Sobreviventes

Sobreviventes Alex Schulman

Resenhas - Sobreviventes

1 | 2 | 3 | 4

AryLis 26/07/2023

Memórias reprimidas, dor, luto e ausência
Esse livro sueco de início parecia um retrato de uma família disfuncional (com pais disfuncionais) que poderia ser encontrada em qualquer canto do mundo. Após finalizar o livro ainda acredito que essa história poderia ter ocorrido com diversas famílias, todos estão sujeitos a passarem por situações ruins e difíceis. Mas vários pontos fazem essa narrativa ser única, melancólica e reflexiva.

Chorei no último capítulo, me emocionei surpresa (não achava que essa história a princípio um tanto lenta e de certa forma comum pudesse mudar de rumo de forma avassaladora). Não posso contar spoilers do final, porém é realmente um bom livro.?

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA +14 ANOS

Uchiha.Yasmin 15/06/2023

Bando de loucos
Acho que nunca li um livro tão entediante e chato. Esperava por um thriller, e recebi um drama familiar, de uma família comum e insuportável.
Não gostei de nenhum personagem, da ambientação e não entendi quase nada da história. CHATO e vago

Luana de Andrade | @lidosdaluana 20/02/2023

A leitura de Sobreviventes me surpreendeu muito, estava esperando algo totalmente diferente, esperava um suspense como todos os outros, mas a história vai muito além dos segredos guardados pela família.

Toda narrativa contém uma carga emocional muito forte, intercalado entre o passado e o presente. Os irmãos, Benjamin, Nills e Pierre compartilharam de uma infância difícil, sem uma segurança familiar. Benjamin parece ser o mais afetado com todos os traumas e com a morte de sua mãe muitos sentimentos escondidos virão à tona.

Fui totalmente fisgada pela leitura, cada capítulo me gerava mais interesse e curiosidade pela história!

Paty 24/02/2023

A história é interessantee.. porém bem lenta e arrastada..esperava algo mais ..embora o final tenha sido bom.

Maisa @porqueleio 03/03/2023

Resenha / Sobreviventes /@porqueleio
Benjamin, Pierre e Nils são três irmãos que vão se encontrar depois de um longo tempo separados. O motivo? Estão com as cinzas de sua mãe, que fez um último pedido aos filhos. É assim que eles começam essa estória, com uma viagem ao passado, e aos eventos traumáticos de um verão há muitos anos.

O autor intercala momentos do presente e do passado, mas as linhas temporais estão em rota de colisão – achei fantástico, porque só no final vamos entender tudo que levou aos traumas, bem como ao relacionamento conturbado com a mãe.

Vamos conhecer sobretudo o ponto de vista de Benjamim, o filho do meio, o mais observador e o que carregará o maior fardo. Afinal, é uma família bem disfuncional, e a forma como cada um deles lidou com as migalhas de amor, e o luto, permeiam o livro. Além disso, o autor trata de muitos outros temas de saúde mental, como depressão, su1cíd10, negligência parental, e a necessidade de um profissional de saúde para ajudar a passar por esses processos.

E um final... que tristeza. Mas foi uma reviravolta bem embasada, porque o autor conta pra gente a verdade lá no início – li uma certa frase duas vezes, achei que fosse erro de digitação, mas era o autor contanto a verdade. Mas, não dei atenção, e tive de voltar para conferir. Muito bem amarrado!

O livro é mais um drama recheado de suspense, com muita carga emocional, um belo início de carreira internacional do autor – que é apresentador de um dos maiores podcasts da Suécia

site: https://www.instagram.com/p/CpBL3j4pCiK/

Ka Ladybook 07/03/2023

Um thriller com bastante drama!
Nils, Benjamin e Pierre são irmãos e vivem em um lar com pais que parecem alcoolistas, que são rígidos e às vezes têm ataques de raiva e dão pouca atenção e afeto. E cada um aceita isso da sua maneira: Nils, o mais velho, tenta se manter o máximo à distância da situação, Benjamin, o do meio, sofre e tenta sempre buscar migalhas de companhia e afeto dos pais, e Pierre, o mais novo, é grudado em Benjamin, mas quando está na escola, dá uma de valentão para não ser ele a sofrer bullying.
Mas um acidente acontece em meio a família e isso muda a vida deles para sempre. Porém, Benjamin parece não aceitar bem e tem memórias distorcidas do que ocorreu. Através de suas memórias, vamos entendendo junto com o personagem por que ele tem esse trauma e todas as consequências a que isso levou.

Esse livro me surpreendeu. O ritmo dele não é dos melhores, pois a história é apenas relatos de memórias, mas ao chegar ao final do livro, nós temos o plot twist. Cheguei a cogitar algumas teorias do que estava acontecendo, mas nenhuma chegou perto do que realmente aconteceu, então ponto para o autor!

