Fourth Wing

Fourth Wing Rebecca Yarros

Resenhas - Fourth Wing

rekizone 27/07/2023

Uma palavra, muitos sentimentos: Meh.
Fourth Wing é um livro que, desde o seu primeiro parágrafo, não me deixou muito ansiosa por mais. A escrita de Rebecca Yarros é simplista, juvenil até demais, e eu sentia como se a leitura se empobrecesse toda vez que um de seus personagens abria a boca. A língua inglesa possui tantos vocábulos diferentes que podem ser usados para transmitir sentimentos diversos aos seus leitores, mas no final do dia a autora insistia em fazer seus personagens falarem como atores de uma série adolescente da CW.

Leia o cômodo, Rebecca. Talvez eu não esteja sendo justa ao traçar esse tipo de comparação, mas Suzanne Collins conseguiu descrever cenas absolutamente devastadoras e gráficas em Jogos Vorazes sem que seus personagens (em sua grande maioria adolescentes e pré-adolescentes) precisassem falar como se tivessem uma conta no TikTok.

Enfim. Prosseguindo. Vamos falar um pouco de sua personagem principal: Violet Sorrengail. Violet, embora o livro não diga explicitamente com todas as letras, é uma garota com síndrome de Ehlers-Danlos, uma condição degenerativa que afeta os tecidos conjuntivos do corpo humano, o que resulta em hipermobilidade, dor nas articulações, ossos quebradiços e cabelos grisalhos prematuramente. Nesse ponto, li diversas resenhas de pessoas com deficiência que elogiaram a autora por ter descrito sua personagem de maneira tão realista e que serviu como uma ótima representatividade, de modo que não tenho no que me demorar nesse quesito em particular.

É ótimo vermos uma maior representação de pessoas com deficiência nas mídias e conteúdos que consumimos, em especial quando não é tratado como um "empecilho" que é milagrosamente curado por algum tipo de poder mágico — um modo extremamente capacitista de escrever quem é PcD, pois deixa implícito que uma pessoa com deficiência não pode assumir o manto de herói a não ser que seja "curada".

Sobre todo o resto de Violet, no entanto... eu sinto como se fosse um potencial perdido. Diversos aspectos que poderiam ter sido explorados (como o relacionamento com sua mãe, por exemplo) foram deixados de lado em razão de um romance monótono que me foi vendido com a premissa de ser um "enemies to lovers" (que, inclusive, não foi). Violet, apesar de ter mais de dezoito anos, comporta-se como se tivesse 13. Na maior parte do livro, eu estava querendo sacudi-la pelos ombros e implorar para que tivesse um pouquinho mais de amor próprio e orgulho. Na outra parte, eu estava cansada de suas atitudes e sem paciência para fazer outra coisa que não fosse grunhir de irritação.

Violet é, para mim, uma versão repaginada da Tris, de Divergente. E isso deveria ser o suficiente para deixar claro o quanto desgostei dela.

Xaden Riorson, o nosso outro protagonista, é... ok, eu acho. O típico arquétipo do bad boy perseguido pelos fantasmas do seu passado e cuja trilha sonora de sua vida provavelmente seria algum álbum do My Chemical Romance. A primeira vez que ele sequer é mencionado na história é para soltarem a típica frase clichê de que a Violet não deve chegar perto dele, pois ele é perigoso e más notícias (o que me fez revirar os olhos dolorosamente, pois nunca na história da literatura essa frase foi usada antes para realmente indicar alguém que era perigoso). Xaden é outro personagem que tinha potencial, mas... meh. Ele só serviu para mim para ficar no canto da página sendo descrito como bonito.

Todos os outros personagens pareceram extremamente unidimensionais e presos em suas caixinhas exceto por um, mas eu não vou falar sobre ele porque ainda estou lambendo minhas feridas sobre um certo acontecimento no livro.

