Às vezes sou brisa, outras, ventania

Às vezes sou brisa, outras, ventania Fabíola Simões

Resenhas - Às vezes sou brisa, outras, ventania

Clara.Pamponet 22/09/2023

Perfeito
Às vezes sou brisa, outras, ventania é o lançamento da Fabíola Simões pela Faro Editorial, e me conquistou de uma forma que não consigo explicar tudo que senti com poucas palavras.

Nesse livro, as emoções estão em uma repleta montanha russa, por isso o título, deixando claro essa dualidade que a autora passar por suas palavras.

Consegui me identificar bastante com suas crônicas, com a questão da intensidade extrema.
Fabíola consegue explicar tudo o que passa dentro da gente de uma forma delicada e precisa.
Sou apaixonada pela escrita dela e pela forma que ela nos presenteia com suas palavras.

Não consigo parar e dizer que tive apenas uma crônica favorita, ou qual gostei mais, pelo simples fato de todo o livro ter me conquistado e me prendido do começo ao fim.

Às vezes sou brisa, outras, ventania chegou no momento ideal para mim, onde consegui ter meus sentimentos explicados por uma outra pessoa de uma forma que nem eu mesma conseguiria explicar.

Deise.Maria 10/06/2023

Cuide de vc , se der um abraço
Esse livro da Fabiola Simões é simplesmente esplêndido!!! Me apaixonei em cada texto, além de ser lindo na sua contextualidade , ele é lindíssimo esteticamente , cheio de gráficos bem suaves e traços delicados .O que torna a leitura bem gostosa. O livro é composto por 4 partes .é em cada uma a Fabiola fala sobre fases transitórias , onde alternados entre a brisa ( aqueles momentos serenos , de tranquilidade, contemplação) e ventanias ( aqueles em que somos agitados , tensos e revoltosos) eu me identifiquei bastante com a escrita e o tema , pq sou uma pessoa intensa sabe!! Parece que a Fabiola tava conversando comigo pq me tocou muito os cronicas dela.ela fala sobre investimos mais em nós mesmos, sobre expectativas frustradas,amores intensos, términos marcantes , sobre autocuidado, amor próprio, se acalentar , se preservar, buscar ponto de equilíbrio nas relações, tudo ISO de uma forma singela , acolhedora. Ao passo que ela é realista ao direcionar o leitor pra uma ótica franca ela tanbem é oferece palavras de afeto. Além do mais faz algumas referências a outras obras seja de livros , frases se pessoas famosas ou séries, como O Gambito da Rainha, o livro A biblioteca da meia noite , sempre extraindo lições importantes para nossa jornada que é a vida . Aprendi muito neste livro sobre o autocuidado, sobre se propiciar momentos de silêncio, de se escutar mais, de se preservar, de buscr o equilíbrio em uma relação nonque se refere ao que doamos de nós. Enfim super recomendo é uma leitura muito prazerosa.

Samyra16 22/05/2023

Gostei muito da leitura, nos remete muito a tudo que já passamos na vida, ou quem ainda não passou com certeza em algum momento vai passar, e que possamos nos valorizar mais e mais, vamos ajudar vamos mas até o nosso limite não mais que isso!!!

Karini.Couto 25/04/2023

Essa não é minha primeira experiência com a escrita da Fabíola Simões e a cada obra, fico ainda mais encantada com sua forma de falar sobre a vida, o amor e diversos sentimentos e situações.

A Fabíola consegue nos fazer mergulhar em emoções e sensações indescritíveis. A forma leve, porém certeira que ela trata diversos assuntos, torna suas obras indispensáveis na minha estante.

"A liberdade custa caro. Perca os anéis, os brincos, até os sisos. Mas não se perca de você."

Em "Às vezes sou brisa, outras, ventania." Fabíola fala sobre o amor próprio, sobre a importância do sentir, sejam sentimentos como brisa, ou os como ventania, pois um, não existe, sem o outro. Anular inquietações, dores ou qualquer outro sentimento trará prejuízo depois.

Esta obra é dividida em quatro partes e é IMPOSSÍVEL que você não consiga se identificar com algum ou alguns dos textos. Eu particularmente acho essa experiência sempre muito válida, para reflexões e até mesmo na melhora do nosso bem estar físico e emocional, além de promover melhoras na nossa relação conosco e com o mundo ao redor.

