Sobreviventes Alex Schulman

Resenhas - Sobreviventes

1 | 2 | 3 | 4

Pedro 17/04/2023

Eletrizante
Confesso que o estilo de narrativa e a alternância entre passado e presente, no começo, foi um pouco confusa, porém você se acostuma e acaba sendo um diferencial interessante.

Um ponto positivo: O Autor detalha bastante a história e os elementos que nela compõe, trazendo uma visão abragente e rica, não chega a ser massante pois a narrativa é rápida e fluída.

Em suma, o drama familiar é assistido e sofrido pelos 3 jovens que carregam sentimentos
complexos sobre o que passaram na infância. Gostei da história, é um livro sobre família, irmandade, traumas e recomeço.

Me sigam no Instagram @apaixonadapo 28/02/2023

Sobreviventes
Três irmãos, Nils o mais velho e que tenta a todo custo se desvencilhar da família que ele considera loucos, Pierre o caçula, o mais rebelde dos três e que sempre achou que a vida se resolveria no ataque e Benjamin, o do meio, o protagonista, o que sempre tentou manter a família unida e nos eixos, mas o mais atingido pela complexa e desestruturada família.
Eles tem uma missão, retornar a antiga casinha do lago e levar as cinzas da mãe, porém terão que revirar o passado e o terrível acidente ocorrido em um certo verão, que os marcou para sempre e de forma brutal.
Minha opinião:
Não considero Sobreviventes um thriller, mas sim um drama familiar bem agonizante.
O autor tem uma escrita fluida e bem diferente do que já li, que a princípio parece nos trazer certa confusão, mas que é proposital, pois ele quer nos introduzir nessa família tão desajustada. E assim o faz brilhantemente!
Entre o presente e o passado, logo estamos imersos neste núcleo e passando pelo desespero desses três irmãos que passaram uma infância precária, e disputando sempre a atenção, o amor e afeto dos pais, ao mesmo tempo que tentavam se manter unidos.
Benjamin foi um personagem que me apeguei muito, e foi difícil penetrar em todo o seu drama, sofrimento, memórias e culpa pelo que sentia com o acidente fatídico. E em como esse acidente e sua família o transformou na fase adulta.
Imaginei diversas coisas e finais, mas jamais o plot twist que o autor nos reservou.
Intenso, inovador e comovente. Super recomendo!!!

Ivana 04/09/2023

Melancolia palpável
De início, acreditamos que a história será sobre três irmãos vivendo o luto pela perda da mãe, afinal, essa é a premissa do livro.

Contudo, já nas primeiras páginas, ao ganharmos uma narrativa intercalada entre passado e presente (algo que inicialmente fica um pouco confuso, mas a dinâmica é facilmente captada pelo leitor depois disso) percebemos que há algo muito sério por trás da dificuldade que essa família tem em se comunicar.

Aqui, temos o reencontro de três irmãos: Benjamin (nosso protagonista), Pierre e Nills na antiga casa (cabana?) que a família morou. Os irmãos voltam lá para jogar as cinzas da mãe e cumprir seu último desejo.

Somos então, expostos a história deles. Sempre a partir da ótica de Benjamin, ele vai nos relatando como as "disfuncionalidades" familiares moldam nossa vida adulta e como lidar (ou não) com nosso trauma interfere em nossas relações, principalmente, familiares.

Achei impressionante que o livro exala melancolia mesmo nas cenas em que nos são contadas momentos alegres, a impressão é que a qualquer momento algo de horrível vai acontecer. E quando acontece, bem... É surpreendente, é aquele tipo de plot que sempre esteve lá, mas precisamos que o narrador nos aponte. Quando percebemos, é esmagador.

Paula Juliana 24/02/2023

@overdoseliterariaoficial

Sobreviventes parece até uma forma poderosa de terapia de regressão! Foi uma leitura extremamente agoniante, uma obra muito original, diferente de tudo que já li, tem um suspense que escorre das páginas, uma tensão tão profunda e palpável que é muito difícil de descrever, mas foi muito fácil de sentir, Alex Schulman escreve de uma forma obscura, tão sombria e fragmentada quanto os fantasmas da própria mente humana! Foi uma experiência surpreendente, ao ponto de terminar a obra e ficar muito chocada, olhando para o nada, ainda se recuperando e pensando no que aconteceu no plot final!

