Adulta

Resenhas - Adulta

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@somaisumparagrafo 05/04/2023

@somaisumparagrafo
- Ela pensou que viveria um conto de fadas ao lado de seu ídolo, mas a história virou um grande pesadelo. -

Aos dezessete anos, Enchanted tem uma grande voz e o sonho de se tornar uma cantora renomada. Ao conhecer Korey Fields, cantor e produtor musical, vê nesse contato a chance de alcançar o estrelato. Mas quando o relacionamento passa a exigir demandas violentas, abusivas e impróprias, Enchanted percebe estar vivendo em meio ao horror eu tudo sai dos trilhos, quando um dia a jovem acorda com sangue em suas mãos e Korey morto ao lado. E o pior, ela não se lembra de nada.

Em meio a um enredo tão atrativo, acompanhamos o desenrolar de todos os acontecimentos que antecederam a morte de um grande ídolo da música. Vemos Enchanted passar por situações extremamente abusivas e dolorosas, que causam asco ao leitor, mas que infelizmente retratam muito da vida de uma mulher em meio ao show business.

“Adulta” aborda temáticas como:

- Racismo e sexismo;
- A mulher negra na sociedade;
- Cultura do estupro e culpabilidade da vítima;
- Pedofilia;
- Violência física, sexual, moral e psicológica;
- Traumas por violências.

A narrativa é envolvente e acontece de forma fluida, mas senti que os acontecimentos foram apresentados muito rapidamente e sem aprofundamento, os personagens foram tratados de forma superficial sendo que as temáticas abordadas proporcionavam espaços para mais esquadrinhamento. No mais, a trama em si entrega um desenvolvimento sólido e é inegável sua relevância em meio ao público leitor, especialmente dentro do universo jovem-adulto, visto que levanta diversos questionamentos sobre a luta feminina em meio a uma sociedade machista, patriarcal e misógina.

anabi 12/03/2024

Fazia tempo que não lia um livro tão rápido. História encorajadora, que nos inspira e faz ver que nós mulheres temos que nos unir cada vez mais!

DAbora311 27/02/2024

Muito pesado
Eu quis ler esse livro pela capa e também porque amo livros de suspense e fiquei em choque com a temática desse livro. Não recomendo esse livro para quem já sofreu abusos, muitos gatilhos, teve momentos em que tive que parar a leitura por não estar aguentando. A escrita da autora é muito fluída, ela soube retratar muito bem tudo que uma vítima sente e passa, o livro também vai falar sobre racismo, sobre a culpa em que colocamos nas vítimas e não no abusador. Até o título do livro ela usou como crítica. Única coisa que não gostei foi ela deixar a solução do caso nos últimos capítulos.

Mah 19/07/2023

O que foi isso!?
Quantas emoções me causou, quanta empatia eu senti por esta protagonista, a escrita da autora é viciante e mesmo se tratando de temas pesados e angustiantes você não consegue parar de ler?
Com certeza virou um favorito e vou pensar nele por muito tempo! ????

Maria.Paula 08/07/2023

Gostei porém esperava outra coisa
A culpa desse livro não ter sido 5 estrelas pra mim foi totalmente minha, eu achei que o foco ia ser uma coisa mas do meio pro final foi totalmente outro e por isso estava dando 3 estrelas pra ele, mas a última página me ganhou de um jeito....
Um bom livro, com boas reflexões e não consegui dormir até saber o final.

vitoriasecreta5h 30/06/2023

Uma leitura muito boa. esse livro conseguiu me prender rapidamente, pois os capítulos são curtos e ajuda a leitura fluir. vale destacar também as críticas sociais e raciais que o livro apresenta

Luísa Toresan 02/09/2023

Não sabia quantas estrelas dava. Nunca passei tanta raiva e ódio com um livro. Definitivamente saiba ontem você tá se enfiando, não comece o livro sem saber de nada como eu.

gleice 09/06/2023

Enchanted Jones tem a possibilidade de conhecer o poderoso produtor e cantor de R&B Korey Fields em uma apresentação, ela sabe que é a chance de realizar seu sonho de se tornar uma cantora internacionalmente famosa.

checkmatedaisy 10/09/2023

Um dos melhores livros do ano!
Esse livro... ele... ele é muito difícil de ser lido. Acho que por isso que eu demorei um pouco mais pra terminar ele. Mas... A forma nua e crua como ele retrata a vulnerabilidade de adolescentes pretas na sociedade... dói. DÓI MUITO

Paula1882 30/05/2023

A autora conseguiu me prender rapidamente na história com os capítulos indo e voltando ao passado. Muito boas as críticas sociais e raciais feitas no livro. Em alguns momentos cheguei a duvidar da minha sanidade junto com a protagonista.

Laura.Clobochar 19/05/2023

Saco plástico ou água-viva?
Eu devorei esse livro. Li em dois dias.
Não tinha lido nada sobre o livro, mas sim sobre a autora e me interessei em ler algo, por isso peguei ele.
O primeiro capítulo já te entrega o que vai acontecer no futuro da história, mas fica o questionamento: como e porquê chegou nesse ponto?
A história é narrada na perspectiva da personagem então é muito interessante os momentos de reflexão que ela tem ao longo dos acontecimentos.
Livro dinâmico que foca nos acontecimentos relevantes e explicações que se conectam muito com a história(tipo o título dessa resenha).
Único ponto negativo que percebo é que o plot twist em relação a amiga dela, não foi tão bombástico como imaginei. Mas o livro possui muitos outros plots sensacionais.

_ju1c 08/07/2023

É um livro bem fluído, envolvente e que trata de temáticas bem sensíveis, então peço que se atentem aos gatilhos.

Gostei, mas por não ser o meu tipo de leitura, acabei dando 3 estrelas.

Andreza 18/06/2024

Por fim? Cancelem o R.Kelly
Eu gostei muito desse livro, gostei da forma como ele foi escrito, das divisões em capítulos mais curtos, em como ele intercala o texto com mensagens, transcrições, posts e etc. só tirei meia estrela porque o livro usava trechos de musicas (na minha concepção) até demais, o que acabou me incomodando pelo excesso.

A história mostra bem claramente a manipulação que existe nos casos de pedofilia, onde o cara bem mais velho faz a garota se sentir ?especial, diferente, madura pra idade?. no texto inclusive tem a discussão do ? a idade é só um número?. Mostra como é a manutenção em um relacionamento abusivo, tanto em fazer a garota se sentir culpada por coisas que ela não tem culpa, a ?lavagem cerebral?, os abusos psicológicos pra que a pessoa se sinta menor e imponente. o uso do poder, influência etc. pra se impor sobre ela. até mesmo o uso de violência. Fala também sobre a grande dificuldade das pessoas de 1º. Responsabilizar o responsável (o adulto da situação) 2º. Parar de idolatrar e minimizar a relevância dessa atitude. O livro trás também varias questões sobre o racismo sofrido pela Enchanted e pelas mulheres negras, e como elas são silenciadas e invalidadas.

?Isso não é certo, minha intuição sussurra. Mas estou numa sala cheia de gente, e não tem ninguém aqui para me dizer qur está errado. Exceto, talvez, ele. Mas ele não diz nada.?

É um livro que fala de um assunto *muito importante* de uma forma onde pessoas mais jovens vão se ?interessar? na história, o que é realmente importante. No mais é um livro que bate diferente em quem ja vivenciou algo parecido, mas que vale a pena!

1 | 2 | 3 | 4 | 5