Já sobre o relacionamento dos personagens, bem, por onde começar? Era apenas previsível que algo fosse acontecer entre Xaden e Violet, até porque a autora gostava de nos lembrar do quanto Xaden tinha um corpo esculpido e lindos olhos a cada duas páginas. Contudo, não consegui entender de onde veio o amor avassalador que repentinamente germinou entre eles, em especial por parte do Xaden. Eu compreendo perfeitamente atração sexual e o sentimento de se sentir atraído por outra pessoa, mas Amor (com A maiúsculo e tudo mais) foi um sentimento forte demais para ser jogado na minha cara sem um aviso prévio (...ou uma melhor construção do relacionamento).

Talvez eu apenas seja uma grande cética, mas o modo como Xaden mudou drasticamente no final do livro ao ponto de praticamente não conseguir mais viver sem a Violet e estar agindo como se fossem Romeu e Julieta montados em dragões não foi algo muito crível para mim. Eu provavelmente teria comprado mais essa ideia se tivesse visto indícios, durante a leitura, de que seus sentimentos eram assim tão fortes, mas do modo como tudo foi desenvolvido (ou melhor, NÃO FOI desenvolvido) pareceu mais uma mudança abrupta e insípida para deixar os leitores ávidos pelo próximo livro.

E, sério, autores, nem todo livro precisa ter uma grande declaração amorosa logo no primeiro volume. Vocês têm todo o tempo do mundo para desenvolverem o relacionamento de seus personagens sem precisar apelar para o drama e finais permeados por suspense; eu sugiro que usem isso e confiem em seus leitores. Paixões explosivas e intensas são ótimas, mas o crescimento paulatino de sentimentos que de pouco em pouco sufocam seus personagens até que estes inevitavelmente não vejam outra alternativa senão despejar tudo que estão sentindo é tão bom quanto.

Em Fourth Wing, apesar do livro ser grande, os protagonistas são jogados juntos de novo e de novo em uma evidente tentativa por parte da autora de convencê-lo que deve shippá-los, como uma criança teimosa que bate a cabeça de suas bonecas para que se beijem. A cena +18 é boa, mas nada muito excelente ou inovador. A "tensão sexual" entre os dois é vergonhosa e o livro inteiro conta com diálogos que me faziam querer correr na direção contrária por pura vergonha alheia (exemplo: “Glad to see our year apart hasn’t dulled your tongue, Vi.” “Oh,” I toss over my shoulder as we walk into the hallway, “I can do quite a few things with my tongue. You’d be impressed.”).

E nem sequer me peçam para falar sobre o apelido "Violence". Eu tenho estresse pós-traumático só de me lembrar disso.

Ademais, preciso fazer uma (outra) reclamação: o que aconteceu com a trope de "enemies to lovers" ultimamente? Um simples franzir de sobrancelhas e alguns comentários mal-humorados são suficientes para classificar duas pessoas como inimigas? Céus. Isso no máximo é não ir com a cara de alguém, convenhamos. Me chamem quando você tiver duas pessoas que realmente se desprezam e que ao menos já fizeram a cortesia de tentar colocar uma faca na garganta do outro sem pensar duas vezes, por favor.

Por fim, gostaria de fazer uma unidade de comentário positivo sobre Fourth Wing ao dizer que sua única parte boa foram os dragões. Ah, como eu amei cada pequena parte em que eles apareceram! Os diálogos, a troca de farpas com seus cavaleiros, a presença imponente e poderosa... tudo era realmente delicioso de ler. Uma pena mesmo que eles demorem quase que a metade inteira do livro para aparecerem, e a essa altura você já está tão desacreditado com o enredo que quase não faz nenhuma diferença.
Carol 27/07/2023minha estante
Era o que eu temia kkk

rekizone 28/07/2023minha estante
Acho que talvez você deveria dar uma chance ao livro ainda, Carol! Eu e minha amiga temos gostos semelhantes, mas ela amou e eu odiei. E a maioria esmagadora das resenhas aqui também são positivas, mas eu achei péssimo kkkkk

Carol 28/07/2023minha estante
Falei a mesma coisa pra minha amiga no começo parece divergente kkk

Carol 28/07/2023minha estante
Parece que sera igual minha amiga gostou e eu to achando um porre kkk

Bruna 07/08/2023minha estante
Sua resenha é tudo de bom e muito mais. Expressou absolutamente tudo que eu pensei durante o livro!

