Os Lobos Dourados Roshani Chokshi

Resenhas - The Gilded Wolves

1 | 2 | 3 | 4

Camila | @lendocomamigos 27/05/2024

Os Lobos Dourados
"Havia dois tipos de afinidades de Forja: mental e material. Alguém com afinidade material poderia influenciar um dos três estados da matéria: líquido, sólido ou gasoso."

Após a destruição da Torre de Babel (Gênesis 11, 4-9) Deus achou adequado dispersar pelo menos cinco de seus fragmentos pelo mundo. Onde os Fragmentos de Babel caíram civilizações germinaram e naturalmente onde se encontram esses fragmentos a arte de Forjar floresce.

É dever da Ordem proteger esta habilidade e na França a Ordem era inicialmente representada por quatro casas, mas uma delas tomada pela sede de poder tentou encontrar o Fragmento do Oeste, para manter o equilíbrio e a segurança do mundo esta casa foi exterminada.

Com o passar dos anos uma segunda casa foi determinada extinta pela Ordem devido ao término de sua linhagem de sangue.

Mas a Ordem mentiu e o herdeiro dessa casa busca agora retomar o que lhe foi tirado, junto com um grupo de renegados com habilidades extraordinárias e motivações próprias ele vai atrás do que é seu por direito.

Não sei por onde começar a falar sobre esse livro! Mas uma coisa eu sei: preciso da sequência para ontem!

Toda a mistura de mitologias que compõe esse livro proporciona ao leitor personagens com habilidades de manipular os elementos como os Grishas de Leigh Bardugo, mas ao mesmo tempo inseridos em um ambiente tão diferente e incrível quanto que só a França de 1900 tem.

Aliás, que ambientação maravilhosa! De uma riqueza de detalhes que nos transportam para os anos dourados de Paris de forma extraordinária mas também sem aliviar no que havia de errado na época e com o delicioso acréscimo da magia.

E os personagens são tão incríveis e envolventes quanto a ambientação, com seus próprios talentos, traumas e objetivos pessoais que se enredam na trama de forma muito bem feita, eu particularmente amo quando apesar do carácter duvidoso e das atitudes questionáveis a motivação é sempre algo que me faz passar pano para todo o resto e se você é desses também então só tem uma missão: ler este livro. kkkkkkk

Ket 21/04/2024

Foi um livro bom, mas nada extraordinário
Achei bem arrastado em algumas partes
Ainda estou cogitando se irei ler os próximos livros
3 estrelas e meia, não foi muito bom, mas também não foi ruim

Iury Cauan 15/04/2024

Os lobos dourados
A escrita é bem acessível e fluida. No entanto, o detalhamento das cenas e a ambientação deixam a desejar em alguns momentos, tornando difícil para os leitores imergirem completamente no cenário. Especialmente para os fãs do gênero de fantasia, a falta de descrições vívidas pode ser frustrante, prejudicando a capacidade de visualizar os ambientes conforme a história se desenrola. A trama gira em torno da busca por algo perdido, com Severin, o protagonista, determinado a recuperar o que lhe foi tirado injustamente ao falhar em um teste que o teria tornado patriarca de sua casa.

A narrativa muitas vezes deixa a desejar na evocação de emoções, falhando em transmitir a intensidade dos momentos de aflição ou confronto direto. Resultando em uma experiência narrativa pouco envolvente.

Embora a autora explore os backgrounds dos cinco principais personagens, fornecendo perspectivas sobre suas histórias e motivações. As histórias pessoais, apesar de delineadas, parecem superficiais e falham em cativar verdadeiramente. Os supostos momentos de profundidade, como a infância difícil de Severin e sua relação com sete pais adotivos representando os pecados capitais, são tratados de maneira superficial, sem adicionar significativamente algo à trama.

As reviravoltas carecem de impacto, sendo facilmente previsíveis e não deixando espaço para a verdadeira surpresa ou suspense. E quanto ao desfecho, é decepcionante narrativamente, falhando em proporcionar uma conclusão satisfatória ou instigar o interesse dos leitores para continuarem com a trilogia.

Bia | @psicosedelivros 08/04/2024

Peculiar
Paris, século XIX.

A cidade está na efervescente transição para a nova Era e com a aproximação da abertura da Exposição Universal que agita às ruas, antigos – e perigosos – segredos são desenterrados.

Séverin Montagnet-Alarie teve sua herança roubada quando ainda era uma criança. Tendo o seu lugar junto à Ordem de Babel negado e sua Casa dada como extinta, ele só consegue pensar em uma coisa: recuperar tudo o que lhe foi tomado.

