Psicanálise de boteco

Psicanálise de boteco Alexandre Patricio de Almeida

Resenhas - Psicanálise de boteco

1 | 2 | 3 | 4

Cicin 07/06/2023

Um livro muito rápido de se ler, com um conteúdo de refletir do começo ao fim, com vários exemplos!

Luiza 06/06/2023

Citação
?O grande objetivo de uma psicanálise: inquietar, incomodar até transformar. Ela nos tira da posição de conforto, nos fazendo repensar a vida com menos hipocrisia e mais sensatez. A psicanálise não nos cura de nossos sofrimentos ? nem se propõe a isso ?, mas nos coloca diante deles, reassegurando a nossa capacidade de responsabilização e o alcance da maturidade.?

Jacqueline Marinzeck 06/06/2023

Cirúrgico
Não tem como utilizar outra palavra que não o clássico ?cirúrgico? do autor Alexandre Patricio.
Seu livro é baseado no conteúdo do podcast de mesmo nome e que se tornou um grande sucesso da psicanálise durante a pandemia. A fala do Patricio é leve, transmatricial, mas com um enfoque muito maior em Melanie Klein e Winnicott.
Aguardo um outro livro sequencial deste, pois é facilmente lido e exemplificado. Vale a pena ler!

Gabriela 29/05/2023

Botecker (só pra quem entende)
Sou fã do podcast, acho que o Alexandre Patrício exerce com maestria tudo o que ele se propõe a fazer. Livro belíssimo! Acredito que ter uma noção dos conceitos de psicanálise é fundamental para compreensão do texto (recomendo o podcast psicanálise de boteco, se não conhece, corre lá ?)

juliana1514 24/05/2023

Bem explicativo
Nossa foi tão fácil entender os conceitos ? nesse livro. Eu amei demais a escrita e as explicações. Vou ouvir o podcast também.?

carolinesieves 24/04/2023

Simplicidade
Impressionante como o querido Alexandre Patricio tem facilidade em explicar assuntos tão complexos. O livro possui linguagem fácil, delicada e simples. Qualquer um será capaz de entender assuntos complexos da psicanálise. Sou fã do podcast do Alexandre e seu companheiro Felipi, nem Freud explicada a maravilhosa didática dos dois.

Edianara.Lino 23/04/2023

Gostei muito do livro, é bem gostosinho de ler assim como é de escutar o podcast. Para quem gosta de Psicanálise é maravilhoso, Alexandre tem uma linguagem simples e consegue versar sobre diversos autores, como Klein, Winnicott e Bion, com temáticas propostas.

Be__nights 21/04/2023

Uma leitura muito agradável e de simples compreensão, claro, para os que já tiverem uma base da psicanálise e dos conceitos principais. Aos que acompanham o podcast também fica fácil o entendimento, já que em muitos episódios os conceitos são bem explicados.
Traz a teoria para a prática de maneira simples, cotidiana. É realmente como se fosse uma conversa entre amigos.

jonatas 09/04/2023

Livro muito interessante, com conceitos muito bem explicados. Adorei conhecer o autor e certamente vou acompanhar o podcast.

Monique | @moniqueeoslivros 17/03/2023

Psicanálise de Boteco
{Leitura 03/2023 - ?? Brasil}
Psicanálise de Boteco - Alexandre Patrício de Almeida
Estamos vivendo num tempo em que a saúde mental começa a ser mais discutida e levada a sério. Tempos ágeis, digitais e cada vez mais divididos entre o real e o virtual (o virtual não seria também real?). Nesse contexto surgiu primeiro o podcast, e depois o livro de Alexandre Patrício, Psicanálise de Boteco.
Esse é um livro para quem quer entender um pouco melhor sobre inconsciente, narcisismo, feminismo, amor. Ou seja, tudo aquilo que já permeia nossa mente e nosso quotidiano, e que surge nesse livro de uma forma tranquila e fácil de entender.
Dizer que a Psicanálise é discutida pelo autor como um papo de bar seria apenas reforçar o título. Mais que isso, a Psicanálise é levada para o dia a dia, trazida para o contemporâneo, pensada hoje. O que faz com que seja mais fácil de compreendê-la, já que do nosso presente a gente entende.
Para quem tem curiosidade, para quem faz análise, para quem gosta de observar as relações humanas, esse é um belo livro. Ele te deixa cara a cara com o Eu dentro de você. E a gente continua ali no bar, tranquilo, entendendo.

Vinicius 17/03/2023

Interessante
Eu não conhecia o podcast de mesmo nome, mas foi um primeiro contato interessante.

A proposta do livro/podcast é trazer a psicanálise para um debate mais informal, colocando luz sobre temas que de alguma forma estão no nosso dia a dia. Narcisismo, amor, parentalidade...

Achei muito bom, ainda que em algumas partes tenha me sentido perdido por falta de familiaridade com conceitos psicanalíticos e uma linguagem nem sempre acessível.

Talvez valha a pena ouvir antes alguns episódios, caso esteja em dúvida sobre a leitura.

Fernando 30/01/2023

O título diz tudo
Psicanálise sem os floreios e soberbas dos meios acadêmicos, mas de uma maneira verdadeira e - ainda assim - coerente e intuitiva.

Isaura 17/01/2023

Adorei
Livro muito bom! O título subestima a profundidade da leitura. Esclarecimentos sensíveis, com linguagem acessível, sem perder a densidade inerente à psicanálise

Luiza 08/01/2023

Ameeeei
Confesso que comprei o livro pelo título e capa (não conhecia o podcast do Alexandre) e foi uma leitura que me surpreendeu demais!!!
O autor tem uma didática perfeita, o livro não fica cansativo e nem impossível de se entender. Em alguns momentos tive que reler certos trechos, mas como o próprio Alexandre fala, o conhecimento da psicanálise é um projeto de vida e temos que ter paciência e muita força para entendê-la (mas vale a pena!).

1 | 2 | 3 | 4