Com uma carga emocional gigantesca a narrativa conta a história de uma família disfuncional, tendo em foco três irmão Nils, Pierre e Benjamin que se encontram já adultos, depois de anos sem se conectarem e acabam revivendo um grande trauma que despedaçou a família no passado. A obra se passa sob a perspectiva de Benjamin entre presente e muitos fragmentos de seu passado, o autor é brilhante e até genial em sua escrita, a forma que mostra partes da história alternando e divagando na mesma página, até no mesmo paragrafo de uma forma muito descontinua, da mesma forma que nossos pensamentos vão e vêm na mente, a história de Benjamim começa a se formar, tijolinho após tijolinho vamos construindo a obra e caminhando para um plot final de explodir a mente!

Sobreviventes descreve muitas cenas de negligência familiar, crianças que buscam afetividade, buscam conexão, em muitas partes achei a narrativa perturbadora, não existe nenhuma cena explicita de abuso, ou violência, mas a atmosfera é tão pesada, é guiada de uma forma tão peculiar que faz a leitura ser agoniante, até deprimente, é um prato cheio para teorias, e posso dizer com propriedade que errei absolutamente todas!

Drama, traumas, inseguranças, vários gatilhos de conteúdo sensível, uma névoa sombria que banha a casinha no campo da infância desses meninos, a busca constante por atenção, aprovação e amor, fragmentos de um passado que quando estava lendo me capturou e me prendeu do começo ao fim pela curiosidade, o que mais me chocou foi que apesar dos pais serem negligentes, omissos e por vezes até violentos, os filhos não largam essa família, mesmo depois de adultos quando já seguiram cada um os seus caminhos, eles voltam, sofrem, tentam recuperar as relações, e todos tem marcas psicológicas profundas, Sobreviventes mostra muito claramente como a mente humana é poderosa e muitas vezes enganosa, a obra apresenta esse drama familiar obscuro, com uma escrita que se afoga em suspense psicológico! Recomendadíssimo!

Paula Juliana

site: https://www.instagram.com/p/CpB-TCEMc2b/

Léo 27/02/2023

Drama familiar com thriller
Sobreviventes pode ser considerado como um thriller tenso, mas que também aborda o drama familiar dos irmãos, que sempre competiam pela atenção do pai e da mãe que não os amava tanto. Assim que comecei a ler, não queria parar de tão angustiante que era a vida dos personagens e por focar mais em Benjamim, vemos toda a negligência que ele passou durante a infância e de como isso o influenciou na vida adulta.

O autor sueco Alex possui uma escrita simples, ágil, sem rodeios e que vai nos introduzindo aos poucos na vida desta família não tão convencional o qual estamos acostumados. O pai tenta ser amoroso, mas tem atitudes que estimulam a competitividade entre os irmãos, no qual achei péssimo e sem falar da mãe, que gostava mais da cachorra Molly do que dos próprios filhos.

É verdade que há cenas bem pesadas, como o fato de Benjamin ficar de castigo num local subterrâneo por ter roubado dinheiro da carteira da mãe e ele se culpa pelo evento traumático que ocorreu no verão. Quando descobrimos o que realmente aconteceu, é um plot twist de chocar qualquer um! Eu fiquei pasmo quando Benjamin evoca essa lembrança e depois disso podemos até entender certas atitudes da mãe, por mais que elas não sejam justificáveis.

Amani.Cruz 17/04/2023

O que dizer?
O que a ausência de amor pode causar dentro de uma família? Mas também me pergunto: será que faltou amor ou ele existiu na medida do que foi possível?

Esse livro é um drama familiar e não um thriller como mencionado na sinopse.

Sobre a história:

Acompanhamos 3 irmãos que vivem em uma família com uma mãe que tem rompantes de personalidade e um pai que tem boas intenções, porém poucas ações.

Por diversas vezes eu me perguntava se era real o que o pai estava propondo aos filhos como uma opção de brincadeira, porque eu sabia que aquilo poderia dar ruim e machucar as crianças.

Os meninos passaram por muitas situações enquanto crianças que os deixaram adultos vulneráveis e com muitos traumas a serem tratados.

A grande tragédia que acontece e muda a vida dessa família não foi percebida por mim logo de cara, somente nas últimas páginas com ela sendo dita foi que tudo fez sentido!

Sobre o livro:

A narrativa acontece entre presente e passado com capítulos que fazem essa alternância e isso dá uma dinamizada ao livro.

O livro é curtinho e isso torna a leitura ainda mais rápida. Não me prendeu logo de cara, mas eu quis ir até o fim.

