Príncipe Caspian

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lucas Salsicha 13/09/2023

Mudança
Após apenas um ano em nosso mundo, em Nárnia podem ter se passado centenas, talvez milhares de anos, e isso significa mais do que grama e mato crescidos. Significa que tudo o que havia não o é mais e, talvez, nunca mais o seja.

Xandy 06/01/2024

Eu lembro que quando eu vi o filme de O Príncipe Caspian eu tinha adorado e agora, depois de ler o livro, eu vejo que a história é realmente boa pelo simplesmente fato de que ela é boa. Foi muito bem adaptada e simplesmente estou curioso para seguir adiante com as próximas histórias.

Rayssa Oliveira 03/10/2023

Sinceramente, acho que me frustrei um pouco, não sei se é por conta do filme. O fato é que, pensei que teria mais aventuras e que seria mais emocionante.

Por exemplo, o filme ele consegue me prender, por mais que seja praticamente a mesma história, mas no livro achei até arrastado.

SPOILER

Do início do livro até mais da metade, é o Caspian reunindo seu exército, dai só quase no final que ele encontra os antigos reis e rainhas de Nárnia e rola a batalha. Então, para mim, acabou se tornando um pouco maçante.

Um detalhe que no livro não tem, mas que colocaram no filme, e que eu achei uma referência genial, foi o portal que leva Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia de volta para o mundo real.

Quem leu o primeiro livro (O Sobrinho do Mago) e assistiu o filme (Príncipe Caspian), vai saber da árvore que Aslan plantou para proteger Cair Paravel ou Nárnia (não me recordo bem) da Feiticeira Branca.

Outro detalhe que também não me recordo de ter no livro, mas vi uma colega comentando, foi o romance de Susana com o Caspian, inclusive vou até reler porque realmente não lembro dessa parte no livro. No filme sei que existe, e eu até prefiro que tenha esse romance mesmo.

De qualquer forma, recomendo demais a leitura!

Lais.Schwarz 26/05/2024

Os irmãos voltam a Nárnia
Narnia foi tomada pelos telmarinos e seu rei agora é Miraz, porém o trono pertence ao príncipe Caspin X . Os telmarinos têm medo de Aslam e não acreditam no mesmo, mas mal sabem eles a surpresa que os aguarda
O príncipe cresceu ouvindo as histórias da antiga Nárnia, contada por sua ama, quando era governada por Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia era a Era de ouro.
O príncipe decide fugir quando descobre que seu tio quer o matar, ele encontra narnianos que formam um exército para derrotar o tirano

julia (taylor's version) 27/01/2024

Game of thrones para crianças
Amo esse jeitinho q o lewis usa de narrativa, uma vibe bem fábula e com uma leitura fluida, ele sempre consegue desenvolver uma história muito boa em poucas páginas.
por mais que eu tenha gostado mais do primeiro, esse aqui não me decepcionou, ainda acho que eu teria gostado mais quando eu era mais nova.

M. Lima 04/02/2024

As crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian
Cem anos após a era dourada (reinado do grande rei Pedro e seus irmãos Edmundo, Suzana e Lúcia), Nárnia não é mais a mesma. O atual rei, Miraz Telmarino, não conhece os feitos nem a história mágica de seu país e além disso, há também uma perseguição a todos os animais falantes e também a qualquer que acredite e tenha fé nas antigas lendas contadas.
O príncipe Caspian é seu sobrinho, Lewis inspira-se na obra de Hamlet de Shakespearedessa (dessa forma, creio que possam entender a relação de Caspian com seu tio) e portanto o rei por direito deveria ser príncipe.
Após alguns acontecimentos, todos se preparam para uma grande batalha e Caspian com a trombeta de Susana, invoca os quatro antigos Reis para ajudá-los e apesar de serem chegarem ao país ainda como crianças, todo demonstram ainda serem os reis que Nárnia conheceu um dia.
No clímax, temos então um grande conflito entre as duas partes. A tradição contra a modernidade, o bem contra o mal, os valores contra libertinagem; Qiem vencerá? é um volume cheio de emoções do início ao fim (o melhor para mim até agora) e que deixa o leitor apreensivo e empolgado a cada página.

Vinicius 14/01/2024

Mágico
Muito bom, mesmo gostando mais do primeiro eu ainda gosto muito desse, esse mundo magico me encanta e pretendo ler os próximos o mais rapido possível.

LuanGabs 11/06/2023

As crônicas de Nárnia vão se tornando minhas fábulas preferidas e o tipo de comfort book que sempre vai deixar seu coração quentinho.

Os momentos em que Aslan realiza sua mágica são sempre descritos maravilhosamente bem, assim como no primeiro.
A forma como a narrativa alterna entre o grupo dos 4, para contar o pedaço da história de Caspian é bem simples e mantem a fluidez da leitura.
Nesse segundo livro, há alguns pequenos plot twists e revelacoes que dão um ar maior de surpresa do que o primeiro livro, apesar de que a quantidade de acontecimentos importantes e impactantes é maior no primeiro!

Ótima leitura, e ja nao vejo a hora de embarcar no próximo!

DavyLM 05/02/2024

Para aqueles que não esquecem
Não importa o tempo que demore, se já nem mais acreditam se foi verdade ou um conto de noite de dormir, não podemos esquecer e ter fé.

A simbologia cristã é clara. Nem preciso dizer que Aslan é uma representação de Jesus e seus ensinamentos.

Um ótimo livro, muito bom para ler no ônibus, por ser bem tranquilo de ler.

Sophi 06/08/2023

Gostei muito
A história foi meio que dividida em duas partes, uma sobre a história do príncipe caspian e a segunda sobre os quatro irmãos indo de encontro a ele. Na parte do caspian foi muito interessante entender TD que aconteceu no meio tempo do primeiro até o segundo livro em Nárnia.

Mas a parte dos irmãos era tudo que eu esperava, tudo que eu queria ler, quem eu realmente me preocupava. O livro foi muito bom mas não tanto quanto a magia do primeiro

beca 20/09/2023

Neste livro a escrita de C.S.Lewis permanece simples e encantadora. A história é ótima, apesar de que, senti que nesse livro a religiosidade (não sei de autor ou se dá própria história) está muito explícita, de forma que alguns trechos são, claramente, uma versão fantástica de alguma história bíblica. Isso não atrapalhou a leitura mas foi algo que me chamou atenção o tempo todo. É um livro leve e curto que pode ser lido a qualquer momento por qualquer público.

Kaique 08/06/2023

Foi uma boa leitura Lewis constroi muito bem as cenas mas eu senti falta da forma que ele narrava o primeiro livro como se ele tivesse contando uma história mas agora parece mas do mesmo no quesito narração?

Hanny 05/04/2023

Incrível!
?As crianças sentiram muito deixar Cair Paravel, que, mesmo em ruínas, parecia ser seu lar outra vez.?
Não sei se estou vivendo ou esperando o lançamento dessas edições! Ler Nárnia está me fazendo um bem que não sei explicar. Aquece e destrói o coração ao mesmo tempo. ??

Ritinh@ 25/10/2023

Diferente do filme
"? Bem ? disse Pedro ? foi uma esplêndida aventura!
? Ora bolas! ? exclamou Edmundo. ? Deixei minha lanterna nova em Nárnia?"

Eu gosto muito da escrita do Lewis. É leve e gostosa. E também amo os cenários que ele descreve.

Diferente do filme, aqui há poucos diálogos e teve momentos que eu não estava entendendo o que acontecia, é um enredo bem mais infantil do que o filme, mas mesmo assim é bem legal.

1 | 2 | 3 | 4 | 5