Nunca Estivemos Aqui

Nunca Estivemos Aqui Andrea Bartz

Resenhas - Nós Nunca Estivemos Aqui

Bel 20/05/2023

Uma perca de tempo
Nunca estivemos aqui é tedioso e mal aproveitado.
a priimeira parte é instigante até,a segunda é muuito longa e a história se estende perde qualquer sentido e se torna extremamente clichê tentando recriar um plot de diversos livros de suspense famosos.
os personagens não são ruins...são pessimos,odiaveis demais,além disso a autora entrega todas as reviravoltas facil demais deixando a previsibilidade ser o maior defeito do seu livro e o final...é uma bosta,nada faz sentido e é bem decepcionante pq a história poderia ter sido muito melhor,não recomendo,nunca leia esse livro se você ama um livro de suspense bem desenvolvido
Igor 20/05/2023minha estante
Não acredito.. mas a Reese nunca erra nas escolhas do book club dela.. triste ?

Thefllyn 05/05/2023

É bom, mas a narrativa é lenta
Emily está em uma viagem pelo Chile com sua melhor amiga Kristen, um ano após uma tragédia ter acontecido a elas no Camboja. O que era para ser uma divertida viagem entre amigas logo se torna um pesadelo quando Kristen mat4 um homem, alegando legítima defesa após ser atacada, tal como aconteceu à Emily no Camboja. Agora as duas tem uma escolha, chamar a polícia e correr o risco de serem presas ou se livrar do corpo. Elas se decidem então pela segunda opção e apagam seus rastros, dando as costas ao Chile a um homem enterrado em uma cova rasa.

A trama se inicia bastante frenética, com todo o envolvimento com assass1nato e a apresentação da história trágica de Kristen e Emily, mas logo depois assume um ritmo mais lento.

Com a trama focada no psicológico, acompanhamos pelo ponto de vista de Emily o constante medo que ela têm de ser descobertar, a ponto de isso se tornar uma obsessão, e se não bastasse, Emily começa notar um estranho comportamento vindo de Kristen e ao ir mais fundo em suas suposições e investigação, Emily descobre um longo histórico de mentiras e manipulações de Kristen para com ela.

Nessa parte do livro, que corresponde ao meio, a narrativa é lenta e bastante descritiva, então se torna um pouco cansativa. As protagonistas também se tornam um ponto negativo, pois ambas me desagradaram.

A Emily é o esteriótipo de garota de filme de horror americano. Todas as decisões estúp1das e perigosas que ela pode tomar, ela toma. E como o livro é narrado pelo ponto de vista dela, fica mais difícil ainda de engolir que uma pessoa possa agir de forma tão inconsequente, sabendo que a outra pessoa representa perigo para ela.

Já a Kristen é uma personagem que casa bem melhor com seu papel, mas isso não muda o fato de que ela é extremamente irritante.

Todo o meio do livro caminha lentamente para o embate final, fazendo com que ao longo da narrativa Emily e Kristen deixem de ser amigas e se tornem rivais.

Uma coisa que preciso destacar é que a autora é muito boa em surpreender. Durante quase todo o livro todos os sinais apontam para um caminho, onde podemos até mesmo visualizar a resolução de toda trama, mas então, no final ela traz uma reviravolta inesperada e que se encaixa perfeitamente em tudo que ela descreveu anteriormente, mas quebrando a obviedade de todas aquelas pistas.

Apesar de ser lento, por ser um suspense psicológico e focar muito nos pensamentos, medos e anseios da Emily, é um livro que me deixou praticamente viciada, eu não queria parar de ler, principalmente na reta final, onde o livro recupera a fluidez que tinha no início e havia se perdido no meio. No entanto a trama boa não é suficiente para compensar a falta de carisma das protagonistas, por isso minha avaliação foi mais baixa que o esperado.

Os personagens secundários são ótimos, em geral cumprem seu papel e complementam a história muito bem.

Dito tudo isto, recomendo este livro para quem gosta de tramas mais lentas, suspense/drama psicológico, reviravoltas e amizades bem trabalhadas (mesmo as tóx1cas).

resenhasdajulia 31/05/2023

Emily e Kristen são melhores amigas há muito tempo, mas moram longe uma da outra. Por isso combinaram de viajarem juntas, uma vez por ano, para matarem a saudade.

Mas a saudade não é a única coisa que vão matar ?

Na última noite da viagem, Emily entra na suíte do hotel e vê muito sangue e vidro quebrado. Kristen diz que o mochileiro que ela levou para o quarto tentou atacá-la, e ela precisou matá-lo, para se defender.

Isso é chocante, mas não muito, já que, na viagem que elas fizeram ano passado, algo parecido aconteceu, e outro mochileiro morreu.

