Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

Beta 16/06/2024

Vale a pena
A escrita de Itamar é uma delícia, porém em alguns momentos desse livro achei um pouco lento e arrastado.
Alguns outros pontos são bem lúdicos então estou tendo que pensar bastante para chegar a uma conclusão.

O livro conta a história de uma família que mora em uma zona agrícola e pobre e acompanha o cenário de miséria e provações deles.
O livro reveza entre a perspectiva de 3 personagens da família:

Luzia: uma das irmãs que possui uma deficiência física que a torna motivo de discriminação e piadas, atribuem a ela também poderes sobrenaturais malignos? todo esse cenário de provações faz com que ela lide com a vida e os acontecimentos de maneira amarga e triste
Moisés, ou o ?menino?- o mais novo membro da família, nascido de um parto narrado na introdução, que tem em tem uma realidade de muita escassez.
Mariazinha: a primeira das irmãs que deixou a cidade e vicie uma vida de miséria e violência doméstica?.

O livro é bonito, poético e muito triste, mas um pouco pior do que Torto Arado, o que frustrou um pouco minhas expectativas.

Erick Baco 06/05/2023

???
Tão forte quanto torto arado, poético, chocante, doloroso e lindo! Itamar é uma das melhores coisas, que nós, Brasil, temos.

Paty Gazza 11/05/2023

Que presente viver na mesma época que Itamar Vieira Junior
Acho fascinante como Itamar consegue retratar, de forma ao mesmo tempo tão crua e tão poética, a realidade das áreas mais remotas do nosso país, criando personagens muito reais e resilientes, em histórias nas quais a terra deixa de ser mero ambiente e ganha, também, seu protagonismo.
Em Salvar o fogo ele resgata alguns temas (e outros elementos) que já havia trabalhado em Torto Arado, aqui com mais toques de realismo mágico, o que deu à narrativa um tom quase onírico.
Só achei que o final foi um pouco confuso, com informações demais e que poderiam ter sido trazidas em outros momentos da narrativa, mas isso de forma alguma tira o brilho do livro.

Kelly.Jesus 26/05/2023

Ah, que poesia, a escrita de Itamar Vieira Júnior é visceral! Nos faz conhecer um Brasil há muito esquecido e que ainda existe em muitos rincões desse país! Só leiam?vale muito à pena!

Luiza.Kaiser 24/05/2023

Salvar o Fogo - Itamar Vieira Júnior
Do grande Itamar Vieira Júnior, Salvar o Fogo aborda temáticas parecidas com as vistas em Torto Arado, porém de uma forma totalmente diferente.

Discutindo pobreza, ancestralidade, desigualdade social, preconceito e o clero, o livro trás a história de Luzia, Moisés e sua família, como sobreviveram na Tapera em condições totalmente adversas e superando diversos traumas.

Na história, o fogo representa as dores de Luzia e também sua libertação. Incrível ver toda sua coragem na trajetória, chegando ao fim 100% destemida.

Camila.Macedo 23/05/2023

Primor, talento, sensibilidade
?Não conseguia deixar de pensar em sua mãe à espera da graça de uma descendência cada vez mais clara para se redimirem da miséria. Pudesse embranquecer os filhos como se alveja um tecido, ela teria feito.?

Mais uma vez, Itamar conta, com maestria, a história de famílias e, principalmente, de mulheres negras, que sofrem com a escassez, com a subjugação, com o racismo?Mais uma vez, me vi impressionada com a qualidade da obra desse autor e devorei aquelas páginas, tão cheias de sensibilidade!!

llistoiévski 23/05/2023

O encantamento de Itamar
Incomum seria se a metonímia não fosse a razão pela busca do livro ?Salvar o Fogo?. A ascendente conquista de leitores desde seu mais recente lançamento mostra como a escrita de Itamar Vieira Jr. é poética e singular, quando se aborda sobre a relação de povos afro-indígenas. E, nesse último lançamento, complementando uma trilogia de romances social políticos, é o que se esperava de mais um fantástico trabalho.

