Psicanálise de boteco

Resenhas - Psicanálise de boteco

1 | 2 | 3 | 4

Barbara193 17/05/2024

??
Psicanálise de Boteco oferece uma visão geral sobre a psicanálise, explicando como ela interpreta doenças mentais e aborda a construção das relações interpessoais e interpessoais, trazendo luz para: mudança de comportamentos, identificação e nomeação das emoções e, principalmente, autopercepção.

Bina 12/04/2024

Interessante
Achei a temática interessante, gosto de assuntos que envolvem psicologia. Porém me perdi em vários momentos, apesar do autor deixar claro que psicanálise é um assunto complexo de entender e que ele tentou trazer da forma mais didática possível, eu fiquei sem entender boa parte do livro, talvez por ser meu primeiro contato com este tema difícil de compreender. De qualquer forma a leitura valeu a pena, não entendi tudo mas absorvi alguns pontos interessantes sobre a psicanálise, me instigou a ver/ouvir/ler mais conteúdos sobre esse estudo.
Aline 12/04/2024minha estante
Já que você quer ler mais, te indico "o prazer de ler Freud". O autor explicar os principais conceitos da forma mais simples possível (a teoria é difícil, isso fica claro, mas o livro se faz entender)

Bina 12/04/2024minha estante
Ótima indicação Aline! Obrigada

Rafael.Meneghetti 25/03/2024

De boteco?
Apesar do nome dar a impressão, não é uma leitura superficial. Não indicaria para um marinheiro de primeira viagem na psicanálise, o texto é endereçado para aqueles que de alguma forma já tiveram ou têm um contato com a disciplina.

David Ribeiro 19/03/2024

Psicanálise de Boteco
?Para muita gente, ler um livro de psicanálise pode significar um processo árduo e penoso que exige bastante esforço?, ?(...) Ah não me venha com essa conversa fiada de que psicanálise é assim mesmo: que os textos são feitos para jogar o sujeito na falta?... E assim, Alexandre Patrício, começa o seu livro, Psicanálise de Boteco ? O Inconsciente na vida cotidiana, com a proposta de trazer esse conteúdo de forma popular, sem perder a profundidade e seriedade que tal assunto merece.

Ele aborda os episódios mais ouvidos em seu podcasts (maravilhoso, diga-se de passagem) que carrega o mesmo nome do livro. Temas esses que cerceiam a vida cotidiana, como o estudo da psicanálise com todos os seus termos e conceitos complexos, sob a luz de grandes psicanalistas como Freud, Ferenczi, Klein, Bion, Winnicott, Lacan etc. Ele consegue de forma brilhante explicar, traduzir todos esses conceitos de forma leve, humorada, comprometida, sem perder a importância ou diminuir o tema.

Sinta-se à vontade nesse boteco, puxe uma cadeira e delicie-se.

Caio380 12/02/2024

O livro é bom para quem está começado a se interessar pela psicanálise. Acredito que, o autor, promete e entrega uma narrativa não acadêmica que procura introduzir o leitor no universo do inconsciente.

Monalisa.Ribeiro 23/01/2024

Exelente introdução a psicanálise
Não é, nem pretende ser, um compêndio, mas também não é uma leitura rasa. Boa leitura, que instiga ao aprofundamento.

Cleberson 10/01/2024

Introdutório a psicanalise
Imagine uma conversa leve e bem humorada com amigos, coloque na roupagem de temas psicológicos.

Aí teremos uma abordagem mais calma sobre: ego, narcisismo, sexualidade, assedio e etc..

Aqui teremos falas e estudos sobre : lacan e Freud; porém tudo na tenra calma.

É um livro apropriado para estudantes e admiradores da psicologia. Autor passa leveza o que pode contribuir em toma decisão se irá mais a fundo nos temas ou se acha que nao lhe servirá.

Jandielson Neves 31/12/2023

O Podcast que virou Livro
Esse é um daqueles livros que pelo título podemos pensar que é muito simples ou até sem embasamento, mas quando vamos caminhando na leitura percebemos que estávamos enganados.

O livro procurar trazer numa linguagem mais acessível conceitos de psicanálise e faz isso de uma maneira leve, divertida e com muitas referências.