Será que é coincidência duas viagens terminarem assim?

Desde que eu li a sinopse desse livro, fiquei muito curiosa para ler, mas confesso que me decepcionei.

É raro isso acontecer, até mesmo com livros que realmente odiei, mas não gostei da escrita.

Não achei a história ruim, mas não me envolveu tanto, então, no geral, foi uma leitura ok.

AmadoThriller 14/07/2023

Essa é daquelas histórias que retratam muito bem uma amizade tóxica, manipuladora e que é difícil se desvencilhar. As personagens principais são Emily e Kristen, duas amigas que gostam muito de fazer viagens aventureiras mas algo começa a dar muito errado em suas viagens. O livro tem momentos muito legais de suspense psicológico mas é uma leitura um pouco mais lenta, no começo eu cheguei até a abandonar ele pra ler outros na frente, mas depois quando peguei de volta e cheguei em 50% do livro os acontecimentos ficaram muitos bons e eu só larguei quando terminei. Eu esperava um determinado plot twist para o final, o que aconteceu foi um pouco diferente, mas bem nas últimas linhas talvez a minha teoria imaginada tenha se realizado, o final fica um pouco em aberto, mas gostei muito!

_theamboy 22/06/2023

Viagem infernal!
Todo o mistério e os personagens presentes no livro são bem trabalhados e a sensação de paranoia e de que algo está errado aumentam a vontade de você consumir o livro avidamente, igual a um copo de pisco ?. Vale muito a pena a leitura.

Leitor Noturno 12/05/2023

Resenha Noturna
Emily e Kristen são amigas inseparáveis, daquelas que faria tudo para ver o sorriso no rosto da outra, dividem o melhor momento de suas vidas juntas, estão viajando pela América do Sul, conhecendo lugares lindos e charmosos nas terras congeladas do Chile. Mas em uma noite tudo muda, de maneira drástica e dramática. Kristen conhece um cara em uma boate, leva ele para o quarto do hotel que dividia com Emily, mesmo sob os protestos delicados da melhor amiga, que acha tudo muito arriscado. Quando Emily retorna para o quarto encontra o lugar revirado, com sangue espalhado, vidros quebrados pelo chão e um corpo sem vida.

Kristen tinha sido atacada de maneira feroz pelo homem, sua única saída foi se defender da maneira que conseguia, agora ele estava morto e ela precisava mais do que nunca da amiga. Emily se desespera, pensa em chamar a polícia, mas Kristen não deixa, a situação era clara e só deixava uma chance para ser solucionada: sumir com o corpo.

A relação de Emily com Kristen sempre fora de doação, a garota já tinha ajudado muito Emily quando ela passou por algo parecido, e agora estava permitindo que a amiga retribuísse o favor, que provasse que também a amava e que era sua amiga acima de qualquer coisa. Elas fazem juntas, escondem o corpo e rapidamente somem do Chile, voltando para suas vidas, que nunca mais seriam as mesmas.

Um livro muito bem desenvolvido, cheio de gatilhos emocionais, que aborda um tema que poucas vezes vemos na literatura. Além de falar sobre as investigações e ter a ação na história, o tema central de seu enredo é a amizade, e como o relacionamento criado através dela pode se tornar tão abusivo quanto aqueles que estamos acostumados a ver quando ela se torna amorosa.

Um verdadeiro suspense psicológico, que prende o leitor e que vai revelando aos poucos o quão doentia qualquer relação pode se tornar. Seu desenvolvimento é bem perturbador, a maneira como Emily vai lidando com seus sentimentos é bem pesada e envolvente, mesmo que se torne um pouco cansativa as vezes, devida a toda emoção colocada em seus pensamentos. Achei que a história também fica um pouco duvidosa em alguns momentos, sem me deixar acreditar que aquilo realmente poderia acontecer com facilidade. Mas de modo geral funciona bem e apresenta uma trama muito interessante e gostosa de ler.

Nota: ????????

Vanessa.Liandro 19/05/2023

Estou confusa até agora
Pessoal estou sem saber como definir essa história. "Nunca estivemos aqui" é um livro que te deixa angustiada (definitivamente muito!), mas demorou bastante pra fluir essa trama. Levei quase duas semanas para concluir. Apesar desse pormenor, gostei da relação que a autora construiu entre essas duas amigas. Ela consegue te confundir de tal forma que você não sabe em quem confiar. Quem está mentindo nessa história? Até a finalização tinha certeza que era uma, mas após isso fiquei confusa se a minha conclusão era a correta.

A sensação de culpa que a autora desenvolve em uma das personagens pra mim é o apogeu. Literalmente me sentia na cabeça dela, suas paranóias e receios eram de tal forma intensas que ficava ansiosa. Imagina como deve ser esconder um crime sem poder contar a ninguém? E talvez sua amiga não seja quem você acha que é? Acho que ela aguentou até bem, se fosse eu estava louca!

