Amêndoas

Amêndoas Won-pyung Sohn

Resenhas -

Cassio Kendi 02/04/2023

Me desculpa. E obrigado. De verdade.
Eu e minha esposa temos frequências de choros diametralmente opostas. Ela nunca me viu chorar, não porque eu esconda o choro, mas por ser algo raro de acontecer comigo. Eu vi ela chorar ontem assistindo um vídeo de um menino de uns 3 ou 4 anos explicando os sentimentos para a mãe com a maturidade de um psicólogo ("eu estava um pouco frustrado, depois fiquei um pouco irritado, mas tudo bem, porque meu irmão ainda é muito novo e não entende o que faz").

Já imaginei como seria se eu fosse realmente incapaz de chorar. Será que assim eu nunca me sentiria triste? E se eu não me sentisse triste, será que também não me sentiria feliz, e estaria sempre num estado constante de nem-triste-nem-feliz? Será que se eu não conseguisse sentir nada, seria incapaz de amar, estar em um relacionamento, manter amizades?

São questões como essas que o livro "Amêndoas" aborda, por meio da narração de um adolescente com 'alexitimia', condição que impede ou dificulta uma pessoa de identificar e expressar os próprios sentimentos, e, por consequência, entender o sentimento dos outros.

A autora consegue explorar todas as dificuldades que acompanham esta condição e mostrar a evolução gradual de Yunjae utilizando a própria escrita como indicativo da capacidade cognitiva do narrador, recurso que me lembrou muito o livro "Flores para Algernon", mas em um grau mais sutil.

Acaba sendo irônico que um relato escrito por alguém que não sente emoções tenha partes tão tocantes. Me emocionei, mas não cheguei a chorar (minha esposa provavelmente choraria horrores).
NathyBean 03/04/2023minha estante
Nossa. Parece ser lindo

Laura Gariani 05/04/2023minha estante
realmente, eu provavelmente estaria chorando no prefácio. Eu choro por nós dois.

skuser02844 14/04/2023minha estante
Conheço uma criança assim. O diagnostico foi difícil, bem difícil e, não sei se realmente os especialistas tem total razão ou segurança sobre isso. Mas sei como tento lidar da melhor maneira com ela. quero muito conhecer essa historia. quem sabe me ajuda um pouquinho.

Marina516 19/05/2023minha estante
Acabei de terminar e simplesmente amei o livro, daria 10 estrelas se pudesse, quero ler mais livros assim, aceito indicações ksks

Barbara M Giolo 26/05/2023minha estante
Tô na página 26 e já pensei em flores pra algernon! Autora foi fenomenal e posso dizer desde já!

Iarlys 27/05/2023minha estante
Li a sinopse do livro e já me interessei. Mas quando você falou de "Flores para Algernon" tive certeza que preciso ler.
Obrigada.

B3L4 01/06/2023minha estante
O senhor disse tudo

Gisele 17/06/2023minha estante
Gostei mas não amei. Esperava mais pela sinopse e premissa apresentada

Malu 26/06/2023minha estante
Que resenha linda

A.May ð¬ 07/07/2023minha estante
Senti vontade de ler só por conta dessa resenha.

Iarlys 07/07/2023minha estante
Coloquei ele na minha Maratona do MLI 2023

Sofia 12/07/2023minha estante
Uma atendente de uma livraria me contou sobre esse livro hoje. Ela contou a história e falou que se emocionou, eu já fiquei com vontade de ler quando ela me contou, e fiquei com mais vontade ainda!
Vai ser o próximo livro que vou ler!??

Deise 24/07/2023minha estante
Eu amei essa resenha!!!

Enoc2 23/08/2023minha estante
adicionei esse livro na minha lista

Enoc2 23/08/2023minha estante
Adicionei esse livro para ler...

