Imogen, obviamente

Imogen, obviamente Becky Albertalli

Resenhas - Imogen, Obviously

Let 14/10/2023

Se eu pudesse dar 100 estrelas, eu daria!!!
Esse romance sáfico foi, sem dúvidas, minha melhor leitura do ano. E eu sei que, pela sinopse, pode parecer só mais um romance YA bobinho com autodescoberta, mas a forma como a protagonista me lembrou de mim mesma, de todas as minhas dúvidas, crises e questionamentos aos 14 anos? nossa, pegou num lugar muito sensível.

A Imogen é aquela aliada TÃO aliada que só anda com pessoas queer, só consome artistas queer e entende todas as expressões do mundo queer, mas jura por tudo que é mais sagrado que é hétero. Isso até ela conhecer a Tessa, uma garota lésbica que estuda na universidade com a Lili, a melhor amiga da Imogen. E é claro que elas se aproximam e a Imogen começa a questionar se, esse tempo todo, ela não estava ignorando sinais de que ela gosta de garotas. E mds, esse livro traz tantos debates importantes como heterossexualidade compulsória, autodescoberta na fase adulta e o fato de nós ligarmos rótulos com sofrimento. Ou seja, quanto mais preconceito você sofre, mais LGBT+ você é. E a Imogen tem uma experiência de autodescoberta muito diferente dos amigos dela, o que a faz se sentir uma impostora o tempo todo, tentando fingir ser bissexual para parecer mais descolada e divertida.

Então sim, esse livro é uma carta aberta para todas as garotas que estão em dúvida se são bissexuais ou apenas héteros ?curiosas?, porque a própria autora passou por tudo isso e dá pra ver claramente que ela colocou experiências pessoais no livro. Se eu tivesse lido isso aos 14 anos, teria me sentido acolhida e segura. E eu sinto que esse livro vai ser o espaço seguro de muitas garotas sáficas que estão se descobrindo.

Eu senti que o foco do livro é a jornada da Imogen se entendendo bissexual, mas o romance entre ela e a Tessa é a coisa MAIS FOFA do mundo. É um slow burn cheio de química que te faz torcer por elas até o fim. E que final! Eu já quero mais um livro sobre as duas! Casal bi + lésbica e com interesse romântico desfem??? Tudo de bom! Até me fez esquecer toda raiva que passei com a Gretchen, até por saber que existem muitos fiscais de sexualidade dentro da comunidade.

Enfim, esse livro é um retrato real do que é se descobrir mais velha e, ainda assim, encontrar um espaço seguro para ser quem você é! LEIAM! Becky você tem todo meu coração!!!
R4vi 14/10/2023minha estante
Eu acho incrível a sua capacidade de me fazer querer os livros?

lluizasy 04/02/2024minha estante
nossa simm! estou lendo agora e cada vez que a Gretchen aparece me dá odiooo

Tatiane.Nogueira 21/03/2024

Maravilhoso
Muito fofa a história a imogen faz uma viagem para ir conhecer uma faculdade que a amiga Lili estuda, e se apaixona por tudo que ela vê, pelas pessoas pelo lugar em si, mas ela só fica sabendo quando chega na faculdade que a Lili falou para todos que ela é a ex namorada dela, sendo que segundo a própria Imogen diz ser hetéro, mas será que ela é mesmo hetéro, é um livro maravilhoso amei cada página.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

luisa.taylors 31/01/2024

Imogen, obviamente..?
QUE LIVRO BOM!!!

