Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

Ferdinando 19/06/2023

Incrível!
Depois de ler Torto Arado e esse daqui, acho que já posso considerar Itamar um dos meus autores brasileiros favoritos. Esse livro não é uma leitura fácil, requer estar atento aos detalhes e em alerta também pro quão pesado essa história pode ser.

A maneira que o afeto é tratado aqui, consegue ser sutil e profundo ao mesmo tempo. Dói em muitos momentos ver como esses personagens se constroem e a maneira que Itamar constrói essa narrativa.

Bia 20/06/2023

"Pedi por um lugar onde pudéssemos começar uma vida nova, como se fosse possível viver sem ser julgado pelo próprio corpo, pelos males e pelos dons que carregamos conosco."

arqueofarias 21/06/2023

Havia ido com muita sede ao pote e achei metade da narrativa bem morna, sem desenvolvimento. Fiquei meio triste por não estar gostando? as duas últimas partes aparece a história a la Itamar que eu aprendi a amar.
Perfeita escrita e o desenvolvimento da questão sertaneja, nordestina - nada a reclamar.
Espero gostar do que gostei menos aqui em alguma releitura futura.
Itamar é gigante.
Maria Cabocla, vc é perfeita ??
Fabio 06/07/2023minha estante
Vc resumiu minha impressão sobre o livro

Lau 23/06/2023

O Fogo da vida
Dá pra ver que o Itamar é mesmo um grande contador de histórias, com uma sensibilidade para as coisas da vida e da natureza que é deliciosa de ler

Salvar o fogo dentro de nós mesmos. Acredito que isso é o que o título quer enunciar. A comparação do fogo com a liberdade é muito tocante e vívida. Consigo sentir o fogo como essa força motora e imparável, ao mesmo tempo destrutível. Mas que é natural, e surge no ambiente da mesma forma que o fogo da revolta surge no nosso peito. E não é bom, nem ruim. Tudo depende de como e para que ele se destina. O fogo é a morte de algo que se foi e o princípio de algo novo. É claro como isso move todo o livro

Agora em termos mais práticos, para mim, parece que a narrativa muda bastante de tom da metade para a frente. A primeira parte começa em primeira pessoa, como relatos que se juntariam no final para decifrar os enigmas da história, permeada de mistérios e acontecimentos a princípio sem explicação. Termina em terceira pessoa, fazendo mais reflexões e explorando mais os sentimentos dos personagens do que continuando o que foi começado

Confesso que me emocionei mais durante a primeira parte, instigada pelas relações de afeto e raiva, as mentiras contadas. Quase um romance de suspense. Quando os mistérios foram desvelados, já não tiveram o mesmo impacto, porque o foco não era mais esse. Perto do fim, apareceu uma personagem nova que estava diretamente ligada aos martírios da protagonista, mas que, como não foi explorada antes, acabou sendo um elemento meio secundário. Quando, na verdade, deveria ter destaque, já que foi importante no desenrolar de alguns eventos

Isso me fez perder um pouco a empolgação ao longo do tempo, mas nada muda que essa é uma boa leitura sim. Recomendo, mesmo pros que dizem que "Torto arado" é melhor

Virginia.Laurindo 09/02/2024

Mais uma vez Itamar Vieira Junior produziu uma obra que é capaz de nos tirar da zona de conforto.
O fato de o autor escolher contra histórias que não são clichês é maravilhoso.
A personagem Luzia é o retrato de muitas mulheres brasileiras.

Andressa 20/07/2023

Muito bom!
A história é linda, apesar de abordar temas delicados. Adorei acompanhar o processo de amadurecimento e libertação de Luzia.

Rafael.Gomes 05/01/2024

Seu nome é coragem, e já não teme a morte
(?) o tempo foi me contando, o tempo fala, sim, se pronuncia através dos dias e das noites, das paredes descascadas, do cabelo crescido, dos dentes que deixam nossa boca, o tempo fala de muitas maneiras, pela saudade e pelo abandono, o tempo me disse estar errada. (?)

A vida na Tapera é a vida de fraqueza e de necessidade sem fim (?)

Caetano.Bezerra 04/01/2024

Salvar o torto
Achei que o autor usou a fórmula de Torto Arado, mas pra mim não funcionou muito.

A crítica a questão agrária não se aprofunda, os elementos mágicos são muito espaçados, e os personagens são muito bons, porém parece que estão isolados.

São elementos que isolados estão bons, mas que não funcionou tanto pra mim num todo.

day 18/10/2023

Simplesmente Itamar!
Assim como torto arado,salvar o fogo é tão maravilhoso e forte .
Interior do nordeste,pobreza ,vidas teimam em viver com tanta miséria e segregação.
O livro é sofrido e bonito ,nos traz sentimentos as vezes por nós esquecidos ?
Nos faz amar ,odiar ,arrepender-se e compreender coisas que não teriam como se explicarem.
O livro me prendeu do início ao fim.
Muito difícil escrever sobre esse livro ,pois é acima de todas as expectativas.