Andressa1327 27/06/2023

Um dos melhores do ano
Que livro bom da p.orra, é difícil parar de ler e fiz tudo pra demorar, pq sentia a ressaca vindo forte.
A adrenalina que esse livro provoca, parece eu estava passando por todas as provas no lugar da Violet, puro suco do desespero. Não saber em quem confiar, ter medo de morrer o tempo todo. Personagens queridos e outros odiáveis, pedaços suspeitos da história sobre a guerra, traições e muita, mas muita morte.
Melhor parte? DRAGÕES, como não amá-los? E toda a tensão sexual entre a Vi e o Xaden, um enemies to lovers com direito a lançamento de adagas e quarto destruído, foi um sabor.
Tenho tantas perguntas para os próximos livros que minha cabeça vai explodir. Espero que a parte política seja um pouco mais abordada no próximo e que seja explicada como realmente os conflitos se originaram, pq fiquei meio confusa nas breves explicações.
A morte de um certo alguém que não merecia acabou comigo, deixou meu coração em pedaços, nunca vou superar, tenho certeza.
É mais uma fantasia espetacular que tive o prazer de ler e mais um casal maravilhoso pra eu cadelar. Merece totalmente o hype.
Tairn é icônico e irei odiar Dain até o fim.
Paola 08/10/2023minha estante
Amg, só tem em inglês? ?

Andressa1327 08/10/2023minha estante
Tem em português

Onde?

Paola 08/10/2023minha estante
Só achei inglês e espanhol

Andressa1327 08/10/2023minha estante
Telegram

julha 13/06/2023

Minha opinião em mensagens de whatsapp:

[13/06, 23:30] julia: ele é mt sjmcoded
[13/06, 23:30] julia: várias coisas "copiadas" de outras fantasias
[13/06, 23:30] julia: rindo
[13/06, 23:31] julia: tem 500 e tantas páginas poderia ter 300
[13/06, 23:31] julia: enemies to lovers meu rabo a menina desde que botou os olhos no macho fica babando por ele literalmente tem cena tipo nossa eu odeio tanto ele mas esse olho lindo com pó das estrelas brilho do sol chama da minha vida
[13/06, 23:31] julia: tinha um potencialzinho no worldbuilding mas eh bem genérico tb
[13/06, 23:31] julia: mas foi divertidinho de ler
MELHOR JEITO DE RESENHAR KKKKK

Joy archeron 13/06/2023minha estante
Eu amei isso KKSKSKKSKK

literalmente.maya 13/06/2023minha estante
Mas gente, sjm não inventou nada daquilo tb não ?

julha 14/06/2023minha estante
falei que tinha a mesma vibe dos livros da sjm e não que ela tinha inventado uai

