A Ilha das Árvores Perdidas

A Ilha das Árvores Perdidas Elif Shafak

Resenhas - A ilha das árvores perdidas

Mariana 21/10/2022

A ilha da árvores perdidas
Elif Shafak mostra uma história entre o Chipre e a Inglaterra, sobre guerra civil entre turcos e gregos, sobre o amor e principalmente sobre como a natureza está interligada conosco seres humanos. Contada de uma forma delicada e brilhante sob a perspectiva de uma árvore e com um final adocicado. Amei as personagens, Ada, Kostas, Yiorgos, Yusuf e em especial a Figueira.

Lucy 22/10/2022

Que livro lindo!! Uma história tão comovente sobre amor, dor, encontros e desencontros, tudo permeado pela narrativa de uma figueira.

Renata 28/10/2022

Se Romeu e Julieta não tivessem morrido, mas sim metido o pé pra viver em outro reino, teríamos um final feliz? O livro de Shafak trata da história de uma família construída sobre uma sociedade que se dividia e antagonizava.
Não sei se o rótulo seria o de romance, ou talvez uma fábula, já que parte da narração é feita por uma árvore, especificamente uma figueira, que tem seus informantes, como por exemplo, uma abelha. E que por meio destas relações com outros seres na natureza consegue completar a história, esclarecendo pontos até então obscuros.
A outra metade da narração é uma voz de fora, um observador que relata o encontro de Defne e Kostas, respectivamente uma turca e um grego cipriotas, quando aquela ilha se dividia, em parte literalmente, em disputas políticas fundamentadas em diferenças étnicas.
Trata-se de um livro que “ensina” muitas coisas, a autora traz muitas informações históricas e científicas, inclusive com referência bibliográfica no final. A autora é acadêmica, isso pode explicar essa preocupação.
Um dos pontos que me chamou a atenção foi a perspectiva histórica. A oficialização de narrativas tem relação direta com exercício de poder.
A abordagem da guerra civil é algo que impressiona, saber que um país pode rachar deste modo e literalmente se dividir, como é o caso do Chipre, separado por um conflito civil.
É uma perspectiva muito sombria, por que quando algo assim acontece, o que poderia fazer com que, em algum momento, se retomasse as relações cordiais e respeitosas?
Sabe quando pessoas começam a falar em metralhar outras pessoas por sua filiação partidária, sua religião ou orientação sexual? Como recuperar a humanidade depois disso?
Todos sofrem, além de todo o entorno, incluindo o ambiente natural. A política reflete em vida e morte das pessoas.
Outro ponto interessante é a diferença entre as gerações na percepção do passado, enquanto alguns querem um encerramento, outros não querem nem tocar no assunto. Gerações mais novas, desenraizadas de seu passado desejam saber, sua origem, de onde vieram. É o caso de Ada, filha de Defne e Kostas, que, tal como a figueira, se encontra desenraizada, desejosa de saber a história de sua família, que segue interditada enquanto cresce.
Apesar de ser uma adolescente em crise, Ada é de boas, tem um senso de humor de quem conhece os próprios defeitos.
Outra personagem importante e muito carismática é a tia Meryem. Cheia de simpatias e superstições. Ela poderia ser minha tia tranquilamente.
Já Defne tem uma personalidade mais pesada, carregada de um idealismo ativo, mas Meryem me parece o tipo de pessoa que está mais preparada para o mundo, é mais flexível, ao mesmo tempo fiel até ao fim a compromissos, mesmo que não concorde com eles.
Você parte de uma premissa onde há uma árvore contando uma história e pode pensar em algo lúdico, e acaba se deparando com guerra étnica, separações, mortes em massa, incluindo de bebês, busca de desaparecidos e suicídio.
O bom de ter uma árvore narrando é a perspectiva “além do humano”. Quando pensamos nesses conflitos sempre é em termos de perdas de vidas humanas, não consideramos em como tiramos o equilíbrio de tudo em volta.

site: @lidoslendo

Margô 15/02/2023minha estante
Ah, também fiquei consternada com a fatalidade dos namorados donos da Figueira Feliz... eles irradiavam o que há de melhor no ser humano... Gostei da leitura, tem uma narrativa linda, e muitas dores para se assimilar!

