Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Leila 30/12/2023

Mais uma aventura em Nárnia.
Muito encantador, cheio de criaturas mágicas e batalhas épicas.
Estou ansiosa pelo próximo livro.

carolina.soares 09/08/2023

Mais uma vez um livro gostosinho de ler e bem rápido.
Ótimo pra sair da ressaca literária.

Weverton Oliveira 25/08/2023

Uma nova batalha: uma nova vitória
Muito bom ver a união dos quatro irmãos, sem dúvida é algo que devemos praticar sempre não apenas com parentes e amigos, mas com o próximo. A história deixa inúmeros ensinamentos que vão desde amizade até a fé.

Jaque Shine 26/07/2023

Mais uma história?
Voltamos novamente à Nárnia, mas infelizmente a história é bem arrastada, se detém a descrição de detalhes um pouco relevantes? resta muito pouco da aventura em si? a esse ponto já estou lendo a saga por honra de terminar, mas os livros estão um pouco chatos?

Amanda3913 31/03/2024

Viva a antiga Nárnia!
Releitura. Um retorno não muito triunfal dos Pevensie, mas no momento de maior necessidade. Gosto muito dessa história onde a esperança renasce. E também admiro a relação dos antigos reis com o Caspian. Ah, e é onde somos apresentados ao Ripchip (um dos melhores personagens de todas As Crônicas de Nárnia, na minha opinião)!

Miguel Leite 31/12/2023

Simples, mas bom
Assim como o livro anterior, esse e BEMais simples que o filme, bem menos ousado em certas coisas, mas ele é muito bom na sua simplicidade, é muito confortável de ler.

Larissa.Ramos 08/10/2023

O livro , a edição é linda , achei a história muito interessante mas pouco fluida , parece que eles ficaram uma vida na floresta procurando o caminho , gostei mais do primeiro

AventureiroLiterário 25/12/2023

Assim como a história amadurece, também amadurece a escrita de Lewis
"Príncipe Caspian", segundo volume da série "As Crônicas de Nárnia" (em ordem de publicação), traz uma situação completamente diferente do primeiro livro e introduz um novo tema dentro de suas referências cristãs. Particularmente, apreciei muito mais este segundo volume do que o primeiro. Mas vamos por partes.

Depois de todos esses anos, acredito que a grande maioria já está a par do futuro dos personagens, mas é interessante observar como Lewis já vinha trabalhando, desde este livro, nas transformações que os mesmos passam. O quarteto de crianças foi alterado por suas experiências em Nárnia, assim como pelo último ano que passaram na Terra, envelhecendo.

Lúcia continua sendo a mais pura e de maior fé; Edmundo aprendeu com seus erros e está muito mais tolerante, até mais do que Pedro; este, por sua vez, apesar de ser o Alto Rei, não está isento de cometer erros e fazer escolhas equivocadas, embora ainda mantenha a humildade para reconhecer seus equívocos; e Susana... Bom, digamos que as experiências mundanas e a idade não têm sido boas fontes de influência para ela.

Enquanto em "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" temos uma referência à história bíblica de Jesus e seu sacrifício para perdoar os pecados da humanidade, esta segunda obra é um pouco mais sutil e gira simplesmente em torno da fé. Aborda como até mesmo as pessoas fiéis podem perder a fé e as consequências desse afastamento, assim como as adversidades enfrentadas por aqueles que mantêm sua fé e confrontam a descrença daqueles ao seu redor. Não sou, nem nunca fui, um cristão, mas gostei bastante das mensagens transmitidas e consigo extrair valores que vão além da religião.

Como história de fantasia, a trama foi muito mais interessante de acompanhar, com os personagens sendo mais ativos e os elementos sobre o universo sendo enriquecidos. Quando li o primeiro livro da série, achei-o um tanto parado, com as crianças apenas indo de um lado para o outro enquanto o elenco secundário resolvia tudo. Em "Príncipe Caspian", me envolvi muito mais com os acontecimentos e a presença ativa do quarteto ao longo da história.

A conclusão é satisfatória, embora não seja espetacular, mas termino este livro com uma opinião muito melhor do que a do primeiro. Até agora, é o meu volume preferido das Crônicas, embora ainda tenha mais outros cinco para conhecer.

Rebecca152 04/12/2023

Legal
Eu até gostei do livro e acho que te dá uma perspectiva melhor do que acontece, e o filme fica até mais emocionante

Doug 30/09/2023

A escrita é muito fluída, e esse é um livro bem leve e rapido de ler. Acho ótimo pra sair de ressaca literária.

Felipe 14/03/2024

Agradável
Leitura muito agradável e importante para entender o mundo de Nárnia. Destaque para a relação dos personagens com a história de Nárnia, algo central para Lewis.

zzTF1 25/04/2024

Lúcia
?? Agora pequena ? disse Aslan, quando tinham deixado as árvores, esperarei aqui. Vá acordar os outros e diga-lhes que a sigam. Se não o fizerem, pelo menos você tem de me seguir sozinha.?

O livro é ótimo, mantendo a mesma atmosfera dos outros da série. Adorei a referência de que alguns não podiam ver Aslan, mas Lúcia sim, e como ela os guiou para seguir Aslan confiando em sua liderança. À medida que a história avança, eles gradualmente começam a enxergar o Leão, o que é verdadeiramente emocionante!

Vitoria Britto 01/04/2024

Quando li essa série pela primeira vez eu era uma adolescente e fiquei encantada com o universo de Nárnia. Agora, relendo todos os livros com uma mente mais velha e madura, entendo que além de ser uma história incrível, vejo os ensinamentos cristãos que o autor quis passar em cada livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5