vthella. 17/07/2023

tenho mts coisas a dizer.
primeiro: a escrita dessa autora eh boa, mas achei rasa em vários momentos.
segundo: o livro eh bom, acredito q merece sim o hype q esta ganhando só por ter DRAGÕES (isso ja me conquistou)
eu amei a protagonista. as vezes ela pensava q o mundo girava ao redor dela, e q tudo oq o povo fzia era por causa dela? sim, porem, ela eh legal ainda. por mais q a sinopse fala q ela eh frágil, e mts vzs eh citado coisas desse tipo, ela eh extremamente forte. o corpo dela pode ser frágil, mas a mente dessa mulher eh mt, mt forte. o senso d humor dela eh maravilhoso. fora q ela eh mt inteligente, pena q eh um pouco ingênua ne, mas fzr oq.
e sobre o xaden, meu amorzinho, n tem defeitos! qnd ele errou foi tentando acertar, ok? entendo o pq dele n ter falado toda a vdd p ela, eh compreensível, mas tb entendo o lado dela.
sobre os outros personagens, poderiam sim ser mais desenvolvidos. acredito na vdd q oq faltou nesse livro foi um desenvolvimento de personagens e da própria história. teve sim desenvolvimento ENTRE os personagens, amizade, relacionamento etc, porém dos personagens em si, n teve. só teve dos principais kkk, o resto era só p estar lá msm.
agr o desenvolvimento da história, da fantasia, do universo quase n teve. eh meio q raso, sabe? tinha tudo pra ser mais elaborado. pq a autora estava dando pistas (do final) desde o começo do livro, porém parece q em um momento ela se deixou levar, sabe?
o ponto forte desse livro são os dragões. mn amei os dois dragões dela srio, eles são tudo p mim ??? sempre a defendendo, ajudando, conversando, enfim, são meus amorzinhos.
e sobre os desafios, e o estilo da academia, me lembrou MT zodiac academy. o povo smp querendo matar um ao outro kakaka, me lembrou mt.
enfim, msm eu achando o desenvolvimento dos personagens raso e desse mundo literário, ainda sim gostei mt, mt msm. eh um livro divertido, com dragões, c personagens mt legais, e um romance maravilhoso.
eu acredito MT q o desenvolvimento do universo será mais explicado no próximo livro, e tb de algns personagens.

SPOILER:
o plot do final eu consegui descobrir, porém d uma forma errada. p mim o irmão da violet tinha se juntado c o lado do mal, e por isso o pai dela morreu d desgosto ?. no caso, so acertei q o cara tava vivo msm.
mas eu amei esse plot d q o povo "vilão" eram os q estavam tentando salvar o reino. eh meio difícil d acreditar j q eles se juntaram c aql povo lá q vive os atacando, mas dps tu entende o pq e mts outras coisas.
vthella. 17/07/2023minha estante
qro mt mt ver a história do irmão da violet. o pq q ele fingiu sua morte, cm q ele começou a perceber q o lado certo, na vdd, era o errado. qro MT respostas veei

Mike27 05/09/2023minha estante
Eu entendi o pq das outras personagens não serem muito desenvolvidas, acho que a autora quis deixar aquela vibe de que a qualquer momento qualquer um morre então pra que se apegar! Kkkkk

Em relação ao universo eu tbm achei muito raso, me ficaram tantas dúvidas, parece que ela ia criando as regras do jogo enquanto jogava, por exemplo, em relação aos poderes, muito pouco foi dito sobre quais poderes poderiam vir e do nada ela pega o maior poder, já os dragões ninguém sabia que o cavaleiro podia ter mais de um dragão e do nada ela pega os dois mais foda! Kkkkk

Enfim, foi uma excelente leitura mas que realmente não era perfeita, sem contar o apelo sexual, isso me irrita, parece que a autora estava sem ideia e começou a escrever putaria. Se eu quisesse ler esse tipo de livro não estaria lendo fantasia! Kkkkk

vthella. 06/09/2023minha estante
o dos personagens deve ter sido isso msm viu. agradeço mt a autora por n ter explorado a historia do Liam 100% afundo, pq só c as migalhas, qnd ele morreu eu me acabei d chorar, agr imagina se eu tivesse me apegado mais a ele, por conta da história do passado. teria ficado desidratada
e concordo super c esse teu terceiro paragrafo. ai mn, nunca vou me esquecer deles quebrando o quarto inteiro numa transa só, tipo????? ate ri de tao incredula q fiquei, mas ultimamente os livros d fantasia so tem putaria msm, da p contar nos dedos os q n possuem

Mike27 06/09/2023minha estante
Desidratada kkkkk

Eu não me apego mais a personagem desde a morte do Nick Andros em A Dança da Morte, pra mim era a melhor personagem disparado e do nada o Stephen King matou ele. Quase abandonei o livro, mais de mil páginas, fiquei muito puto!!! Depois disso eu não me apego mais! ?

