Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã Gabrielle Zevin

Resenhas - Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Caraminholas 31/12/2023

O que é um jogo?
Livro sobre amor e amizade. Sobre laços que construímos ao longo da vida, a importância do investimento nesses laços e quando acontece desses laços desamarrarem.
Os dois personagens principais me irritaram um pouco porque apesar de serem tão parecidos e se amarem muito, não conseguiam conversar, era uma briga de ego danada.
O Marx foi um baita personagem especial também que ta ali no meio e do nada toma nossos corações.
O mais legal é que isso tudo acontece em meio a temática de games e eu adorei ficar imersa nos jogos. Também adorei perceber o quanto tinha deles nos próprios jogos.
Em contrapartida, trata de questões mais filosóficas sobre mudança e luto de uma maneira bem triste e sensível.
No jogo, um personagem nunca morre ou morre o tempo todo? Acho que depende do ponto de vista.
Na vida real sempre vai ter um amanhã e não dá pra resetar, e quando acaba, o amanhã fica pra quem continua.

?O que é um jogo? É amanhã, amanhã e ainda outro amanhã. É a possibilidade de renascimento infinito, de redenção infinita. A ideia de que, se continuar jogando, pode ganhar. Nenhuma perda é permanente, porque nada é permanente nunca.?

@emcadacapa 10/11/2022

INCRÍVEL!
?(...)Vou jogar até o fim dessa vida.
? É uma boa filosofia ? comentou Anna.?

Um dos livros mais surpreendentes que já li na vida! O paralelo traçado entre nossas vidas comuns e a experiência de videogames é insanamente palpável ao ler essa história.

O livro narra, principalmente, a história de Sam e Sadie, desde suas infâncias até a fase adulta. O ritmo que essa evolução se dá é tão fluída e não linear que você não sente passar, é tudo natural e agradável. Aqui você encontra traumas do passado, acontecimentos tristes que fazem os personagens agir de certa forma, romance, programações, videogames, mas acima de tudo, esse é um livro sobre amizade, sobre a vida.

A história no geral é emocionante, existem diversos momentos em que você vai se enxergar dentro dessas linhas, é inevitável. Uma das partes mais emocionantes para mim foi a Parte VII ? O NPC. O modo como tudo aqui vai sendo contado é absurdo.

Por fim... Amanhã, Amanhã, E Ainda Outro Amanhã é incrível, é reflexivo, é desafiador, é motivador, é nostálgico... É uma leitura que vai mudar você em algum ponto, estou certo disso, afinal, eu me senti diferente ao finalizar a leitura.

? ?????? ???? ????? ???? ????...
? Ama videogames.
? Ama livros que misturem drama, romance e o passar natural do tempo.
? Adora personagens humanos e capazes de nos emocionar.

Taly 14/10/2023

Eu torci e sofri com os personagens, me apeguei!
Uma leitura super fluída, me apeguei aos personagens, sofri com eles... Gosto demais de livros que me trazem lugares, referências reais - fiquei louca pra conhecer o museu das flores de vidro! Adorei a abordagem em relação ao machismo, preconceito e a mudança das reações ao longo do tempo...

Esperando a adaptação para o cinema ??

Caroline 13/10/2023

?????????
Uma história sentimental envolvendo um trio de amigos e a relação que perdura e se altera com o passar dos anos. Tudo isso no mundo dos games (!!!), afinal criar jogos é o trabalho e a paixão desse grupo. Conseguiu me prender mesmo sem eu entender nada de programação.
Tem plot, tem amadurecimento de personagem, tem amor, briga, ódio, ti-ti-ti, lágrimas, carinho, respeito, e mais brigas. Basicamente é um caos. E não dá para parar de ler e nem odiar ninguém.
Impossível sair ileso dessa leitura.

Ana Piske 25/12/2023

Simplesmente um dos meus livros favoritos da vida!