Esse foi um dos melhores livros que eu li nos últimos tempos! Ele é um ótimo livro de romance sessão da tarde e com um pouquinho de comédia, contendo um pouco de reflexão no final.
Os personagens são extremamente bem escritos e desenvolvidos e a história é SUPER fluida, esse é um daqls livros que vc entra no universo e esquece que está lendo.
A personagem principal, Imogen, carrega uma enorme bagagem nas costa e não a reconhece. Estar sempre presa a uma caixa que uma pessoa específica, um grupo ou uma sociedade te enquadrou é com ctz uma das piores coisas que pode acontecer com algm. A obra explora essa ideia por meio de uma palavra específica: obviamente.
O livro é, obviamente, mt bom!
Recomendo mt, obviamente
Maria15099 31/01/2024minha estante
Abandonei esse, agora com tua resenha quero voltar a ler KKKKK

mah :) 07/11/2023

Eu sei que de primeiro momento esse livro vai parecer somente mais uma história YA de romance universitário mas sério, confia em mim quando digo que vai muito além disso. A autodescoberta, a sensibilidade, os tópicos levantados aqui é um abraço em todo mundo, principalmente em mulheres/meninas sáficas.

O livro começa com a seguinte informação: Imogen é, obviamente, hétero. Mas com o passar da narrativa, alguns elementos, personagens e situações surgem que te colocam na sensação de "será mesmo?" e isso é muito muito muito real. E é por esse motivo e por outros, que o livro te acolhe imediatamente. Falando de forma mais pessoal aqui, se esse livro tivesse sido lançado na época que eu tinha 11/12 anos, toda minha descoberta teria sido mais leve. Mas não é um problema ele ter sido só lançado agora, pois a quantidade de meninas que serão ajudadas e acolhidas por ele já me deixa com o coração quentinho.

Os personagens são tão incríveis e acolhedores, toda a história, por mais clichê que pareça, é tratada com uma sensibilidade tão grande. Bifobia internalizada, autodescoberta depois de adolescente, aceitação familiar e entre outros tópicos, são tão importantes para serem lidos. Eu adorei o jeito que o desenvolvimento da Imogen aconteceu, foi tão natural acompanhar a leitura, que era como se eu fosse uma grande amiga dela sabendo de tudo de primeira mão.

Outro ponto que a escritora levanta é as pessoas que adoram ser fiscais de sexualidade. Eu peguei tanta raiva de uma personagem desse livro mas não pude deixar de perceber o quão real e o quão frequente isso acontece TODOS os dias nas redes sociais. É difícil pra caramba se aceitar quando pessoas assim existem no mundo, por isso achei importante e responsável lidar com isso da forma mais clara possível nesse livro.

Ainda sobre a história, preciso dizer o quanto amei o romance com a Tessa. Por mais que, ao meu ver, não seja o ponto principal do livro, a escritora acertou MUITO. foi um slow burn muito bonitinho, eu me diverti muito com as cenas delas e todo o desenvolvimento foi lindo.

Agora sobre a estrutura do livro: perfeita! A leitura é fluída, tem páginas que são em formato de mensagem (o que deixa a leitura ainda mais divertida e diferente), as personagens são cativantes e a narrativa te prende demais, do início ao fim.

Obviamente, eu amei esse livro. Obviamente, recomendo para todo mundo. E obviamente, me identifiquei tanto com a Imogen e todos os questionamentos dela que me fez sentir amada de uma forma linda.

ana 21/09/2023

AAAAAAA
Eu queria MUITO ler esse livro porque sempre amei os livros dessa autora. peguei pra ler com um pouco de receio, porque eu li os outros com 13/14 anos, com um gosto literário muito mais voltado pra YA do que eu tenho hoje. mas mesmo assim quis dar uma chance, e tava bem animada.
eu achei que seria só mais um YA fofo, mas virou um novo favorito. eu me identifiquei com a história da Imogen de um jeito que nunca me identifiquei com um livro. tudo que ela sentia, eu sentia, virou uma leitura muito pessoal, em que o tempo todo eu só torcia pras coisas se resolverem da melhor maneira.
eu amei a narrativa, amei principalmente os personagens (menos a Gretchen) e amei o senso de humor do livro. adorei acompanhar as paranoias da Imogen porque me vi pensando exatamente as mesmas coisas que ela.
a única crítica que eu tenho é em relação ao final: achei apressado, corrido e mal resolvido em relação a história da Gretchen. mas isso não me faz gostar menos do livro, com certeza. é uma história simples, rápida, mas com MUITO significado, especialmente pra comunidade LGBTQIA+
recomendo demais!!