E para isso ele se torna um exímio caçador de objetos pertencentes à Ordem, contando com a ajuda de um grupo peculiar: Laila tem descendência indiana e a habilidade de extrair a história dos objetivos que tocava e também era uma dançarina de cabaré com um passado misterioso. Zofia é polonesa e judia, uma engenheira que possuía uma rara afinidade com metais e mente afiada para números. Tristan forjava matéria líquida e cria arte paisagística, e é como um irmão para Séverin. Enrique é um historiador brilhante, metade espanhol e metade filipino. E tem Hypnos, que é a peça aleatória, mas importante na junção.

Existiam quatro casas da França, e a facção francesa jurou proteger o fragmento de Babel, fonte de poder da forja. Mas então uma casa caiu, um herdeiro de outra foi assassinado, e um segredo ocultado.

Forjar significa realçar a criação e remodelar. A arte de forjar é tão antiga quanto a própria civilização. Segundo estudos, a Forja vem dos fragmentos da torre de Babel, não se sabe quantos existem, apenas que onde um fragmento existisse a arte de forjar florescia. A Ordem de Babel é responsável por manter a salvo a localização do fragmento do Oeste.

A narração é em terceira pessoa, e intercala entre os personagens, e além de trazer o ponto de vista de cada um sobre os acontecimentos, também desenvolve suas questões pessoais, os elos de amizade e temos uma grande found family (que pode lembrar Six of Crows como muitos dirzem), mas a autora conseguiu trazer certa originalidade à sua história.

“o maior poder é a crença, pois o que é um deus sem ela?”

É uma história bem inteligente e um pouco complexa, portanto requer atenção e paciência, é enriquecida‎ por‎ elementos‎ religiosos,‎ mitológicos,‎ científicos‎ e‎ alguns outros‎ fatores. E ao passo que pode agradar muitos leitores, também pode não conquistar alguns, pelo fato de ser uma narrativa mais lenta e descritiva, e no início senti certa dificuldade, mas logo me vi imersa na história e adorei cada peculiaridade dos personagens.

O final deixa uma questão em aberto e eu fiquei: mas como assim? Preciso ler o segundo volume e continuar acompanhando essa jornada.

Ramon.Farias 25/02/2024

Leitura arrastada !
Achei que o livro só foi me prender mesmo na segunda metade dele , o restante achei um pouco arrastado a narrativa , não sei se é porque não tava muito na vibe do livro, ele foi um presente. Espero que a sequência, já que ele é o primeiro de uma trilogia, seja melhor .

@Umpouquinhodemim 23/02/2024

Os lobos dourados
Que enredo intrigante! Paris, 1889, mergulha o leitor em uma atmosfera repleta de mistério e intriga, onde segredos antigos se entrelaçam com a efervescência da transição para uma nova era. A dinâmica entre os personagens é ótima, com cada um contribuindo com habilidades únicas. Com certeza, esse livro proporciona uma jornada emocionante e cheia de reviravoltas pela Paris.
Esperando o 2º volume que já está na pré venda.

Cris 20/02/2024

Legalzinho
"Lobos dourados" é somente legalzinho. Os personagens têm a pretensão de ser engraçados, lançando mão de algum sarcasmo. Acho que às vezes não funciona, mas tudo bem. A fantasia é interessante, assim como os enigmas.

Laila carrega algum mistério, Zofia está tentando se achar no mundo, Tristan só quer viver em paz, Enrique quer o reconhecimento dos outros, Hipnos só quer se divertir e Séverin busca vingança. É isso. Já tinha desconfiado dos dois plots finais rs.

Gislaine 19/02/2024

Found Family
Me peguei interessada nessa leitura por conta de ser um found family com fantasia. E foi certeira a escolha, os personagens são todos cativantes e com suas peculiaridades. A trama é bem envolvente, apesar se as vezes eu ficar pedida na resoluções (raciocino lento mesmo kkkk). Contudo, o final foi devastador, a autora foi criminosa aaaaa. Mass foi um história muito divertida e envolvente, pretendo seguir lendo os próximos.

