Adulta

Resenhas - Adulta

1 | 2 | 3 | 4

silvana 27/05/2023

Adulta
" Sei uma coisa sobre os peixes: se os mantiver em terra por tempo demais, eles morrem. "

Livro sensacional ????

Juliana 25/04/2024

Leitura rápida, mas pesada
A leitura de Adulta engatou super rápido para mim. Capítulos curtos, que vão e voltam no tempo me prenderam e li o livro super rápido.

Mesmo sendo um livro pesado (alerta gatilhos: racismo, estupro, violência contra mulher), a leitura foi super fluida pela forma que o livro é construído e que eu ficava super curiosa para saber o que ia acontecer.

Ao mesmo tempo é uma leitura pesada, emocionante e que coloca o holofote em como as mulheres negras vítimas de violências são descredibilizadas e julgadas como culpadas. Enquanto homens adultos abusadores são tratados como coitados pela sociedade.

A autora consegue abordar esses temas de maneira muito clara ao longo da história.

Em geral gostei bastante, mas achei o final um pouco corrido e o desfecho mal elaborado. Algumas coisas me pareceram conveniência para finalizar. Mas recomendo a leitura, porque o livro traz a tona temas que precisam ser falados e é bem escrito.

arethasoyombo 11/06/2023

Quase um sobrevivendo ao rkelly
Eu me interessei pelo livro pela capa e depois vi que tinha uma relação com r&B que é o meu gênero musical favorito. Comecei a ler o livro e mesmo sabendo que não é sobre os casos do rKelly e tal, demorei um pouco pra engrenar de fato. Uma coisa boa da narrativa é que os capitulos sao curtos, eu gosto de livros assim particularmente.

O livro conta a historia da enchantad uma adolesscente que tem o sonho de se tornar uma estrela musical e acaba conhecendo um cantor muito famoso que promete abrir portas desse sucesso pra ela. No entanto, conforme o tempo passa ela percebe que nem tudo são flores como ela imaginou que seria.
Pra quem assistiu o documentario da Netflix Sobrevivendo ao RKelly vai sentir que ta reassistindo o documentario. tem uma mudança ou outra, mas MUITAS referencias as historias das vitimas, muitas coisas que se assemelham. Não é aquele livro que eu fiquei tipo MEU DEUS, mas é um livro bom. bem escrito e passa a mensagem dele de modo claro.

sandy 27/06/2023

Cirúrgico
Impressionante o quão angustiante é esse livro aqui, o quanto as mulheres são humilhadas, maltratas e desamparadas - principalmente as mulheres negras - no pior momento de suas vidas. e o quanto a sociedade dá credibilidade apenas e exclusivamente a homens ricos justificando seus atos nojentos.

é cirúrgica a forma que a autora trás através da personagem toda a dor, os traumas e consequências de inúmeras mulheres que já sofreram abusos e o quão suas vozes importam e aquilo não as define. e O FINAL FOI TUDO.

denunciem. não se calem. nós temos que acreditar em vocês. acreditamos em vocês. em nós.

@emcadacapa 22/05/2023

IMPACTANTE!
Uma história altamente fluída de se ler, mas também forte e um tanto pesada, principalmente tendo a terrível consciência de que isso não é apenas ficção.

A escrita da autora, Tiffany D. Jackson, é sensacional, você inicia a leitura e quando percebe está na metade do livro, tudo flui muito facilmente, principalmente na primeira parte do livro quando estamos acompanhando todo o sonho de Enchanted em cantar e ser famosa. Mais adiante na história vemos como esse sonho se torna um pesadelo.

Críticas sociais, drama familiar, a busca por um sonho, amizade, indústria da música, abuso de poder, racismo, negligência policial... tudo isso é encontrado nesse livro. Mas a autora toma bastante cuidado, ela não se demora muito em cenas pesadas, o que é algo importante, ela não te deixa naquele ponto ruim por maia tempo do que precise dentro da história.

Adulta é uma história pesada, impactante e que pode gerar gatilhos, no início do livro nós temos os alertas (coloquei no carrossel também para quem queira saber antes de adquirir o livro).

? ?????? ???? ????? ???? ????...
? Gosta de protagonistas corajosas.
? Gosta de ler histórias com críticas sociais.