Oiliver 27/10/2023minha estante
To lendo e tô amando

Isabelle 26/11/2023minha estante
Qual é a classificação do livro? Queria ler, parece lindo

Oiliver 26/11/2023minha estante
@Isabelle. Acho que +12

Isabelle 27/11/2023minha estante
Muito obrigada, vou ler então

Rayraw 29/12/2023minha estante
Que tocante

Agnes76 05/01/2024minha estante
Terminei agora o livro e mds.. que leitura incrível e principalmente nas notas da autora no final. Vontade de voltar a 3 dias atrás pra quando comprei o livro e voltar a ler dnv

Debora.Vieira 18/01/2024minha estante
Eu amei a resenha e estou na metade do livro, e já me adianto dizendo que vou amar. É incrível que ele "não sinta nada" e mesmo assim a narração carregue tanta emoção.

Sandra763 13/02/2024minha estante
Leitura linda, amei. Nunca havia ouvido falar nesse distúrbio neurológico.

Lety's 15/02/2024minha estante
Estou lendo o livro, mas essa resenha foi muito relevante para mim, achei uma escolha tão sábias de palavras que eu talvez não soubesse selecionar nem se passasse 10 anos pensando sobre.

Gabriela 03/03/2024minha estante
Livro lindo!

Thais645 28/03/2024minha estante
Eu chorei horrores tbm

Livia Barini 16/05/2023

Primeiro esclarecendo: não sou fã do BTS e nem sabia que eles indicaram este livro. Comprei pela sinopse e pensei que era uma HQ.

É um livro leve, rápido e muito sensível. De escrita fluida e envolvente. E nos conta a história de dois filhos, que nenhum pai quer ter, Yunjae - o menino sem sentimentos da capa e Gon - o menino problema e da improvável amizade que surge entre os dois.

Ele nos faz refletir sobre amor materno, amizade, sentimentos... e os tantos julgamentos dos quais somos, ora autores, ora vítimas.

Eu o classificaria como infanto-juvenil.

O final me incomodou um pouco, não vou falar porque para não dar spoiler. Mas é um livro que vale muito a pena ler.
Rogéria Martins 16/05/2023minha estante
Gostei muito da resenha, Livia!

Carolina165 16/05/2023minha estante
??????

Vanessa.Castilhos 16/05/2023minha estante
????

Núbia Cortinhas 16/05/2023minha estante
Gostei da resenha, Lívia! Eu também não sabia que o BTS tinha indicado o livro. Fiquei sabendo agora ?

Carolina165 17/05/2023minha estante
Kkkkkkkk, eu pior ainda, já que nem sabia o que era BTS ??? fiquei sabendo por causa desse livro

Núbia Cortinhas 17/05/2023minha estante
??????

Livia Barini 17/05/2023minha estante
Carol eu fiz questão de esclarecer pois vi muitos comentários desmerecendo a qualidade do livro e afirmando que só os fãs do grupo é que achavam o livro bom. Me surpreendo com a ignorância de alguns leitores, se o BTS, a Anita, ou outro famoso recomendasse Machado de Assis ele seria ruim? Uma obra não perde ou ganha qualidade por causa de uma recomendação. É uma opinião favorável.

Carolina165 17/05/2023minha estante
Super concordo com vc Lívia, nada a ver ligar o livro à pessoa que recomendou, afff, é cada uma né...

Rogéria Martins 17/05/2023minha estante
As pessoas têm uma pobreza de espírito tão grande comentando e desmerecendo essas coisas, Livia. Nada a ver essa associação boba que muitos fazem.

Michela Wakami 22/05/2023minha estante
Fiquei de olho nele agora na semana da Book friday, mas não baixou.?
Parabéns pela resenha.???

Michela Wakami 21/07/2023

Um livro com uma escrita fluida e uma história envolvente, que nos faz querer ficar grudados no livro, e querer devora-lo em uma sentada só, e quando terminamos, o nosso coração já sente saudade do personagem principal, que é um ser incrível é apaixonante.

Mas já aviso de antemão, prepara o seu coração, pois esse livro, vai mexer com suas emoções.
Livia Barini 21/07/2023minha estante
Também gostei bastante deste livro

????????

Jei_ 21/07/2023minha estante
Que bom ler essa resenha! Tô com ele na lista pra ler e agora me animei ainda mais!

Deise 21/07/2023minha estante
?????

Deise 21/07/2023minha estante
Que bom que gostou, amiga ????

Rogéria Martins 21/07/2023minha estante
Que resenha gracinha! ?
Parece um livro realmente muito bom ???

