Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

Thimsilva 27/01/2024

O Fogo a ser salvo
?Seu nome é coragem, e já não teme a morte?

Em Salvar o Fogo somos confrontados, assim como em Torto Arado, pela crueldade do mundo colonial em suas muitas faces e instrumentos de controle. O autor nos chama mais uma vez a refletir sobre apagamento cultural, violência sexual, violência de gênero, êxodo rural. O homem que vive na terra, vive da terra, trabalha a terra, mas não tem direito sobre ela.

Para além dessas reflexões mais óbvias e superficiais na história, me peguei pensando no título. Salvar o fogo é na verdade salvar a chama da sanha de viver, o fogo contido na ancestralidade, o fogo da esperança de ser feliz. Fogo que é tantas vezes sufocado e extinto da vida de quem é pobre, não branco, analfabeto, invisibilizado na sociedade por qualquer que seja o motivo.

Enfim, só não dei nota máxima porque a sequência da última parte do livro me pareceu levemente confusa, cronologicamente falando, embora não afete necessariamente o entendimento.

Tarsila.Helena 25/10/2023

Livro e escrita marcantes
Itamar Vieira Júnior volta pra nos lembrar de quem nós somos em essência: filhos da Terra, de indígenas e pretos com apenas uma porcentagem de brancos. Somos o retrato do Brasil real com todas as suas mazelas e alegrias e nos trouxeram até aqui.

O autor vai e volta na linha cronológica, muda de perspectiva e se aprofunda em cada personagem que compõe lindamente uma história rica mas sofrida. É daqueles livros que vale a pena a trajetória, não só o final. Me senti mais perto do Brasil e de minhas origens pretas/pardas/indígenas lendo este livro. E ainda mais próxima das mulheres deste país tão injusto, mas tão rico de cultura e tradição.

Faluz 16/02/2024

Salvar o Fogo - Itamar Vieira Junior
Itamar consegue mais uma vez nos colocar num mundo de silêncios com um grito de vida possível a usar seu espaço.
A trama gira em torno de Luzia `as margens do Paraguaçu, onde o fogo faz a história dos acontecimentos e mudanças numa sociedade que não muda, só se acomoda. Cresce uma revolta ao percebermos como a vida não muda apesar das esperanças.
Lindo livro.

"Na teia do esquecimento, a memória se faz de doses iguais de verdade e imaginação."
pag. 50

Andressa 20/07/2023

Muito bom!
A história é linda, apesar de abordar temas delicados. Adorei acompanhar o processo de amadurecimento e libertação de Luzia.

Virginia.Laurindo 09/02/2024

Mais uma vez Itamar Vieira Junior produziu uma obra que é capaz de nos tirar da zona de conforto.
O fato de o autor escolher contra histórias que não são clichês é maravilhoso.
A personagem Luzia é o retrato de muitas mulheres brasileiras.

Cah. 23/09/2023

Se você gostou de Torto Arado, não pode deixar de ler esse!
A única coisa que me incomoda tanto no livro Torto Arado como Salvar o Fogo, é não saber o ano em que se baseia as histórias ...

Se você gostou de Torto Arado vai gostar desse também, onde acompanhamos as dificuldades do sertão brasileiro, a pobreza e toda a miséria ...

Não tem como não sentir empatia pela Luzia, por todas as humilhações e sofrimentos em que ela passou durante quase toda a vida, e por não sentir raiva pelo assédio e abuso sexual em que Moisés foi submetido ...
Jocemar 24/09/2023minha estante
Acredito que a história se passa próximo do início do século passado

Cah. 27/09/2023minha estante
Eu creio que deve ser por aí também!

Jocemar 27/09/2023minha estante
Lendo um pouco mais do livro, percebi que se passou nos anos 2000 para frente, pois tem uma parte que o personagem tira o telefone do bolso.

Livia.Souza 30/09/2023minha estante
Assim como Torto Arado, percebo que essa é justamente uma das características do autor. Ele não revela quando a história se passa, o que nós faz perceber que as questões ali discutidas poderiam ser do século passado como poderiam ser deste ano. A realidade distante enfrentada por grande parte do nosso povo nos faz questionar sobre a ?evolução? que tivemos até agora?

Cah. 02/10/2023minha estante
Verdade!

rodrigues.thiago25 27/07/2023

Com a cruz e a espada, eles pecaram!
Como um grande fã de "Torto Arado", eu estava ansioso por esse livro, e posso afirmar que ele conseguiu de novo.
Uma história envolvente e emocionante sobre mulheres que não se dobram frente ao invasor.
Gostei muito de conhecer essa comunidade afro-indígena, que tem essa relação tão forte com a terra. É muito interessante como Itamar retrata essa imposição de uma falsa fé a um povo que já tinha os seus deuses.
Tem uma escrita cadenciada e gostava de acompanhar, sem perder a elegância e a emoção da história. Gostei muito.
É a resistência e a ancestralidade de um povo, que não se cansa de lutar pelos seus direitos.

