Joana D

Joana D'arc Katherine J. Chen

Resenhas - JOANA D'ARC

1 | 2 | 3 | 4

Mari1873 12/04/2023

"Garota, guerreira, herege... e santa"
Joana D'arc foi uma menina que sofreu desde muito nova, mas agora ela é a santa da coragem e o movimento que nunca permite os corações temerosos desistir.
"Vão dizer: Joana, me dê força e coragem. E eu vou ouvi-los, onde quer que esteja. Nunca posso morrer"
Katherine J. Chen consegue, ao longo de sua escrita, trazer vida a figuras históricas, fazendo que o leitor ame, odeie e entenda muitas complexas situações com facilidade. Mas se engana quem pensa que esse livro é apenas um romance qualquer sobre a vida de uma jovem guerreira. Esse livro é, na verdade, a mais tocante e importante representação de como teria sido a vida naquele tempo, como deve ter sido assustador ser uma criança correndo nos campos Domrémy e anos depois estar em Patay olhando um jovem soldado nos olhos. Em um certo ponto, sem nem perceber, Santa Joana virou uma força motriz constante para o meu dia-a-dia. Se ainda não leu esse livro recomendo que leia, seja religioso ou não, a força e inspiração que absorvi dele foram maravilhosas para o momento que estou passando. Porque Santa Joana não é santa porque possui uma fé inabalável em Deus - é possível ver em momentos que isso muda - mas porque ela tem uma fé inabalável na vida, em si mesma e no amanhã.

Bia | @psicosedelivros 05/04/2023

Ficção histórica
Uma ficção histórica, que conta a história de Joana Darc, símbolo de heróismo da guerra dos cem anos.

1421.
A França parece prestes a perder a guerra contra a Inglaterra. Enquanto o país se afunda na lama de batalhas sangrentas, o povo passa fome... e o rei permanece escondido.

Desse caos surge uma jovem capaz de mudar o rumo da guerra e liderar os franceses à vitória. E o nome dessa garota imprudente, obstinada e brilhante – uma heroína improvável – ecoará através dos séculos: a guerreira, a herética, a santa Joana D’Arc.

Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, Joana Darc realmente existiu e foi uma peça importante na história da guerra dos cem anos, a disputa entre França e Inglaterra levou muitos anos e consequentemente muitos foram mortos. Logo antes de começar sua narrativa ficcional, a autora dá uma breve explicação sobre o assunto e a disputa por território.

O livro conta com cenas fortes de violência e agressão, são detalhadas e pode causar desconforto, mas é necessário e coerente com a época retratada. A narrativa tem muitas descrições e poucos diálogos, o que torna a leitura mais lenta, porém pelo contexto histórico isso já era esperado, o que eu acho que teria sido melhor seria compactar mais a história, e excluir algumas partes que ao meu ver não funcionaram bem.

- Temos um foco grande na infância de Joana, e menos foco na parte que eu acredito que era mais interessante. É inegável o quanto a autora pesquisou e destrinchou a vida da protagonista. Esse livro provavelmente irá agradar os apaixonados por ficções históricas, e para quem não gosta tanto, pode ser que seja uma aventura intrigante.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 29/03/2023

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Joana D'Arc é conhecida por ser uma figura feminina de bastante importância na Guerra dos Cem Anos, mas infelizmente a intolerância e o machismo fez com que ela morresse bastante jovem. Nessa releitura, vamos acompanhar a vida da santa e guerreira.

Vamos acompanhar Joana, desde sua infância em uma pequena cidade no interior da França, até sua ascensão no exército. Boa parte da história se dá mais através de narrações e descrições. De primeira eu fiquei com medo que tivesse um ritmo maçante, mas a escrita da Katherine é bem envolvente e você se vê sugada na vida e no dia a dia de Joana.

Desde jovem Joana se mostrou uma mulher corajosa e guerreira, assim como sempre foi vítima do machismo e misoginia. Ao longo de sua ascensão vemos ela enfrentar isso tudo de cabeça erguida e sem demonstrar medo ou recuar diante situações que os homens se sentem ameaçados por sua influência. Interessante fazer um paralelo com outro livro que estou agora - O Poder - e ver que sempre os homens se sentem ameaçados com mulheres sendo mais poderosas que eles, qualquer que seja o âmbito.

Apesar do cenário de guerra, temos poucas descrições de batalhas. Na sua vida adulta, o foco é na sua relação com os homens no poder e como ser uma mulher que No posfácio a autora explica porquê decidiu tirar um pouco do misticismo que envolve Joana, o que a torna mais humana e menos santa. O seu final é trágico, nas mãos daqueles que também a elevaram, mas mal eles sabiam que ela entraria para a história e se tornaria um símbolo de força e garra.

site: https://www.instagram.com/p/CqBnMMcvd9L/

@bibliotecadedramas 27/03/2023

Nunca havia lido nada sobre Joana Dar'c embora só conheça um pouco da sua história por filme, então acho posso dizer que esse foi meu primeiro contato sobre sua vida. E eu amei esse livro. A escrita é muito fluída com um toque poético e intimista e que te prende a história logo nas primeiras páginas.

