Psicanálise de boteco

Resenhas - Psicanálise de boteco

1 | 2 | 3 | 4

Carmo13 21/11/2023

Psicanálise para todos
O auto escreve de forma muito didática sobre um assunto tão denso e polêmico que é a psicanálise, trazendo de forma acessível e que todos conseguem entender.

Vinicius 10/11/2023

Início para uma jornada
Livro incrível, primeiro que eu leio do autor. Alexandre tem uma linguagem acessível e clara, trazendo diverso exemplos do dia-a-dia para aliar a prática e a vida real com as teorias de grandes nomes da história da psicologia como Freud, Melanie Klein, Winicott e Lacan.
Como estudante de psicologia, digo que apesar de algumas partes ser necessário reler algumas vezes mais, é a leitura é muito mais lúcida e dinâmica que qualquer outro livro teórico de psicanálise que estudamos no curso. Vejo como de extrema importância para que o conhecimento chegue a um público mais abrangente e saia da sua redoma acadêmica.
Além disso aprendi muitos pontos que as matérias da faculdade infelizmente não ensina e compreendi os pontos-chave de cada teoria de forma rápida e prática.

Mark 07/10/2023

Não, este não é um livro totalmente fácil de ler.
Não, este não é um livro totalmente fácil de ler. Mas é uma excelente introdução aos estudos da psicanálise.
O autor, Alexandre Patrício de Almeida, tem um podcast que leva o mesmo nome que o livro em questão, onde de maneira descontraída, mas objetiva e clara, aborda diferentes temáticas do campo da psicologia e apresenta ao público, sejam ouvintes da área ou de outras áreas do conhecimento também, de um modo de fácil entendimento.

Gosto de sua ideia de que o conhecimento deve ser acessível e prático, pois quando dificultamos o acesso, só contribuímos com a ignorância do povo.

Mas voltando ao livro em si, nele o autor aborda cinco de suas principais peças do podcast e traz, com uma ótima abordagem científica, as temáticas como narcisismo, invalidação emocional e outros de uma maneira responsável. Quando falo "responsável" me volto em crítica aos criadores de conteúdo digital que pouco se importam com a seriedade dos assuntos que abordam e explanam de maneira rasa e esdrúxula, induzindo as pessoas a um entendimento incorreto ou até incompleto e enviesado de temática.

Bem, mas quando digo que não é um livro tão fácil de ler, me direciono ao fato de que a psicanálise por si só possui suas complexidades de entendimento, especialmente ao leigo do tema. Mesmo o autor sendo muito claro e não usar de floreios desnecessários em seus escritos, ainda assim há momentos em que precisamos parar, refletir um pouco sobre o parágrafo e o reler quantas vezes se fizer necessário até conseguir compreender aquele conceito específico.

Talvez minha questão da dificuldade no entendimento de alguns pontos se dê por não ser um leitor assíduo da área do conhecimento específico e também por estar me inserindo agora nas investigações sobre a psicanálise, pois até então estudo muito mais a psicologia ambiental em minhas pesquisas acadêmicas.

Em síntese, como pontuo no título, o livro não é tão fácil de ler, mas sim, é uma ótima obra para quem está iniciando os estudos dessa área ou até mesmo curiosos que almejam ampliar seu entendimento sobre o tema.

Kau 29/09/2023

Incrível ?
Consegui analisar vários aspectos da minha vida e o motivo de determinadas ações que eu e as pessoas ao meu redor tomam.
Nunca tinha parado para ler com profundidade sobre psicanálise e só esse livro já conseguiu me fazer refletir tantas questões sobre a vida como um todo. Perfeito dms!!

Aline 05/08/2023

Interessante
O autor apresenta temáticas pertinentes da psicanálise de uma forma leve e fluida.
Nos convida a refletir. Gostei do título.

Gecosta 28/07/2023

Rápido, didático e divertido
Foi um livro de fácil leitura, com explicações que mesmo uma pessoa que não tenha muito conhecimento com psicanálise entenderia tranquilamente. Gostei bastante do método aplicado.

Apesar de ter demorado um pouco pra terminar de ler, é um livro bem rápido de finalizar. Gostei!

GAes 28/07/2023

Livro embasado e inteligente
O autor usa, durante todo o livro, referências externas, linhas de pensamento de outros autores e de uma maneira tranquila de entender. Aborda temas curiosos e comuns na sociedade atual, como a sindrome do impostor, narcisismo, o amor e separações

No início o livro parece bem difícil, mas no segundo capítulo já aparece a linguagem "de boteco", ou seja: uma grande conversa com o leitor, e meu interesse pelo livro aumentou

Mariana.Moreira 22/07/2023

Psicanálise de buteco
Livro enriquecedor e com linguagem fácil, mas eu confesso que pelo título esperava algo mais informal, com mais experiência de pacientes. Demorei muito pra engatar na leitura e quando aconteceu o livro acabou. Pretendo reler em algum outro momento, pois não consegui me conectar e não absorvi quase nada.

Aline 22/07/2023

Teorias psicanalíticas de forma simples para ser entendidas. Qualquer pessoa que não é da área consegue ler.

LetAcia620 16/07/2023

O podcast que virou livro
A linguagem e clareza do autor é muito perceptível. Muito interessante a maneira que ele explica conceitos psicanalíticos com assuntos do nosso cotidiano. Utilizando de teoria, trechos de músicas, poesias, filmes, etc. Deixa tudo mais leve e divertido.
Já esperava que seria assim, por já ser familiarizada com o podcast.

Erika.Reis 12/07/2023

O livro é sim enriquecedor e traz pontos muito interessantes de serem estudados, mas confesso que o início é muito chato e torna difícil engatar na leitura

Lucas1429 07/07/2023

Psicanálise de Boteco
O livro traz uma abordagem interessante sobre temas como narcisismo, síndrome do impostor, relação maternal e amor sob o viés da psicanálise.

Como o autor alerta nos capítulos iniciais, para alguns pode ser considerado um livro não tão fácil devido aos conceitos da área da psicanálise presentes na leitura. Confesso que me senti perdido em algumas passagens pela falta de familiaridade com a área.

Ainda assim, não é um livro impossível, sendo possível se identificar e extrair reflexões interessantes sobre algumas das situações descritas.

Acredito que minha experiência com o livro poderia ter sido melhor se tivesse ouvido o podcast antes, mas ainda assim é um livro bom e convidativo sobre a área da psicanálise.

yankakkkk 18/06/2023

??
Gosto de psicanálise, mas esse não é meu tipo de livro, então não tenho certeza se indicaria para meus amigos, no geral acho q é bom, só não é meu gênero favorito! ?

Mariana 15/06/2023

Nunca ouvi o podcast mas adorei o livro, tem uma linguagem realmente leve e fácil de entender, apesar dos assuntos serem complexos

Vênus_Alice 13/06/2023

Psicanálise de boteco
O livro traz uma coletânea de assuntos que enteressam tanto as pessoas com interesse em assuntos do senso comum, quanto interessados pela psicanálise.
O Alexandre aborda os temas e a teoria psicanalítica de uma forma didática, simples e não reducionista.
As indagação e temáticas do livro nos faz pensar sobre quem somos e como agimos, nos faz reelembrar da nossa história e nos faz encarar os nossos limites.
A psicanálise conversa muito com a arte e abre horizontes.

1 | 2 | 3 | 4