Fala sobre pessoas e relações reais, verdadeiras. Cheio dos mais diversos sentimentos, quantas vezes me identifiquei com os personagens e situações? Quero comprar ele físico pra poder reler ?
Lua Leal 25/12/2023minha estante
Tô começando ele agora ? boas expectativas!

leleti 28/12/2023

Mediano
Tinha horas que eu gostava e engatava horrores na leitura, mas do nada ficava tão arrastado... principalmente no final! Nossa, que final mais ou menos! Me forcei para terminar só porque faltava 50 páginas. O drama da Sadie com o Sam foi TÃO CHATO. Tudo poderia ter se resolvido em uma conversa de 2 minutos, mas a Sadie simplesmente surtou. Aí tiraram o melhor personagem do livro e deixou a história mais chata ainda. Mas enfim. Como disse, teve partes boas, me tirou da minha zona de conforto por uns dias.

qziacoelho 04/08/2023

É aquela velha história do livro hypado que traz um misto de sentimentos. Eu não desgostei dele, acho que essa é a expressão mais correta a ser usada.
Sam e Sadie se conhecem desde pequenos, mas não se vêem e nem se falam há muito tempo. Os dois dividem a mesma paixão por jogos eletrônicos, e decidiram fazer disso profissão. Ao se encontrarem novamente, montam uma parceira de criação de jogos que atinge uma proporção que nem eles esperavam. Junto com eles embarca o amigo de Sam, um aspirante a ator chamado Max.
A história de amizade dos três é construída em meio aos jogos, ideias, criações e muitas situações que faz os laços de amizade serem fortalecidos.
A história em si é boa e parece bem real, até me emocionei em algumas partes, mas é massante e cansativo. Eu lia, lia, lia e por mais que eu me conectasse, parecia que eu não avançava na leitura.

Ezeq 05/01/2024

Superestimado
Não me lembro da última vez em que eu vi tanto "barulho" em cima de um livro. extremamente hypado. juro que estou até agora pensando que deve ter alguma coisa de errada comigo... que surto coletivo é esse, gente? tô vendo pra todo lado pessoas falando que é o melhor livro de 2023 (?????) até lá pela metade eu achei que estava gostando um pouco, mas comecei a achar repetitivo, chato, a autora parece não gostar da sadie kkkkk enfim, uma decepção completa. se não fosse a vibe nerd, de games e computação retrô, eu nem teria chegado à metade. em homenagem à programação dos anos 80, segue aqui minha brincadeirinha em BASIC para quem esteja pensando em ler o livro:
05 rem o seguinte programa pergunta se o usuário tem certeza se quer ou não ler o livro. se "não", o computador exibe "boa escolha :)"; se "sim", o programa volta a repetir a pergunta, num loop eterno, nunca parando de questionar.
10 print "vc tem certeza que quer ler esse livro? (digite SIM ou NAO)"
20 input resposta$
30 if resposta$ = "NAO" then
40 print "boa escolha :)"
50 elseif resposta$ = "SIM" then
60 goto 10
70 end if

Jessica 12/04/2023

??????/5
Uma história sobre amizade e como a vida pode nos guiar para diversos caminhos. Mas, quando a amizade é verdade a vida sempre se encarrega de manter uma união.

_Gabs_ 29/12/2023

Consegue entreter, mas deixa a desejar.
“- O que é um jogo? - quis saber Marx. – É amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã. É a possibilidade de renascimento infinito, de redenção infinita. A ideia de que, se você continuar jogando, pode ganhar. Nenhuma perda é permanente, porque nada é permanente, nunca.”

Esse livro é uma verdadeira montanha russa.
No começo engatei na leitura e não conseguia mais parar, fiquei fascinada pela história de Sam e Sadie, queria ver eles trabalhando juntos e reatando essa amizade perdida, adorava as referências aos jogos e como são feitos, mas de repente a história desandou.
A autora forçou uma briga entre os protagonistas, a Sadie teve um completo surto paranoico DO NADA e isso persistiu por muito tempo, o que deixou a narrativa maçante. Eu perdi totalmente a conexão que tinha criado com os personagens e só passei a sentir raiva das atitudes infantis deles. Faltou conversa. E o pior é que isso não foi resolvido em momento algum (risos). O livro chega nas últimas páginas e os personagens simplesmente tiveram um lapso de memória e decidiram esquecer todas as brigas como se nada tivesse acontecido, e não rolou uma única conversa para resolver todo aquele drama. Entendo que foi uma fase estressante para ambos, havia cobranças de todos os lados, a necessidade de serem reconhecidos por seus trabalhos, a vontade de fazer mais do que podiam, mas não justifica a falta de diálogo. Não quero ler sobre personagens perfeitos que não erram nunca, mas quero personagens imperfeitos que sabem reconhecer seus erros, que aprendem com eles, que evoluem com o passar do tempo, que ganham maturidade durante a narrativa, e esse livro não me entregou isso, pelo contrário, os protagonistas ficavam mais imaturos a cada página.
Após 70% do livro consegui engajar a leitura novamente e nesse trecho o Marx ganha total destaque (merecido). Se o livro fosse inteiro sobre o Marx, teria amado/favoritado.
Já o final termina como começou (literalmente). Achei corrido, nada foi realmente aprofundado, ficaram diversas pontas soltas. Ainda assim, gostei muito por se tratar de um livro sobre jogos e sobre essa ideia de finitude, essa comparação da vida como um jogo, no qual você faz escolhas o tempo todo, lida com as consequências dessas ações, mas diferente dos jogos, você não pode dar um save e voltar quando as coisas não saem como você queria. Mas isso não te impede de voltar atrás nas suas ações, tentar de novo, fazer as coisas de outras maneiras, e isso torna tudo ainda mais valioso.