Maikeda 15/08/2023

A pessoa mais desrespeitada é a mulher negra.
Meu Deus eu ainda estou em êxtase por esse livro. Eu comprei porque vi bem por cima que falava sobre uma menina que sonhava em ser cantora e que teria um desdobrar da carreira dela no R&B. Mas ja na primeira pagina ja tinha um alerta de gatilho, sabendo como é o mercado artístico eu imaginava q trataria de temas pesados, mas a forma crua como o livro lidou me pegou. E eu gosto, não tem nenhum momento uma ?romantização? ou uma forma de amenizar a situação como eu vi no É assim que acaba. No começo a leitura é bem leve mas ai no passar dos capítulos eu ficava cada vez mais desesperada, chegou uma hora que me deu gastura, parei alguns momentos pra espairecer mas não atrapalhou a minha leitura, eu ainda queria ver o que ia acontecer. Existe um mistério ali no livro mas não é uma puta história, porque o foco é falar sobre o abuso de poder, o desrespeito com mulheres sobretudo mulheres negras. É uma das melhores leituras do ano, todo mundo deveria ler esse livro.

eugeniaalmeida_ 17/09/2023

Necessário!!!
Apenas Leiam! Recomendo para todas as mulheres, apesar dos gatilhos. É um livro que mexe muito com nossos sentimentos, se preparem pra sentir todos os mais diversos sentimentos possíveis.
Carla Maria 17/09/2023minha estante
Coloquei na minha lista ??

Isabela 24/02/2024

A pessoa mais desrespeitada na América é a mulher negra" M.X
O livro retrata a vida da jovem Enchanted Jones, uma adolescente com um talento inegável para a música e para ser uma cantora de sucesso.
No entanto, falta a Chant a oportunidade certa. Vinda de uma tradicional família negra e pobre que vê nos estudos a única forma de vencer na vida, Chant acaba vendo no ídolo Korey Fields a chance que precisava para ascender, ao mesmo tempo em que se apaixona, e é correspondida, por ele. Entretanto, nem tudo é o que parece e um romance com um homem dez anos mais velho se mostra algo, no mínimo, arriscado.
Adulta é um soco no estômago. Não tem como descrever a história de outra forma.
A história de Enchanted retrata os abusos reais comuns à grande maioria de mulheres no início da vida artística, que frequentemente são submetidas ao arbítrio do poder de homens ricos que se entendem no direito de violentar mulheres em troca de uma chance.
Chant, porém, ainda sofre com a violência destinada às vítimas mulheres negras, que têm suas dores e histórias negadas, e ainda, a violência entre parceiros, invisibilizadas na dinâmica doméstica. Com apenas 17 anos ela é abusada física e sexualmente e, principalmente, psicologicamente pelo parceiro que amava, fazendo com que não percebesse a violência que recebia em troca até chegar ao ponto extremo.
A autora constrói ainda um suspense maravilhoso no final em relação a um crime e a sanidade da personagem que me fizeram grudar no livro nas últimas 100 páginas.
A história de Enchanted é uma história que precisava ser escrita. Sua leitura é necessária!

leaoliterario 05/04/2023

?O que uma mulher veste ou deixa de vestir não dá a ninguém o direito de tocá-la. Bem, todo mundo sabe que ele teve uma infância difícil. Foi abandonado pela mãe, não conheceu o pai e foi criado pela avó que faleceu. Todo mundo passou por coisas difíceis, isso não lhe dá o direito de abusar de garotas.?

Vanessa 18/07/2023

Cuidado: leitura sensível e alerta de gatilhos
Infelizmente, todas nós temos uma história de abuso, importunação, constrangimentos vindo de homens. Se você tem sensibilidade e gatilhos envolvendo abusos sexuais: saiba que esse livro é sobre isso.

Mas a leitura também é sobre o quão temos voz e vez para criar coragem e sair de situações abusivas. Enchanted, personagem principal do livro mostra como não é difícil se colocar em situações como essa, infelizmente. E como o sistema branco e heteronormativo colocam nossas falas em descredito quando resolvemos denunciar um crime contra nós

Mostra as artimanhas da manipulação, evidência como colocam meninas pretas, adolescente, como adultas e sexualizam seus corpos e ações. "Ela nem parece uma adolescente..." Um dos motes mais usados na história

Eu sai tão pesada dessa leitura, mas é por se tratar de uma realidade mesmo, é isso que mais dói

O livro é perfeito, a narrativa prende, os sentimentos de ser ver algumas vezes em Echanted me deixou nervosa e triste. Mas enfim, parece contraditório indicar uma leitura que me angustiou tanto, mas como dito antes: contém gatilho e informações para que saibamos que não estamos sozinhas mediante a abusos e crimes cometidos contra nós mulheres

Mah 19/07/2023

O que foi isso!?
Quantas emoções me causou, quanta empatia eu senti por esta protagonista, a escrita da autora é viciante e mesmo se tratando de temas pesados e angustiantes você não consegue parar de ler?
Com certeza virou um favorito e vou pensar nele por muito tempo! ????