Cinthia 15/12/2023

MEU DEUS DO CEU COMO FAZIA TEMPOOOOO QUE EU NÃO LIA UM LIVRO QUE ME PRENDESSE TANTO meu deus do céu sei nem me expressar foi surto do início ao fim E QUE FINAL FOI ESSE???????? é uma mistura de ACOTAR com Rainha Vermelha que eu to em choque até agora PRECISO DO 2 TRADUZIDO URGENTEMENTE
sallyzinha 15/12/2023minha estante
Fui cativada pelo hype que fizeram no tiktok mas tô em dúvida de ler ainda ?

Cinthia 15/12/2023minha estante
se você gosta de acotar eu tenho quase certeza absoluta que você vai gostar

Ives2 15/12/2023minha estante
Amiga vc usou as duas piores séries de fantasia pra comparar kkkkkkkk

Cinthia 15/12/2023minha estante
uai mas ai se eu usei é pq eu gosto né? o famoso tem quem goste kkkkk

leiturasdojoão 25/08/2023

?Podemos viver como covardes ou morrer como cavaleiros?
4.0 ??
Queria ler esse livro desde a primeira indicação que vi no bookgram, Vou começar dando a minha opinião pois esse livro foi bom mas não foi tudo isso que panfletaram nas redes. Pode ter acontecido de eu ter ido com grandes expectativas? Pode. Mas mesmo assim.

O universo foi muito bem escrito, no início é confuso (uns dos motivos que me decepcionaram).
O livro tem vários plots que me deixaram ?, principalmente o do final do livro.

É uma mistura de Winx, Got , Acotar,Divergente, como treinar seu dragão e etc.

As cenas finais foram de tirar o fôlego. Eu surtei até não aguentar mais.

Porém?
Muitas páginas deram mais volta no mesmo assunto que complexidade. Os diálogos do Jake e Violet para mim em sua maioria foram bem infantis e por vezes agregava 0 coisas na história, fora que em momentos eu sentia vergonha alheia.

A escrita é boa, o universo interessante, mas pra mim não é uma fantasia cativante. Eu tenho esperanças que a sequência dos livros melhore.
Leonardo 25/08/2023minha estante
Poxa, a galera colocou tanta expectativa nesse livro

leiturasdojoão 25/08/2023minha estante
@Leonardo Sim

BWRRYJI 25/08/2023minha estante
Eu achei esse livro uma putaria sem igual, não houve um minuto que eu consegui entender como o povo amou TANTO esse livro

Leonardo 25/08/2023minha estante
Ainda bem, -1 livro a menos para tira da white list

GiKT 21/05/2024

É tudo aquilo que falaram e mais um pouco!
Que livro! NECESSITO ler o próximo, é tudo o que posso dizer.
skuser02844 21/05/2024minha estante
Tô louco pra ler mais é muito caro

i'm just a girl 21/05/2024minha estante
me falaram que o livro todo só é a violet no cio e desanimei na hora

skuser02844 21/05/2024minha estante
Kakakakakakakka

GiKT 21/05/2024minha estante
Kkkkkkk realmente tem mta gente falando que eh mto hype para oq realmente eh?mas eu curti mto!

ysa97s 16/09/2023

??????????
"-Querer você será a minha morte."

só espero que os outros livros da trilogia acompanhem este por que eu devorei em dois dias e acho que ficaria arrasada se eles não seguissem a beleza que este foi
Marina.Sandri 16/09/2023minha estante
Simmmmm meu Deus eu tô enlouquecida!!!! Já quero !!!

sarita! 16/09/2023minha estante
oioi, pode me dizer mais ou menos qual é a classificação indicativa?

Marina.Sandri 16/09/2023minha estante
16+ não tem nada explícito não

sarita! 16/09/2023minha estante
mto obg!!

Karol 24/05/2024

Amei
Meu Deus esse livro é perfeito quero morar aqui dentro, li, chorei, ri, tudo de bom ????????
Sarah587 25/05/2024minha estante
Choramos ??

anajujubets 25/05/2024minha estante
O livro no começo é confuso?