theanthology 15/10/2023

Você morreu de disenteria!
é um ótimo livro, cheio de significados e com uma história que vai muito além de jogos. a amizade é o principal aqui e é realmente bonito de ver.
em alguns momentos me lembrou ?pessoas normais? e ?uma vida pequena?, e eu adoro isso de passar tanto tempo com os personagens, vê-los amadurecer e crescer, principalmente ler sobre personagens tão reais e que possuem defeitos e problemas de verdade, falham na comunicação e são insuportáveis muitas vezes ou simplesmente humanos.
a leitura consegue ser densa e fluída ao mesmo tempo, o que me fez demorar um pouco mais para concluir. sinto que muitas partes poderiam ser excluídas e que não fariam diferença, já outras eu gostaria que fossem mais desenvolvidas.
o final praticamente em aberto pode deixar a desejar para muitos e eu entendo o porquê, mas particularmente fiquei satisfeita, foi como tinha que ser.

sam masur, você tem meu coração.

Larissa3225 05/01/2024

Que livro gostoso de ler! Esse é um daqueles livros que você nem vê as páginas passando. Só vai lendo e lendo e quando vê: terminou.

Achei incrível acompanhar a estória desses amigos ao longo de vários anos e todas as idas e vindas entre eles. É tudo muito real e crível. Ninguém aqui é perfeito e a cada momento a gente se vê/se põe no lugar de um ou de outro e fica impossível definir apenas um lado para torcer.

Adorei também ler sobre a indústria de jogos e, mesmo não sendo a maior fã de videogames do mundo, fiquei completamente imersa na narrativa e louca para jogar cada um dos jogos mencionados.

Uma das coisas que eu mais amei no livro é que, acima de qualquer coisa, ele é um livro sobre amizade. E é difícil ver isso hoje em dia.

Amei tudo nesse livro! E terminei feliz que o último dia de 2023 me trouxe um novo favorito!

Jully 23/04/2023

Esse livro é MUITO mais que só referências sobre video games (o que eu adorei, por sinal). Muito mais do que padrões de amizade. Ele resume a experiência humana de um jeito que não sei como explicar

Jenni Pradera 09/01/2024

Super hypado
Sei que sou a minoria aqui e sei que muitas pessoas gostaram deste livro, mas não deu para mim.
Não conectei com os personagens e além disso, talvez por não ser uma gamer, não me conectei com o que os personagens faziam. O máximo que joguei foi um band hero, just dance, os jogos do Mario, acho que só. Ambos os personagens são insuportáveis, imaturos e não mostraram nenhum crescimento durante o livro.
Para um livro que supostamente era para celebrar amizade, foi a definição de um relacionamento platônico tóxico entre homem e mulher. Sinceramente, não tenho certeza de qual era a moral da história, além da autora incluir todos assuntos polêmicos possíveis para mostrar a sua posição.
E o último ponto, detesto finais indefinidos... "ahhh mas a vida é assim." Para com isso.
Bom, já devem ter notado, peguei ranço do livro.

Gatilhos: Morte, suicídio, luto, acidente de carro, relacionamento tóxico, tiroteio, homofobia, doença crônica, racismo, sexismo, amizade tóxica (e muito mais…)