O crime do bom nazista

O crime do bom nazista Samir Machado de Machado

Resenhas - O crime do bom nazista

Carol 08/08/2023

Ótimo pra sair da ressaca
Leitura leve, rápida e fácil, te prende rapidinho...tem uma reviravolta muito boa, oq faz valer mtt a pena a leitura!!

Ina 30/07/2023

O humor irônico deste escritor é muito bom, a hostoria super bem contada, super gostosa de ler, e bem rapidinha de ler, comecei e n quis mais parar ate chegar o fim

liandravargas 25/07/2023

?Pois se havia algo de que até o fim de seus dias ele nunca sentiria culpa foi ter feito com que Otto Klein se tornasse, enfim, um bom nazista, do único modo concebível que um nazista possa ser bom: estando morto.?

Esse livro me prendeu do início ao fim, nada é o que parece ser e o plot é sensacional.
É um livro curto, detalhado, com personagens extremamente bem construídos e a narrativa do autor é surreal de boa.

Favoritado! ??????????

MarcosQz 14/07/2023

NÃO É UM LIVRO PARA BOLSOMINIONS
Primeiro livro que leio do Samir Machado de Machado e adorei.
Primeiramente, se você for um bolsominion, não leia este livro, já que ele é um tiro em cada nazifascista que existe nesse país e no mundo.

O título me gerou a sensação de um duplo sentido ao final da leitura, o que foi bem interessante.
Um homem é morto durante uma viagem num zepelim, alguém que não parece ser exatamente quem diz que é, o problema é que não se pode confiar em ninguém na história.
Confesso que tive minhas suspeitas desde o início do livro e acertei em partes, já que a reviravolta é absurda, não foi exatamente o que esperava, mas cheguei bem perto.
Uma narrativa que envolve crime, investigação, romance homossexual, nazismo e vingança de uma forma fabulosa e claro, como disse antes, não é um livro para bolsonaristas, pois durante a leitura é impossível não fazer relações entre a narrativa e o período que vivemos durante o (des)governo do inelegível (risos infinitos).

O Crime do Bom Nazista é uma livro curto, escrito de forma bem investigativa, somos bombardeados de informações o tempo todo, sejam fictícias ou reais, que complementam e enriquecem ainda mais a narrativa de forma intensa e prazerosa.

Ficaria muito feliz de ver essa obra adaptada, o que daria super certo, pois é praticamente um roteiro pronto.

Bia 10/07/2023

Excepcional
Sabe aqueles livros que dizemos que todos deveriam ler? Este é um deles. Livro que, ao desenrolar um enredo muito bom, nos mostra parte da nossa história que fundamenta onde estamos hoje. Nos perguntamos como chegamos numa situação onde um fascista foi eleito, em pleno 2018. Este livro nos ajuda a entender parte do problema. Recomendadíssimo!

Natália 20/06/2023

Livro curtinho, pra ler bem rápido e se envolver muito com a história! em vários momentos vêm a tona situações que parecem muito com o Brasil de hoje, o que é engraçado/triste e muito perspicaz da parte do autor

Gus 10/06/2023

Sem enrolação
Livro de investigação rápido, com uma história fechada e sem enrolação. Além disso, existem críticas fortes para aquela época e que se assemelham BASTANTE com o que vivemos nesses últimos tempos. Não imaginei que ao final o livro viraria um romance, mas me surpreendeu bastante.

MatthewsVianna 10/06/2023

Narrativa curta, direta, sem muita inventividade, porém com uma ótima reviravolta. Perfeito para passar o tempo depois de uma quase ressaca literária!

Pedro3906 06/06/2023

Propôs e entregou
Meu maior desgosto com romances policiais é a dita enrolação, o clima de mistério que soa pedante. Em O crime do bom nazista, Samir não só reduz ao primoroso e essencial, como fabrica personagens arquétipos simples e engenhosos que, egoístas de si, não nos doem a cabeça de atitudes e decorações de páginas. A trama se desenvolve linearmente, alçando uma narração de fatos típica dos romances policiais perto do fim, recheada de referências históricas e personalidades interessantes (deixo aqui minha angústia de ler a cena de agressão no beco, há tempos não sentia isso).

Adoro e creio necessária uma literatura que explore nossa sexualidade e existência no mundo, ainda mais num recorte social cada vez mais crível aos olhos atuais, onde o extremismo e o fascismo ressurgem em retrogosto de nossa própria destruição neoliberal. É de rir nervoso com passagens e fraseologia que estamos cansados de ouvir, e horrivelmente vindas das mais podres entranhas nefastas, de nosso contínuo assassinato.

Uma simplicidade que diz muito. Talvez não seja o melhor, nem o mais completo, nem o perfeito requinte dos romances policiais, o que não significa encarnar pouca coisa.

Angelo.Pinto 26/05/2023

Um crime ocorre num zepelim, nada acontece, feijoada
Um romance policial ao estilo dos clássicos ingleses, com personagens alemães no cenário aéreo brasileiro. É com essa mistura que o Samir nos leva para uma investigação a bordo de um zepelim que foi palco de um crime.

Mesmo com uma carga rica de informação sobre a época, para contextualizar o leitor em diversos momentos, a escrita do Samir é agradável e fluida. De maneira clara, nos faz perceber similaridades entre bizarrices de um passado monstruoso com um passado recente, e o quanto isso é assustador.

O interessante de ler romances policiais é que o leitor se sente no papel de investigador também e, sabendo disso, o autor brinca com as possibilidades de maneira magistral.

Recomendo!

ju azevedo 11/05/2023

Samir nunca decepciona!
Um livro de mistério que te faz criar um monte de teorias durante a leitura e falar MEU DEUS, COMO EU NÃO PERCEBI??? quando o crime é desvendado. Samir sempre sabe equilibrar muito bem humor, crítica, política e história de uma forma bem sensível e inteligente. Mais um favoritado!

Rittes 27/04/2023

Passado presente
Além de ser uma diversão rápida, este simpático livro ambientado no passado parece nos falar mais obre o presente. Principalmente sobre um Brasil imbecilizado pela polarização política e religião. Fácil de ler e, muitas vezes, engraçado, honra a tradição de livros policiais no estilo Agatha Christie, mas é muito leve nesse sentido. Arrisque.

Mateus492 24/04/2023

Extremamente fascinante. Acreditei que o livro seria únicamente mais uma história de crime e ladrão. Porém derrepente as situações mudam. Quem pensamos que é não é mais. Ao final do livro, uma grande reviravolta aguarda os leitores.