Sarah587 25/05/2024minha estante
Eu não achei, apenas o o confuso normal de um novo universo, mas entendi a história com facilidade

Karol 25/05/2024minha estante
Eu tbm achei super tranquilo de entender

ughLeticia 15/03/2024

"bem-vinda a revolução irmãzinha"
Sinceramente fui completamente influenciada pelo Tiktok, e por ter DRAGÕES!! Como uma amante de House of dragons fiquei muito feliz com a importância deles pra história, conhecer mais sobre essas criaturas incríveis foi mágico!!

Tive alguns problemas no começo do livro, achei que o universo não me foi introduzido muito bem, mas como vemos o mundo pela perspectiva da protagonista, no futuro isso se torna bem compreensível!

Amei a personagem, ela é forte, inteligente, incrível! (até certo ponto, depois peguei raiva dela)

Em geral, os personagens são bem desenvolvidos, não só os protagonistas.

O desenrolar da história é incrível!! tem problemas políticos complexos, tem um plot twist ótimo!

E o melhor, o xADEN!! que homem meus amigos.....!
Laryssa289 15/03/2024minha estante
Amg, tem besteira esse livro? Tô pensando em ler, mas nn gosto de hot e essas coisas

ughLeticia 15/03/2024minha estante
tem amg!! algumas vezes :/

Laryssa289 15/03/2024minha estante
Ahh simm, mto obrigadaa ??

Bela Butterfly 16/03/2024minha estante
AMG, queria ler, mas se tem hot...

livia.albuuerque 17/12/2023

The hype is real!!! this fantasy book brings to the table an amazing new universe with amazing characters. As a huge from blood and ash fan, I saw some similarities between the plot of these two series - which made me not be surprised by the revelations at the end -, making me completely adore this story!!
BWRRYJI 17/12/2023minha estante
Oloko, olha um gringo ?

livia.albuuerque 17/12/2023minha estante
KKK nao, so escrevi em ingles pq li o livro em ingles KKKK

BWRRYJI 17/12/2023minha estante
PorraKKKKKKK vi teu perfil inteiro em inglês, achei que era

livia.albuuerque 17/12/2023minha estante
KKKKK tenho que treinar o inglês de um jeito ou de outro ne KKKKK

isigyu 20/03/2024

Os padrões do booktok são extremamente baixos
Resolvi me desafiar a ler os livros mais populares de 2023 e me arrependi em níveis catastróficos. Quando não gosto de um livro hypado, geralmente ainda consigo perceber os elementos que o tornaram tão famoso, mas esse não tem nada. Os personagens são chatos, o universo é bem meia boca, a história é a mesma já escrita milhares de vezes, não tem UM acontecimento imprevisível. É o romantasia starter pack, igual a todos os outros. Se o povo gosta de ler sempre a mesma coisa como leitura de conforto, até entendo, mas nada justifica o barulho. O tédio que eu senti lendo isso eu não desejo pra ninguém.
Rita 21/03/2024minha estante
eu estava me sentindo culpada por achar esse livro um "mais do mesmo",mas finalmente achei quem pense o mesmo

isigyu 21/03/2024minha estante
só tem resenha 5 estrelas, eu não sei o que rolou kkkk mas que bom que não sou só eu também ?

Kal 28/03/2024minha estante
Eu parei de ler livros que recomendam no TikTok pq são sempre uma porcaria

isigyu 15/04/2024minha estante
eu dou uma chance de vez em quando mas até hoje não gostei de nenhum tb kkkkkk

Milena 09/08/2023

Quero mais pra ontem
Tudo que eu amo num livro só, amei, adorei, perfeição, escrevam mais livros assim. Queria mais, quero o segundo, e dava um braço pra ler novamente pela primeira vez.
Francini 09/08/2023minha estante
onde tu conseguiu em português guriaaaa? ainda não achei pra ler

Milena 09/08/2023minha estante
Li em inglês ?