"Para todas as pessoas que se cansaram de parecer fortes o tempo todo."

Todo o conteúdo do livro foi relevante pra mim e alguns tiveram um impacto ainda maior, como no texto que fala sobre "O lado ruim de ser uma criança que não dá trabalho é que seus pais passam a acreditar que você já é autossuficiente e que, por isso, não precisa tanto de cuidados." Gente! Como esse texto é reconfortante, como um forte abraço, onde apenas desabafamos sem se preocupar com julgamentos, onde nos sentimos compreendidos.

Pra mim, falar sobre os textos da Fabíola sempre será pessoal, pois ela cria essa intimidade com o leitor que se permite apreciar e refletir sobre seus textos. Obras assim, nos tornam melhor, nos promove a cura, liberta o choro, alivia a ansiedade.

Uma mensagem importante que tem em seus textos:

"Nem seus piores inimigos podem lhe causar tanto mal quanto seus próprios pensamentos."

Se você ainda não leu nenhum livro da Fabíola, leiam eu garanto que serão leituras agregadoras. E que capricho de edição.

site: https://instagram.com/alempaginas

*Si* 22/02/2023

Pura beleza, e poesia
Que livro bonito! Esteticamente lindo!

Repleto de palavras bonitas. Um conjunto de beleza e poesia. São textos curtos, sobre relacionamentos, descobertas, aprendizados. Uma pitada de autoamor, uma dose generosa de recomeços, muitas dicas de sobrevivência emocional. São reflexões para aquecer o coração. Gostei muito, mas senti falta da pegada "causos partilhados no café da tarde" que as crônicas da Fabíola sempre tem.

GarciaV4n 07/07/2023

Um aconchego
Eu queria ter tido a oportunidade de ter lido esse livro no início da minha vida adulta.
Necessário, aconchegante... Traz a sensação de um abraço gostoso que você precisa quando está no meio do caos.
As lições de autocuidado, amor próprio e responsabilidade afetiva te fazem notar que antes de qualquer pessoa, você precisa de VOCÊ. Antes de amar e se dedicar a algo ou alguém, você deve fazer isso POR VOCÊ.
Que prazer ... Que maravilha ser alfabetizada e ler uma obra como essa.

lou.gchiavegato 27/09/2023

Sobre liberdade, autocuidado, amor próprio e paixões
Eu, de verdade, me apaixonei pela escrita da autora: leve, delicada, mas muito intensa. Os temas são sérios, porém tratado com muita calma.
Aprendi muito, refleti muito, mudei muito.
Vale a pena, a leitura é realmente transformadora!

Vanessa.Tiji 17/12/2023

Que livro...
Comprei sem saber do que se tratava, o que falaria no livro e olha, recomendo pra todo mundo esse livro. Eles te dá uns tapa na cara que as vezes a gente já sabe, mas esquecemos ou escolhemos não prestar atenção na época e ele vem pra relembrar, principalmente em relação ao amor próprio e autoconfiança.

anan3iva 19/03/2023

Perfeito
Esse livro foi um verdadeiro tapa na cara. Crucial pro momento que estou vivendo atualmente, como se fosse um choque de realidade. Amei. Meu preferido de poesias contemporâneas.

Helana O'hara 09/03/2023

Um abraço carinhoso.
Se você já leu algum livro da Fabíola antes, certamente sabe que vai encontrar ótimos textos e necessários.
Antes de mais nada queria enaltecer a edição belíssima que a Faro nos presentou, um livro em tons de rosa muito bonito e sim o rosa desse livro combina demais com seus textos.

Fabíola nos trás escritos sobre nossas levezas do dia-a-dia, que existem momentos onde a calmaria nos acompanha, mas existe outros tantos que um vento mais forte nos mostra o caminho. Nossas escolhas, as influências que elas tem em nossa vida e nas pessoas que as cercam.
Ás vezes sou brisa, outras, ventania nos abraça nos momentos difíceis e que por mais clichê que seja –vai ficar tudo bem. Nossas escolhas e palavras tem pesos em nossas vidas, assim como saber quem a gente é e o que cada pessoa acha da gente é uma escolha delas, o texto “Você pode querer adivinha ou imaginar, mas o que cada pessoa é, de fato, só ela sabe.” Um texto de reflexão muito singelo mostrando que não temos controle no que as outras pessoas sentem ou precisam, a gente acaba saindo do nosso próprio foco para ajudar.