Pri 29/11/2022

História de um casal em lados opostos, uma turca e um grego se apaixonam durante o conflito que ocorreu no Chipre e dividiu a ilha no meio. Gostei de saber a história do Chipre que não conhecia, mas achei a leitura em alguns momentos enfadonha, se arrasta sem necessidade, o conflito principal do livro foi mal explorado ao meu ver com pouca profundidade psicológica dos personagens de maneira rápida para dar sequência ao romance.

Paula A. C. 30/12/2022

Um livro lindo, com um narrador inusitado e um dos casais mais memoráveis que já vi na literatura. Uma das melhores leituras do ano.

Bella 16/06/2024

O livro é uma aula de biologia e história. Um romance deliciado com fatos verídicos, o final foi bem sensível, porém foi uma leitura empurrada.

Carla 31/12/2022

Um ponto de vista inusitado
A história se passa na ilha de Chipre a décadas dividida entre gregos e turcos e trata de um amor proibido.
O livro vai alternando entre o presente, na Londres atual e o passado , em Chipre.
Eles foram separados, cada um viveu a sua vida , até se reencontrarem para assumir o amor.
Tudo isso é narrado de forma delicada e emocionante por uma figueira, árvore tradicional da ilha, que presenciou amores e horrores, e acompanha o casal, pois quando vão embora de Chipre levam um ramo dela e plantam no quintal da casa deles.
Lindo e sensível, amei a leitura.

Ana Cláudia 05/04/2023

Amei essa figueira
O livro conta a história do amor de Kostas e Defne, sua filha Ada e da ilha de Chipre.
E algumas partes do livro temos também uma figueira como narradora da sua versão da história. Que para mim foram as melhores partes.
Fiquei meio desapontada com o final, esperava mais, acho que acabou meio sem sentido. Inacabado...
Mas é um livro gostoso de ler e indico.

Carla602 16/01/2023

Uma árvore contando uma história
Esse livro é maravilhoso. A história nele contida é narrada pelo olhar de diversos personagens e entre eles uma figueira. Como uma colcha de retalho as informações são costuradas de uma maneira muito clara e que nos prende aquilo que é contado. Me surpreendeu mais as partes narradas pela figueira, eu amei!
LeonardoGS89 19/01/2023minha estante
Também achei esse livro maravilhoso, está entre meus favs dos livros que li ano passado.

Beatricets 27/05/2023

Sensível e lúdico
Para os amantes de fantasia, um prato cheio. Apesar de ter demorado a engatar na leitura (graças a minha ressaca literária horrível), valeu a pena continuar!

O começo pode ser sim mais lento mas acho que essa é a experiência de leitura ideal: ler com calma, pois é uma história bem lúdica e poética, cheia de parábolas e metáforas, e ainda com a voz narrativa de uma árvore, ou melhor, uma figueira (sim, e juro que funciona).

Uma história sobre amor, sobre guerra, sobre vida e morte, contada de uma forma muito diferente (muitos dos relatos de pessoas desaparecidas e vidas perdidas no Chipre são inclusive baseadas em fatos reais!). O livro também traz muitas curiosidades sobre a natureza, as árvores e os animais.

Conforme a história vai sendo contada e transita entre presente e passado, vai ficando mais interessante. A história de Yusuf e Yiorgos acabou comigo, e o final da Defne também?. É muito triste como uma guerra pode devastar gerações. Mas a forma como a árvore entra na narrativa e o que ela representa e significa, é realmente genial.

Recomendo super pra quem busca uma leitura mais profunda e lúdica! De uma escritora turca, diferente de tudo que já li.

Fran Piva 05/02/2023

Um livro para quem ama plantas
Ada é uma adolescente que foi privada da história da sua família e acaba de perder a mãe.
Seus pais são ilhéus de Creta, cuja capital é dividida entre turcos e gregos. Um romance proibido, uma separação, uma guerra civil e uma figueira que acompanhou toda a história...
Uma linda história para amar ainda mais as plantas, e para compreender que tudo está conectado nesse universo...
A história é envolvente, muito bem escrita, com muitas referências biológicas sobre plantas e animais e históricas sobre Creta. Uma parte dessa história é narrada pela figueira...

O final é surpreendente!

Luan 08/02/2023

Simplesmente perfeito! O melhor livro que eu li em 2023 (até agora!), mas um top 3 da minha vida, de certeza! Os capítulos da figueira ... Ahhh a figueira!!! Uma aula de botânica, de amor, de história, de tudo que possa ver e imaginar!! Apaixonei por esse livro!!!