Roberta 09/08/2023minha estante
É muito bom né?!
Tudo q quero é o segundo livro

Roberta 09/08/2023minha estante
@Francini, pesquisa o nome do livro, Fourth Wing, lá no telegram q vai aparecer o nome de um grupo q é exatamente "Fourth Wing Epub/Pdf em Português"

Cielly2sr 21/05/2024

"Mentiras são reconfortantes. A verdade é dolorosa."
Pessoa: Qual é o seu tipo de homens?

Eu: Sou completamente apaixonada por
cada célula inexistente de todo e qualquer
personagem literário moreno, sarcástico e com
passado triste

O livro foi ótimo para me fazer desenvolver um grande fascínio por adagas (não que eu não tivesse antes) mas, conseguiu me deixar salivando só de me imaginar atirando adagas na traqueia de todos os meus "inimigos".(Nem preciso dizer que faria isso ao som de Look what you made me do/game off survive)

Três batidinhas na porta. Toc. Toc. Toc.
Dessa vez não é nem a polícia federal e nem a tristeza, e sim, um dragão pronto para lhe incinerar.
Simplesmente os queridos conseguem ser os mais fod*s de todos. Esse livro conseguu me atingir em cheio, já que eu sou cria de qualquer coisa relacionada a dragões.
COMPLETAMENTE OBCECADA, SOU!!!!!!

Falando em ser obcecada...
Isso é apenas uma hipótese, mas hipoteticamente meio que eu me tornei cadelinha de mais um moreno sarcástico.
Nenhuma novidade, não é mesmo?
Não quando o personagem é o Xaden.
QUE HOMEM, SENHORAS E SENHORES!!!!
Xaden, obrigado por ser um tremendo de um gostoso.

Queria abrir um parêntesis para disser o quanto
amo comparar livros com outros, e sentir que esse é um filho de Acotar com a rainha vermelha, mas, algo me diz que teve uma pequena traição no caminho, já que sentir uma pontada de Estilhaça-me tbm.
Um grande casos de família, mas tudo bem

Esse livro é uma grande de uma safadeza libidinosa, o povo tem um fogo cool, ou melhor, raios nas mãos (as árvores sofreram depois daquela cena.) mas eu não culpo a Violet. Quem em sã consciência não aproveitaria quando tem o Xaden como o prato da casa?
Cof... Cof...

Ahh. Quem seria eu se tbm não declarasse pequena paixonite na Violet?
Ela é FODAAAA!!! QUE MULHER!!!! ela poderia incendiar o mundo e chamar de chuva que eu estaria batendo palmas (sem querer acabei citando o Maven de A Rainha Vermelha)
SEM CONDIÇÕES!!!! ela podia ser um pouco irritante no início? Podia.
Mas sso n importa. Ela continua sendo ABSURDA.
Se ela fosse real eu comia.
(Acho que acabei compartilhando demais. Desculpa, me empolguei)

Penssaram que ia me esquecer do cara mais escroto desse livro?
Na na nin na não!!!!
Se ele tem 1000 haters, eu sou uma deles.
Se ele tem 100 haters, eu sou a lider deles.
Se ele tem 1 hater, eu sou esse hater.
Se ele n tem haters eu não existo.
E se ele morrer saiba que fui eu que o matei.
Dain. Meu inimigo número 1.
Pensa num cara insuportável? Agora, multiplica por 100?
Você chegou em 10% de como ele é.
Sem condições. Ele simplesmente é uma reencarnação do Adam (estilhaça me) num é possível. Eles tem os mesmos pensamentos de anta.
Ele falava alguma coisa, eu revirava os olhos
Ele dava uma opinião eu mandava ele falar com a minha mão (não tive a intenção de rimar)
Por isso eu gosto do Tairn. Ele é dos meus.

Por último peço um minuto de silêncio para homenagiar os mortos desse livro, que não foram poucos.
Menos o Jack. Aquele quando apareceu no inferno foi espulso pq nem o diabo aguentava ele.
Eu ia falar sobre minha vontade de fazer parte desse universo mas ai me lembrei da quantidade de mortes. Melhor deixar pra lá.

Atenciosamente, espero que todo mundo que leu até aqui sofra uma intoxicação alimentar e vomite comentários falando bem dessa resenha.