Michela Wakami 21/07/2023minha estante
Jei, acredito que você vai amá-lo.??

Michela Wakami 21/07/2023minha estante
Amiga, eu amei! Muito bom mesmo!??????

Michela Wakami 21/07/2023minha estante
Rogéria, obrigada! Sim é muito bom, amiga.??????

Bellesbooks 01/08/2023

Não curti muito não
Achei que esse livro tinha todo um "q" emocional mas, foi completamente diferente não conseguir sentir absolutamente nada, muito pelo contrário me pareceu um clichê monótono, um sente de mais o outro senti de menos esperava muito mais da forma como o protagonista lida com as vivências emocionais mesmo sem senti-las, as nuances apresentadas diante disso foram ao meu ver rasas e vazias o final então nem se fala me pareceu um fanfic, enfim não gostei, um livro esquecível.
CPF1964 01/08/2023minha estante
Isabele ... A leitora exigente....???

??? fazer oq né ?????

Aqui tem crítica kkkkkk

?????

CPF1964 01/08/2023minha estante
Por favor... Não leia os meus livros queridinhos.....??

Kkkkkkkkkkkkkkk

Max 02/08/2023minha estante

Sa 12/01/2024

Primeiro de 2024 ?
Não sou boa com textinhos... Kkkkk. Realmente faz um tempo desde que comento sobre minhas leituras - que simplesmente não existiram - então fica um pouco difícil ser articulada sobre os assuntos.

Demorou, mas eu li. Não sei o que sinto, definitivamente eu devo seguir os conselhos do Yunjae e ler mais. O vocabulário está precário.

Fiz umas comprinhas ano passado e esse livro foi um deles. Sabia que iria gostar, afinal o Yoongi aparentemente aprovou a história. Só soube que ele leu este e o Nam também, portanto, já é razão o suficiente para eu querer fazer o mesmo. Influenciável facilmente.

O final foi muito emocionante, não estava preparada. Chorei, mas dei algumas risadinhas por conta da interação dele e o Yunjae. O jeito sem emoções + a personalidade do amigo - que eu não saberia definir - trouxe para mim um certo humor, mas essa minha opinião pode ser questionável no momento que você sabe da cena que eu estou pensando.

(???°???°??????? ??????

*Emoji que representa uma mesa sendo virada*

Só para o caso de que você se lembre, eu ri um pouquinho antes do caos. Mas isso não me justifica, visto que a quebra de clima também me divertiu mais do que preocupou.

Acho que li com tanta pressa que desejo ler novamente do início ao fim. Descobri esse sentimento lendo a obra da Carla Madeira no ano passado (não muito tempo atrás), e pode ser que sempre que eu ler algo bom eu queira repetir a dose. Estranho, pois não gosto muito de releituras.

Depois de ler a nota da autora, me encontro longe.
Isa G 12/01/2024minha estante
Amo esse dms sério

Esther36 12/01/2024minha estante
quero muito ler esse este ano!

Kelma_ 12/01/2024minha estante
Amêndoas?

Safira63 12/01/2024minha estante
aiii tá na minha lista!! ?

sala de estar 12/01/2024minha estante
comecei a ler hoje e terminei hoje, eu amei

Sa 12/01/2024minha estante
Muuuito bom. ?

sofia 11/02/2024

Por que eu não li esse livro antes?
Que história!!! Honestamente, não imaginava o quão cativada eu ficaria com essa leitura. Leve e contínua, a história vai se tornando algo em que eu nunca imaginava que seria. E eu simplesmente amei!! A maneira como o personagem principal se desenvolve devido a sua relação com os secundários faz toda diferença.
Melhor presente de todos !!
AAAAAAAAAAAAAAA TOMUITO FELIZ

VOU CHORAR

AMEI QUE VC AMOU TE AMO

??

sofia 16/02/2024minha estante
EU AMEI DEMAIS MUITO OBRIGADA MANA ????????

