O retiro

O retiro Sarah Pearse

Resenhas - O retiro

Carol.Ramone 15/04/2023

Apesar de ser um bom livro achei bem arrastado. Poderia ter metade e já estaria ótimo. E cadê as armas, gente? Que policial, detetive anda sem arma? Eu hein? O que realmente me pegou foi o plot final que foi excelente!

Jéssica 19/05/2024

Aqui a autora seguiu a mesma fórmula do seu primeiro livro (O sanatório) e errou nos dois.

Achei fraco e mal desenvolvido. Pensei que explicaria algumas pontas soltas que ficaram no livro anterior, em relação a detetive (personagem muito mal construída, a propósito), mas além de não explicar nada, a autora me solta mais pontas ??.

400 páginas de pura enrolação, cenas descritivas demais e escrita nada convidativa. Motivação do crime foi fraca, o desenvolvimento e a forma como a resolução ocorreu foi um tanto quando fantasiosa também. Não me convenceu.

Tammi.Mello 04/04/2023

T.M
O livro "O Retiro" de Sarah Pearse apresenta a detetive Elin como protagonista novamente, que também apareceu no best-seller da autora "O Sanatório". A trama é cheia de reviravoltas, enquanto Elin lida com dificuldades psicológicas para retornar ao trabalho após uma experiência traumática. Quando ocorre uma morte suspeita no Retiro, Elin é escolhida para liderar a investigação. O que inicialmente foi considerado um acidente é questionado quando uma segunda morte ocorre no hotel. Um grupo de personagens com características diversas se reúne em um cenário exótico, e os assassinatos começam.

As primeiras páginas que apresentam os personagens e seus relacionamentos são um pouco lentas. No entanto, depois desse começo lento, o livro ganha ritmo com um mistério após o outro, manejando habilmente as reviravoltas na trama e despertando a curiosidade, tornando impossível parar a leitura.

Em geral, "O Retiro" é um thriller bem escrito, com uma trama intrigada, personagens interessantes e um cenário exótico. Embora o começo possa ser um pouco lento, a história rapidamente ganha ritmo, mantendo o leitor envolvido até o fim.Porem, o final deixa muito a desejar. Finaliza com pontas soltas, acontecimentos inacabados. Enfim, me frustrou.

Feh Tryller 20/03/2023

A autora usa dos mesmos artifícios do livro anterior: O Sanatório; assassinatos sendo cometidos em um lugar isolado, o passado se ligando com o presente.
E ainda deixa aquela dúvida no ar: quem é a pessoa misteriosa que persegue Elin? E afinal qual é verdade que Elin esconde?
Aguardando um terceiro livro para enfim sanar essas dúvidas ou não?
Cici 26/03/2023minha estante
O retiro seria uma continuação direta de o sanatório??

Feh Tryller 27/03/2023minha estante
Não é uma continuação direta, mas traz novamente a Elin como protagonista e faz algumas menções ao que aconteceu no O Sanatório.

Cici 05/04/2023minha estante
Entendii, obrigada!

jbueno2023 09/06/2024

Interessante
Uma ilha com muitas histórias macabras foi transformada em um retiro de luxo. Um grupo formado por duas irmãs, uma prima e seus namorados visita o retiro para um fim de semana de aventuras. Um assassinato acontece, parece ter sido um acidente, a polícia é chamada para investigar. E aí começa o desenrolar de um mistério muito interessante. Recomendo a leitura.

Fernanda.Bertolli 20/02/2023

O RETIRO
Eu particularmente adoro livros que te prendem e fazem você ficar atenta a cada detalhe para tentar descobrir quem é bom, quem é mau, quem é que arquitetou, quem sofreu, e enfim, se surpreender com o final.
O retiro segue a mesma forma de escrita de ?O sanatório ?, um livro cheio de informações e histórias que reviram sua cabeça, mas ao final, você fala ?caraca que livro?.
A história gira em torno de um ?hotel? construído em uma ilha repleta de histórias macabras e tristes, e com várias manifestações contrárias à sua construção.
Acidentes acontecem durante a viagem de uma família ao retiro, que levam a crer que tem ligação com assassinatos ocorridos no passado, quando a ilha abrigava uma escola para jovens rebeldes.

Yu 04/03/2023

Um livro comercial sem profundidade
Quais os motivos de escrever isto?
Simples...

A trama tenta ser rápida, mas sem profundida, não chega a dar medo ou te fazer pensar muito, e é muito previsivel em quase todos os momentos do livro. Por ter várias personagens você acaba não tendo conexão com nenhuma e até mesmo a personagem principal é comum, chata e repetitiva, assim como os pensamentos que tem sobre a trama.

O livro é muito pouco realista principalmente no final onde a detetive faz vários feitos heroicos, até nadar 50 metro em meio a quase um tufão em alto mar cheio de rochas e extremamente machucada, fora o tiro que leva na região do abdomen e consegue com seu peso (eu dei muita risada nessa parte) domar um homem que estava sem qualquer dano e com ódio.

Tudo muito pobre e fraco, um livro com uma premissa boa, mas que não sabe desenvolver, nem a história por trás, nem a história que está acontecendo.

Laura 23/02/2023

É um suspense que tem potencial mas que se arrasta mais do que deveria e acaba perdendo o impacto que poderia ter. Fiquei ansiosa com essa leitura, pois já tinha lido "O Sanatório", que teve uma narrativa muito bem desenvolvida. Talvez um dos problemas seja justamente esse, o livro anterior ter sido tão bom deixou as expectativas bastante altas pra esse segundo. Apesar de ter gostado da leitura, eu achei que faltou alguma coisa, a solução do mistério não teve nenhum grande ápice. Mas de forma geral, é bom.

Valentina351 20/08/2023minha estante
tô assim

Isa Riva 20/08/2023minha estante
Kkkkkkk

Camila Vieira 11/05/2023

Como amante de thrillers, falo com propriedade, o desenvolver do livro deixou muito a desejar. Fora que tem muita narrativa, algumas até desnecessárias. Acredito que dava para ser até menos páginas o livro. O que ajudou bastante foi o fato dos capítulos serem curto. É um bom livro, até recomendo.. mas achei o final vago, com algumas pontas soltas! Mesmo eu não tendo se quer suspeitado do assassino, achei a motivação fraca demais. Se for ler, não vá com as expectativas muito altas. E lembrem-se: é o meu ponto de vista, cada um tem uma experiência diferente!!

Sofia.Rosas 16/05/2023

Sarah pearse arrasou de novo
Nunca irei calar a boca sobre a escrita e a criatividade dessa mulher. sim eu sei q ela só escreveu dois livros até agora mas realmente você NÃO espera o final
recomendo muito

Valentina351 20/08/2023minha estante
eu tbm comecei a ler sem saber q era continuação de o sanatório