Amêndoas

Amêndoas Won-pyung Sohn

Resenhas -

Max 15/07/2023

As tais amêndoas...
Após ler alguns livros da literatura coreana, percebi uma certa característica peculiar a todos e que em certa medida se repete aqui, primeiro a delicadeza da escrita, uma certa linearidade precisa em sua narrativa e principalmente uma visão totalmente Shakespeariana, acredite, das tragédias descritas. Tendo como personagem alguém que quer, a todo custo, compreender o que é sofrer, amar e mesmo sentir, sentir qualquer coisa, ajuda a dar um tempero filosófico a tudo.
Embalado por tudo isso, a autora nos reserva um final que aquece nossos corações.
Clichê? Pode até ser... mas eu adooro!
Recomendo!
Regis 15/07/2023minha estante
Ótima resenha! ? ?
E a lista só cresce. Rsrsrs

Max 15/07/2023minha estante
Obrigado, Régis!?

camille 21/12/2023

Gente que loucura.
como pode um adolescente que não sente nada me fazer sentir TUDO enquanto lia? Amei demais e achei o final simplesmente inesperado
Ynnay@! 21/12/2023minha estante
Esse livro tem personagens lgbt?

camille 21/12/2023minha estante
nao temm

Naty 07/07/2023

Esse livroe pegou!! Amei a história, marquei vários quotes, o protagonista passa por situações nem difíceis, mas ele não sente nada!
Apesar dele não sentir,mos sentimos 2x mais?
E uma história triste, me senti perdida junto ao personagem, qndo acontece algo ruim com a mãe, fiquei desesperada, talvez pelo fato de também ser mãe, e pensar como ele iria sobreviver sozinho, sem os ensinamentos da mãe e da vó!enfim, esse livro tem um lugar especial no meu ??
daileituras 05/09/2023minha estante
Eu sinto por mim e por ele??

Naty 06/09/2023minha estante
Esse livro é bem bem tristee

Letícia 30/03/2024

Li para uma LC. Por causa da capa, pensei que fosse um romance LGBT fofo, mas me surpreendi positivamente quando entendi que trata de temas pesados.

A leitura é rápida, os capítulos são curtos e a escrita é boa, sempre tem algo em aberto que te faz querer ler mais para ver o que vai acontecer. Gostei bastante da leitura, mesmo que em vários pontos a história tenha deixado a desejar.

Até 25% do livro a história é perfeita, mas depois surgem personagens novos mal desenvolvidos que fazem parecer que a autora não sabia mais sobre o que escrever. O gênero muda de literário para romance e passa a falar sobre relações entre adolescentes. O final me decepcionou, o tema do livro não tem uma conclusão e cada personagem ganha um destino milagroso demais que deixa tudo parecendo uma novela.

Fora isso, é uma boa leitura. São poucos acontecimentos e poucos personagens, mas nada é contado de uma forma monótona, o que surpreende bastante. O fato de ser em primeira pessoa é bem interessante para mostrar que o personagem principal não sente nada. A escrita muda conforme o personagem cresce, o vocabulário fica diferente, e acredito que isso seja algo difícil de fazer.

Eu esperava mais do final, mas recomendo a leitura mesmo assim.
nathaliart 30/03/2024minha estante
Acho que sua resenha resumiu bem minhas impressões sobre o livro. A diferença é que dei uma nota mais baixa...

Letícia 30/03/2024minha estante
A minha nota é mais pela experiência que tive lendo kkk

Avner 17/02/2024

Sentir é complexo e muito valioso
Acompanhar a história narrada em primeira pessoa do personagem Yunjae dá luz ao privilégio que temos de sentir, mesmo que seja a dor, em contraponto à ausência de sentimentos do protagonista.

Diagnosticado com alexitimia, ou incapacidade de identificar e expressar sentimentos, o protagonista retrata a dificuldade de viver em um mundo que o considera anormal e esquisito.