Nessa obra, o prólogo já introduz (da forma mais lírica possível) o parto da narrativa, utilizando de metáforas e contando das vivências dentro da comunidade na Tapera. Torna-se cativante para aqueles que buscam uma leitura tão intrínseca com a história do Brasil, além da emoção em acompanhar a trajetória de personagens tão verdadeiros e únicos. Exemplo deles é ?Luzia?, uma mulher que carrega um fardo em suas costas desde a época menina-moça, no qual é discorrido durante sua história na forma mais delicada e perspicaz, retratando de suas percepções acerca da grande influência paroquial sobre a comunidade da Tapera no Paranguaçu, do racismo acometido em si e seus irmãos, das disputas brutais pelas posses de terra, para mais a junção desses fatores como causa e modo de interação com sua família.

Dessa forma, era de aguardo que a linguagem empregada pelo Itamar fosse sua usual: tanto mítica quanto crua. Em cada capítulo se consegue perceber uma reflexão, uma chama viva que não se apaga e percorre no cerne até hoje. O autor nos convida, então, nessa embarcação pela história contada por diferentes personas, com problemas particulares e um ardor passado juntos. Até que chegamos no final, com o pesar de um anseio por mais, o ?fechamento? das trajetórias reproduzindo uma solução do fadigoso rancor/mágoa recorrente do passado. Portanto, no último capítulo se faz um encerramento meio cinza: não satisfaz tanto a expectativa, mas também não é de todo ruim.

Há recomendação nesse livro, apesar do final para alguns, pois (para mim) retrata tanto o que foi dito antes quanto a maternidade. Luzia cuida de seu irmão mais novo como uma mãe, para além das buscas do Menino sobre sua falecida mãe. Esse aspecto chamou bastante minha atenção, mas também existem outros que se podem desvendar e municiar. Demostra-se isso, inclusive, no título da obra: ?Salvar o Fogo?, onde os vocábulos recorrem de significados filosóficos por meios de contextos apresentados.

E, enfim, a sensível obra lançada demonstra o potencial do autor, mas não sua totalidade. Deixando um rastro de fogo pelo chão, onde os leitores tentam saciar seu final.

Ramalho 21/05/2023

O Fogo é paradoxo
O romance "Salvar o Fogo" de Itamar Vieira Junior demonstra novamente sua habilidade em abordar temas delicados de forma sutil e elegante. A história entrelaça as desventuras da família de Luzia e do menino Moisés com a luta pelo direito à terra e os efeitos da desigualdade tão presentes no Brasil.

O Fogo aqui é elemento que transforma e liberta, ele é paradoxo na vida de Luzia que a conduz pelo amor e a dor que é seu viver.

A poética do autor nos leva por diferentes perspectivas sobre a verdade dos acontecimentos, que se desdobram como o curso de um rio, refletido em seus personagens de maneira primorosa.

O que cativa em sua escrita é a capacidade de transmitir críticas à desigualdade social, injustiças e preconceitos resultantes da pobreza de forma assertiva e acessível, alcançando um público mais amplo.

Maria Cabocla, personagem de "Torto Arado", ganha destaque em "Salvar o Fogo", conectando as histórias de bravura no contexto da pobreza.

Confesso que terminei a leitura completamente apaixonado, pois testemunhei o desenvolvimento corajoso da guerreira Tupinambá, Luzia.

Nado 21/05/2023

Nesse livro, somos apresentados a uma narrativa nos envolve profundamente nas vidas dos personagens e nos emociona com suas histórias tão singulares.
No cerne da trama, encontramos Luzia do Paraguaçu, uma personagem determinada a superar as maiores injustiças por meio da coragem. A obra aborda a brutalidade da religião imposta, a violência nas relações envolvendo a posse da terra e o racismo, que penetra como uma lança no coração dos personagens.
Itamar Vieira Junior constrói um enredo hábil que nos aproxima intimamente dessas questões, revelando as lutas pessoais e os desafios enfrentados pelos protagonistas. O autor mergulha nas complexidades desses temas sensíveis e apresentando-os de maneira realista e empática.
É uma obra literária que nos convida a refletir sobre as questões sociais e culturais que permeiam a vida dos personagens, ao mesmo tempo em que nos emociona com suas histórias individuais. É um livro que nos desperta para a importância da coragem diante das adversidades e nos faz questionar as injustiças presentes em nossa sociedade.
Confesso que, para mim, a trama ficou um pouco monótona a partir do 3/4 da história. Dava a impressão que a discussão ficava dando voltas no mesmo lugar. Apesar dessa perda de empolgação, teve um final condizente com o que foi apresentado, mesmo sendo aberto. Será que teremos uma continuação por aí? Espero que sim, mas que centralize mais em Moisés, Luzia e Mariinha.