Desculpa pela agressividade, roubei um pouco da personalidade da Violet.
gaabswz 21/05/2024minha estante
A FRAN É BI

gaabswz 21/05/2024minha estante
VOCÊ QUER QUE EU TENHA UMA INTOXICAÇÃO ALIMENTAR?????? Sua? sua? ??

Cielly2sr 21/05/2024minha estante
Kkkk

Cielly2sr 21/05/2024minha estante
Que ódio do Scoob. Eu corrigo os erros da resenha e não aparece conrrigido aqui. Aaaaaa

arithy 04/01/2024

DEFINITIVAMENTE, A MELHOR LEITURA DO ANO!!!
Eu não tenho palavras para descrever esse livro. Tipo, puta merda! Que livro bom!

Eu estou escrevendo essa resenha em completo surto, que eu poderia ter uma combustão de tanto que estou surtando neste exato momento. Sem sombras de dúvidas, essa vai ser a minha melhor leitura de 2023, e esse livro está em primeiro lugar dos 5 melhores livros que já li na vida! Meu Deus, que livro surpreendente!

eu tô me sentindo uma exata idiota no momento por ter sido feita de boba durante todo o livro. Eu não esperava por esse plot! Esse livro te pega de surpresa em todos os aspectos.

E MEU DEUS, o que dizer sobre Violet ou melhor, violência e Xaden? O MELHOR CASAL LITERÁRIO QUE JÁ LI, e quando eu falo puta merda, é PUTA MERDA!! Esse casal tem tudo o que eu procurava: química, desenvolvimento e uma puta história por trás deles.

a leitura é tão envolvente que ele te prende desde o início e não faz você perceber o tempo passar enquanto lê, EU DEVOREI ESSE LIVRO. Ele me fez sentir todas as emoções em um livro só: suspense, tensão, pavor, ansiedade e tristeza. E quando eu falo tristeza é pelo motivo de eu ter me desintegrado de tanto chorar pela morte do nosso querido Liam ?

toda essa história por trás do livro te faz ler mais e mais para descobrir tudo o que está sendo ocultado de você. A história é totalmente desenvolvida e explorada, e definitivamente o foco ali não é apenas sobre o romance.

e por mais que a história seja um slow burn, eu SURTEI TANTO, porque a cada mínima intenção que a Violet e o Xaden tinham era motivo de surto para mim. E o que mais me admira nesse casal é que o Xaden não trata a Violet como uma boneca de porcelana prestes a quebrar. Ele acredita nela acima de tudo.

"Você não é apenas uma arma, Sorrengail. Você é a arma. Você treina essa habilidade, a domina e terá o poder de defender um reino inteiro."

apesar de algumas partes do livro terem me irritado profundamente, como o Dain (aquele escroto que eu não gostei desde o início do livro ?) e a Violet por não querer matar alguém que definitivamente quer fazer mal a ela e aos amigos dela, o que dá para entender por ela ser toda certinha e não ter nascido para "ser" uma cavaleira. Mas eu surtava em cada cena que isso acontecia!

esse livro merece todas as 5 estrelas desse aplicativo e até mais. Todos que são fãs de fantasia e romance deveriam ser obrigados a ler esse livro.

(obrigada ana, minha amiga, por ter me indicado esse livro)

e é isso, meus amores, volto com atualizações do próximo livro que é a continuação de Fourth Wing ?
marytw 04/01/2024minha estante
Okok, me convenceu de ler (amei a resenha amiga!!!

Ingrids.arts 04/01/2024minha estante
Calma amiga o ano acabou de começar kkkkk, mas sim, sua sinopse aumentou minha vontade de ler

DIAS018 04/01/2024minha estante
Amei sua resenha amg denada????

luana 04/01/2024minha estante
Vi esse livro hoje, e ja tinha colocado na minha lista desse ano! Que engraçado ver essa resenha, nem li tudo pra nao pegar spoiler, mas adorei a animação espero sentir o mesmo!