Um destaque para os capítulos que mais me chamaram atenção: capítulo 2 - Configurações do narcisismo e o capítulo 3- A filha perdida: reflexões psicanalíticas.

Reflexões bem atuais. Super recomendo!

Adrielle 27/11/2023

Expectativa atendida
Ouvinte assídua do podcast, não poderia ter expectativa baixa com esse livro e fui plenamente atendida.
Com uma escrita fácil e gostosa o autor traz os assuntos mais complexos de maneira tão entendível, que nem percebi que passamos por textos clássicos da psicanálise. Digo passamos por ter lido com a voz do autor sempre na cabeça. Super recomendo.

Carmo13 21/11/2023

Psicanálise para todos
O auto escreve de forma muito didática sobre um assunto tão denso e polêmico que é a psicanálise, trazendo de forma acessível e que todos conseguem entender.

Vinicius 10/11/2023

Início para uma jornada
Livro incrível, primeiro que eu leio do autor. Alexandre tem uma linguagem acessível e clara, trazendo diverso exemplos do dia-a-dia para aliar a prática e a vida real com as teorias de grandes nomes da história da psicologia como Freud, Melanie Klein, Winicott e Lacan.
Como estudante de psicologia, digo que apesar de algumas partes ser necessário reler algumas vezes mais, é a leitura é muito mais lúcida e dinâmica que qualquer outro livro teórico de psicanálise que estudamos no curso. Vejo como de extrema importância para que o conhecimento chegue a um público mais abrangente e saia da sua redoma acadêmica.
Além disso aprendi muitos pontos que as matérias da faculdade infelizmente não ensina e compreendi os pontos-chave de cada teoria de forma rápida e prática.

Mark 07/10/2023

Não, este não é um livro totalmente fácil de ler.
Não, este não é um livro totalmente fácil de ler. Mas é uma excelente introdução aos estudos da psicanálise.
O autor, Alexandre Patrício de Almeida, tem um podcast que leva o mesmo nome que o livro em questão, onde de maneira descontraída, mas objetiva e clara, aborda diferentes temáticas do campo da psicologia e apresenta ao público, sejam ouvintes da área ou de outras áreas do conhecimento também, de um modo de fácil entendimento.

Gosto de sua ideia de que o conhecimento deve ser acessível e prático, pois quando dificultamos o acesso, só contribuímos com a ignorância do povo.

Mas voltando ao livro em si, nele o autor aborda cinco de suas principais peças do podcast e traz, com uma ótima abordagem científica, as temáticas como narcisismo, invalidação emocional e outros de uma maneira responsável. Quando falo "responsável" me volto em crítica aos criadores de conteúdo digital que pouco se importam com a seriedade dos assuntos que abordam e explanam de maneira rasa e esdrúxula, induzindo as pessoas a um entendimento incorreto ou até incompleto e enviesado de temática.

Bem, mas quando digo que não é um livro tão fácil de ler, me direciono ao fato de que a psicanálise por si só possui suas complexidades de entendimento, especialmente ao leigo do tema. Mesmo o autor sendo muito claro e não usar de floreios desnecessários em seus escritos, ainda assim há momentos em que precisamos parar, refletir um pouco sobre o parágrafo e o reler quantas vezes se fizer necessário até conseguir compreender aquele conceito específico.

Talvez minha questão da dificuldade no entendimento de alguns pontos se dê por não ser um leitor assíduo da área do conhecimento específico e também por estar me inserindo agora nas investigações sobre a psicanálise, pois até então estudo muito mais a psicologia ambiental em minhas pesquisas acadêmicas.

Em síntese, como pontuo no título, o livro não é tão fácil de ler, mas sim, é uma ótima obra para quem está iniciando os estudos dessa área ou até mesmo curiosos que almejam ampliar seu entendimento sobre o tema.

Kau 29/09/2023

Incrível ?
Consegui analisar vários aspectos da minha vida e o motivo de determinadas ações que eu e as pessoas ao meu redor tomam.
Nunca tinha parado para ler com profundidade sobre psicanálise e só esse livro já conseguiu me fazer refletir tantas questões sobre a vida como um todo. Perfeito dms!!

1 | 2 | 3 | 4