Luh :) 02/07/2023

Sentimentos
Admito que essa história mexeu comigo antes mesmo de eu ler. Já tinha ficado emocionada ao saber que esse livro foi uma das inspirações de uma música do Yoongi (não coincidentemente, chamado Amygdala). Então desde as primeiras páginas minhas expectativas estavam lá em cima.
A ideia da obra foi realmente nova de tudo que já li e tals. E isso as vezes até da ao leitor um certo incômodo por Yunjae não sentir nada até mesmo em situações extremas.
Mas é tão satisfatório ver a evolução do personagem com tudo. E principalmente as partes de pensamentos que Yunjae apresenta para nós.
Espero me lembrar dessa história para o resto da minha vida.

Ps.: não dei 5 estrelas pq n gostei mto de uma personagem (talvez pelo fato dela ter se envolvido meio que do nada na história e não ter sido bem desenvolvida ao decorrer dela).
Jéssi Lima 02/07/2023minha estante
??????????

Alice.jeske 02/07/2023minha estante
O nam não tinha recomendado esse livro ?

VâniaAkira 02/07/2023minha estante
Meu deus quero logo ler esse livro

Luh :) 02/07/2023minha estante
@Alice.jeske sim, e o próprio yoon tbm

Alice.jeske 02/07/2023minha estante
@Luh :) mds, eu n sabia, brigada por falar

. 19/12/2023

Grande decepção
A premissa desse livro é muito boa e até a metade ele segue o que propõe: um menino que nasce com uma condição de não sentir nada. de início você acompanha a vida pacata e simples dele tentando viver sem a sua mãe, mas depois vira uma grande farora envolvendo máfia ??? e o que mais me pegou de surpresa foi o fato dele se apaixonar ???? como que pode ele não ter amado a mãe que fez tudo por ele e DO NADA (porque não teve desenvolvimento nenhum) ELE TA LA APAIXONADO PELA DORA kkkkk chega a ser desrespeitoso passar o livro inteiro dizendo que ELE NÃO CONSEGUE, veja bem, não é que ele não queira, ele realmente tem uma condição psicológica e fisiológica que o impede de amar. o final com aquele amigo dele também perdeu total a seriedade da obra e eu já estava era achando uma grande pataquada.
Fafhy 19/12/2023minha estante
Eu já não queria, mas depois de ler sua resenha quero menos ainda! ????????

Mariana 19/12/2023minha estante
olha só, nunca tinha ligado esses pontos. vou rever minha nota kk

Lelê 19/12/2023minha estante
Na vdd com o crescimento ele vai desenvolvendo os sentimentos, o livro relata isso. Mas entendo q vc pode ter tido essa impressão

BMOL 03/01/2024minha estante
se for trocar queremos :)

akimi 04/01/2024minha estante
estarei atenta aos seus comentários se eu realmente ler

ekatherinah 31/05/2023

O problema não é o livro, sou eu...
Mais um caso de expectativas amassadas como paçoca no fundo da mochila de aluno do Fundamental. Eu esperava que o livro fosse desenvolver o aspecto de representatividade de pessoas que tem alexitemia, com verossimilhança (talvez seja culpa sua sinopse?). Como eu fiz a leitura em grupo e uma das pessoas é autista então entendi que não é o caso do livro (a pessoa disse que é tratado de modo ficcional e não conversa exatamente com a realidade de uma pessoa que tem alexitemia). Mas eu só entendi isso depois de terminar o livro, então fiquei com a sensação de não saber o que fazer já que considerei o livro bom, mas não o que eu esperava. E por causa dessa expectativa errônea acabei não olhando para alguns elementos e aspectos trabalhados o que me dificulta em fazer uma resenha. Acabou virando aqueles livros em que termino de ler pensando já sobre uma releitura.

o que posso dizer: livro rápido, fácil, MUITO dramático, parece um dorama (inclusive se for adaptado ou já tiver adaptação eu gostaria de assistir) e discordo de quem sentiu uma "química" entre o Yunjae e o Gon ? eu não vi absolutamente nada, srry '-'.
gmorgana 05/12/2023minha estante
Pela minha experiência, a analise de apenas uma pessoa (seu amigo autista) sobre o tema não pode definir como todas as outras pessoas se sentem. Por exemplo, no livro "sem amor" a protagonista é assexual, e ela conta tudo como se sente e o que pensa, as experiências de uma pessoa assexual do ponto de vista dela. Mas existem muitas formas diferentes de ser assexual. E podem ter muitas formas diferentes de ter alexitemia. O fato do livro ser narrado pelo ponto de vista de uma pessoa X nao significa que todas as outras vao se sentir da mesma forma. Do mesmo jeito, nem todo autista é igual à Woo de "uma advogada extraordinária"

ekatherinah 05/12/2023minha estante
sim, seu ponto sobre a experiência individual não definir algo tão amplo, nesse caso a alexitemia, eu também concordo (e está correto).