Marcus 11/05/2023

Expectativa alta
Não se pode fugir da expectativa de um segundo romance do autor de Torto Arado. Isso talvez atrapalhe a avaliação e faça com que seja necessário um tempo para digerir o romance. A história é boa, sem ser excepcional. A escrita é excelente, mas me parece repetitiva e, por muitas vezes cansativa. O livro é bom, mas me deixou com um certo incômodo de que poderia ser melhor.

Juliano.Ramos 20/05/2023

Tranquilamente o melhor livro que li em 2023, preciso de um tempo para fazer uma boa resenha, pq esse livro merece, se Torto Arado é a obra prima do Itamar Vieira, "salva r o fogo" o consolida como um dos grandes escritores do Brasil contemporâneos, leitura obrigatória.

@limakarla 13/05/2023

Fazer a resenha desse livro é um trabalho difícil para mim, acredito que na minha Newsletter eu vou acabar me alongando mais, trazendo alguns pontos de reflexão de forma mais aprofundada, provavelmente. Mas sem dúvidas foi um livro mais difícil de emitir uma opinião do que o primeiro do autor.

Sendo um fenômeno literário, é sempre difícil e desafiador pra um autor lançar um livro novo, tendo muitas expectativas ao redor, todos os holofotes acesos, críticas positivas e negativas prontas para serem feitas. Eu tenho alguns problemas com esse livro? Algumas partes foram muito arrastadas e o livro parece quase um segundo torto arado, não senti muitas diferenças entre as narrativas.

Compreendo que o Itamar fala sobre realidades que ele conheceu, aponta para pessoas que têm suas vidas quase invisíveis, ninguém olha e ninguém se importa para comunidades em que vivemos ainda com tantos resquícios de escravidão e afins. Então acredito serem temáticas extremamente importantes, relevantes, histórias que precisam ser lidas e conhecidas, mas não sei, enquanto literatura eu senti que foi um pouco de mais do mesmo.

Apesar disso, me apeguei aos personagens, fiquei curiosa e aflita com os acontecimentos, me peguei pensando muito na forma de demonstrar afeto que pessoas que tiveram uma vida muito dura conseguem demonstrar. É delicado. E em todo momento pensei na família da minha mãe, suas histórias e suas lutas. É um livro importante.

Nani84 17/05/2023

Eu gosto da escrita do Itamar, gostei da história, mas achei em certos momentos cansativo. Muitas vezes tive a sensação de estar lendo um mesmo trecho já lido anteriormente, e também me vi algumas vezes tento que me atentar na questão temporal da história para não perder o fio da meada. É sempre ruim comparar, mas esse não é um livro fluído como Torto Arado, demanda mais esforço.

@c__martins 17/05/2023minha estante
Justifica o preço?

Nani84 18/05/2023minha estante
@c__martins Olha, eu ganhei, entao não gastei ?. Eu acho que vale sim a leitura, mas eu não compraria no valor que está agora, pra mim está caro. Esperaria o preço abaixar ou pegar em alguma promoção.

Mari 17/05/2023

Impressionante!
Salvar o Fogo é um livro impactante desde o início, assim como Torto Arado. Um livro que é incrivelmente feito para se devorar, é muito difícil parar de ler do tanto que a história te envolve e te faz ser curioso. Itamar acerta novamente e que venha o próximo!

Gabi 17/05/2023

Esperava um pouco mais devido ao sarrafo de torto arado mas que livro lindo, cru, muito sensível??..