Psicanálise de boteco

Resenhas - Psicanálise de boteco

1 | 2 | 3 | 4

Vênus_Alice 13/06/2023

Psicanálise de boteco
O livro traz uma coletânea de assuntos que enteressam tanto as pessoas com interesse em assuntos do senso comum, quanto interessados pela psicanálise.
O Alexandre aborda os temas e a teoria psicanalítica de uma forma didática, simples e não reducionista.
As indagação e temáticas do livro nos faz pensar sobre quem somos e como agimos, nos faz reelembrar da nossa história e nos faz encarar os nossos limites.
A psicanálise conversa muito com a arte e abre horizontes.

Vinicius 17/03/2023

Interessante
Eu não conhecia o podcast de mesmo nome, mas foi um primeiro contato interessante.

A proposta do livro/podcast é trazer a psicanálise para um debate mais informal, colocando luz sobre temas que de alguma forma estão no nosso dia a dia. Narcisismo, amor, parentalidade...

Achei muito bom, ainda que em algumas partes tenha me sentido perdido por falta de familiaridade com conceitos psicanalíticos e uma linguagem nem sempre acessível.

Talvez valha a pena ouvir antes alguns episódios, caso esteja em dúvida sobre a leitura.

Bina 12/04/2024

Interessante
Achei a temática interessante, gosto de assuntos que envolvem psicologia. Porém me perdi em vários momentos, apesar do autor deixar claro que psicanálise é um assunto complexo de entender e que ele tentou trazer da forma mais didática possível, eu fiquei sem entender boa parte do livro, talvez por ser meu primeiro contato com este tema difícil de compreender. De qualquer forma a leitura valeu a pena, não entendi tudo mas absorvi alguns pontos interessantes sobre a psicanálise, me instigou a ver/ouvir/ler mais conteúdos sobre esse estudo.
Aline 12/04/2024minha estante
Já que você quer ler mais, te indico "o prazer de ler Freud". O autor explicar os principais conceitos da forma mais simples possível (a teoria é difícil, isso fica claro, mas o livro se faz entender)

Bina 12/04/2024minha estante
Ótima indicação Aline! Obrigada

Alice 25/10/2022

Muito bom e com uma linguagem bem acessível, não é um livro tão rápido mas é uma leitura bem leve e gostosa

LetAcia620 16/07/2023

O podcast que virou livro
A linguagem e clareza do autor é muito perceptível. Muito interessante a maneira que ele explica conceitos psicanalíticos com assuntos do nosso cotidiano. Utilizando de teoria, trechos de músicas, poesias, filmes, etc. Deixa tudo mais leve e divertido.
Já esperava que seria assim, por já ser familiarizada com o podcast.

isadora336 27/12/2022

muito bom!! o capítulo 5 foi o meu favorito, eu realmente nao via psicanálise como uma abordagem pra seguir agora talvez minha ideia tenha mudado

Caio380 12/02/2024

O livro é bom para quem está começado a se interessar pela psicanálise. Acredito que, o autor, promete e entrega uma narrativa não acadêmica que procura introduzir o leitor no universo do inconsciente.

Monique | @moniqueeoslivros 17/03/2023

Psicanálise de Boteco
{Leitura 03/2023 - ?? Brasil}
Psicanálise de Boteco - Alexandre Patrício de Almeida
Estamos vivendo num tempo em que a saúde mental começa a ser mais discutida e levada a sério. Tempos ágeis, digitais e cada vez mais divididos entre o real e o virtual (o virtual não seria também real?). Nesse contexto surgiu primeiro o podcast, e depois o livro de Alexandre Patrício, Psicanálise de Boteco.
Esse é um livro para quem quer entender um pouco melhor sobre inconsciente, narcisismo, feminismo, amor. Ou seja, tudo aquilo que já permeia nossa mente e nosso quotidiano, e que surge nesse livro de uma forma tranquila e fácil de entender.
Dizer que a Psicanálise é discutida pelo autor como um papo de bar seria apenas reforçar o título. Mais que isso, a Psicanálise é levada para o dia a dia, trazida para o contemporâneo, pensada hoje. O que faz com que seja mais fácil de compreendê-la, já que do nosso presente a gente entende.
Para quem tem curiosidade, para quem faz análise, para quem gosta de observar as relações humanas, esse é um belo livro. Ele te deixa cara a cara com o Eu dentro de você. E a gente continua ali no bar, tranquilo, entendendo.

