Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã Gabrielle Zevin

Resenhas - Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Martha 05/06/2024

Sobre crescer
Uma historia de amizade, trabalho, amor, luto traumas.. ele é complexo.. a leitura muito fluida, mas as vezes me dava sono... Teve um grande acontecimento (que eu tinha pego spoiler e estragou minha experiência), mas acho que o forte do livro era os acontecimentos banais, o crescimento como pessoa, como amizade, como amor, como empresa na vida das pessoas... eu estava gostando, depois não estava mais, depois estava gostando de novo.. rsrs

A beleza nesse tipo de leitura esta nas entrelinhas e acho que eu estava com uma expectativa grande demais e ao mesmo tempo não sabia bem o que esperar...

"Ela pensou que tinha chegado a um destino. Mas a vida é sempre estar chegando. Sempre há outro portão pelo qual passar. (Até, é claro, não haver mais)"

Fefina 04/06/2024

O título é o dia que você vai acabar de ler
Amanhã. Amanhã. Amanhã. Amanhã. Amanhã. Amanhã. Amanhã. Amanhã. Amanhã. Amanhã.

(Quem sabe um dia chega esse outro amanhã e o livro finalmente termina.)

Annabarbara02 04/06/2024

Perfeitamente imperfeitos!
Eu amei! Eu amei tanto! Que autora incrível!! Poderia dedicar algumas linhas sobre a complexidade desse livro, e como a autora soube construir bem todos os momentos, é simplesmente lindo, mas ir percebendo isso durante a leituras é melhor! Eu fiquei envolvida do começo ao fim, não teve um momento que fiquei entediada, foi um experiência tão intensa, me senti tão íntima dos personagens, amei cada pontinho sobre as amizades, gosto da forma de como a narrativa abordava os pensamentos dos personagens e a maturidade que eles foram adquirindo ao longo do tempo, o final foi realmente lindo e comovente. Achei a escrita genial, todas as metáforas presentes no livro são muito boas. Livro bom é livro que te faz sentir várias coisas, e como 400 páginas te fazem sentir tanto? Eu tive uma grande relação de amor e ódio durante a leitura, e isso me aproximou dos personagens, era como se eu estivesse passando por tudo com eles, achei isso um ponto forte do livro, e isso só é possivel por que a autora mostra momentos fortes e vulneráveis dos personagens, ela realmente não tem medo de tornar eles Insuportáveis, e isso é genial, te faz ter uma experiência única! Claro que teve pontos que não gostei, mas ao longo do drama vejo que era necessário. Obrigada por esses personagens imperfeitos e perfeitos! Sam, Sadie e meu querido Marx, são perfeitamente imperfeitos pra mim!

sue 03/06/2024

Um livro sobre amor e trabalho
Eu costumo ler livros muito rápido, mas, nesse caso, eu acabei me demorando bastante nessa leitura e isso me deixou muito apegada a história e aos personagens. A diminuição do meu ritmo de leitura não foi proposital, mas foi a melhor coisa que poderia ter acontecido.

A maneira escolhida pela autora para narrar essa história faz toda diferença. Por ter lido devagar, não achei a história cansativa em nenhum momento. As atitudes tomadas pelos personagens tem contexto e motivação baseadas em suas vivências, e eu gosto como a autora passeia entre o passado e o presente, deixou a leitura mais instigante.

Acompanhamos muitos anos das vidas dos personagens, suas vitórias e fracassos, defeitos e qualidades, o amadurecimento como pessoa, e me vi fascinada por eles. No final do livro, estava considerando Sadie e Sam meus amigos e queria eu mesma aconselhar eles!

Lendo esse livro experimentei diversos sentimentos, e tinha um tempo que não me sentia tão tocada por uma leitura. Não sei se essa história faz o estilo de todos, mas com certeza é um dos melhores livros que li esse ano.

Carol 02/06/2024

Maravilhoso
Envolvente, com plot twists, uma resenha que parece boba (dois amigos que criam jogos) mas que no fim é uma história linda sobre amizade, parceria, altos e baixos da vida. Recomendo demais.

Sílvia 02/06/2024

Que delícia
Eu não sabia o que esperar mas o livro foi leve, de leitura fácil e fez ter as mais diversas emoções em relação aos personagens. E por fim lembra que a vida é um jogo de infinitos recomeços.

gabrrelaa 02/06/2024

Muito eu
To enrolando pra escrever a resenha desse livro, por que não sei direito como dizer as coisas que ainda nem processei.
Confesso que esperava ser mais fantasioso, tem um capítulo inteiro fantasioso de fato o restante é completamente romance, mas isso não foi, de forma alguma, uma decepção.
Eu simplesmente me vi em todos os personagens, e quando apareciam intrigas, era como se fossem meus divertidamentes brigando.
Esse livro é excelente pela narrativa que a autora consegue construir, uma linguagem simples, referências perfeitamente encaixadas e com um sentido poético de encher os olhos de lágrimas, recomendo pra todo mundo, e por favor leiam a nota da autora pra entender como foi bem construído conceitualmente, toda uma pesquisa acadêmica menina! amei amei amei

Lulis 02/06/2024

Nossa... Teve um momento que achei Sam idiota, mas Sadie era insuportável o tempo todo, deus é mais. Marx = kingo. Não vou negar que achei a parte de jogos muito chata tb, pulei horrores kkkk mas entendo que é o tema do livro né, fazer o quê. Enfim, achei bem deprimente e não terminei gostando, não, principalmente por um certo acontecimento em 2005, que quem leu sabe qual é.