📚Quando falo que os livros da Fabíola são para mim um bálsamo é porque são sim, eles entram na minha vida em momentos necessários.
Termino essa breve opinião com uma frase: “Suas dores são a forma que a alma encontrou para falar com você. Não ignore.”

Alessandra Bevilaqua 19/02/2024

Achei razoável
O livro tem algumas reflexões boas, mas a maioria do texto não me cativou por completo. Achei a abordagem de referências do que tinha assistido, lido, maratonado um pouco cansativa, principalmente quando continha uma sinopse do que tinha inspirado a ideia daquele texto. E a grande maioria dos textos, tive uma relação rasa demais com eles, não consegui chegar a algo profundo e de identificação absurda, como quando você se enxerga e se sente ouvida por aquelas palavras. Talvez tenha sido isso que estava procurando, mas acabei que não encontrei. No entanto, são textos com boas ideias e boas mensagens. E esteticamente o livro é muito bonito, queria tirar foto dele, toda vez que começava a ler rs. Fica a critério de quem estiver afim de uma leitura do gênero?

Gabriella.Risoleta 21/04/2024

Às vezes sou brisa, outras, ventania
Bem, vi muitos comentários aqui do tipo: "ai se eu tivesse lido isso quando perdi meu primeiro amor" - "ai, sei lá, relacionamento" - "ai, sei lá, primeiro amor" - "Blá blá, amor".

Gente, sim, o livro fala bastante sobre amores, mas tá bem longe de se resumir só a isso.

Tenho 25, vira e mexe estou vivendo a crise dos "20". Quem sabe, sabe!

Esse livro fala sobre relacionamentos, amizades, decisões e escolhas, sobre os rumos que a vida te leva, sobre planejamento de vida, sobre alma e energia, sobre o mosaico que a vida é e pode ser.

Muitas coisas que está no livro, é de conhecimento geral. 99% das coisas que está nele, já sabemos, acredite.

Esse livro é um lembrete, para não desistirmos, para seguirmos em frente e continuar sonhando. Um chacoalhão para acordarmos para vida e aprender a vivê-la novamente.

É um livro fantástico para quem está em busca de algo e muitas vezes se sente perdido.

AndrA.Pieroni 23/04/2024

Maravilhoso
Todo mundo deveria ler esse livro. Lido em 1 dia.
Quantos tapas na cara rsrs, que experiência linda. Amei.

Beta Oliveira 03/03/2023

Em mais uma escrita repleta de inúmeras possibilidades de contato com a vivência de quem lê, Fabíola Simões reflete sobre o equilíbrio entre a leveza, o acalanto e a tranquilidade dos nossos momentos brisa e o barulho, a força, a voracidade e a tempestade que acompanham a ventania.

E é algo que envolve muito autoconhecimento para poder se permitir ser brisa e ventania quando for necessário. Na maioria das vezes, as pessoas se sentem compelidas a seguir determinado comportamento e sufocar o que sentem. Ser ventania por pressão ou brisa por imposição: qualquer um dos extremos vai trazer desgaste e sofrimento.

Ano novo, livro novo da Fabíola Simões. Esta tem sido minha rotina nos últimos anos e eu não me arrependo nem um pouco. Os textos dela dialogam abertamente comigo, com meus sentimentos, com as minhas fases boas ou ruins. Desperta lembranças e inspira reflexões bem necessárias, mas que acabam deixadas de lado na correria do dia a dia. Sempre que ela lançar, eu irei ler.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha

site: https://literaturademulherzinha.com.br/2023/02/19/as-vezes-sou-brisa-outras-ventania-fabiola-simoes-cap-1891/

Faria20 01/05/2024

Resenha Ás Vezes Sou Brisa Outras, Ventania
O livro é lindo.
Um jeito de se olhar e refletir sobre você mesmo.

Se pegar no colo, se permitir se escolher em primeiro lugar.

Lembrar que pessoas vão te magoar, principalmente aquelas que você mais ama.

Falar NÃO, pode soar negativo a algumas pessoas; mas muitas vezes falar NÃO é libertador.

Se escolha SEMPRE.
Se algo tira a sua paz, é algo que não vale a pena.

Olhar mais para dentro e permitir ser quem eu realmente sou, sem me calar por outras pessoas.