aqui eu tomei de referência, sim, a visão da pessoa que conheço, que é autista e também lida e convive com outros autistas o que faz ela ter mais referencial e mais embasamento sobre o assunto do que eu. Não apenas pela experiência pessoal, mas também pelo contato com artigos , matérias etc. Infelizmente nas outras resenhas que procurei, exceto por uma discussão num vídeo em inglês que fala um tiquinho só sobre, ninguém comentou muito esse aspecto que pontuei (a alexitemia ter uma representação extremada), então também não vi nenhuma referência que expresse de modo similar ao do Yunjae então não pude trocar muitas ideias (se tiver algum material, por favor compartilhe, porque gostaria de ver :)).

apesar de eu pontuar sobre isso eu entendo que foi muito
a minha expectativa ? formada de acordo com a minha interpretação da sinopse. A própria autora meio que fala duas vezes (no início e no posfácio) que é mais uma alegoria pra falar de outras coisas.

gmorgana 06/12/2023minha estante
Nossa, que pena que o livro não toma esse ponto como o principal, ja que eu também me iludi com a sinopse (ainda nao li). Também não conheço muito sobre o tema, infelizmente.

ekatherinah 07/12/2023minha estante
a parte boa é que você já vai com a perspectiva ajustada. Ainda vale a leitura, é rápido e dinâmico. Quando ler comenta o que achou :)

gmorgana 07/12/2023minha estante
Ta certo! Ja baixei as expectativas :) obrigada

Jackcoriolano 08/07/2023

Amêndoas (Won-pyung Sohn)
Que livro! Simples, profundo, camadas para refletir, comovente, uma lição de vida, impactante... nem sei com definir corretamente!

Amêndoas, de Won-pyung Sohn, publicado pela editora Rocco, é um diário de Yunjae, um menino sul-coreano que nasceu com uma condição neurologica chamada alexitimia, que é a incapacidade de identificar e expressar sentimentos.

Em sua trajetória, marcada por tragédias, ele conhece Doutor Shim, Professor Yun, Gon e Dora, pessoas que mudarão o rumo de sua vida.

A escrita é muito interessante, pois é feita pelo ponto de vista de Yunjae, com seu modo particular de ver o mundo e as pessoas ao seu redor. As dificuldades dele são amplificadas pela dificuldade das pessoas em compreender/conhecer sua condição e os julgamentos e bullying decorrentes dessa falta de compreensão.

O que mais gostei nesse livro, até o favoritei, foi que a autora não se deteve a massificar a falta de empatia pelos neuroatípicos, mas nos levou à reflexão sobre sentimentos em geral, aqueles que demosntramos, aqueles que escondemos e os que construímos como faxada.

Esse é um daqueles livros cuja a experiência da leitura nos marca, mesmo que esqueçamos os detalhes, os personagens ou até a sequência da história. Vale muito a leitura
Lara 08/07/2023minha estante
Uau, que resenha ?????

Jackcoriolano 08/07/2023minha estante
Obrigada! Indico muito esse livro muito bom!

Lara 08/07/2023minha estante
Tô com ele aqui em casa só me esperando para ler! Ele tá na minha meta de leitura desse ano

Jackcoriolano 08/07/2023minha estante
Vai gostar

Alessandra 29/03/2024

A história tinha TUDO pra ser boa! Até os 50% do livro eu ainda acreditava, mas depois só foi ladeira abaixo e virou um dramalhão adolescente enfadonho. Ou talvez, não tive sensibilidade suficiente?
Rebeca.Ivanova 29/03/2024minha estante
Nossa finalmente alguém dizendo a verdade sobre esse livro

Gabyz.z 29/03/2024minha estante
Uuuuuuh interessante
Todos os livros que estou lendo recentemente, principalmente famosinhos
Até 50% é top depois decai, não sei oq está acontecendo
Esse está na minha mira como próximo

Alessandra 29/03/2024minha estante
Gabyz.z, quando vc ler, volta aqui para comentarmos!