fefesales 13/02/2024

É uma promessa
Quem fica dizendo que esse livro é igual Sim of crows tem que dar uma segurada, e quem vai ler achando isso é melhor nem começar.
Os lobos dourados é uma fantasia que tem "pouco do mesmo", calma que eu vou explicar, de inicio parece que é uma daquelas fantasias atuais receitinha de bolo, que tem a mesma trajetória, mas acredite, não é.
Esse livro faz parte de um gênero chamado Fantasia histórica, eu não conhecia mas amei a experiencia. A trama acontece em paris e a fonte de magia dos personagens advém dos fragmentos de Babel (sim, a torre da bíblia).
Somos apresentados à um grupo de cinco amigos, sendo dois deles irmãos. E aqui já sabe, né!? Eles se conhecem, começam a trabalhar juntos por interesse e acabam virando uma família, essa é a semelhança com sim of cores que tanto falam e aqui que a semelhança termina.
Eu gosto da escrita desse livro, é algo que te prende e te deixa curioso e sedento por mais. Gosto muito também da construção dos personagens, nós temos representatividade demais sendo muito bem explorada, pautas raciais, neurodivergentes e sexuais sendo aplicadas da maneira correta sem forçação.
Lembra que eu disse que é uma fantasia histórica? Então, gênero vai explorar acontecimentos reais no livro, e eu acho que todas as colocações da autora foram muito bem feitas.
Por fim, temos personagens cativantes, engraçados e inteligentes muito bem explorados, é muito difícil um livro com tantos pontos de vista ser bem explorado e a autora conseguiu desenvolver todos os personagens lindamente.

Ah, mais uma coisinha. O Severin não é um moreno sarcástico de passado triste como o Kaz Breker, ok? Durante o livro ele SE TORNA o moreno sarcástico, pq o passado dele é triste, mas o presente é um inferno que molda esse querido de formas horríveis, só lendo pra entender.

Carol 06/02/2024

4 estrelas
Esse livro tem tudo que eu amo, uma fantasia incrível, found family, possíveis casais que me deixam intrigada e flui muito bem. Mas tive um problema, alguma coisa não fez eu me conectar 100% na história, acredito que isso possa ser culpa de uma possível ressaca literária ou o fato de eu ter colocado expectativas altissímas, principalmente quando me falaram que pareciam com Six of Crows.

De fato tem elementos bem parecidos mas nem se compara, six of crows é muito mais desenvolvido e aprofundado na história dos personagens do que aqui. Mas de qualquer forma eu gostei muito, especialmente depois dos 60%. Ansiosa pelo próximo livro e muito curiosa pra ver os segredos desse mundo maravilhoso que a autora criou.

Meuri 27/01/2024

Nesse aqui as expectativas foram um problema. Pela descrição do livro pensei que fosse algo parecido com Six of Crows e tinha diversos elementos que amo: uma boa fantasia, vários pontos de vista e a amizade forte. Mas, infelizmente, não consegui me conectar a trama.

jude.romania 22/01/2024

Lobos Dourados
Foi a primeira leitura oficial do ano e posso dizer uma coisa: EU AMEI!!

No começo eu achei q ia ser meio demorado e parado, mas me surpreendi com a maneira da fluidez da história.

Eu recomendo muito todo lerem esse livro, principalmente quem gosta de leitura igual "Six of Crows" (ss, é MUITO parecido).

laura.piannetti 16/01/2024

Os Lobos Dourados
A ambientação deste livro é fantástica, Paris do século 19 com uma gangue de ladrões e um mecanismo mágico de forja. O livro é lento e um pouco confuso no início mas isso porque não entrega o sistema mágico de cara e sim o apresenta aos poucos e de forma admirável. Quando o livro flui e você entende o mundo que esta sendo inserido você não larga até terminar. Ansiosa pois descobri que será uma trilogia, triste porque vou ter que esperar para ler o próximo livro.

luanivea 14/01/2024

Adoreeeeei essa leitura! Principalmente pq me lembrou muito six of crows!
Além disso, o universo que a autora criou é bem interessante e diverso. Achei os personagens divertidos e carismáticos. A autora fez um ótimo trabalho em criar esses personagens, cada um tem sua própria personalidade e características singulares.
Espero que os próximos livros lancem logo no Brasil!

RickGhosTrick 04/01/2024

Fantastique!
Gostei bastante, não tem cara de primeiro livro, a ambientação é muito boa, o ritmo dos acontecimentos são bem rítmicos, ou seja não para de ter acontecimentos até o fim, fora a cereja do bolo que cada personagem tem uma personalidade única incluindo até trejeitos e defeitos especiais.
A Magia sendo inclusa como forma de alquimia da um ar diferente a fantasia, o nome que dou pra trupe são os 5 pilantras, mas no bom sentido.
Vale a leitura e mesmo ao fim ele se vende bem sem precisar ler as sequências...mesmo eu querendo ler os demais.

1 | 2 | 3 | 4