Só não dei 5, por causa de algumas incongruências na história, mas gostei muito da forma que o autor escolheu para contar a história. A parte final também não é bem conduzida.

Lílian 19/03/2024

Que prazer constatar que Salvar o Fogo é da mesma altíssima qualidade de Torto Arado. A consolidação de um verdadeiro contador de histórias, daqueles que narram para lembrar, manter, revoltar e se erguer.

A história da família Silva e de Tapera do Paraguaçu retrata o exercício do domínio e escravização de mentes, crenças e corações, pelas instituições de modo geral: a Igreja, a Família, o Homem, a Elite, a Comunidade. Todo ente e entidade a que se atribui poder trabalha para uma constante guerra estimulada entre os "pequenos" para que se odeiem, se vigiem e se matem entre si, para a perpetuação da ignorância e a aceitação de um destino determinado por Deus, que enviou os que trazem a marca da luz para salvar aquela terra em que todos vivem no pecado e são marcados pelo mal.

O livro é difícil e doloroso, é pra ter vergonha própria e alheia. A gente continua lendo porque não tem como fechar os olhos e fingir que o mundo não é assim e que todos exercemos um papel na manutenção desse mundo, por ignorância, covardia, ambição, crueldade, pelo que quer que seja. Cada um que não se põe a disposição da luta, acaba sendo algoz, em maior ou menor escala de culpabilidade.
Ander 20/03/2024minha estante
Quero muito!

Lílian 20/03/2024minha estante
Leia! É muito bom! E quando finalmente você vier aqui, a gente dá uma volta pelo Recôncavo, muita história.

Ander 21/03/2024minha estante
Ai que fantástico!!!! *-*

Balbino.Farias 02/08/2023

O livro consegue nos encantar, indignar, revoltar e esperançar, tudo ao mesmo tempo. Itamar consegue mais uma vez. Cria (ou reconstrói?) um cenário incrível e mágico onde, mesmo através da ficção, descreve um pouco da nossa história como nação e povo. Livro apaixonante.

Aninha 24/03/2024

Muitas camadas
Tenho profunda admiração pela riqueza que o Itamar constrói seus livros. São personagens carregados de história e de tradição, e isso se reflete na historia e todos seus elementos.
Talvez esse livro em especial tenha me perdido em alguns aspectos, talvez pela escolha de múltiplos narradores mas o fim do livro é de uma magia muito especial que me conquistou de maneira especial.

Cintia326 29/03/2024

Ufa? terminei. Leitura densa e de pausas.Segredos velados, abusos, pobreza,sofrimento e a vida que segue.
Gosto do autor mas preferi o Torto Arado.
A leitura foi muito cansativa.

whatissike 17/08/2023

Misto de sentimentos
Não tenho muito o que expressar, foi exatamente como na leitura de "Torto Arado". Só leiam e sintam tudo o que essa história pode oferecer. Sintam cada palavra, cada frase e cada parágrafo. Sintam as nuances, a escrita, os sentimentos dos personagens, as falas e todo o amor que o Itamar conseguiu expressar mais uma vez nesse livro e nessa história. Valeu e valerá cada segundo.

Kaiã 23/08/2023

Um romance social. Terra. Água. Ancestralidade e Bahia. Não poderia ter lido um livro melhor escrito por essa autor fantástico!!! Já pode lançar outro, viu Itamar?

João Pedro 20/12/2023

Joia literária
Classifico os livros de Itamar Vieira Junior como "livros de se segurar com a ponta dos dedos". Porque seu jeito de escrever me imprime uma delicadeza tão profunda, um senso de respeito e devoção, de que se segura um tesouro muito frágil que não se pode quebrar. Que ao menor movimento as palavras escorrerão das páginas do papel.

É dos livros que se alimenta a alma.

A história de Luzia do Paraguaçu, do Menino e de Maria Cabocla reverbera por muito tempo no coração do leitor após finda a leitura, assim como reconta histórias que ecoam desde os rincões imemoriais do Brasil.

Mais uma joia literária de Itamar.

day 18/10/2023

Simplesmente Itamar!
Assim como torto arado,salvar o fogo é tão maravilhoso e forte .
Interior do nordeste,pobreza ,vidas teimam em viver com tanta miséria e segregação.
O livro é sofrido e bonito ,nos traz sentimentos as vezes por nós esquecidos ?
Nos faz amar ,odiar ,arrepender-se e compreender coisas que não teriam como se explicarem.
O livro me prendeu do início ao fim.
Muito difícil escrever sobre esse livro ,pois é acima de todas as expectativas.