O retiro

O retiro Sarah Pearse

Resenhas - O retiro

Juliana990 24/04/2023

Suspense interessante, pois a ilha parece amaldiçoada e mesmo assim um retiro opera e assassinatos são rotineiramente comuns; porem imaginar quem seria o assassino foi muito fácil, apenas o motivo que demorou para ser revelado? outro ponto de incômodo foi a quantidade de descrição do sentimos das pessoas? cansativo demais de ler. Gostei mas não indico, pois não achei interessante para um suspense no estilo ?quem matou?.

May 20/05/2024

Quando li a sinopse, pirei e pensei: - Uau! Deve ser um livro e tanto.
Ao iniciar a leitura, li algumas resenhas que já me desanimaram, porém, dei o crédito da dúvida.
A escrita não era das melhores, mas me conquistou pela curiosidade do que viria, personagens rasos e vazios. Segui a leitura e mantive a curiosidade, porém em 87% da leitura, tudo ficou ainda pior. A personagem principal que era fraca, insegura e sem sal, virou uma super-heroína tirando forças de onde não tinha cabimento. O assassino sem uma boa justificativa. A sensação que tive, é de que a autora se perdeu na escrita.

anacarolsbr 20/08/2023

Exatamente igual ao primeiro livro.
Esperava ter respostas com esse livro já que o primeiro ficou com o final em aberto. Fiquei muito decepcionada e pra melhorar o final desse também deixou várias pontas soltas. Esperava uma continuação, não uma cópia do primeiro. Achava que nesse segundo livro íamos ver uma Elin mais forte e recuperada mas ela continuou o puro suco do trauma como no primeiro, que detetive é essa que tem crise de ansiedade em todas as cenas de crime? Aliás a Hana e a Elin são a mesma pessoa, da mesma forma que a Lauren e a Farrah são iguais, a Elin tem o mesmo comportamento de culpar uma das vítimas durante a investigação.
A falta de comunicação e de reforços da polícia pra solucionar o crime, qual o sentido de manter a mesma atmosfera de isolamento? Seria tão interessante ver a Elin liderar uma equipe de verdade, não vejo necessidade em repetir o mesmo ambiente do primeiro livro EM TODOS os sentidos. Até a parte de fazer o leitor imaginar que é algo sobrenatural mas no final não é nada disso.
E as meninas que acabaram de presenciar a morte da irmã e ficam tranquilamente na ilha? A Jo fazendo até ioga na piscina, SÉRIO QUE ISSO? A Hana mais abalada com a morte do namorado que faleceu tem um ano do que com a da Bea que ela acabou de ver morta.
No primeiro livro quando a Elin vai investigar quase morre numa avalanche, agora um pedregulho?
E o Will que simplesmente mudou de personalidade nesse livro? De um namorado compreensivo e divertido pra um controlador, mentiroso e inseguro.
Fora os depoimentos que é sempre alguém que "lembra" de uma informação super importante do nada.
Fiquei muito chateada pq a avaliação do primeiro era bem baixa mas eu até que gostei, esperava bastante desse livro. 400 páginas muito mal desenvolvidas, uma história que tinha tudo pra ser super interessante.
E o final novamente em aberto, a querida lá planejando outra viagem. Poxa vida hein

Mikael_13 09/04/2023

Foi uma longa jornada de leitura. O livro se encaixa bem na categoria de thrillers que se passam em locais isolados. A leitura foi um pouco morna, mas houveram bons momentos durante a leitura. Menção honrosa para o plot twist no final.

ste :) 07/09/2023

Com a intenção de retomar os laços familiares, as irmãs Jo e Hana encontram a prima Maya para se hospedar no Retiro, um resort luxuoso localizado em uma ilha exótica e isolada. Dois cunhados se juntam a elas. A relação entre todos eles do grupo está repleta de tensão, segredos e histórias mal resolvidas, e o período de descanso está ameaçado por conflitos latentes.
A detetive Elin estava presente no Retiro, ela está enfrentando dificuldades psicológicas para voltar à ativa no trabalho após um trauma. Quando acontece uma morte suspeita no local, ela é escolhida para comandar o caso. O que era visto a princípio como sendo um acidente, é colocado em cheque quando uma segunda morte é registrada no hotel.
O principal defeito que eu achei desse livro é a resolução, que é pouco satisfatória e pobre nas explicações. Ao final da leitura, fiquei com algumas dúvidas.

Mariana 07/09/2023

Plot emcima de plot
Genial como o primeiro, demorei um pouco pra engrenar a leitura por falta de tempo. Mas meus amigos, quando foi foi com tudo kkk Essa mulher é uma gênio, me surpreende ser apenas o segundo livro dela, a escrita é muito boa e fluida e a mulher não economiza nos plots não, quando você acha que acertou alguma coisa ela joga mais cinco aleatórios e pesados na sua cara. Resumindo estou no aguardo do próximo e provavelmente último livro da saga pertubada da detetive Elin kkkk Sério leiam!!!

Yasmin.Amaral 26/09/2023

Gostei muito da atmosfera que o livro se propõe a oferecer? uma ilha paradisíaca, com ligações com o ?sobrenatural?. No início, o que prejudicou minha leitura foi a quantidade de personagens que tem na história, por diversas vezes precisei voltar pra ver quem era aquele personagem. Achei um bom suspense mas me frustrou em alguns pontos, principalmente por não esclarecer todos os mistérios, me fazendo acreditar que talvez haja uma continuação para a história da detetive Elin. Também me incomoda o fato de que aparentemente ela é a personagem principal, mas o livro não se aprofunda em sua história, em seus medos, e na sua relação com um namorado que na minha opinião, é um babaca. Ela merecia mais.

