A rainha negra Jumata Emill

Resenhas - A rainha negra

Isa 07/05/2024

Trágico
Não sei o que pensar desse livro, ele mexeu comigo um pouco. Acho que ele abordou algumas coisas de maneira vazia e por isso fiquei meio assim de dar uma nota maior

Lendocomfernanda 30/04/2024

Uma boa leitura
O livro é bom para passar o tempo, mas senti falta de algumas coisas, achei algumas coisas bem previsíveis, mas gostei da vibe do livro e de alguns temas abordados, senti falta de um final mais trabalhado.

Lais666 24/04/2024

Pauta racial bem aplicada da gosto de ler
O livro sabe ser um suspense gostosinho embora eu tenha sacado um bocado de coisas bem rápido, mesmo assim não tirou a vontade de ler.
Mas assim, ele acerta muito sobre como abordar as pautas raciais, ação policial e preconceito. Fala bem dos extremismos dos dois lados e em como isso acaba prejudicando a busca pela igualdade.
As perspectivas das personagens vão conquistando espaço aos pouquinhos e no fim já são de casa.
Foi uma leitura rápida e boa no fim.

Ana Caroline 25/03/2024

A rainha negra
O livro é bom, inclusive recomendo ?Ás de Espadas? para quem também gostou, e vice e versa. A escrita do autor é fluida e sem enrolação, então apesar da quantidade de páginas, senti que li bem rápido. Gostei do suspense, embora tenha achado um pouco previsível. A forma com que os personagens vão evoluindo ao longo da narrativa foi bem interessante, assim como todo o impacto na vida de cada um após a morte de Nova.
Recomendo!

Dani 23/03/2024

A rainha negra
Esse livro é um thriller que se passa no ambiente colegial. O suspense é muito bem estruturado, e me prendeu muito! O autor conseguiu manter a história muito bem construída e sem pontas soltas, dessa maneira a leitura prende e os plots não são previsíveis!
Em contraponto, os temas tratados no livro são pesados e em alguns momentos faltou certa sensibilidade para passar algumas informações e desfechos de alguns personagens. A temática racial foi bem desenvolvida, saindo do óbvio o autor conseguir apontar de maneira cuidadosa e crítica os acertos e erros dentro dos movimentos negros. Além, da crítica muito assertiva sobre como a manipulação das mídias tem relação direta a tomada de decisão policial.

C. Aguiar 21/03/2024

Nova Albright é a primeira Rainha Negra da escola devido uma política de cotas e isso obviamente enfureceu muitas pessoas, uma delas é Tinsley McArthur, uma garota branca que está acostumada a ter tudo em suas mãos.

Tinsley McArthur vem de uma longa linhagens de rainhas, sua irmã e mãe sempre se gabaram disso, mas agora ela não será rainha, Nova não cedeu as suas intimidações e muito menos aceitou suborno, afinal o que ela precisa fazer para silenciar essa garota?
As coisas no colégio Lovett High não andam bem, a tensão racial é grande e no dia da coroação de Nova, Tinsley acaba falando muitas coisas odiosas (uma delas é que Nova deveria ser morta e jogada no cemitério de escravizados que ela tanto cuida), mas Tinsley não imaginava que seria filmada por uma das amigas e no outro dia esse vídeo seria um viral.
Como se não bastasse isso, Nova aparece realmente assassinada e jogada no cemitério, agora vem a questão: Tinsley McArthur cometeu esse assassinato?

Com uma narrativa pelo ponto de vista de duas personagens (Tinsley e Duchess) o leitor vai investigando o assassinato de Nova e descobrindo que a garota mantinha vários segredos.
Inclusive nessa história temos outra história paralela rolando, um homem negro que trabalhava para uma família foi preso sem qualquer prova que ele assassinou de fato toda a família, a polícia quer culpá-lo apenas por ser negro e estar no local errado enquanto Tinsley está em liberdade.

O livro aborda a questão racial em vários âmbitos, vemos também fake news e até mesmo abuso infantil. Foi uma leitura muito interessante, é difícil sentir empatia por Tinsley, mas aos poucos ela vai melhorando.
Inclusive o livro é bem direto ao ponto e com as pontas soltas bem fechadinhas!