O livro em si é bom, mas não me agradou porque talvez não seja meu tipo de livro.

Sárvia 01/06/2024

O livro é um eterno amanhã
Eu demorei e me arrastei para ler esse livro, pois ficava impaciente com Sam e Sadie, uma amizade linda, mas sem diálogos, um conhecer sem perguntar, um amar só de estar perto ou junto, um relacionamento que não é carnal, mas de companheirismo profissional.
Esse mundo de produção dos jogos é muito interessante, nunca tinha lido nada parecido.
Acho que ainda estou processando toda a mensagem do livro?
Meu personagem favorito sem dúvidas é Marx, tudo que ele fazia nos bastidores, para mim foi um papel tão importante quanto o protagonismo.
Uma história sobre jogos, trabalho e amizade.
??

sccpmaay 31/05/2024

Nayani.Gomes 31/05/2024

Que livro perfeitinho
Meu deus, como eu amei esse livro muito mais como eu imaginava. Aquele livro que deixa o coração quentinho e dá um abraço.

Ari Phanie 30/05/2024

Uma grata surpresa.

Como acontece com livros que são hypados por um tempo, eu totalmente ignorei esse até que eu não sentisse mais a influência da massa, e quando enfim decidi ler, eu não esperava absolutamente nada. Na verdade, tive a forte sensação de que não seria um livro do qual eu iria gostar. Primeiro porque é sobre jogos. Eu amava videogames na infância, hoje em dia não entendo a paixão que eles evocam. Segundo porque alguns elementos em torno dele me influenciaram a acreditar que seria juvenil demais pra mim. Então, comecei sem nenhuma pretensão de que fosse ser uma leitura marcante. Mas eis que eu conheço Sam e Sadie.

Sam e Sadie, os protagonistas da história, são apresentados como jovens estudantes se reencontrando em uma plataforma de trem. E logo em seguida, temos flashbacks de quando os dois se conheceram em um hospital infantil e criaram um laço por causa de um videogame. É muito, muito fácil gostar daquelas duas crianças inteligentes vivendo momentos difíceis e se aparando no conforto de uma realidade virtual. Mas também é muito fácil gostar dessas mesmas personagens entrando no mundo adulto e percebendo que o jogo da vida é muito complicado para ser definido em palavras.

Em meio a altos e baixos na relação entre os dois, e também em meio a altos e baixos em suas próprias vidas, acompanhamos o "coming of age" de Sam e Sadie. O bom em relação a esses dois é que o leitor não tem a sensação de que conhece e compreende os dois o tempo todo. Você é surpreendido porque esse casal de protagonistas pode ser bem difícil de decifrar, e o melhor ainda, você não vai gostar deles durante toda a leitura. Para mim, esses são pontos extremamente positivos e que eu sempre aprecio nos livros: quando os personagens têm várias cores e texturas e você não é capaz de catalogá-los. Em contrapartida há o Marx, personagem secundário que você consegue catalogar, já que ele é descrito pelo olhar dos protagonistas, e que mesmo sendo um ponto previsível dentro da obra, conseguiu ganhar meu coração e foi responsável por um momento de quebra de continuidade da narrativa que causou bastante impacto.

Não posso dizer que a história é 100% boa. Há determinado momento que me pareceu repetitiva, que a autora continuava falando algo que já tinha sido dito, e que os personagens estavam andando em círculos, mas isso não prejudicou o meu prazer na leitura. E as últimas 150 páginas foram tão boas e marcantes que eu consegui revelar ao ponto de considerar esse um favorito. E não apenas por isso. Zevin criou um casal de protagonistas maravilhosos, ótimos secundários, e escreve de uma forma instigante e que combinou perfeitamente com a história. O livro não é só sobre amizade e jogos, é sobre a complicada partida de xadrez que é viver, e como você pode sempre recomeçar esse jogo enquanto houver vida.

Para finalizar só posso dizer que não queria ter me despedido de Sam e Sadie tão rápido, e que vou sentir bastante falta do domador de cavalos. Gabrielle Zevin ganhou uma fã.

Mel 30/05/2024

Favorito do ano
Fazia muito tempo que eu não lia um livro tão completo e tão bonito. Eu ri, amei, fiquei brava, chorei e consegui me ver um pouco em todos os personagens.
amei como tem diversas camadas e como tu consegue perceber pq um personagem age como age.
genial, incrível e lindo!!!!