Uma coisa que me chamou a atenção no livro, foi que em boa parte dele eu fiquei pensando “Nossa, mas esse livro é classificado como thriller, eu acho que ele se parece mais com um drama” e aí quando eu cheguei no final do livro, eu entendi a sua classificação. Porém, atentem-se que boa parte dele é um drama familiar. Gostaria de deixar esse aviso aqui, pois acredito que se eu soubesse disso, poderia ter aproveitado melhor a leitura, com essa “correção de expectativa”, já que em thriller geralmente a gente espera por algo mais emocionante.

E falando nisso, fiquei emocionada em alguns trechos do livro. Algumas passagens sobre relacionamento familiar e luto mexeram bastante comigo. Enfim, ele pode ter um ritmo meio lento, mas provavelmente vai mexer bastante com as suas emoções ao longo da leitura. Foi uma experiência diferenciada e bastante interessante!

site: https://www.instagram.com/p/CpgciegLHGj/

Ilma (@unicamente_livros) 11/03/2023

Iniciei a leitura como se fosse um thriller, mas ao longo da mesma, me deparei com um drama familiar.
Drama esse vivenciado pelos irmãos Nils, Benjamim e Pierre, justamente em volta deles que gira a história. Enquanto crianças, é perceptível como seus pais os negligenciaram e alimentaram a existência da competitividade pelo afeto, que era quase inexistente, os irmãos mal recebia o basico de atenção. Vamos acompanhar como isso afetou a vida de cada um deles, principalmente a de Benjamim.

Já adultos, os irmãos se encontram depois de um período afastados, mas isso aconteceu apenas pelo fato que sua mãe faleceu. E é a partir desse acontecimento, que começa a ser relatado toda a história da vida deles.

Rê Lima 02/04/2023

O livro conta a história de 3 irmãos que passaram boa parte da infância isolados com os pais em uma cabana.
Misturando passado e presente (após o falecimento da mãe), os irmãos, agora mais velhos, se reúnem de volta à cabana e relembram a infância de privações, agressões físicas e psicológicas, e segredos.
O livro é interessante, mas bem sofrido.

Antônia Caroline 20/04/2023

Família de loucos
Depois de 20 anos de uma tragédia que abalou a família, três irmãos retornam a casa de campo da infância para espalhar as cinzas da mãe.

Em uma narrativa que intercala passado e presente, Sobreviventes conta a história de três irmãos que foram negligenciados na infância e como isso impactou suas vidas.

Uma família desestruturada, com pais violentos e omissos, cuja vida totalmente desestabilizada piora depois que ocorre uma terrível tragédia.

O autor trabalha a história em cima das memórias dos irmãos, dos traumas e sentimentos, não é realmente um thriller, é mais um drama familiar com um fundinho de suspense.

Indico pra quem gosta de histórias bem reflexivas, que explorem os sentimentos e os dramas dos personagens.

Honestamente, tem gente que não podia ter filhos.

Pollyana 14/07/2023

Um thriller alucinante!
🏠 A Casinha, uma propriedade solitária revestida de madeira, de cor vermelha e proporções estranhas, abrigou por muitos anos em seu interior uma família aparentemente feliz. Porém, as memórias que ela carrega são extremamente dolorosas. 😢

Duas décadas antes, a casa a beira do lago registrou um acidente terrível que mexeu para sempre com o psicológico e o destino de toda a família. 😱

☕ "O peso do que está acontecendo neste momento é enorme, mas, claro, a maior parte já aconteceu. O que está se passando aqui, nestes degraus de pedra, as lágrimas dos três irmãos, o rosto inchado e todo aquele sangue, é apenas a última ondulação na água."

📚 Neste thriller emocionante, o autor Alex Schulman descreve uma história intensa e profunda, repleta de camadas.
Em cada capítulo o leitor mergulha em uma linha temporal diferente, embarcando em uma viagem no passado, na infância dos três irmãos: Nils (o mais velho), Benjamin, Pierre (o mais novo) e seus pais; e o que decorreu no presente, onde eles retornaram a casa do lago para levar as cinzas de sua falecida mãe. 👀

Embora o começo da leitura tenha sido um tanto confusa (na minha opinião) já que os eventos que são narrados não possuem uma ordem específica, conforme fui avançando os capítulos, comecei a compreender a dinâmica da trama e me senti presa na história, cada vez mais curiosa e ansiosa para descobrir o que aconteceu no passado e de como não só a mãe dos garotos morreu, como também o pai.

