Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

Bianca2282 11/06/2023

Itamar confirma sua genialidade
História geracional de uma família de origens afro-indígenas contada com grande profundidade emocional e psicológica. Escrita muuuito fluida conectando temas sociais, étnicos e morais de uma sociedade colonial e hipócrita.

Lembra ?Torto Arado? em muitos aspectos, tanto de conteúdo como estilísticos, mas é diferente. Mulheres fortes, propriedade da terra, distorção da fé por parte de igreja católica, luta pela sobrevivência, espiritualidade e a dor da fome. Tudo interligado por uma trama cheia de segredos e revelações. Gostei muito!

Itamar anunciou que esse é o segundo livro de uma trilogia. Vamos aguardar o terceiro.

Rossana 27/06/2023

Itamar, eita mar de literatura, eita rio de memórias.
À memória que guardamos dos nossos ancestrais.
Será que, junto a Torto Arado, surge mais um clássico da literaria nacional?

Hannah.Guedes 06/03/2024

Eu gosto muito do Itamar e mais uma vez ele traz um livro lindo com uma ambientação e temática incríveis.
Acho que a mudança de personagem no terceiro capítulo quebrou muito o ritmo e desanimou, mas consegui recuperar no final.

Mais uma experiência que valeu a pena.

diliterando 22/03/2024

Salvar o ????
Livro: Salvar o Fogo
Autor: ?Itamar Vieira Junior
Ed: todavia
Pg:  329
" Mas não se sentiam derrotadas. Pelo contrário sem que dissessem palavra experimentaram a força sem nome que só os que se consideram vivos conseguem sentir."
Sem dúvidas Salvar o fogo vai trazer comparações com torto arado romance de maior sucesso do autor, por abordar a realidade brasileira, o regionalismo, personagens de mulheres fortes.
Vieira Junior consegue emocionar e trazer reflexões mais uma vez brilhantemente.
Luiza é uma protagonista mulher ribeirinha que passou por diversos traumas ao longo se sua vida nesse romance de formação. Sua família um por um vai indo embora em busca de algo melhor e ela se vê sozinha presa a Tapera, em meio a pobreza e sem perspectivas futuras.
Um retrato de um Brasil característicos de pobreza, críticas a igreja, relatos de abusos, sofrimento, desamparo, luta fundiária entre outros temas relatados na leitura.

" meu corpo foi mudando junto com tudo a minha volta: ora era rio, ora era vento, ora era mato e tudo junto crescendo nos decampados."
" A imagem de Luiza equilibrando a trouxa na cabeça, resistindo às zombarias, suportando o fardo da vida nas costas e sem nunca deixar de se levantar quando levada ao chão, era a única a perdurar."

Duda Garcia 21/08/2023

Fantasia
Mais um livro Br pra conta.
É muito importante ver temáticas nacionais em obras, como livros.
Uma fantasia que trás muito de real.

Erica.Barone 17/07/2023

Itamar Vieira Júnior, sempre me apresenta um mundo novo, sofrido, doido, e ao mesmo tempo admirável. Admirável pela força e resiliência daqueles que não possuem qualquer privilégio e mesmo assim não desistem da vida ou de cuidar dos seus.

Xxxxxxxx1 01/05/2023

Excelente
Ao contar a trama da família Silva, dividida em 4 capítulos e alternando entre os pontos de vista dos irmãos Luzia, Maria Cabocla e Moisés, Itamar escreveu um fascinante. Recomendo muito, é daqueles livros para se sublinhar a cada página, pois certamente você lerá uma frase mais bonita e impactante do que a outra. E Luzia é uma baita protagonista, das melhores dos últimos tempos. Adorei o livro.

lara 20/03/2024

Confesso que Salvar o Fogo" me prendeu muuuito mais que Torto Arado.
a história retrata a herança indígena, afriacana e o violento processo de colonização e miscigenação. o exercício do domínio e escravização de mentes e crenças, sendo muito relevante as críticas à igreja e ao poder branco e masculino, repetindo uma história de invasão e resistência.
aborda temas como a família, nossas limitações geradas por traumas e a potência que há no perdão (do outro e de nós mesmos).
foi uma leitura super fluida e com várias camadas.