Camila 16/12/2023

Gostei
Comparado ao primeiro livro da autora, achei esse melhor. Mas ainda há espaço para melhorar, acredito que o próximo será melhor.

Vmasch 25/02/2023

Eu gostei do livro, o enredo é bem desenvolvido, embora algumas histórias paralelas só sirvam pra enrolar mesmo...

Stephanie.Moraes 20/07/2023

Quase uma versão de O Sanatório
Eu gostei muito do primeiro livro dessa escritora, porem achei esse segundo quase uma versão de verão do primeiro.
Inclusive nesse segundo tem algumas passagens do primeiro, mas digo que parece uma versão em toda a investigação de Elin. Um passado sombrio de um lindo lugar de férias, alguns boatos, o passado da investigadora sempre atrapalhando em algum momento, familiares envolvidos na situação.
Novamente, gosto do jeito de escrita da autora e gostei desse livro, mas achei uma quase copia do primeiro.

Adriana1161 05/09/2023

Férias ricas
Neste livro, vemos novamente a detetive Elin, como em O Sanatório, da mesma autora.
A detetive parece menos perturbada nesta trama.
Alguns detalhes bem parecidos com o outro livro, gostei do desenvolvimento, apesar da história ser um pouco fraca.
O ambiente, um resort na praia, é bem bacana, assim como o Hotel de luxo na neve também era!
Os acontecimentos tem três linhas do tempo diferentes, às vezes ficou um pouco confuso.
O desfecho é mais ou menos, e deixa um gancho para um próximo livro.
Personagens: Hana, Jo, Bea, Maya, Caleb, Seth, Elin, Will, Farrah, Steed
Local: Ilha Cary/ Retiro LUMEN/Costa da Inglaterra - 2021
@driperini

Carolinesaandrade 09/02/2023

Muito bom, mas previsível
Não tinha lido o primeiro livro da autora (o sanatório), por isso fiquei receosa do que encontraria nesse livro, tendo lido algumas opiniões sobre o anterior.
Fico feliz em dizer que me surpreendi positivamente com a leitura. A ambientação dos cenários e a descrição das emoções das personagens faz com que o leitor se sinta parte do livro (que para mim, é essencial em um suspense).
Minha única decepção em relação ao livro foi a previsibilidade do plot. Quando cheguei aos 75% da leitura, já suspeitava do responsável (e minha suspeita foi confirmada). Contudo, isso não descredibiliza a experiência que foi ler esse livro. Acredito que a autora tenha muito potencial para se estabelecer nas estantes das livrarias.

Fernanda Augusta 08/06/2023

Uma boa leitura
Gostei bastante do livro, acho que talvez mais do que do primeiro livro da autora, pelo que me lembre.
Nessa história achei que a Elin teve um aprofundamento melhor, apesar de ainda meio superficial, e o mistério também foi até interessante.

É um bom livro para quem quer passar o tempo, a leitura é bem fluida e fácil.

Tammi.Mello 04/04/2023

T.M
O livro "O Retiro" de Sarah Pearse apresenta a detetive Elin como protagonista novamente, que também apareceu no best-seller da autora "O Sanatório". A trama é cheia de reviravoltas, enquanto Elin lida com dificuldades psicológicas para retornar ao trabalho após uma experiência traumática. Quando ocorre uma morte suspeita no Retiro, Elin é escolhida para liderar a investigação. O que inicialmente foi considerado um acidente é questionado quando uma segunda morte ocorre no hotel. Um grupo de personagens com características diversas se reúne em um cenário exótico, e os assassinatos começam.

As primeiras páginas que apresentam os personagens e seus relacionamentos são um pouco lentas. No entanto, depois desse começo lento, o livro ganha ritmo com um mistério após o outro, manejando habilmente as reviravoltas na trama e despertando a curiosidade, tornando impossível parar a leitura.

Em geral, "O Retiro" é um thriller bem escrito, com uma trama intrigada, personagens interessantes e um cenário exótico. Embora o começo possa ser um pouco lento, a história rapidamente ganha ritmo, mantendo o leitor envolvido até o fim.Porem, o final deixa muito a desejar. Finaliza com pontas soltas, acontecimentos inacabados. Enfim, me frustrou.

Fernanda.Bertolli 20/02/2023

O RETIRO
Eu particularmente adoro livros que te prendem e fazem você ficar atenta a cada detalhe para tentar descobrir quem é bom, quem é mau, quem é que arquitetou, quem sofreu, e enfim, se surpreender com o final.
O retiro segue a mesma forma de escrita de ?O sanatório ?, um livro cheio de informações e histórias que reviram sua cabeça, mas ao final, você fala ?caraca que livro?.
A história gira em torno de um ?hotel? construído em uma ilha repleta de histórias macabras e tristes, e com várias manifestações contrárias à sua construção.
Acidentes acontecem durante a viagem de uma família ao retiro, que levam a crer que tem ligação com assassinatos ocorridos no passado, quando a ilha abrigava uma escola para jovens rebeldes.