Maria 27/07/2023

Algum dia será fácil ser mulher?
Tenho uma lista mental de livros que queria ter lido quando adolescente e esse acabou de entrar pra essa lista.

Quantas meninas não acabam se envolvendo ou se encantando por caras bem mais velhos sem entender o quão problemático pode ser isso? Confiamos, acreditamos... Pq quando crianças assumimos que os mais velhos são sábios, que se eles acham que tudo bem, então é pq tá tudo bem. Somos enganadas por aqueles que deveriam nos proteger, que deveriam saber melhor distinguir o certo do errado, e pior ainda, no final ainda somos julgadas culpadas: "ela sabia o que tava fazendo, olha como ela se veste".

Esse livro me fez lembrar de relacionamentos passados, de como minha cabeça funcionava quando eu tinha 17 anos. Acabei refletindo sobre muita coisa e chegando a conclusão que nunca vai ser fácil ser mulher pois mesmo já não tendo 17 anos há 10 anos, os traumas permanecem, os medos e receios ainda estão comigo. Me identifiquei com tanta coisa que chega a ser assustador. Recomendo bastante a leitura, o livro é fluido apesar do tema pesado, fiquei totalmente envolvida e quando finalizei pensei sobre a história por dias.

Amanda 20/12/2023

Revoltante demais e infelizmente real
Essa história me deixou boa parte do tempo revoltada, não pq seja ruim, muito pelo contrário, mas sim porque infelizmente é muito comum. Quantas vezes não vemos homens com garotas menores de idade dizendo o quanto elas são " maduras"? Quantas vezes não ouvimos que elas " sabiam o que estava fazendo" enquanto homens são lidos como " coitados que estão tendo sua vidas arruinadas por moças aproveitadoras?" Especialmente homens em posições de poder.
No caso da protagonista, ela ainda é uma moça negra, que sofre com o racismo e a solidão vivendo em um ambiente no qual não se sentia acolhida, o que a levou a ser um " alvo fácil" para o predador desse livro. Além disso, é completamente descredibilizada durante seu relato porque, sim, mulheres negras sofrem muito mais com a questão de ter seu discurso invalidado do que mulheres brancas(ainda que, sim, isso também ocorra com estas últimas).
Eu gostei bastante do livro pq me levou a refletir sobre esses assuntos, e me doeu muito ver a jornada da Enchanted. Porém, acho que a última parte do livro foi meio desconectada do resto, com com plot twists e revelações que acho que não eram necessárias. Fora isso recomendo muito, porém alerto para que tenham cuidado com os gatilhos.

@somaisumparagrafo 05/04/2023

@somaisumparagrafo
- Ela pensou que viveria um conto de fadas ao lado de seu ídolo, mas a história virou um grande pesadelo. -

Aos dezessete anos, Enchanted tem uma grande voz e o sonho de se tornar uma cantora renomada. Ao conhecer Korey Fields, cantor e produtor musical, vê nesse contato a chance de alcançar o estrelato. Mas quando o relacionamento passa a exigir demandas violentas, abusivas e impróprias, Enchanted percebe estar vivendo em meio ao horror eu tudo sai dos trilhos, quando um dia a jovem acorda com sangue em suas mãos e Korey morto ao lado. E o pior, ela não se lembra de nada.

Em meio a um enredo tão atrativo, acompanhamos o desenrolar de todos os acontecimentos que antecederam a morte de um grande ídolo da música. Vemos Enchanted passar por situações extremamente abusivas e dolorosas, que causam asco ao leitor, mas que infelizmente retratam muito da vida de uma mulher em meio ao show business.

“Adulta” aborda temáticas como:

- Racismo e sexismo;
- A mulher negra na sociedade;
- Cultura do estupro e culpabilidade da vítima;
- Pedofilia;
- Violência física, sexual, moral e psicológica;
- Traumas por violências.

A narrativa é envolvente e acontece de forma fluida, mas senti que os acontecimentos foram apresentados muito rapidamente e sem aprofundamento, os personagens foram tratados de forma superficial sendo que as temáticas abordadas proporcionavam espaços para mais esquadrinhamento. No mais, a trama em si entrega um desenvolvimento sólido e é inegável sua relevância em meio ao público leitor, especialmente dentro do universo jovem-adulto, visto que levanta diversos questionamentos sobre a luta feminina em meio a uma sociedade machista, patriarcal e misógina.

1 | 2 | 3 | 4