Dilso 13/10/2023

Déjà Vu
Itamar Vieira Júnior parece ter repetido a mesma fórmula em "Salvar o Fogo" que usou em "Torto Arado": separou as histórias em pontos de vistas de cada personagem relevante, mas mantendo a linearidade. Senti falta de uma diferenciação no modo de contar de cada um(a). Apesar de viverem, nos dois casos, em ambientes simples e rurais, tudo é narrado numa linguagem formal, porém muito bonita e que, penso, alcança o pretendido (talvez seja só estilo mesmo): contar a história. Sendo sincero, tive muitos déjà vus já vistos em "Torto Arado". Mesmo assim, o livro é muito bonito e vale a leitura.

Obs: Desculpem se peguei pesado, geralmente pego mais leve. Mas, visto ser um autor premiado, só queria ver um pouco mais de criatividade. Pronto, agora já podem me xingar.
Maryanna 18/10/2023minha estante
Também tive a mesma sensação. Principalmente no final.

KelenDZ 28/07/2023

Mais uma história forte de Itamar Vieira Junior...
A história é incrível...todas agruras, pobreza, violência, abusos, injustiças, abuso de poder, tudo atinge a alma da gente durante a leitura.
Mulheres muito fortes novamente ... principalmente Luzia.

Helenapessoa 22/07/2023

Adorei o livro. Uma leitura muito rica e que mostra muita brasilidade. Gostei mais da temática desse livro do que de Torto Arado.

Amei o fato das historias de Torto Arado e desse livro se cruzarem. Recomendo a leitura.

Mari 17/05/2023

Impressionante!
Salvar o Fogo é um livro impactante desde o início, assim como Torto Arado. Um livro que é incrivelmente feito para se devorar, é muito difícil parar de ler do tanto que a história te envolve e te faz ser curioso. Itamar acerta novamente e que venha o próximo!

Alan Alves 30/10/2023

Forte e inventivo até metade, depois, uma decaída
Itamar Vieira Junior consegue manter seu estilo lírico e poético em todo o livro. Sua escrita é prazerosa, calma e detalhada na medida certa para ambientar o leitor no universo. Por outro lado, a história toma caminhos repetitivos para retratar uma realidade dolorida e difícil, que como sabemos têm o objetivo de nos levar a um desfecho pouco glorioso, mas em alguma medida esperançoso. Porém, a força da narrativa se perde após a morte do pai, que com o retorno da irmã, tudo fica corrido e os conflitos são resolvidos com agilidade desnecessária, sem contar uma sensação de 'abandono' do mistério dar irmãs na infância que parecia ser muito interessante, mas é entregue pouco. A sensação é de potencial desperdiçado, especialmente no mistério do passado que muito está nas entrelinhas.
De todo modo, apesar da irregularidade das histórias que se cruzam, Salvar o Fogo avança e aprofunda em temas muito interessantes e espinhosos da cultura, mas deixa de lado a magia e o mistério que poderiam dar uma sobrevida as páginas finais do livro que vão se tornando mais difíceis de terminar.

Mariana 01/08/2023

Existe uma coisa que leitores como eu não devem fazer (por N motivos) e acabam fazendo::: a tal da comparação. afinal, se é a mesma pessoa escrevendo, claro que vai ter uma fórmula (?). mas as vezes o perigo da frustração mora aí kk esperei um Torto Arado 2? temerosa, mas talvez sim kk minha alegria foi saber que apesar de muitos elementos parecidos, Salvar o fogo é diferente. mas acho que aqui a história me parece mais...arrastada? ou prolongada...notei que algumas vezes existe uma repetição de trecho, o narrador fala e logo depois fala de novo a mesma coisa. é uma história comovente de todos os ângulos e deixa marquinhas na gente

Nycolle33 27/11/2023

Salvar o fogo
Achei a história mt intensa e sensível mas o final é um pouco sem sal.
O livro fala sobre mts assuntos que desperta mts gatilhos.