Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

Nico 17/04/2024

Fã clube do Itamar Vieira ??
Não consigo me decidir sobre um favorito entre Torto Arado e Salvar o Fogo de tão bons que os dois são. Tenho um apego enorme pela Luzia!! Que livro perfeito!!!!

Breno.GAmez 15/04/2024

Esse livro mexeu tanto comigo que precisei de alguns dias pra poder vir falar dele.
Simplesmente sensacional.
A forma como o autor trata e encaminha os temas tratados é magistral, quase como um maestro regendo uma orquestra, com cada novo movimento superando o anterior.
Peço a todos que leiam a história, assim como os demais livros dele, para que possam ser atingidos e trespassados pelas sensações que saem invocadas pelo contar da história. É uma experiência, no sentido de ser capaz de se ver e sentir como se tudo o que está sendo narrado realmente estivesse acontecendo na tua frente, ou mesmo contigo.

Ricardo 13/04/2024

Necessário
Não se compara com torto arado, porém traz assuntos muito importantes de serem debatidos e falados. A escrita não é tão fluida como o anterior, mas uma leitura obrigatória.

Karl Marx 09/04/2024

Um dos melhores livros da sociedade atual
Sempre escuto que nossa sociedade, geração e tempo apenas se importa com sexo, drogas, romances e coisas fúteis, não ligando para o aprendizado e conhecimento. Mas não poderia discordar mais com essa frase, e autores como Itamar Vieira provam minhas ideias!

O livro é ótimo, retratando a dificuldade, racismo, machismo, falta de acessos a políticas e preconceito. A história é muito bem feita, creio que apenas o modo de escrita me dificulta as vezes, mas isso não é algo ruim, é algo que eu admiro e muito. Esse é mais um livro que mostra como nossa sociedade ainda está e continua preocupada e presente em causas sociais.

Mariana113 07/04/2024

Perfeição!
Itamar se supera nessa história dos interiores sofridos da Bahia, com personagens reais e próximos de quem consegue se conectar com tamanha pureza de narrativa. Simplesmente encantada!

Fabiana180 07/04/2024

Salvar o fogo
Itamar Vieira mais uma vez não decepciona, relato preciso e implacável desta história. Relatando temas fortes e im cenário de pobreza e dura realidade de muitos.
Vale muito a pena ler este livro.

Douglas Mello 03/04/2024

Luzia e o menino
Um romance sobre a força das mulheres e o poder dos laços familiares. Moisés, o menino, mora com o pai, Mundinho, e a irmã, Luzia, em Tapera do Paraguaçu, povoado rural do interior da Bahia. Tapera é uma comunidade em que os moradores de origem afro-indígena vivem da pesca, da agricultura e da arte em cerâmica, cujas terras são de propriedade da Igreja que construiu um mosteiro e loteou o restante das terra. Moisés, órfão de mãe, foi criado por Luzia, marcada por seus supostos poderes sobrenaturais. Além de Luzia, o menino tem outros irmãos que saíram de casa em busca de melhores oportunidades de vida.

Luzia educa Moisés com rigidez e sustenta a casa lavando as roupas do mosteiro, sempre superando as dificuldades que a vida na Tapera lhe impõe. Além disso, alimenta o desejo de reunir novamente toda a sua família. Anos mais tarde, Moisés já criado e Luzia morando sozinha com o pai, acontece um fato grave que para Luzia pode ser a oportunidade de toda família reencontrar.

A história de Moisés e Luzia é encantadora e cheia de reviravoltas, tendo o fogo como divisor de águas na vida dos protagonistas. O fogo sempre traz alguma mudança para a vida deles e impõe-lhes situações que sempre são superadas por eles, com força.

Durante todo o romance o que mais chama a atenção é a força e o poder de Luzia. Diante de todas as dificuldades pelas quais passa, ela sempre supera todas elas com garra e resiliência e nunca perde a esperança de rever seus irmãos que saíram da Tapera.

Todo leitor que leu "Torto Arado" vai adorar e se encantar ainda mais com "Salvar o fogo".

Thais.Carvalho 02/04/2024

Gostei muito do livro. As histórias da família são contadas com uma crueza sincera. Faz sentir a dureza da vida vivida pelos excluídos, que são constantemente abusados, usados e injustiçados.

Thalita12 02/04/2024

Aproveitem, leiam de mente aberta.
Cara, não consigo fazer uma resenha sem da spoiler, mas vou tentar foi uma experiência maravilhosa acompanhar essa família e triste ao mesmo tempo pelo o está sendo relatado é devastador e está impresso em nosso país e esquecido.
Sem me prolongar muito leiam vocês não vão se arrepender, e esquece um pouquinho ? Torto Arado? porque achei a leitura desse livro um pouquinho mais arrastada mais é tão valioso quanto. ????

Let Carvalho 31/03/2024

"Para a certeza da desgraça de sua gente, a terra não apenas estava em todo canto, em todo lugar; a terra era o canto, era o lugar, e sem este chão não haveria vida para ninguém"

Leticia.Moura 29/03/2024

Um triunfo
"A ira do corpo se torna mais violenta em noite de lua cheia." Salvar o fogo já pode ser considerado um marco triunfal da literatura brasileira contemporânea. É uma preciosidade ter Itamar Vieira Jr. no topo da literatura nacional atualmente. Ele tem muito a dizer. E eu quero ler muito.

Cintia326 29/03/2024

Ufa? terminei. Leitura densa e de pausas.Segredos velados, abusos, pobreza,sofrimento e a vida que segue.
Gosto do autor mas preferi o Torto Arado.
A leitura foi muito cansativa.

Susan.Kelle 29/03/2024

Desafio 12 livros - @clube.da.may

Apesar de ser mais pesado que torto arado, Salvar o Fogo traz a delicadeza de uma história que se confunde muito com a realidade. Amei as referências aos costumes ianomamis. Também gostei muito do crossover com Torto Arado. Luzia é uma personagem de força incomparável, que mesmo enfrentando traumas enormes segue em frente. Foi muito triste ver seus próprios conterrâneos tirando tanto dela do início ao fim da vida. Maria Cabocla também me tocou profundamente com sua esperança de fugir da vida sofrida e sua luta sobretudo por seus filhos. Moisés também merece destaque por representar tantos meninos que passam pela mesma violência mas acabam sendo invisibilizados. Mas para mim, assim como Torto Arado, essa é mais uma história de força feminina, com mulheres que erram e são imperfeitas mas que carregam com coragem as consequências de seus traumas e escolhas.

Ariadne 28/03/2024

Se tem uma coisa que eu acho que a maioria de nós concorda é que o Itamar escreve muito bem né? Assim como em Torto Arado, novamente acompanhamos uma saga familiar. Dessa vez, o período de tempo em que a história acontece é maior, o que eu particularmente gostei, pois pude entender melhor a motivação de vários personagens da história. Porém, eu senti que por trabalhar a mesma estrutura narrativa do outro livro, o autor não apresentou nada de inovador. É um livro bom sim, mas só.

site: https://www.instagram.com/p/C4bRp7SPx5x/?img_index=1