que escrevi este ano, pq eu não me identifico com os personagens. Foi muito importante para eu entender mais sobre essa fase de autodescoberta e ver vivências diferentes da minha. Eu sinto que crio mais empatia com os outros ao ler sobre o que não me identifico?

Let 14/10/2023

Se eu pudesse dar 100 estrelas, eu daria!!!
Esse romance sáfico foi, sem dúvidas, minha melhor leitura do ano. E eu sei que, pela sinopse, pode parecer só mais um romance YA bobinho com autodescoberta, mas a forma como a protagonista me lembrou de mim mesma, de todas as minhas dúvidas, crises e questionamentos aos 14 anos? nossa, pegou num lugar muito sensível.

A Imogen é aquela aliada TÃO aliada que só anda com pessoas queer, só consome artistas queer e entende todas as expressões do mundo queer, mas jura por tudo que é mais sagrado que é hétero. Isso até ela conhecer a Tessa, uma garota lésbica que estuda na universidade com a Lili, a melhor amiga da Imogen. E é claro que elas se aproximam e a Imogen começa a questionar se, esse tempo todo, ela não estava ignorando sinais de que ela gosta de garotas. E mds, esse livro traz tantos debates importantes como heterossexualidade compulsória, autodescoberta na fase adulta e o fato de nós ligarmos rótulos com sofrimento. Ou seja, quanto mais preconceito você sofre, mais LGBT+ você é. E a Imogen tem uma experiência de autodescoberta muito diferente dos amigos dela, o que a faz se sentir uma impostora o tempo todo, tentando fingir ser bissexual para parecer mais descolada e divertida.

Então sim, esse livro é uma carta aberta para todas as garotas que estão em dúvida se são bissexuais ou apenas héteros ?curiosas?, porque a própria autora passou por tudo isso e dá pra ver claramente que ela colocou experiências pessoais no livro. Se eu tivesse lido isso aos 14 anos, teria me sentido acolhida e segura. E eu sinto que esse livro vai ser o espaço seguro de muitas garotas sáficas que estão se descobrindo.

Eu senti que o foco do livro é a jornada da Imogen se entendendo bissexual, mas o romance entre ela e a Tessa é a coisa MAIS FOFA do mundo. É um slow burn cheio de química que te faz torcer por elas até o fim. E que final! Eu já quero mais um livro sobre as duas! Casal bi + lésbica e com interesse romântico desfem??? Tudo de bom! Até me fez esquecer toda raiva que passei com a Gretchen, até por saber que existem muitos fiscais de sexualidade dentro da comunidade.

Enfim, esse livro é um retrato real do que é se descobrir mais velha e, ainda assim, encontrar um espaço seguro para ser quem você é! LEIAM! Becky você tem todo meu coração!!!
R4vi 14/10/2023minha estante
Eu acho incrível a sua capacidade de me fazer querer os livros?

lluizasy 04/02/2024minha estante
nossa simm! estou lendo agora e cada vez que a Gretchen aparece me dá odiooo

lynxsn2001 20/12/2023minha estante
concordo totalmente com vc meu deusss, eu sou lésbica e entendo q é super importante ter essas discussões mas era chato o quanto a Gretchen ficava voltando nesse assunto, toda hora que ela abria a boca era pra dar uma militada como se ela fosse a voz representante da comunidade

Shirley.Barros 05/01/2024minha estante
Muito, muito muito chato isso

Ana 10/11/2023

Descobertas!
Eu não sou como a Imogen. Nunca me defini como hetero e sempre soube a respeito da minha sexualidade. Mas em contraponto conheci algumas Gretchen's, que invalidaram minha vivencia e afirmaram com toda certeza (delas) que eu não era de fato queer.

Triste são essas pessoas, que se autoafirmam tanto para provar algo que ninguém duvida.
Só elas mesmas.

Amei esse livro!
Amei os personagens, principalmente a Immy, Lili, Tessa e Edith.

Sorte da Imogen ter um círculo de amigos tão bom e descobrir quem ela é (apesar do falatório insuportável na cabeça dela).

O romance é uma gracinha, mas não é o foco da história e sim a Imogen!!!

Gostei demais.

É isso..
Maria15099 10/11/2023minha estante
Infelizmente esse livro não funcionou pra mim, não gostei dele (mas sua resenha me fez pensar em voltar a leitura, admito KKKKKK

Ana 10/11/2023minha estante
KKKKK Talvez eu tenha gostado tanto pela identificação com as situações.

Se você voltar a ler, tomara que tenha uma experiência melhor que a primeira!

Baecarol 05/01/2024

Alguém desce o cacete ?na Gretchen
Eu daria umas estrala a menos porém esse livro não foi de todo mal tem muita referência sáfica legal, a história da irmã da Imogen me fez me identificar porém, senti que esse livro não sabia oque queria ser, romance?, auto descoberta ? Amizade tóxica? O fato é que tem tudo isso mais não é bem desenvolvido tudo é muito superficial oque faz com que certas partes do livro não sejam nada credíveis.
Shirley.Barros 05/01/2024minha estante
Nossa, achei que foi total isso mesmo

Ana 19/04/2024

A maior montanha russa emocional que eu já li. Meu Deus essa menina tão doentinha alguém dá um Rivotril pra ela, a cabecinha num para de falar e num deixa ela em paz por nenhum segundo.

