O crime do bom nazista Samir Machado de Machado

Resenhas - O crime do bom nazista

Tai 15/04/2024

O crime do bom nazista
Um livro curto e com uma narrativa que prende, so larguei depois que terminei. Achei a história com um tom de Agatha Christie. Amei o final.

betina.motta 10/04/2024

MELHOR LIVRO DA VIDA!! Por indicação de um querido professor, conheci essa beldade em forma de livro. Iniciei a leitura sem fazer ideia do que se tratava a história e isso fez total diferença na minha experiência, pois não criei expectativas. Queria poder ter a mesma sensação de quando li pela primeira vez.

adrianlendo 12/02/2024

Chega a ser quase insensível dizer que terminei esse livro rindo, mas foi o que aconteceu.

O que acontece aqui é que Samir usa do absurdo pra se tornar cada vez mais absurdo e junta isso numa narrativa que prende o leitor até deixar ofegante com falta de ar ao mesmo tempo que deixa chocado a cada atrocidade solta por cada um dos personagens e aí chega no fim e, passado o choque, o riso chega sem aviso algum porque é tudo tão absurdo e mesmo assim possui um final tão.... satisfatório de certa forma.

O absurdo desse livro não pisa muito na ficção, o que é bem preocupante, mas de certa forma diverte o leitor de uma maneira estranha. É chocante, é desesperador e ainda assim entretém. Sentimentos conflituosos que entram em perfeita harmonia até nós instantes mais sonolentos da história.

Michelle333 31/01/2024

Pesado!
Impossível não fazer uma comparação com o cenário recente do nosso país, com o extremismo que enfrentamos na política brasileira.
O livro tem uma escrita bem cansativa, principalmente no começo? nomes e outras palavras em alemão deixaram a leitura meio arrastada para mim. Apesar de ser um livro bem curtinho, levei alguns dias para ler por conta disso.
Eu sabia que teria uma reviravolta no fim da história e adorei quando ela veio. Achei maravilhoso!

Leticia 30/01/2024

Cinco estrelas pelo capítulo 10
Leitura fluída, boa demais para quem quer um entrenimento rápido, sem enrolação. Eu estava pronta para dar 3.5, mas o final... O capítulo 10 ganhou meu coração e o último parágrafo então...
O ruim de livro de investigação é que não se pode falar nada que é spoiler hahaha. Então a única declaração que possa dar é: leiam!

Priscylla 11/01/2024

Um crime e um mergulho na história
Que livro envolvente! Aparentemente seria apenas mais uma investigação de um crime, mas o pano de fundo que o Samir trás para a história é incrível e completamente necessário no mundo de hoje.

GIZ 06/01/2024

Uma surpresa o final do livro... ótimo para discussões acerca do nazismo e tbm a diversas questões que temos visto nos dias atuais e que tem nos assombrado.

Gabriela.Gambassi 06/01/2024

Cara... Que livro sensacional. Ele surpreende a cada volta e conta uma história rápida, mas deliciosa. Bebe da fonte da Agatha Christie, mas de uma forma 100% brasileira e dinâmica. Amei.

Julia.Dani 11/12/2023

O crime do bom nazista
A atenção aos detalhes como a descrição do cardápio, o humor ácido reproduzindo discursos atuais mas na boca de nazistas do século passado fazem desse livro uma grande obra. A leitura é super fluída e o final bastante original!

Bruna 13/11/2023

Uma ficção histórica policial, com um baita plot twist. Uma viagem pelo pensamento idólatra e preconceituoso do nazismo. Uma espécie de vingança através da ficção por tudo de ruim que fizeram ao diferente. Não dá pra falar mais se não entrego a surpresa. Só digo que é super rápido de ler, tem um mistério interessante e uma reviravolta que realmente pega a gente de surpresa.

bardo 29/10/2023

É sempre uma grata surpresa quando você se vê surpreendido pelo plot e pela proposta de um livro. O presente faz as duas coisas. Pela sinopse o leitor espera uma boa história policial aos moldes dos grande livros do gênero. Tal expectativa não será frustrada, o autor habilmente se referencia a vários clichês do gênero, que o leitor certamente reconhecerá.
Conforme a leitura avança entretanto logo se percebe que a aparente leveza é ilusória, quem espera um livrinho despretensioso de mistério de repente se vê em meio a uma quantidade considerável de referências e personagens históricos, não tão conhecidos do público em geral.
Ao avançarmos a leitura vai se tornando asfixiante e tensa, por mais que a história se refira a um tempo passado, os paralelos com o tempo presente são inevitáveis, ainda mais pelo fato do autor colocar certas falas muito familiares aqui e ali. A crítica é ácida, mordaz e implacável.
Segue-se então o crime e muito não pode ser dito para não estragar a experiência do leitor. O que se pode dizer é que em paralelo ao mistério o autor leva o leitor a um rápido passeio pelo inferno, o texto pesa e pesa muito, tanto pela crueldade do que é descrito quanto pelo paralelo com o momento atual.
Em suma O Crime do Bom Nazista é um livro inusitado, multifacetado que tanto vai arrancar sorrisos do leitor como também deixá-lo desconfortável e pensativo. Caberia um aviso de gatilho, por outro lado às vezes é preciso um “cavalo de troia” para que as pessoas olhem para temas que de outra sorte desviariam os olhos indiferentes.

Mauro101 17/10/2023

Desperdício
O livro começa bem, com a descrição dos personagens/suspeitos, um crime, etc. De repente, fecha com um final previsível, com uma mensagem meio óbvia, que poderia ser passada de forma mais simples, sem a necessidade de se criar toda a atmosfera do livro.

Fica a sensação de que poderia ser um ótimo livro de suspense estilo Agatha Christie, mas parou na mensagem politicamente correta.

Bianca.Drewnowski 25/09/2023

9/10
No começo eu não consegui engajar muito na leitura, parecia muita coisa misturada, que não ia se chegar a lugar nenhum, muitos termos em alemão, acho que não foi tão misterioso quanto eu esperava, agora... o plot Twist é sensacional, maravilhoso, pelo desfecho é um livro que vale a pena ser lido

Lore 21/09/2023

Achei ok, o plot é legal e tals, mas achei meio absurdo difícil de acreditar que poderia realmente acontecer algo assim, mas curtinho e rápido de ler, acho que é uma ótima pedida pra quem tá iniciando em livros de suspense policial.

Rafael Moia 05/09/2023

Nazista bom é nazista morto
Ouvi falar de Samuel Machado de Machado no Prêmio Jabuti de 2021, quando ganhou a premiação junto com a Natalia Borges Polesso e outros outros. Mas, O crime do bom nazista é o meu primeiro contato com a escrita do autor, e que excelente primeiro contato. Aos fãs de romance policial o Samuel emula muito bem a narrativa de autores conhecidos do gênero como, por exemplo, Agatha Christie. Como sua marca registrada o autor sempre relaciona temas LGBTQIAP+ as suas narrativas, o que agrega muito ao imaginário das suas histórias. E por falar em história, outra assinatura sua é sempre mergulhar suas narrativas em fatos históricos. E o Crime do bom nazista não seria diferente, com a ascensão do nazismo na Europa, o autor mostra como essa questão dão distante influência diretamente no cotidiano dos brasileiros. Repleto de críticas sociais, o autor consegue relacionar as questões daquela época com a ascenção da extrema direita no Brasil. Um livro que merece estar na sua estante.