Gabyz.z 29/03/2024minha estante
@Alessandra Não sei quanto tempo vai demorar pq né, a gente decide na hora se vai passar algum livro na frente da lista ou não kkkk

Nati.Faes 18/09/2023

Emocionante
Leitura rica e cheia de detalhes que levam nossos sentimentos a borbulharem. Adorei conhecer essa história, início, meio e fim comoventes!
eududact 18/09/2023minha estante
esse livro é em quadrinhos?

Nati.Faes 18/09/2023minha estante
Não são quadrinhos. É um romance mesmo

eududact 18/09/2023minha estante
fala sobre oq?

Nati.Faes 19/09/2023minha estante
É a história de um menino que não consegue entender as emoções devido a um problema no cérebro e aborta também sua amizade com um ?garoto problema?. Os personagens são bem desenrolados ao longo da história, na minha opinião vale a pena a leitura

Ana Vizentim 11/02/2024

Lindo!!!
Q livro perfeito!!!
Quantos sentimentos sem sentir!!!
Fiquei realmente imaginando como deve ter sido difícil a vida de Yunjae...
Quanta coisa ele teve q passar na vida e, quanto ensinamentos esse livro me trouxe...
"Como eu disse, nem você, nem eu, nem ninguém consegue saber de verdade se uma história é feliz ou triste. Talvez seja impossível categorizar uma história tão precisamente, para começo de conversa. A vida adquire vários sabores conforme acontece."
Naraliz 11/02/2024minha estante
Amg esse livro é triste? Tem hot? Vc sabe a classificação?

Cris.Vidal 12/02/2024minha estante
Não tem hot, tem umas partes tristes, mas tem boas tbm, fala sobre amizade e sobre sentimentos (o prota não sente)

Naraliz 12/02/2024minha estante
Aaata obg ?

Ana Vizentim 12/02/2024minha estante
Eu achei bem triste a história dele.

adoracomuna 21/09/2023minha estante
Como eu leio se tem spoiler

adoracomuna 21/09/2023minha estante
Não pensa na sua amiga ne

5 estrelas eita, se amou eu vou amar tbm

isadorampelotti 21/09/2023minha estante
desculpa amg?

Vênus_Alice 03/08/2023

Amêndoas
No nosso cérebro, temos uma parte responsável pela empatia, sentir emoções e entender as entrelinhas da vida. Essa parte se parece com amêndoas, são chamadas de amígdala. Mas você já imaginou como seria a vida se não houvesse emoções, empatia, expressões faciais? Tudo passando pelo sentido da lógica e do comportamento puro?
Aqui nesse livro vemos muito como é assim, como é ser uma pessoa sem emoções e como é conviver com alguém assim.
No livro rotulam o protagonista como estranho, robô e monstro. O que nos faz questionar o que caracteriza a humanidade em cada um de nós.
Aqui temos o encontro de dois monstros, duas crianças que quebram a expectativa dos pais e da sociedade e aqui notamos que nenhuma pessoa é um ser tão ruim quando se conhecida a fundo. Não é possível rotular tudo como boa ou ruim, legal ou chato... a dualidade está sempre presente.

Este é um livro que fala da falta de sentimentos, mas que te desperta inúmeros deles numa avalanche.
Flávia Menezes 03/08/2023minha estante
A alexitimia é algo tão real, que precisa ser mais conhecido, divulgado e trabalhado em nosso país. Esses livrinhos são bons para nos fazer entender isso, mas melhor ainda seria se fossem lidos por mais e mais psicólogos, não é? ???

B.norte 03/08/2023minha estante
Obrigada pela resenha, aumentou mais ainda a vontade de ler o livro ?

Vênus_Alice 04/08/2023minha estante
acho que vai adorar a leitura, é incrível

Vênus_Alice 04/08/2023minha estante
Esse livros são ótimos, acho que se encaixa melhor do que um livro teórico, as pessoas sentem maior empatia assim ?