Os capítulos são curtos, o que gera uma fluidez para a leitura. Em alguns momentos o enredo traz mudanças de direção como o surgimento de personagens novos ou acontecimentos surpreendentes, que acabam gerando curiosidade e isso me fez ler mais rápido. Mas muitas vezes esses momentos não se sustentam. É uma história adolescente, bonita, mas achei a escrita um pouco rasa e repetitiva.

No geral é uma leitura gostosa, que traz algumas reflexões interessantes, alguns momentos de surpresa, mas não é um livro que, na minha opinião, é encantador e/ou incrível! Recomendo a leitura de qualquer forma, principalmente se você está querendo algo tranquilo pro momento!
edu basílio 23/02/2024minha estante
que bacana sua forma de exprimir seus sentimentos com a leitura ?

Avner 24/02/2024minha estante
fico feliz, Edu! mto obrigado!

Eligessia 29/07/2023

Pra mim foi uma boa leitura, flui muito rápido e consegui compreender bem todas as emoções contadas pelo protagonista,só queria pegar Gon e guardar em um potinho pra proteger ele de todo mal do mundo.
Mary Hooper 29/07/2023minha estante
Tô lendo ele

Babikellys 29/07/2023minha estante
Sim sim e sim, só queria proteger o Gon

Elen.fer 07/08/2023

Esse livro ensina tanto...
Bom, eu gostaria de iniciar essa resenha dizendo: QUE LIVRO BOM! Sério, ele é tão rápido de ler, tão fluido, sem enrolamentos mas ao mesmo tempo tão profundo e reflexivo. Ao ler esse livro nós aprendemos tanto sobre os sentimentos e sobre as pessoas ao nosso redor... Acho que não tenho nem como tentar explicar como foi boa essa experiência, então apenas quero dizer: todas as pessoas deveriam ler esse livro um dia.

As vezes, as pessoas que se mostram tão duronas carregam feridas profundas nas quais não conseguimos enxergar e por isso a julgamos pela forma que elas agem. As vezes, as pessoas não aproveitam bem o seu tempo com as pessoas amadas e depois se arrependem, pois bem, as vezes nós mesmos somos essas pessoas e nem percebemos.
Deu pra notar um pouco sobre o que esse livro fala, né? É algo que nos faz refletir sobre nós mesmos, sobre como estamos reagindo aos nossos sentimentos e também como estamos tratando aqueles que nós dizemos que amamos. Será que estamos nos esforçando mesmo para garantir que certa pessoa se sinta amada e acolhida? Será que não estamos julgando demais e dando chances de menos? Há pessoas que só precisam da chance de recomeçar do zero.

Outra coisa que notei, é que o personagem principal é diagnosticado com uma doença onde ele "não tem a capacidade" de sentir muitas coisas, mas ao conhecer os demais personagens, vejo que há pessoas com mais problemas com seus sentimentos do que o próprio protagonista. Outra coisa também, é que nós conseguimos nos colocar no lugar de cada um e assim conseguir entender porque alguns agiam da forma que agiam, mas não quer dizer que fossem pessoas ruins, apenas seres humanos comuns que sentem, cuidam e amam da sua maneira.

Chorei, sorri, fiquei em choque, senti de tudo um pouco. Fico feliz por ter tido a experiência de ler essa obra e recomendo você a ler também. ??????????+??
gabyreads 08/08/2023minha estante
tudinho pra mim!

gabyreads 08/08/2023minha estante
foi lindo e especial fazer essa leitura com você ?

yoondaew 25/04/2024minha estante
oq aconteceu pra tirar/faltar meia estrela amg?

Winnie Maggie Yse 26/04/2024minha estante
É que esse não é muito meu tipo de livro

My 04/03/2024minha estante
Eu tava com bastante expectativa

Vits 04/03/2024minha estante
Eu esperava que fosse ser um lixo. E só foi OK. Então fiquei aliviado.

Iarlys 08/08/2023

Indicação de uma amiga.
Foi uma leitura bem agradável. E eu super leria de novo, de boa.