JAssica165 17/11/2023

Iniciei a leitura por gostar da escrita da Becky Albertalli, e acabei me apaixonando pelas personagens. Mostra como é se descobrir tarde, mesmo que no livro nao seja tão tarde assim e tambem como as amizades influenciam na nossa opinião, vivencia e escolha, e nem sempre é uma influência positiva.

beca 25/01/2024

Eu acompanhei todo o debate em cima da sexualidade da becky albertalli e acompanhei quando ela foi ?empurrada pra fora do armário?. fico feliz que ela tenha se descoberto, só sinto muito que tenha sido por pura pressão. com todo esse contexto a gente lê o livro sob uma nova perspectiva.

o mais importante pra mim é saber que dentro da comunidade lgbtqia+ existem diversas experiências e que em nenhum momento devemos diminuir ou invalidar essas experiências. gostei muito da forma que todo esse debate foi construído e desenvolvido ao longo da história, sem parecer algo forçado. embora eu tenha começado a leitura querendo ler um romance fofinho (que eu tive) fiquei muito interessada no desenvolvimento e crescimento da imogen.

gostei bastante da relação da imogen com a galera da faculdade. uma química incrível entre eles e as cenas muito divertidas. sendo honesta queria um final mais definitivo entre ela e a gretchen (de preferência um pé na bunda dessa ridícula), mas tudo bem. deixei com quatro estrelas porque o final ficou meio apressado, mas o livro todo em si é muito bom e rapidinho de ler.
cecilia 27/01/2024minha estante
se você colocar um espaço antes de começar a escrever a resenha fica toda em letra minúscula ???

beca 27/01/2024minha estante
pior que eu nem sei se foi automático do skoob ou eu mesma kkkk mas obrigada, vou fazer assim da próxima vez fica mais bonitinho

cecilia 01/02/2024minha estante
é automático do skoob, eu sempre fico muito irritada ? sou hater de letra maiúscula

jeslendo 03/01/2024

Esse livro me levou diretamente para a minha adolescência. O início dela, quando eu ainda estava descobrindo o que eu era, de ir atrás de coisas que fariam me encaixar um pouco mais. Me lembrou da primeira menina que eu amei e de toda a confusão que isso resultou, mas também dos enormes momentos de felicidade, da certeza de que eu estava onde deveria estar desde o início.

Eu sou bissexual, isso é um fato, mas me descobri com mais de vinte anos. Eu sabia durante a vida toda que amava meninas e que também amava meninos. Deveria ser fácil, não é? Não era meio óbvio? Mas demorei para me acostumar com o rótulo e, no início, não queria rótulo nenhum. Mas tudo foi mudando e eu sabia que precisava de um lar ou de uma comunidade, o que acabou se tornando a mesma coisa.

Esse livro trouxe tantas lembranças de volta, é claro, nem todas foram boas. Mas eu senti o sorriso brotando no meu rosto em vários momentos e o meu coração se acelerando como se eu estivesse vivendo tudo aquilo que a personagem principal estava vivendo. Então eu percebi que eu estive no lugar dela há uns anos e era por isso que estava sentindo tudo aquilo, esse sentimento fantasma de muito tempo atrás.

Foi uma história muito fofa, e achei incrível que foi também a história da autora. Eu lembro do pronunciamento dela há uns anos, quando se assumiu bissexual, e lembro de sorrir muito.

tatipimen 11/01/2024

Uma rara história de adolescente gostosa de se ler
Essa é uma história super atual, que discute sexualidade, auto descoberta e militância.

O enredo em si, não eh muito surpreendente, mas a vibe da história eh muito gostosa.

Imoge é uma adolescente que surta, sim. Mas não nos faz querer virar os olhos sem paciência. Ela tá ali lutando contra os demônios internos e externos.

Os personagens secundários são ótimos, principalmente a Lili, a irmã e a própria Gretchen.

Uma das partes mais bonitas do livro está depois do livro quando a autora conta suas motivações para escrever. Quando você lê vc entende pq o livro parece tão verdadeiro.