Allan 27/07/2023

Complicado
Que livro mais confuso de ler, meu Deus.
Os eventos começam a ser contados em duas linhas temporais, até aí tudo bem, vários autores usam dessa ferramenta, o problema é que nenhuma das linhas temporais seguem uma ordem cronológica continua, chega até a ter capítulos diferentes que terminam no mesmo evento, repetindo partes, sem falar que o livro narra a história do ponto de vista do Bejamin, retrocedendo para o passado, como se cada capítulo terminasse em um ponto anterior ao começo do mesmo.
Dito isso, apesar de confuso, é uma leitura legal, com um plot twist bom, que acaba aplicando muita coisa.

Mariana_ 15/05/2023

Um livro chato.
Leitura difícil. Livro curto, ainda bem! Não tem muito o que falar. Não funcionou para mim. Narrativa estranha.... E louca... um tanto louca.....

Aline ig @escape.abacharel 11/04/2023

Narrativa viciante!
Imagine só três irmãos que viveram em uma atmosfera um pouco intimidante. Vivendo em uma casa à beira de um lago, Nils, Benjamin e Pierre viveram um pouco isolados. Eram só eles e os pais. Pai este que incentiva brincadeiras e jogos de competição entre os três. E mãe esta que costumava ter momentos avulsos de fúria repentina.

Os irmãos vão crescendo, enfrentando as regras rígidas dos pais, mas ao mesmo tempo tendo que lidar com o desleixo. Até que mais tarde, algo acontece e vai mudar o destino de tais pessoas para sempre.

Mais de duas décadas depois, já crescidos e adultos, agora com a morte da mãe, os três vão se reencontrar depois de um longo tempo sem se verem. Voltar à casa do lago seria uma lembrança tão forte que poderia interferir no presente? Para saber mais, vocês terão que ler Sobreviventes, um livro de tirar o fôlego. Eu li rapidamente em poucos dias.

"Sobreviventes" foca principalmente nos pensamentos e sentimentos de Benjamin. Dos irmãos, ele é o que mais sofreu com a criação peculiar dos pais, não só em decorrência de ele ser o principal envolvido no acidente que foi fatal para a família. À medida que os anos se passavam, Benjamin foi tendo cada vez mais a sensação de perda da realidade. Mas para não perder essa noção, ele se apegava às coisas e lugares reais, para tentar manter os pés firmes no chão.

Os capítulos intercalam em presente e passado e achei que isso contribuiu para a fluidez da obra. Gostei muito da narração... é bastante fluida e interessante, bem lírica em algumas partes. Adorei o modo de escrita de Alex Schulman. Os capítulos iniciam com uma determinada cena e logo alguns capítulos depois, vemos como essa mesma cena é narrada de novo, mas dessa vez não iniciando o capítulo, mas encerrando. Isso deu uma conexão incrível entre os capítulos.

Não considero que seja um thriller, achei mais um livro do gênero drama. Ainda assim, para os fãs de um livro com pouco de suspense, recomendo muitíssimo! Vale a pena ler essa obra pelas questões abordadas como o luto e outros aspectos de drama familiar.

site: https://www.instagram.com/p/Cq5m-ZJLjWA/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Rafa 12/06/2023

Sobreviventes
"Sobreviventes", do autor Alex Schulman é um misto de drama familiar, tragédias e uma densa camada de mistério envolvendo um passado nebuloso de três irmãos que através dos capítulos, um quebra-cabeça vai sendo montado diante dos olhos dos leitores.

A trama apresenta três irmãos, depois de 20 anos de uma tragédia pela qual abalou toda estrutura familiar, os três protagonistas retornam para casa de campo da família, com um único objetivo. Espalhar às cinzas da mãe, falecida recentemente.

Alex Schulman possui uma escrita envolvente, carregada de emoção. Os capítulos são bem construídos, alternando entre passado e presente dos três protagonistas. Ponto positivo! O leitor sente dentro de toda história, fazendo parte de cada um dos três irmãos.

A narrativa ocorre pela perspectiva do irmão do meio, Benjamin, toda reflexão e pontos de vistas da família é através de Benjamin e suas qualidades e imperfeições. Outro ponto é do leitor através dos capítulos ir conhecendo os protagonista na evolução da leitura. Dinamismo é um dos fortes do autor.

O drama familiar é desenvolvido através de camadas, o autor vai encaixando peça por peça em um ritmo suave, sem pressão com os desdobramentos, os próprios personagens vão ditando o ritmo das ações. Mais um ponto positivo! Os personagens primários e secundários são bem construídos, cada um seguindo o seu papel de forma intensa e envolvente.

Sobreviventes é um drama familiar repleto de reviravoltas, segredos e ações mal resolvidas pelos irmãos no passado, um confronto para colocar toda a verdade a limpo, reparar os erros para que nada mais saia do controle.