Andreia Guida 01/09/2023

Vingança tupinambá, a resistência do nosso povo.
Quanta história, cultura e ancestralidade numa só obra! Mias uma vez Itamar merecendo 5 estrelas ♥

Rodolfo Vilar 16/01/2024

?como sempre, Itamar Vieira Jr. surpreende na construção de narrativas que representam o seu espaço e o nosso Brasil interior. marcado por vozes potentes e personagens que saltam das páginas, ?Salvar o fogo?, seu segundo romance na carreira, destaca a tradicionalidade folclórica de um povo,assim como também resgata uma oralidade que destaca as lendas, a cultura e a expressividade de um povo.

?quando começamos a leitura de ?Salvar o fogo? nos deparamos com a história da família da Luzia que se marca não somente pelo seu próprio conflito interno, podendo ser comuns entre outras demais famílias, mas também como os conflitos de uma região e sua evolução histórica, marcada pelas mãos do homem, podem ser capazes de mudar o destino dessa família em particular.

? cada capítulo é formado por uma voz narrativa diferente. o leitor consegue com isso observar e analisar diferentes pontos da história, fazendo com que a gente entenda as dores de cada personagem, seus conflitos e escolhas, percebendo os traumas e consequências dessas escolhas, fazendo cada um levar uma vida marcada pelo seu destino. com Moisés, o ?menino? da família, descobrimos o sentido do abuso e do abandono; com Luzia,corcunda e apelidada de bruxa pela sua própria comunidade, sentimos o peso de sua vida e da vida das mulheres de sua família, presas ao patriarcado, a sofrer à espera do ?homem perfeito? e deixar de ser feliz pra cuidar da felicidade dos outros.

? ler ?Salvar o fogo? foi uma viagem ao interior da Bahia, particularmente em Tapera do Paraguaçu, uma região marcada pelo modo típico de viver e a mão colonial do homem branco. entre histórias particulares e a história do próprio Brasil, Itamar consegue tecer e dar vozes a fantasmas e personagens que destacam e ainda cutucam feridas que dói no coração do nosso país.

deixo a recomendação!

rodrigues.thiago25 27/07/2023

Com a cruz e a espada, eles pecaram!
Como um grande fã de "Torto Arado", eu estava ansioso por esse livro, e posso afirmar que ele conseguiu de novo.
Uma história envolvente e emocionante sobre mulheres que não se dobram frente ao invasor.
Gostei muito de conhecer essa comunidade afro-indígena, que tem essa relação tão forte com a terra. É muito interessante como Itamar retrata essa imposição de uma falsa fé a um povo que já tinha os seus deuses.
Tem uma escrita cadenciada e gostava de acompanhar, sem perder a elegância e a emoção da história. Gostei muito.
É a resistência e a ancestralidade de um povo, que não se cansa de lutar pelos seus direitos.

Só não dei 5, por causa de algumas incongruências na história, mas gostei muito da forma que o autor escolheu para contar a história. A parte final também não é bem conduzida.

isaazm_ 01/02/2024

[...] O tempo e a distância fazem a gente perder a sabedoria de contar e sentir [...]
Que livro lindo! Itamar simplesmente retratou o Brasil nesse livro, a nossa história é essa! É sofrimento e desesperança, mas é principalmente luta e coragem.
A história dos personagens é marcada pela violência e pelo abuso, é triste e de certa forma desesperador saber que infelizmente não é ficção, é a história real de milhares de brasileiros.
Achei incrível que um personagem de Torto Arado apareceu por aqui, contando melhor a sua própria vida. E outra coisa que não posso deixar de mencionar na resenha desse livro é a questão da família, dos laços de sangue, que nem mesmo o tempo ou a distância e muito menos a rudeza da falta de demonstração de afeto podem romper.
De ressalva fica apenas o final, que achei de certa forma incompleto, queria mais do Moisés e da Luzia, queria algo concreto, mas não deixa de ser uma obra linda e inspiradora.

Balbino.Farias 02/08/2023

O livro consegue nos encantar, indignar, revoltar e esperançar, tudo ao mesmo tempo. Itamar consegue mais uma vez. Cria (ou reconstrói?) um cenário incrível e mágico onde, mesmo através da ficção, descreve um pouco da nossa história como nação e povo. Livro apaixonante.

whatissike 17/08/2023

Misto de sentimentos
Não tenho muito o que expressar, foi exatamente como na leitura de "Torto Arado". Só leiam e sintam tudo o que essa história pode oferecer. Sintam cada palavra, cada frase e cada parágrafo. Sintam as nuances, a escrita, os sentimentos dos personagens, as falas e todo o amor que o Itamar conseguiu expressar mais uma vez nesse livro e nessa história. Valeu e valerá cada segundo.