Em uma resenha anterior vi uma comparação com Flores para Algernon. Não achei que chegasse a tanto, achei bem diferente, na verdade. Mas é uma leitura ótima.
O menino Gon mudou bastante e o nosso protagonista cresceu bastante também. Gostei da forma de como as coisas se resolveram e de como as amizades auxiliaram isso.
No mais, o amor é uma força poderosa. Não é a toa que Camões diz que "é fogo que arde sem se ver".

Fabuloso!

43° lido no ano.
#Recomendo.
Ione - sama 11/08/2023minha estante
Qual dos dois é mais triste?

Iarlys 12/08/2023minha estante
Amiga, acho que Flores para Algernon é mais.

_bbrcam 23/06/2023

Talvez eu nunca consiga explicar o que eu senti lendo esse livro
Mas foi uma experiência completamente diferente. é incrível as discussões e os temas que são trabalhados aqui na perspectiva de quem não sente "nada". passando por dramas familiares, bullying, empatia, compaixão e muitos outros temas, foi uma leitura maravilhosa. marquei diversas partes, porque apesar de tudo, é impossível você não se identificar com alguns dos personagens. terminei com o coração na mão e com a certeza de que "não existem pessoas que não possam ser salvas. existem pessoas que desistem de salvar as outras."
Efêmera.o 23/06/2023minha estante
Sua resenha me motivou a ler, o empurrão que eu precisava sabe? Brigadão

_bbrcam 23/06/2023minha estante
opa, precisando, só chamar!

Katia Góes 21/08/2023

Toca o seu coração...
Estava meio sumida, né?! Voltei!
E vamos falar de...

Amêndoas, romance de formação da sul-coreana Won-pyung Sohn, publicado no Brasil pela Editora Rocco. A obra, vencedora do Prêmio Changbi de Ficção para Jovens Adultos e do Prêmio Jeju 4.3 Peace Literary, viralizou após ser lida por RM e Suga, integrantes do grupo de k-pop BTS, durante um dos episódios do programa de variedades In The Soop. Um livro fofo e extremamente reflexivo, trazendo uma pauta sobre amizade, amor, respeito e inclusão.

O enredo nos apresenta um jovem incapaz de identificar suas emoções e, precisa de repente, lidar com uma grande perda. Alegria, tristeza e raiva são palavras que ele simplesmente não consegue compreender. Incapaz de perceber os sentimentos dos colegas e até de experimentar o medo, ele se vê constantemente em apuros. O leitor acompanha o amadurecimento desse jovem personagem, enquanto ele tenta aprender sobre questões cada vez mais complexas.

? ?Alegria, tristeza, amor, medo ? todas essas coisas são ideias vagas para mim. As palavras ?emoção? e ?empatia? são apenas letras sem sentido impressas em papel.?

No decorrer da história, uma amizade inesperada surgirá, é quando esse jovem conhece um rapaz que é seu oposto, incapaz de conter todos os sentimentos que transbordam em seu peito, principalmente a raiva, que parece não deixar o amigo em paz, colocando-o em muitas encrencas.

? ?As pessoas fingem não ver tragédias distantes dizendo que não há nada que possam fazer, mas também não intervém numa acontecendo por perto, porque ficam assustadas demais.?

E, embora o protagonista seja incapaz de expressar e entender os sentimentos, ele é extremamente carismático e tem uma evolução inteligente ao longo da trama, que tenta mostrar o olhar de alguém como ele, para situações diversas que vivenciamos todos os dias na vida.

? Uma das minhas leituras favoritas deste ano... Foi uma experiência literária muito interessante. Espero que você dê uma oportunidade para Amêndoas, também!