☕ "Por que ele não pode intervir? Ele olha através da janela. Enxerga todos os pequenos cenários de sua infância. Esta paisagem foi onde tudo começou, e foi onde acabou. Ele não pode intervir porque encalhou aqui faz um tempão e não conseguiu mais avançar. Ele ainda tem nove anos, e os homens brigando lá embaixo são adultos, os irmãos que continuaram vivendo."

"Sobreviventes" aborda temas sensíveis de uma maneira bastante inteligente. Assim como os irmãos, muitas pessoas não têm consciência do que há de errado com sua família. 💔
Aos poucos, à medida que vamos conhecendo sua rotina, costumes e o modo de lidar com os problemas comuns do dia-a-dia, é que vamos percebendo os abusos psicológicos que os irmãos passavam com seu pai, por exemplo, que os fazia competir entre si para ver quem era o melhor; ou os castigos excessivos, e às vezes até radical que a mãe infligia a eles; o relacionamento abusivo dos pais que era marcado por violência doméstica; e a forma precária em que viviam, não possuindo muita higiene. 😬

👉🏼 À medida que os meninos vão crescendo e percebendo que a realidade em que viviam era marcado por negligência e violência, bem diferente dos seus colegas de classe, é que nós leitores também nos damos conta. Esse elemento surpresa fez total diferença na obra e deixou a leitura ainda mais emocionante!

☕ "Benjamin começou a perceber que, além de a casa deles ser suja, as pessoas dentro dela também eram."

O relacionamento dos irmãos é outro ponto fundamental em "Sobreviventes". Cada um tinha sua própria forma de lidar com a realidade dura em que vivia, e também possuía seu próprio ponto de vista. Para Nills, por exemplo, o irmão mais velho, os demais irmãos lhe excluíam e ele não se sentia bem com eles. Já para os outros dois, a situação não era bem assim.

☕ "Eles estavam juntos. Ainda havia momentos quando ele experimentava vislumbres do que eles poderiam ser."

"Sobreviventes" fala sobre sentimentos, relacionamentos familiares tóxicos e abusivos. Retrata o quanto as coisas que acontecem na nossa infância podem influenciar nosso futuro, especialmente na formação da nossa personalidade e modo de agir quando somos adultos. É uma história forte, mas necessária. 🖤

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/

Bmtts 15/04/2023

Hmmm
Pelo amor de Deus, que livro mais méh, eu comecei do nada e queria não ter começado porque isso aqui é uma bomba.
A mãe é péssima, o pai é péssimo, os irmãos são péssimas até a cachorra é péssima.
Esse livro foi uma verdadeira perca de tempo.
256 páginas que mais pareciam 500, terrível.

Cris 08/02/2024

Sobreviventes
Creio que outros também iniciaram esse livro imaginando um suspense?bem não é. Tema interessante, uma reviravolta que conseguiu me surpreender. Gosto da desordem cronológica que o autor escolhe; além das duas épocas onde a trama se desenvolve o presente fica indo e vindo. Não é um livro ruim mas não me impressionou.

Adrielly111 04/12/2023

Uma pegada parecida com A PACIENTE SILENCIOSA.
Primeiramente, é um livro triste, mas bonito. Gostei da leitura, não esperava pelo plot e achei comovente a "redenção" da família. É um daqueles livros que vou ficar pensando nele por alguns dias. Pensando em quantas pessoas saem com a cabeça desgraçada da infância por tragédias. Em quantas famílias que começaram tão bem e acabam tão mal.

Books.da.Glau 22/03/2023

Um romance psicológico familiar com narrativa alternando entre passado e presente onde conhecemos Benjamin, Pierre e Nils, três irmãos com uma infância conturbada, que viviam em constante busca de atenção e amor de pais relapsos e inconstantes.

Após 20 anos de um acontecimento que traumatizou e afastou cada vez mais os integrantes dessa família, os irmãos se encontram para espalhar as cinzas de sua mãe morta no lago da casinha da infância. No entanto, esse confronto com o passado pode ocasionar mais dor e muitos ressentimentos.

Durante a narrativa, notamos como cada um dos filhos construiu sua própria bolha para lidar com seus traumas. Assim como notamos que Benjamin, que se mostra ser o mais observador, foi o mais afetado dos três.

O livro traz uma revelação final que confesso, me senti enganada! Porém dá um total sentido a todas as características psicológicas apresentadas por Benjamin e nos faz entender algumas atitudes da mãe, por mais que não seja justificável.

Sobreviventes é uma obra intensa e com uma grande carga emocional, que traz questionamentos desassociação, bloqueios de memórias, carência afetiva, depressão, suicídio, violência infantil e como tudo isso deve ser tratado através da terapia.

Um livro que mexe muito com o psicológico, com um plot twist surpreendente. Recomendo!

Rachel 09/06/2023

1 | 2 | 3 | 4