"- Acredito que Deus criou o som do grito de uma mulher - ela diz - para penetrar no coração e testar nossa humanidade. Se ainda a temos ou se deixamos para trás. Mas, para alguns homens, o grito de uma mulher é como um punho que ricocheteia na armadura. Já parei para pensar: Que chance de vingança uma mulher tem? De justiça? Pois não podemos apenas rezar. Não suporto as orações de minha mãe. Não podemos esperar quietas. Não vou viver dessa forma - não mais. Então, quando falei com Deus aquela manhã, decidi que, se for para eu gritar, que seja em batalha. Não existe chance de paz senão na ponta de uma espada."

O livro começa com a vida de Joana ainda novinha - com apenas 10 anos de idade vivendo um pequeno vilarejo a sombra de um pai extremamente violento. Esse livro é uma releitura feminista de uma mulher guerreira em todos os sentidos, mas que também enxergamos suas imperfeições e principalmente o lado humano de figura que enfrentou todas as adversidades e que mesmo por um período curto de sua vida, mudou muita coisa na história da França.

Há diversos momentos emocionantes, o livro não foca amplamente nos detalhes nas batalhas, mas detalha bastante a forma como colocaram Joana como uma divindade (tanto que foi beatificada e canonizada como santa), da sua lealdade genuína com a França e não com o reinado, alguém que queria realmente libertar a França dos ingleses.

site: https://shejulis.com/livro-joana-darc-garota-guerreira-herege-e-santa/

Tarumim.Villanueva 24/03/2023

Joana D?acy releitura por Katherine J.Chen
?REPOSTANDO?

Resumo:
Nesta releitura vamos acompanhar a santa e guerreira Joana D?arcy desde de sua infância até a sua morte,em meio a guerra dos cem anos ou seja vamos acompanhar toda a desgraça da guerra e ver pequenas vitórias através desta jovem guerreira.

Minhas opiniões:
Este livro é sensacional, cada palavra,cada frase faz sentido. Ele me vez refletir de coisas que nunca tinha refletido antes.
Joana se mostra ser uma verdadeira guerreira, mas também um verdadeiro ser humano com sentimentos.
Porém vale lembrar que está é uma obra de ficção, e é importante lembrar que a Joana destas páginas surgiram de um contexto mais pessoal da autora.Mas mesmo assim
o livro não perde a magia que tem.

Guilherme107 18/03/2023

Resenha:Joana d'Arc
Joana d'Arc foi um livro interessante de ler, mas eu não gostei tanto dele quanto eu gostaria

Achei uma releitura interessante mas assim é um grande bom mas sei lá não faz muito meu tipo de história, mesmo sendo muito interessante. Eu me senti lendo um livro de história

Vitoria 05/03/2023

Herege e santa
A releitura histórica de Katherine trás a tragédia, mas também eleva imensamente a grandiosidade e importância de Joana na história.

A Joana do livro é uma personagem talvez inusitada para quem conhece um pouco sobre como ela foi descrita nos anos vindouros a sua morte - principalmente pelos seus inimigos, principalmente pelos homens - e pode de início causar certo ceticismo - uma mulher com força muitas vezes superior a dos homens - mas gosto de imaginá-la forte e destemida como vários outros personagens que gosto de ler em romances históricos. Mas com a sensibilidade da personagem principal ser uma mulher guerreira.

Apesar de ser um livro sobre guerra não temos muito descrição das batalhas, os preparativos ou as póstumas e também a questão política de guerra - os personagens da Corte eram excepcionais, só perdendo para os seus irmãos de guerra - que entendo talvez não seja nem o forte da autora nem a sua intenção ao escrever a história, mas deixa a impressão que ficou faltando alguma coisa.

De qualquer forma é amedrontador presenciar uma jovem com força e vontade ser diminuida por não ter bens, título e por ser mulher por aliados e inimigos. Que nunca seja esquecida, Joana.

Patrícia | @lendocomapaaty 17/02/2023

Uma releitura incrível - @lendocomapaaty
Oii leitores, tudo bem com vocês?

O ano era 1421, França enfrentava adversidades em meio a guerra que iriamos vir a conhecer como ?Guerra dos Cem Anos?. A Inglaterra avançava, e enquanto o país se afundava nos rios de sangue, a população sofrendo com a fome e a miséria, o rei francês permanece na encolha, no conforto das suas riquezas.

Todo o direcionamento desta guerra é mudado, quando uma jovem, rompe barreiras e infringe todas as regras misóginas da época, e encabeça o comando da guerra, levando a
França a vitória? Seu nome é conhecido, Joana D?Arc a guerreira que termina dentro do fogo.

Muitos ja conhecem sua história, suas origens, o lado humano dessa heroína
inspiradora e revolucionária. Mas, Katherine trás uma releitura intimista e humana, celebrando a vida de uma figura história de
uma forma feminista, mas ao mesmo tempo realista.

São narrados detalhes da infância dela
até sua ascensão na tropa francesa, com uma maestria grandiosa, de forma fluida e bem cativante, o que nos prende mais na história.

Além de reconstruir dentro das nossas mentes toda uma trajetória formidável, enxergando as imperfeições e peculiaridades desta figura que
deixou sua marca na história da humanidade.

Mais resenhas assim você encontra no perfil @lendocomapaaty
Tarumim.Villanueva 21/02/2023minha estante
Já tenho o livro em mãos to doida pra ler

Deyse.Oliveira 11/07/2023minha estante
Olá, vc sabe me dizer a faixa etária deste livro? Minha filha de 12 anos quer muito ler, mas não encontrei a classificação...?

1 | 2 | 3 | 4