Como aprendi a amar o futuro

Como aprendi a amar o futuro Ken Liu...

Resenhas - Como aprendi a amar o futuro

Bruna 15/05/2023

Esse livro tem contos excelentes, que usam a estrutura corretamente para nos mostrar um pedaço de uma história maior com uma conclusão. São contos que realmente utilizam o subgênero solarpunk em sua narrativa, mostrando ações e alternativas sustentáveis para vivermos e salvarmos o planeta. Uma mistura de distopia e utopia. É um gênero muito bom, que traz uma visão de esperança a partir de ideias que podem ser exploradas desde já.
Já outros contos não usam muito bem essa estrutura, mostram um pedaço de uma história sem conclusão, como se fosse de um universo bem maior criado pelo autor. Serve mais para vermos algumas ideias interessantes mas não há uma história em si. Mas isso é normal em qualquer livro de contos.
O que eu não curti mesmo foi o texto final sobre as diferenças entre cyber, steam e solarpunk. Não havia necessidade de ser tão crítico aos dois primeiros como outros gêneros como a própria ficção científica e a fantasia. Ele utilizou de diversos textos e análises para atacar esse gêneros e elevar a importância do solarpunk. O prefácio é ótimo e fala todas as características e mostra como o solarpunk é interessante, viável e até útil sem atacar os outros. Já o texto no final pra fazer isso chega a atacar as pessoas e os leitores como se a leitura e produção de qualquer outro gênero fosse somente escapista, mais do mesmo ou preguiçoso, como se só o solarpunk fosse um gênero útil e interessante, porque nele se pode ter resultado reais no futuro enquanto os outros só fica em nostalgia, reclamação e não fazem diferença.
Como leitora, achei isso uma baboseira sem fim, uma arrogância da parte dele. Ficar medindo utilidade de histórias e os gêneros é em si inútil e ridículo, uma visão extrema e até mesmo capitalista. Não escrevemos ou lemos apenas por utilidade, lemos apesar disso, literatura vai além. Uma pena que um escritor tenha essa visão.
Eu estava gostando do livro e realmente queria indicar para mais pessoas já que temos pouca produção desse gênero, mas se for para ter esse tipo de visão, prefiro não indicar.

Lah 01/05/2023

Um pouco de esperança
Eu nunca tinha lido nenhuma história solarpunk ou lido sobre solarpunk, mas interessei pelo livro, afinal, gosto de ficção científica. E foi uma ótima leitura! Diferente de livros cyberpunk ou steampunk ou distopias, o solarpunk traz um pouco de esperança para o futuro. As histórias trazem soluções que podem sim ser implementadas pra melhorar nosso futuro e o futuro das gerações seguintes. Não sei se algum dia o mundo vai ser um mundo solarpunk, mas eu gostei muito dos contos desse livro. São contos de autores estrangeiros e brasileiros. E o livro também traz textos de apoio sobre o solarpunk, que são bem bons e ajudam a entender a ideia melhor. Recomendo muito.

Gabbie 01/09/2023

Fui atrás de livros solar punk após assistir a animação Strange Wolrd (recomendo muito) da Disney, que é nessa estética que eu nunca tinha tido contato antes.

Como qualquer livro de contos, eu gostei mais de uns do que de outros, mas edição apresenta todas as facetas desse movimento, o que me surpreendeu muito.

Recomendo muito pra quem busca uma leitura diferente!

Roberto 13/09/2023

Esse papo de Solarpunk
Eu entendo a animação e ânsia de algumas pessoas por novos subgêneros da literatura especulativa que representem um lado mais "esperançoso" da nossa realidade, e não é nada mal a ideia de criar algo em resposta ao cyberpunk, que tem esfriado com os anos por conta de autores mais interessados na estética do gênero que a sua essência sobre a relação entre humanos e tecnologia. O grande problema é que o cyberpunk, em seus melhores momentos, é uma resposta direta a debates que continuam pertinentes, como a ascensão do fascismo e as ramificações de uma ideologia capitalista cada vez mais predatória. Já o Solarpunk, que preza por um caminho mais otimista, apenas ignora completamente o nosso estado atual e torna-se mais um caso do realismo capitalista, simplesmente virando a cara para todos os problemas e fingindo estar bem construindo um argumento que beira o liberalismo. Os contos reunidos tem bons autores, alguns conseguem debater e conjecturar possíveis soluções para ir além de ignorar o problema, enquanto outros abraçam a distopia. Uma pena, adoro a editora, mas esse lançamento foi um tiro no pé.

Carol Vidal 10/10/2023

Bons textos
Esse foi meu primeiro contato com textos solarpunk e achei bem interessantes as diferentes abordagens propostas pelos autores. Os textos de apoio também são de muita qualidade. Vale a leitura!