Paulascrap 04/04/2023

Dinâmica lenta e sem reviravoltas par ao genêro
"E eu acho que nós vamos ter que dar um grande passo agora - a terapeuta continuou. _ Um passo que pode ser difícil. Está de acordo "

📌📖Alternando entre passado e presente, os três irmãos, Nill, Pierre e Benjmim, vão se reencontrar após 20 anos na casa de campo da família para o enterro da mãe e assim recordam passagens da infância, sem continuidade apenas alguns episodios marcantes, e nesse momento a dor que motivou essa separação irá retornar a superfície.

📌📖 Um drama familiar, que descreve uma relação dificil entre pai e filhos, um tratamento estranho da mãe com as crianças o que resulta um isolamento, e esconde uma tragédia que o leitor vai tentar descobrir até o último capítulo e acaba se suspreendendo com o plot final.

📌📖 O motivo do retorno a casinha a beira do lago, já que ninguém mais residia lá, se deu pelo último pedido de sua mãe de espalhar suas cinzas no local, mas as cicatrizes do passado não tornará essa tarefa fácil. A vida de cada um dos três tomou rumos diferentes e dentro de uma bolha, de forma isolada tentaram superar o ocorrido no passado, sem saber ao certo quem culpar!

📌📖 Embora seja um livro curto não foi uma leitura rápida, o envolvimento com a leitura demora a acontecer, são muitos detalhes perdidos na trama, não conseguimos traçar uma linha de qual seria o objetivo do autor e com isso demora para captar a atenção do leitor. A relação familiar é bem disfuncional, e os motivos não são bem elaborados na trama, muitos flashs do passado que não tem explicação acerca do motivo daquele tratamento entre eles, essa repetição de acontecimentos da infância acaba sendo jogada em cascata sem focar em ninguém, personagens que não cativam o leitor, acabamos nos perdendo no foco da história.

📌📖 Uma trama sobre luto, relação familiares conflitantes, uma família que tenta superar uma tragédia de forma isolada, e as consequências dessas decicões geram cicatrizes profundas impossíveis de serem superadas, mas ficou faltando algo no desenrolar da história, aquela sensação de chegar ao final da leitura e dizer: é só isso!...

#dramafamiliar #sobreviventes

@leiturasdabreh 17/03/2023

Os capítulos são intercalados entre à família no passado na casa do lago e os irmãos adultos no reencontro. Um detalhe é que os capítulos do presente tem ordem cronológica inversa.

Aqui temos mais que um suspense, o livro é muito mais um drama familiar com uma família totalmente desestruturada que um mistério em si. Cada capítulo eu ficava mais intrigada e cada personagem mostrava um lado podre.

Como temos em grande maioria do livro a vida da família retratada, achei um pouquinho lenta a leitura. Porém, quando terminei, gostei muito mais do livro, acabei fazendo aquela análise da leitura e acredito que esse ritmo mais lento era necessário mesmo.

O final eu não esperava e me pegou totalmente de surpresa. Gostei bastante e com toda certeza vou ficar de olho em outros lançamentos do autor.

Camila2223 19/05/2023

Leiam
Gostei bastante do livro.
No começo achei um pouco paradão, mas com o desenrolar da história fui me interessando mais e valeu muito a pena. O final é surpreendente !

analimajp 08/03/2023

Um drama familiar
Nessa história conheceremos três irmãos, Nils, Benjamin e Pierre e todo o drama que os cerca.

Após a morte da mãe, eles se encontram depois de longos anos sem contato. Eles vão para a casa do lago da família para jogar as cinzas da mãe no lago e cumprir o último desejo dela.

Esse reencontro traz de volta a história deles e todo o caos que era aquela família.

Após um acontecimento quando eram crianças, tudo virou de cabeça pra baixo e a relação familiar que já era desestruturada descambou de vez.

A história intercala acontecimentos do passado com o presente. Vemos o quanto esses meninos foram negligenciados pelos pais, a falta de estrutura e afeto.

Eu iniciei a leitura esperando um thriller, mas a classificação que melhor se encaixa seria um drama familiar.

É um livro que contém uma carga emocional bem forte. Encontraremos bastante carência afetiva, depressão, vi0lência doméstica, desassociação da realidade e muito mais...

As revelações finais realmente me pegaram, jamais imaginaria aquele final.

Enfim, é uma leitura densa, pesada e cheia de camadas.
Se você curte dramas familiares, essa leitura é para você.

1 | 2 | 3 | 4