Juro parece que eu li uma grande treta no twitter? Porque só lá em que as pessoas são malucas assim sobre identidades rótulos vivências problematização e que não conseguem simplesmente viver. Chegou num momento em que eu tava exausta só de ler as coisas que tavam na cabecinha dela.

Mas é um ótimo livro pra quem tá nesse processo de descobrimento. Talvez não tão ótimo porque pode colocar paranóia demais na cabeça da pessoa, mas se ela conseguir chegar no final sem endoidar, vai ser uma história com grande potencial pra auxiliar nessa aceitação.

E o casal é muito fofo!!!
Italo159 13/05/2024minha estante
Eu sou um homem trans, mas todas as vezes que ela citava a sigla minha vontade era de fechar o livro. Está cada vez mais difícil encontrar livro com protagonismo LGBT sem o livro ser sobre SER LGBT. Ainda mais com os americanos militantes sendo obcecados com esse lance da teoria queer.

Mille Reis 13/12/2023

Eu acho que exagerou na quantidade de dúvidas sobre apropriação da comunidade. Ainda criou toda uma dúvida na cabeça de quem tem dúvida.
Aliás, o livro inteiro ela fica nessa cachaça de estar roubando o lugar de alguém na comunidade.

A gente quer mais é que o mundo vire um grande arco-íris, obviamente.
Shirley.Barros 05/01/2024minha estante
Ela tipo ?desculpa por ser hétero ??? o tempo inteiro foi um saco kkk

iasminnaara 26/08/2023

Esteriótipos vs Sexualidade
Esse livro foi uma grata surpresa, é um YA sobre a descoberta da sexualidade em um ambiente que te constringe a se entender baseado em esteriótipos, e não em quem você de fato sente e pensa ser.

Tecnicamente é um romance, e a relação da Imogen com a Tessa é bastante central e presente, mas é mais sobre a jornada da Immy em se entender bisexual e se desamarrar das expectativas que foram colocadas sobre ela, sobretudo entender que o ser LGBTQIAP+ não tem uma cara, um trejeito, uma forma específica de se comportar que faz ela ser ou não quem ela é. Toca bastante nos discursos atuais de que pessoas podem fazer "queerbaiting", da "passabilidade hétero" e das imposições que a própria comunidade tem para outras pessoas, a exigência de performar um tipo específico de "queerness".

Em um determinado momento, tem uma cena sobre uma atriz que foi pressionada a sair do armário (por pessoas na internet) depois de ter aceitado o papel de uma personagem bisexual num filme. Me lembrou bastante a situação do Kit Connor, de Heartstopper.

Foi um livro muito gostoso de ler, de escrita bem fácil e bem fluida, além de ser bem rapidinho também.

É isso, vale a pena ler!

PS.: Que personagem absolutamente intragável foi a Gretchen, meu Deus do céu.
lynxsn2001 20/12/2023minha estante
concordo a Gretchen é a personagem mais insuportável que eu ja vi socorro

Mariana0402 13/03/2024minha estante
????????

luisa.taylors 31/01/2024

Imogen, obviamente..?
QUE LIVRO BOM!!!

Esse foi um dos melhores livros que eu li nos últimos tempos! Ele é um ótimo livro de romance sessão da tarde e com um pouquinho de comédia, contendo um pouco de reflexão no final.
Os personagens são extremamente bem escritos e desenvolvidos e a história é SUPER fluida, esse é um daqls livros que vc entra no universo e esquece que está lendo.
A personagem principal, Imogen, carrega uma enorme bagagem nas costa e não a reconhece. Estar sempre presa a uma caixa que uma pessoa específica, um grupo ou uma sociedade te enquadrou é com ctz uma das piores coisas que pode acontecer com algm. A obra explora essa ideia por meio de uma palavra específica: obviamente.
O livro é, obviamente, mt bom!
Recomendo mt, obviamente
Maria15099 31/01/2024minha estante
Abandonei esse, agora com tua resenha quero voltar a ler KKKKK

Mireille 14/11/2023minha estante
Uau

Mariana113 17/08/2023

!!!
Becky albertalli veio na minha casa, abriu o meu crânio e leu meu cérebro como pesquisa para a escrita desse livro

isis ! 31/10/2023

LINDO
Eu comecei a ler esse livro ontem eram umas 14 horas e terminei as 22 em ponto, eu li no intervalo do trabalho, eu li no onibus e quando eu nao tava lendo eu tava pensando nele
meu deus q livro otimo, o processo da imogen é lindo e me identifiquei muito com ela em varios pontos, não so na autodescoberta. A GRETCHEN É UMA 🤬 #$%!& NOJENTA e a tessa é uma linda, a lili é super querida queria uma melhor amiga que nem ela de tão fofa que ela é. enfim adorei favoritado