Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã (E-book)

Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã (E-book) Gabrielle Zevin

Resenhas - Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Steph 27/04/2024

Ai jesus tou chorando
Vc se torna uma pessoa diferente depois de terminar esse livro, personagens tão reais que voce esquece que são fictícios. Odiei e me apaixonei por todos os personagens, pelos os erros, sucessos e fracassos deles. É daqueles livros que acontecem raramente na sua vida e voce fica feliz por ter lido. ?

YasFlores 28/04/2024minha estante
o quanto eu esperei por essa resenha não tá escrito KKKKKA

Hammer.Mariana 25/04/2024

Achei que era outro gênero ??????
Um livro bem escrito e inteligente, que consegue abordar vários temas durante a narração da trajetória de Sam e Sadie na criação de jogos de video game, começando em meados dos anos 90.

Eu empatizei bastante com o Sam, um dos protagonistas, mas não consegui ter a mesma relação com a Sadie. Ambos enfrentam diversos problemas e traumas que, em tese, facilitariam a empatia, mas eu não gostei do personagem da Sadie, apesar de concordar com diversos de seus objetivos e lutas.

Um diferencial do livro é que Sam é um protagonista assexual - acho que é a primeira vez que leio um livro assim.

O narrador onisciente passa de um personagem a outro e a gente se sente quase em um filme em que a câmera deixa uma cena e vai para outra.

Os temas abordados são inúmeros, como preconceito racial, misoginia, depressão, luto, deficiência física, a luta LGBT+ por direitos, a necessidade de conexão e a maneira como se encara a passagem do tempo e a consciência velhice.

No fim, é uma história de amor diferente.

O livro é bom.

gfwinxs 24/04/2024

Ainda outro amanhã..
Teve uma contrução incrível, ainda mais por ter esse mundo dos videogames envolvido.
O começo tem uma pegada bem nerd, foi com certeza a minha parte favorita, vê ichigo sendo criado, pelos dois, foi fantástico, algo muito bem escrito. Passei o livro inteiro tendo vontade de jogar, na vida real.
Os protagonista, são humanos, resolvem os problemas deles sendo humanos. E

Oziryon 24/04/2024

Simplesmente amanhã, amanhã e ainda outro amanhã
Eu simplesmente não queria acabar esse livro, e não queria que ele acaba-se, a historia é super cativante do início ao fim, todos os personagens sao EXTREMAMENTE bem escritos, as relações sao surreias, muitas sendo cruas e da forma mais humana possivel.
Nao sabia absolutamente nada sobre o livro, entao ter tido a experiência de descobrir que era sobre jogos foi muuito fooda, cada citação que era dita eu me senti um curumim nos anos 2000 denovo, donkey kong, os jogos do kojima, e mil e outras referências, simplesmente incirvel.
Nao esperava o andar da carrugem que esse livro teve, e ao mesmo tempo nao tenho nenhuma reclamação, tudo foi perfeito, todos os momentos, todas as discussões, os sofrimentos, tudo foi lindo de acompanhar.
Uma história de varios tipos de amores, me fez sentir alegria, entusiasmo, tristeza, ate um pouco de desespero, foi com certeza uma experiência.
Me arrependo de nao ter lido esse livro antes, porque todos deviam ler ele.

"-O que é um jogo -quis saber Marx.
- É amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã. É a possibilidade de renascimento infinito, de
redenção infinita. A ideia de que, se você continuar jogando, pode ganhar."

"É isso que é uma viagem no tempo. É olhar para uma pessoa e vê-la no presente e no passo ao mesmo tempo."

Monique355 23/04/2024

Antes mesmo de começar esse livro eu já sabia que ele seria muito bom. No início pareceu um daqueles dramas adolescentes no estilo Jhon Green e eu fiquei com um pé atrás porque não é mais o tipo de leitura que funciona pra mim, mas aí fui avançando e que desenvolvinento incrível! Amei fazer essa leitura e amei ver os personagens refletindo e amadurecendo. A forma como os vários tipos de luto são retratados aqui é sem igual. A autora foi de uma sensibilidade incrível com todos os assuntos desenvolvidos e a construção dos personagens é muito boa também! Uma das melhores leituras que fiz esse ano com certeza!

Júlia 23/04/2024

Amanhã, Amanhã, e Ainda Outro Amanhã
Tinha tanto tempo que não encontrava um romance com tanta personalidade como esse, que é impossível não estar apaixonada. Gabrielle Zevin inovadora em tudo, no tema, na forma de escrita e no enredo. A forma como a história é contada, muitas vezes misturando passado e futuro na mesma página, é surpreendente e te faz querer ler mais, para preencher todas as lacunas da história.