Beijinhos e até a próxima!!! ?
Cleber 23/08/2023minha estante
Adorei a resenha! Bem vinda de volta :)

Katia Góes 23/08/2023minha estante
Obrigada!!! Vc já leu esse livro? Vale muito a pena...

qisso.soso 04/03/2024

Obrigado.
Obrigada won-pyung sohn,essa história levarei para a vida,junto com todos os aprendizados descritos nela.
você me mostrou uma outra perspectiva de amor,de cuidado.
quanto ao que você disse sobre que essa história seja de incentivo para as pessoas se aproximarem dos feridos,você não podia estar mais certa.
pessoas feridas querem ser ajudadas.
crianças querem ser amadas.
não esquecerei disso.
mais uma vez,obrigada.
Rebe-K 04/03/2024minha estante
Esse livro é tudo

Juucky 04/03/2024minha estante
Já entrou pra lista de melhores que li em 2024. Amei dmsss

lissamed 06/05/2024

Amêndoas - Won-pyung Sohn
"Amêndoas" é um romance emocionante de Won-pyung Sohn que conta a história de Yunjae, um jovem com uma condição neurológica que o impede de sentir emoções. Ele vive uma vida solitária e é constantemente confrontado com sua incapacidade de entender os outros. No entanto, tudo muda quando ele conhece Gon, que também tem suas próprias lutas. Juntos, eles formam uma conexão profunda e aprendem a superar suas dificuldades, descobrindo o poder da empatia e da compaixão. O livro aborda temas como identidade, aceitação e o significado do amor verdadeiro

Amêndoas foi uma leitura que sinto que era o que eu estava precisando, um livro adorável que me deixasse de coração quentinho (alerta de spoiler: isso não quer dizer que ele não seja triste). Esse livro me agradou em diversos pontos principalmente pela diversidade em relação a condição de Yunjae, que até então nunca havia ouvido falar de obras que retratavam ela, e acredito ela foi tratada de maneira bastante responsável e consciente.

Alguns aspectos da leitura me deixavam muito triste principalmente pois era difícil imaginar a situação que o personagem estava lidando, por mais que ele não estivesse demonstrando emoções, e como ele tinha que lidar com o luto da sua avó e a espera da saída do coma de sua mãe, o bullying que ele cresceu sofrendo e continuava lidando.

Porém, a leitura me irritou em um ponto específico que gostaria de apontar, que é a a relação entre Yunjae e Gon, que até então aparentava se desenrolar em um romance, e no final do livro uma nova personagem foi introduzida para ser o par romântico de Yunjae, e por mais que ela tenha dito um papel bastante relevante na história, esse papel poderia ter sido realizado por Gon, e pessoalmente, acredito que eles tinham bastante química!

Pessoalmente, gostei bastante do rumo que a história foi levando, da descrição dos acontecimentos e como simples frases iam levando a algumas reflexões tanto quanto poéticas e a narrativa me prendeu bastante. O final dela acabou me assustando um pouco, mas tudo ficou bem e eu fiquei bem emotiva no final.

Outro ponto extra que achei muito interessante foi a inspiração que a autora teve para escrever sua história, ela havia se tornando mãe recentemente, e, como mãe, sentiu um amor por sua filha como nunca havia sentido antes, e pensara que iriana amar de todas as maneiras e aquilo seria a definição de amor incondicional, e assim ela criou os 2 personagens dessa história: Yunjae e Gon. Essa inspiração para o livro me fez criar ainda mais um apego a essa obra, e também me fez chorar um pouquinho?
bibis 06/05/2024minha estante
nossa eu não sabia dessa inspiração, que legal

lissamed 06/05/2024minha estante
está nas notas da autora no final do livro, não costumo as ler, mas fiquei tão emotiva pela obra que parei para ler, achei tão linda e significativa que precisava colocar na resenha!!

skuser02844 08/04/2024

É um bom livro. Leitura super fluída. Não esperava nada em específico do livro, achei bonitinho e triste mas não leria novamente.
Gostei mais do agradecimento da autora do que o livro em si
viciada1 08/04/2024minha estante
qual a resenha do livro????

skuser02844 08/04/2024minha estante
Se você clicar na foto do livro aparecem várias pra você ler ?