Minha satisfação com a história só não foi maior pelo fato de não ter transcorrido de forma mais fluida. Entendo que a autora buscou trazer mais profundidade ao enredo e isso é algo maravilhoso. Se você busca uma história com esses aspectos psicológicos então essa é pra você.

Jaque - Achei o Livro 19/05/2023

Emily e Kristen são amigas há mais de 10 anos e todo ano elas fazem uma viagem internacional para passar algum tempo juntas, já que agora eles estão morando bem longe uma da outra.
Há um ano atrás, quando estavam no Camboja, as amigas se envolveram em um crime que marcou Emily e até então ela não conseguiu superar.
Agora, em viagem ao Chile, o mesmo episódio volta a acontecer e Emily não consegue acreditar na má sorte delas. Qual eram as chances do passado se repetir?
De volta à vida normal, Emily está com os nervos em frangalhos e começa a desconfiar da calma de Kristen, como se nada a tivesse abalado.
Muito lentamente ela vai percebendo a dinâmica do seu relacionamento com a amiga, ainda mais agora que Emily conheceu um cara muito legal e finalmente ela está conseguindo se relacionar com alguém.
Só que Kristen vai voltar para perto de Emily e acabar de vez com o que resta da sua tranquilidade.

Meu Deus, que estória cansativa!
Nos primeiros 50% é somente diálogos bobos, situações repetitivas e aguentar essas duas foi um saco!
A autora não conseguiu desenvolver a trama e foi só enrolando com pensamentos e mais pensamentos tediosos da narradora.
A estória é toda narrada por Emily e isso acabou desgastando a leitura, já que os pensamentos dela eram sempre os mesmos e ela repetia aquelas lembranças incansavelmente.
Eu não gostei das personagens, nem da trama e nem da escrita. Tem poucos diálogos e muita narrativa (boa parte enrolação) que não trazia nada de novo para a estória.
Tudo era muito óbvio, a amizade tóxica entre elas era evidente para todos menos para Emily, e ter que esperar ela perceber foi um tormento.
E esse final? Que %$#@ foi essa?
Fiquei com raiva de mim por ter passado esse livro na frente de tanta coisa que tenho pra ler. Se eu tivesse olhado o Goodreads antes, nem teria começado. Lá esse livro está muito mal avaliado.
Leia por sua conta em risco mas definitivamente não é um livro que eu indicaria para alguém.

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2023/05/nunca-estivemos-aqui-andrea-bartz.html

mapadlivros 30/08/2023

Um bom thriller, mas não é inovador
?Nunca estivemos aqui? conta a história de Emily e Kristen, duas melhores amigas desde a faculdade que viajam juntas em seu reencontro anual a diversos destinos do mundo. A vida das duas vai perfeitamente bem, ou quase, até uma bela viagem a Camboja. Dessa vez, um acontecimento abrupto muda o conceito de viajar e a vida de Emily para sempre.

Há limites para o que podemos deixar para trás? Talvez algumas coisas que não gostamos mais, ou um relacionamento tóx1co, ou quem sabe um corpo? ou dois.

Um ano depois da viagem que mudou sua vida, Emily finalmente retoma a coragem de voltar a viver e resolve ceder ao pedido de Kristen para a viagem de reecontro anual delas, dessa vez no Chile. Em uma bela noite regada a muito vinho e saídas noturnas, os planos de Kristen não saem conforme o planejado e o que aconteceu em Camboja volta a se repetir.

Apesar de a história ser um tanto previsível, ainda assim é um suspense psicológico envolvente, que mantêm a atenção e a curiosidade do leitor até o final, mesmo que não envolva acontecimentos grandiosos. Além disso, o assunto principal do livro é extremamente interessante: uma amizade tóx1ca. Como esse tema nos é apresentado e abordado é sutil e importante. No entanto, senti que faltou um toque a mais no mistério criado por trás de uma personagem.

De qualquer forma, se você gosta de suspenses, vale a pena fazer essa leitura. ?Nunca estivemos aqui? irá ganhar uma adaptação cinematográfica na plataforma de streaming da Netflix, devo dizer que estou curiosa para ver essa história ganhando vida nas telinhas!

Simone de Cássia 03/06/2023

Até achei que ia ser um livro do tipo "nuuuuuu"!!! Mas, a autora não soube manter o ritmo e nem dosar os exageros. Estranho é que às vezes parecia que ela ia achar o caminho e de repente ela cochilava e se perdia de novo. O resultado foram passagens repetitivas, duas personagens chatas, um outro caído de pára-quedas e a cereja do bolo: um final ridículo. Uma história que podia ser interessante virou um lenga lenga sem graça. Melhor fazer de conta mesmo que "nunca estivemos por aqui"...Chatiiiiinho!!
Riva 03/06/2023minha estante
Depois da nota 2 e da resenha nem vou ler!!!!!!!