Laura 22/04/2024

Esqueça tudo que você acha que sabe sobre relações
Achei o livro fantástico, não tenho palavras para descrever a complexidade que é a narração como um todo.
Iniciando por termos técnicos, eu confesso que achei o livro longo demais, detalhes que poderiam ser cortados pela metade e ainda continuariam deixando a leitura imersiva. E esse é o único defeito para mim, muito longo.
Com relação a todo o resto: esse livro alugou um triplex na minha cabeça. Teve momentos que demorei demais para dar continuidade a leitura justamente porque mexiam com partes muito profundas do meu subconsciente.
A história é linda, os personagens são bem construídos, a contextualização da época em que se passa o livro é fantástica.
Sou suspeita para elogiar a temática pois sou desenvolvedora de jogos, mas que temática incrível! Nunca vi ninguém abordar tão bem um tópico nerd! E sou muito grata por esse livro ter feito isso de forma tão honesta e verdadeira.
Vou guardar esse livro num potinho de "livros que quero ter pra sempre no meu coração"

xavierrr 21/04/2024

Jogo sujo.
O livro aborda 2 personagens centrais e acompanha eles em diversas fases da vida, desde a infância até a fase adulta. A relação de Sam e Sadie é bastante explorada e mais ainda, a paixão que compartilham pelos games.

Sam e Sadie se encontram, desencontram, brigam, trabalham, amam, se divertem, se frustram. Nos é mostrado também a parte do processo criativo que os personagens tem para criar seus jogos. Trata também de temas atuais, o que é legal de se ver.

Achei interessante a proposta do livro (já que sou amante do mundo gamer) e estava gostando da leitura, porém senti que os personagens não estavam me cativando e tive a sensação de que a autora se perdeu um pouco no meio do livro.

O terço final do livro acontecem coisas tristes e que acaba comovendo o leitor, mas antes disso, parecem ser brigas repetitivas e supérfluas. Ponto positivo para o carisma de Marx.

Lili 21/04/2024

Um dos melhores livros que já li. Você não percebe a dimensão dele até o final. Que livro bem escrito, uma das melhores construções de personagens que já li. Esse livro traz tantas reflexões, tantas questões de uma forma homeopática, você só sente e entende tudo no final. Eu amei demais!!

lililu 21/04/2024

Me decepcionei
Eu demorei bastante para ler, mais do que eu imaginava.
Estava lendo com uma amiga e peguei indicação no booktok e me decepcionei.
Eu demorei uns 55% para começar a me interessar pela história, o começo era meio nerd, parado e com muita informação jogada sem explicação.
Não sei se eu estou maluca, mas eu demorei MUITO, para começar a me interessar.
Acredito que tem muitas referências e precisa ter um repertório maior referente a algumas décadas. Têm referências de Shakespare também e talvez eu me perdi ai.
No fim du comecei a me apegar aos personagens e a morte de Marx me pegou muito, sofri junto com Sam e Sadie, porem achei a Sadie um pouco chata e isso não me fez querer ver muito ela no livro.

Glaucers 21/04/2024

Um livro excelente sobre relações complicadas
Esse livro me prendeu de um jeito quase obsessivo, não conseguia largar, mas tb passei vários ódios. Principalmente sobre o que seria um dos temas centrais da história: a amizade.
A autora o tempo todo coloca que Sam e Sadie são os dois lados da mesma moeda, que a amizade entre eles era algo surreal, inominável, inclassificável (!). Mas era tudo isso mesmo?
Falar que eles não conversavam é chover no molhado. O que mais tem nesse livro é "Mas Sam não falou.." ou "Mas Sadie não disse nada..". Eles têm pensamentos complexos, imaginativos e bem profundos, mas não falam nada um ao outro.
Parecia que a amizade entre eles era muito mais profissional do que pessoal (no final a própria sadie confirma isso de certa forma). A intimidade que um tinha pelo outro, era restrita ao que um permitia mostrar ao outro (tipo, nada).
Mas o que mais me frustrou nessa história foi a sadie ter largado a mão do Sam tão rápida e subitamente por um motivo tão tosco. Por mais de dez anos tudo o que ela ofereceu a ele foi indiferença e desdém. No final do livro, a atitude dela de enaltecer o vínculo que ela tinha com o sam pareceu forçado e sem fundamento.
Por tudo isso, me vi passando pano para as crueldades que o sam eventualmente distribui pra todo mundo. Me compadeci pela mágoa que ele sentiu e por ter estado tão sozinho.
Por fim, o marx foi um ser de luz. O melhor personagem do livro.