O Lado Mais Sombrio

O Lado Mais Sombrio L. M. Montgomery

Resenhas - O Lado Mais Sombrio

Citadelle 02/12/2023

Que livro gostoso de ler. Uma leitura muito aconchegante, que me transportou para a infância inúmeras vezes. Dá pra ver a mágica que nos encanta em Ane de Green Gables até nos contos de terror e mistério da autora. Os contos trazem recortes do cotidiano e vida doméstica de personagens corriqueiros. Tudo envolto por uma cortina de suspense imaginado, material ou sobrenatural. Nem sempre o que deve ser temido vem do além, mas as vezes é uma pessoa ou um sentimento. Tem contos trágicos, sombrios, engraçados e felizes. Os meus favoritos foram ?Magia?, ?A festa em Smoky Island? e ?Do silêncio?. A apresentação da autora no início do livro é fantástica. É interessante pensar como L. M. Montgomery conseguiu construir uma carreira como escritora em uma sociedade tão patriarcal.

Maria V 23/10/2023

Como qualquer coletânea de contos, alguns são muito bons e outros nem tanto. Gostei de conhecer mais da autora já que até então só conhecia seu repertório mais popular.

A edição é linda e a Wish arrasou muito na entrega desse livro.

c a r o l 08/06/2023

Decepcionada.
Essa coletânea não foi bem o que eu esperava, porque não é focada somente no suspense ou em histórias sinistras como tem sido vendida. Há muito mais romance do que suspense/mistério. Contudo consegui apreciar e me divertir com algumas histórias.

Os contos são bem escritos, mas isso não foi o suficiente para amenizar minha decepção. A partir dessa experiência, vou ir com menos sede ao pote para os próximos livros do trio.

OBS.: Percebi que a autora quer sempre dar uma lição de moral em suas histórias. Ela passa uma vibe de professora, hahah.

Abaixo vou falar um pouco dos contos que mais gostei.

"A Porta Fechada" e "A Sala Vermelha" são histórias contadas pelo ponto de vista de uma criança. Os dois contos são misteriosos e gostosos de ler. O primeiro é sombrio e místico, e o segundo tem um ar de ficção gótica vampiresca.

Ao ler "O Amante de Miriam" e "A Festa em Smoky Island" só consegui pensar: "que sabor!" São histórias bem sombrias e misteriosas, que me deixaram animada e tensa até o final.

Um Sacrifício Redentor: e "O Velho Baú em Wyther Grange", foram contos que me deixaram na bad.

"Do Silêncio" é maravilhoso! Desde o início me conectei com a Anne, pois perdi recentemente o amor da minha vida, então consegui entender bem os sentimentos e atitudes dela. A amizade entre a Anne e Edith e o amor entre elas é lindo demais. O final deixa qualquer um emocionado e com o coração quentinho.

Bianca 28/04/2023

Magnífico
Nunca li nenhum dos livros da Anne então a escrita foi totalmente nova pra mim.
Os contos não seguem uma ordem de temas e eu adorei esse fato e torna a leitura fluida e agradável, assim como o projeto gráfico.
Enfim eu amei demais!

Lestat da Ursal 10/04/2023

O Lado Mais Sombrio
Com uma escrita muito interessante a autora de Anne de Green Gables nos apresenta um livro muito bom de contos de terror e afins, algo sombrio e fantasmagórico muito diferente de sua obra mais popular. Se é que posso classificar assim, eu diria que esse livro é uma espécie de terror mais campestre e interiorano - a ambientação pode nos ser estranha, mas não foge muito do que conhecemos como histórias de terror contadas nos nossos próprios interiores: Inimizades de cidades pequenas que se tornam contos de gerações, famílias antigas, lugares assombrados conhecidos de toda a cidade e nossas velhas fofoquinhas assombradas.

Há alguns contos melhores do que os outros, mas num geral a coletânea inteira é muito boa e os contos divertidos de se ler.

Taci.Souza 21/03/2023

Quando eu penso que não é possível amar Lucy Maud Montgomery mais do que já amo, me aventuro pelas páginas de uma coletânea de contos escritos por ela e descubro que, em se tratando de Lucy, sempre será possível amá-la mais a cada leitura e releitura.

A editora Wish tem minha gratidão eterna por trazer à luz essa coletânea, até então inédita no Brasil. Nesse livro, conhecemos um lado de Lucy ligeiramente diferente do que observamos nas páginas de Anne de Green Gables e outros romances da autora. Aqui, ela explora o sobrenatural, o gótico, o suspense e o sombrio, usando o melhor de sua escrita envolvente.

Uma leitura rápida, fluida e deliciosa. Algo bem característico da mente sonhadora e imaginativa que nos deu personagens irresistíveis como Anne, Emily e a Menina das Histórias. Amei cada minuto que dediquei a essa leitura.

Babis Schuina 03/03/2023

Quem são as assombrações?
Esse volume me tocou tanto....
Existe um encanto, uma magia sútil nesse livro, os contos são bem curtinhos mas são tão emotivos. A melhor parte, na minha opinião, é a inversão de papéis, é o mistério e os fantasmas que assombram as paginas, afinal, quem são as assombrações que nos cercam?
Amores não resolvidos, amores que ultrapassam o limite da vida, magias infantis e curiosidade, tudo isso criando panoramas e cenários para as histórias.
A maioria dos contos tem um tom de contos de fadas e protagonistas cativantes, algumas vezes me perguntei se o leve tom de ceticismo quanto ao místico era intencional mas acredito que engrandeceu e muito as narrativas.
Meus contos preferidos foram:
A Porta Fechada - onde uma criança testa os limites da sua curiosidade para acessar os mistérios do mundo adulto.
O Analgésico do Diácono - por que o que é melhor do que o bom humor para lidar com a hipocrisia?

E os dois que me deixaram extremamente tocada:
Um Sacrifício Redentor - que me fez questionar o limite do amor, amar é o bastante para ir contra as convenções sociais, a reputação e as fofocas? Ficar e enfrentar tudo ou se sacrificar e deixar o outro seguir sem os sofrimentos de te ter próximo?
Do Silêncio - me deixou sem palavras, o amor entre duas amigas, o assombro da separação e dos finais que parecem inacabados e sem conclusão.

may.reader 02/02/2023

3/3 lido da coletânea
Eu já conhecia a autora, a sua forma de escrita, por isso me senti em casa quando fui envolvida pela escrita, com o romance em evidência, sem o constante final completamente feliz.
Os contos são mais longos comparado aos outros livros da coletânea, os detalhes, que na minha opinião é característica da autora, são bem presentes em todos eles.
A edição é sensacionaaaaaaaal! Super indico, inclusive acho uma excelente forma de conhecer a autora.

Selkie 31/01/2023

Maravilhoso!
Já conhecia a escrita da autora através da obra Anne de Green Gables e devo dizer que é uma das minhas favoritas. Lucy Maud Montgomery consegue ser rica em detalhes e proporcionar uma escrita leve ao mesmo tempo.

O livro reúne 15 contos da autora, uns mais longos outros bem curtinhos mas todos bons, sem sombra de dúvidas.

Os meus preferidos foram: A Porta Fechada, Magia, Um Sacrifício Redentor, O Homem no Trem e Do Silêncio.