Kau 29/09/2023

Incrível ?
Consegui analisar vários aspectos da minha vida e o motivo de determinadas ações que eu e as pessoas ao meu redor tomam.
Nunca tinha parado para ler com profundidade sobre psicanálise e só esse livro já conseguiu me fazer refletir tantas questões sobre a vida como um todo. Perfeito dms!!

Giulia.Pessoz 31/10/2022

Perfeito
Um livro maravilhoso, didático e muito bem construído sobre alguns conceitos e pensamentos psicanalíticos (não só de Freud!) que atiçam a curiosidade de todos. Esse livro é a prova de que a psicanálise pode ser exposta sem tanto ?psicanalês? e confusão na linguagem. Ótimo para quem não tem familiaridade com a psicanálise, mas ainda sim é capaz de entender. Ainda, o livro tem reflexões lindíssimas e tocantes. Alexandre arrasou!

Aline 22/07/2023

Teorias psicanalíticas de forma simples para ser entendidas. Qualquer pessoa que não é da área consegue ler.

Mariana 15/06/2023

Nunca ouvi o podcast mas adorei o livro, tem uma linguagem realmente leve e fácil de entender, apesar dos assuntos serem complexos

Jacqueline Marinzeck 06/06/2023

Cirúrgico
Não tem como utilizar outra palavra que não o clássico ?cirúrgico? do autor Alexandre Patricio.
Seu livro é baseado no conteúdo do podcast de mesmo nome e que se tornou um grande sucesso da psicanálise durante a pandemia. A fala do Patricio é leve, transmatricial, mas com um enfoque muito maior em Melanie Klein e Winnicott.
Aguardo um outro livro sequencial deste, pois é facilmente lido e exemplificado. Vale a pena ler!

David Ribeiro 19/03/2024

Psicanálise de Boteco
?Para muita gente, ler um livro de psicanálise pode significar um processo árduo e penoso que exige bastante esforço?, ?(...) Ah não me venha com essa conversa fiada de que psicanálise é assim mesmo: que os textos são feitos para jogar o sujeito na falta?... E assim, Alexandre Patrício, começa o seu livro, Psicanálise de Boteco ? O Inconsciente na vida cotidiana, com a proposta de trazer esse conteúdo de forma popular, sem perder a profundidade e seriedade que tal assunto merece.

Ele aborda os episódios mais ouvidos em seu podcasts (maravilhoso, diga-se de passagem) que carrega o mesmo nome do livro. Temas esses que cerceiam a vida cotidiana, como o estudo da psicanálise com todos os seus termos e conceitos complexos, sob a luz de grandes psicanalistas como Freud, Ferenczi, Klein, Bion, Winnicott, Lacan etc. Ele consegue de forma brilhante explicar, traduzir todos esses conceitos de forma leve, humorada, comprometida, sem perder a importância ou diminuir o tema.

Sinta-se à vontade nesse boteco, puxe uma cadeira e delicie-se.

Luiza 08/01/2023

Ameeeei
Confesso que comprei o livro pelo título e capa (não conhecia o podcast do Alexandre) e foi uma leitura que me surpreendeu demais!!!
O autor tem uma didática perfeita, o livro não fica cansativo e nem impossível de se entender. Em alguns momentos tive que reler certos trechos, mas como o próprio Alexandre fala, o conhecimento da psicanálise é um projeto de vida e temos que ter paciência e muita força para entendê-la (mas vale a pena!).

1 | 2 | 3 | 4