Como organizar uma biblioteca

Como organizar uma biblioteca Roberto Calasso

Resenhas - Como Organizar uma Biblioteca

Juliana (Ju/Jubs) 24/03/2024

Não tenho muito o que dizer sobre este livro. O autor compartilha alguns pensamentos e experiência sobre livrarias, bibliotecas e a relação dele com a literatura.

Fiquei muito pensativa sobre a clara diferença entre o autor e eu, pessoas de gêneros, lugares, idiomas, países, etnias e posições sociais completamente diferentes, mas com o gosto comum pela literatura. Isso fez eu lembrar de Dom Quixote e as diferenças entre o cavaleiro e o escudeiro, principalmente de classe e escolaridade, neste caso.

O que a literatura (e a arte) tem de tão especial? O que faz com que pessoas tão diferentes gostem de arte? O que é esse sentimento trazido por cada leitura concluída? Enfim, o autor definitivamente não me ajudou a organizar minha biblioteca e ainda bagunçou meus pensamentos (que já nem eram tão organizados assim).

Anderson 14/04/2023

Pequeno livro sobre livros e literatura. O texto que dá título ao livro pode ser aquele que mais chamará a atenção, sendo um misto de ensaio e crônica, traz muitas curiosidades e reflexões sobre o universo literário.