Simone de Cássia 04/06/2023minha estante
Bestinha de doer...nem precisa gastar seu tempo...

Racky 16/06/2023minha estante
tirando da minha lista de desejos
rsrsrsrs

Racky 27/06/2023minha estante
Não tirei e me arrependi ?que livro bobinho. Que final mais "ué? É isso?"

Simone de Cássia 28/06/2023minha estante
Num é, Racky?? rs rs

ferreirareads 12/07/2023

E SE A SUA MELHOR AMIGA NÃO FOSSE QUEM VOCÊ PENSA?
Emily e Kristen são melhores amigas que anualmente se encontram para viajar. O atual destino é o Chile, mas o que é para ser mais uma coleção de bons momentos e memórias das duas, acaba se tornando um tormento, principalmente para Emily, que revive algo que aconteceu em uma viagem passada.

De volta para a sua rotina, Emily precisa arrumar um jeito de esquecer o que aconteceu e, ao mesmo tempo, ser o apoio que ela acha que Kristen precisa, mas o problema é que ela não imaginava que a melhor amiga sequer se abalaria. Pelo contrário, o mundo de Kristen parece estar intacto quando ela bate na porta de Emily, mas é aí que as coisas mudam...

A partir desse momento, começamos a ter uma boa noção da dinâmica da amizade das duas e revelações bombásticas começam a aparecer. Emily começa a se questionar sobre o cuidado excessivo de Kristen e os motivos que a fazem, quase sempre, sufocá-la.

Se você gosta de thrillers que te deixam com a famosa pulga atrás da orelha o tempo inteiro, Nunca Estivemos Aqui é uma boa opção.

Com uma narrativa tensa e instigante, a autora sabe envolver e te faz questionar cada vírgula dessa história, até mesmo as suas próprias certezas.

Narrado por Emily, conseguimos acompanhar os pensamentos, processar as informações junto com a personagem e ligar os pontos lentamente. Enquanto ela parece estar sedenta por informações de um passado nebuloso da melhor amiga, Kristen parece ser capaz do nível mais alto de manipulação para fazer com que Emily se sinta culpada em fazê-la reviver seus piores pesadelos.

Ao finalizar essa história, minha única certeza foi de que ninguém nunca conhece alguém verdadeiramente, nem mesmo quando achamos que sim.

Livros e Quotes 20/05/2023

Mediano
O livro é bom, porque gostei muito dos sustos que levei, me deixou louca pra terminar porque uma hora a gente pensa uma coisa e depois outra, não dei uma nota maior porque o final foi bem normal kkkk, eu esperava uma reviravolta bem grande, mas o final foi ok.

sandim_steh 22/07/2023

IG: @PAPEANDOSTEH
?Se pudéssemos, de alguma forma, escapar da memória, talvez os períodos livres de pânico pudessem se alongar como sombras ao final da tarde então, talvez, um dia eu ficaria bem.?

{RESENHA: ?Nunca Estivemos Aqui - Andrea Bartz?} E se sua vida dependesse de um segredo com sua melhor amiga?

Neste livro vamos conhecer Emily que vive seus melhores momentos com sua melhor amiga Kristen, as duas sempre fazem uma viagem anual de reencontro, afinal elas moram em cidades diferentes e essas viagens sempre as une para fazer tudo o que tem direito juntas.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

Tiffany 27/06/2023

Paranoia total
Esse livre me pegou totalmente desprevenida!! Eu li pensando que seria de um jeito A e foi de outro jeito totalmente diferente. Amei isso.
As persongens são super bem desenvolvidas, você percebe que a autora não tem interesse em embelezar os defeitos delas... na verdade, ela os torna mais reais, mesmo que não tão palataveis.
No meio da narrativa, começamos a ser arrastados pelos traumas das personagens, pelos seus desejos e por um mistério tenebroso que pode transformar uma amizade em algo tóxico...
O que dizer do final? Não posso dar spoilers, mas ele alugou um triplex no meu cérebro e até hoje quando penso me arrepio, é um final que coloca TUDO em jogo e te dá aquele gostinho maravilhoso de surpresa. Vale muito a pena a leitura.
O que mais me surpreendeu nesse projeto foi a diagramacao que estava ESTUPENDA! O projeto foi muito diferente do que eu já tinha visto na Alta Novel e achei que ficou muito bom! Vale a pena o físico.
Mas o digital não fica atrás, está tão maravilhoso quanto com a produção da @presto_catiasoderi INCRIVEL!