Apesar da temática pesada, é uma história fácil de se ler e bastante fluida, os personagens são adolescentes, então obviamente uma coisinha ou outra você pode acabar se aborrecendo, mas nada que prejudique muito a leitura.
Descobri rápido quem era o assassino, mas isso não atrapalhou minha experiência, pois a motivação do crime nem sequer passou pela minha cabeça. Então se você gosta de mistérios adolescentes, não esqueça de embarcar nessa jornada!

leticiarochas 15/03/2024

Bom(?)
Terminei o livro alguns dias e estou digerindo se ele é bom ou muito bom pra mim. e fico nesse meio termo. muito bom porque a parte da investigação, plot twist, reviravoltas e etc são instigantes e te deixam com vontade de ler mais o livro, porém, em algumas partes ficam um pouco frias e um pouco não entendi qual mensagem o autor quis passar com aquele trecho/capítulo/diálogo e nessas partes ele é bom.
mas é uma leitura descompromissada que vale a pena ler, e alguns pontos muito teeeens tem que ser ignorados pra absorver a leitura em si. no início começa um pouco difícil pois demora a chegar onde você já sabe onde vai chegar! do início até o meio acontece o imaginável, no meio como em qlqr livro de suspense da aquela esfriada e daí em diante começa a engatar as coisas, porque começa a se fechar as pontas soltas e muita explicação para tantas outras, e nesse ritmo que vai esquentando de 60% até o final que prende e você fica ansioso pra saber o que vai acontecer.
eu geralmente não gosto de livro que fica mudando de POV mas nesse eu gostei e foi extremamente necessário para a construção do livro e para o leitor ter acesso a informação de ambos os lados.

Rayssa445 12/03/2024

Todos a amavam, e ainda sim a mataram ?
Bom pra mim esse livro foi uma história envolvente e muito bem escrita, me prendeu do início ao fim, e eu não conseguia parar de ler, é uma trama emocionante e sim cheia de reviravoltas e revelações a cada capítulo, ou seja com muitos plots ???, amei demais ???.
E sim fui enganada direitinho, o verdadeiro assassino estava na minha cara o tempo todo, provando que sim a maldade e a violência está onde a gente menos espera ?.
Um ótimo suspense e triller de tirar o fôlego, tamanha a maldade e violência que comentaram com essa garota ??.
E sim aborda temas como racismo, muita tragédia, estupro e muito abuso de poder, então pra quem adora um livro que te vicia do início ao fim, esse é perfeito ????

ACJAJ 11/03/2024

O livro é mais ou menos, o final já é meio que esperado, só n esperava o q o ******* fez...
Aborda alguns assuntos bem importantes, mas é só por cima, acho q alguns daria pra ter se aprofundado mais.
Não sei se existe maaas daria até que um filme legalzinho.

agasbriela 10/03/2024

Foi bom....
O livro é bom, tem um mistério interessante e ao mesmo tempo aborda temas importantes e é bem atual...

Porém falta alguma coisa, falta tempero... a escrita dele é muito juvenil para o meu gosto e o livro tem uma resolução apressada no final, fora que não foi surpreendente...

Talvez a culpa seja minha, eu criei expectativa demais com esse livro quando li a sinopse...
Acho que ler "manual de assassinato para boas garotas" fez eu elevar demais meu nível para livros de suspense e agora acho todos muito fraquinhos....

Theonly.Elizi 01/03/2024

Um favorito
Uma obra perfeita na minha humilde opinião e gosto, esse livro reuniu todo o que eu gosto: suspense narrada por mais de um ponto de vista, cheia de reviravoltas e ainda abortando pautas como racismo e privilégio da burguesia. Por fim, só tenho elogios, a história te prende do início ao fim, além disso, fui surpreendida, esperava uma história vibe mean girls com racismo explícito e recebi uma narrativa de suspense cativante.

Isabella._. 01/03/2024

Redenção da menina malvada
Tinsley é mimada beira o
Insuportável jamais imaginei que teria um Pov dela nas primeiras paginas, o livro trata a questão racial de forma explícita e no final ainda deixa a desejar ou seja o sistema não está concertado,

Gostei de tentar investigar o assassino de nova e acertar rsrs, os pequenos detalhes deixaram o livro saboroso,

Gostaria que tivessem desenvolvido mais os personagens mas ainda ficou uma certa lacuna no enredo duches por exemplo ficou um pouco apagada e tinha mais potencial assim como ev, um problema foi a falta de empatia por nova devido sua curta aparição(pobrezinha).

O final foi bem filme do Disney channel kkkk

lare 23/02/2024

Um desfecho interessante
"a rainha negra" é um livro que prende. gira em torno do assassinato de nova e o mistério de quem pode ser o verdadeiro responsável pela sua morte, mas o que realmente ganha ênfase são as pautas raciais. é um livro bastante atual, menciona redes sociais, casos conhecidos na mídia e até mesmo a covid-19.

gostei do desfecho. tinsley, que era uma grande insuportável e nojenta no começo do livro, mostra um desenvolvimento interessante ao se empenhar a aprender com os erros do passado, apesar de que ela só fez isso quando a água bateu na bund4 e ela começou a ser incriminada depois da fala desprezível no vídeo.

os personagens não cativam muito, mas definitivamente é um livro para devorar. comecei ontem e terminei hoje justamente porque fiquei bastante animada com a leitura. em certos momentos, o autor começa a jogar um monte de suspeitos com revelações impactantes que me pegaram de primeira, mas depois foi se tornando chato e repetitivo. apesar de tudo, gostei do livro. recomendo.