A história é digna de uma boa série do Netflix.

Eddy15 18/12/2023

"Gosto de ser quem as pessoas esperam que eu seja. Isso não quer dizer que eu esteja tentando mudar quem sou. Só quero que o que sou faça sentido. Em todos os contextos. Sem nenhuma incerteza ou contradição."

Mireille 14/11/2023minha estante
Uau

Z Mario 08/05/2024

Nunca é tarde ?????
MEU DEUS QUE RAIVA DA GRETCHEN KKKKKKKKKKKKKK PQP!

Enfim, agora que soltei minha raiva dela agora posso falar sobre o livro!

Esse foi o segundo livro que li da Becky depois de muito tempo, o primeiro foi ?Simon Vs A Agenda Homosapiens? e eu esqueci do quanto eu gosto da escrita leve dela dentro de assuntos importantes e com pontos de vistas reais e muitas vezes reais antes mesmo dela saber sobre sua própria verdade!

Saber sobre a história da Becky (que se descobriu bissexual aos 32 anos de idade) e ver esse espelhamento na Imogen de 18 me fez perceber o quanto existem pessoas diferentes e que nunca é tarde de fato pra se descobrir. Claro que eu que sei que não sou hétero desde sei lá, os meus 14 anos ?? (Antes até talvez) nunca vou entender esse sentimento, mas isso mostra a importância de assuntos sérios em uma leitura leve!

?Imogen, Obviamente? fala sobre rótulos serem administrados através do quanto você sofreu como pessoa LGBTQIAPN+, o que é totalmente absurdo! Ou então heterossexualidade compulsória, o quanto as vezes o preconceito existe sim dentro da própria comunidade. É uma jornada de autodescoberta muito foda e a relação dela com a Tessa aaaaaaaaa que delícia acompanhar. Eu adorei adorei e merece ser lido por todes! Principalmente às sáficas vão amar, esse momento é de vocês ??

Jenni 25/10/2023

Eu amei, obviamente...
Não esperava gostar tanto desse livro, amo a escrita da autora, mas esse conforto que eu senti com a leitura foi uma nova experiência para mim . Os personagens pareciam pessoas próximas , os dilemas da Imogen meus , a leitura se tornou mais pessoal por isso.
O tema central da autodescoberta foi muito trabalhado , realmente existem diversos estereótipos nessa questão de sexualidade e as próprias pessoas da comunidade podem ser as mais homofóbicas se você não for como elas , não tiver passado pelos mesmos caminhos , não tiver sofrido os mesmos preconceitos e fica na cara como a Imogen sofre com isso, como ela acha que não pode se denominar parte disso por ser muito feminina, por gostos pessoais e por uma descoberta tardia , dá para ver que a autora passou por isso, ela retrata essa síndrome de impostor tão bem , que doeu em mim também.
Fora o tema principal, preciso falar que eu amei o tanto de representatividade que o livro tem , de uma forma bem natural e aconchegante, queria ser amiga de todos eles (menos da fiscal de sexualidade) . Eles são como uma família e cada um agrega bastante com suas autodescobertas diferentes.
Embora o romance não seja tão aprofundado, é um slow burn que dá até gosto de ler , elas são tão fofas e queridas , eu chegava a me emocionar com a relação delas, com todo o respeito e carinho envolvido.
A escrita da autora está impecável, nada cansativa e transmite leveza , o trabalho no desenvolvimento dos personagens foi excepcional, não tenho nenhuma crítica, uma leitura maravilhosa e necessária.
?"Este é um livro sobre uma garota que sai dessa caixa por um final de semana. É um livro sobre quebrar nossa própria predefinição."

lynxsn2001 20/12/2023minha estante
concordo totalmente com vc meu deusss, eu sou lésbica e entendo q é super importante ter essas discussões mas era chato o quanto a Gretchen ficava voltando nesse assunto, toda hora que ela abria a boca era pra dar uma militada como se ela fosse a voz representante da comunidade

Shirley.Barros 05/01/2024minha estante
Muito, muito muito chato isso