Entre a lucidez e a esperança

Entre a lucidez e a esperança Ana Michelle Soares

Resenhas - Entre a lucidez e a esperança

Daniella.Mancino 13/04/2023

Leia e viva
Terceiro livro da autora, que fala de finitude e viver com presença. Começa com um prefácio emocionante. Um livro para ser saboreado aos poucos.

Gih 27/04/2023

Entre a Lucidez e a Esperança
Que livro lindo, que história linda.
Na metade do livro me questionei se seria egoísmo não querer terminar a história, percebi que queria manter uma parte da Ana Mi ainda viva em meu coração, mas no final já estava decidida q ela estara para sempre viva em nossos corações e dançando com o vento. Não tem forma melhor de se eternizar na história do que dançando eternamente com a brisa gostosa do vento

Rafa.rafa 01/05/2023

"Se morrer for acordar, que sonho você vai contar?"
É sempre emocionante falar sobre você, AnaMi. As suas palavras são como um cobertor, confortam e aquecem o coração... quando leio os seus livros é impossível não me comover.

Você partiu, mas eu jamais esquecerei o quanto as suas histórias marcaram a minha vida.

Ter câncer é uma batalha extremamente difícil, repleta de desafios, mas com você, aprendi que é possível viver momentos extraordinários até quando não sabemos se vamos acordar no dia seguinte. Com você, aprendi que pessoas com doenças graves, por mais que possam estar debilitadas fisicamente, seguem iluminando caminhos por meio de suas almas conservadas e merecem toda a nossa humanidade. Elas estão vivas!!!

Você sempre disse que a sua maior preocupação era perder a lucidez, mas posso afirmar que a sua lucidez nunca foi perdida, brilha na memória de muita gente, inclusive na minha.

E é assim que eu quero me lembrar de ti, AnaMi, uma moça sábia e corajosa, a qual, apesar do diagnóstico assustador, viveu a forma mais pura da esperança.

Andrea 12/07/2023

Que leitura emocionante. Não existem palavras no mundo para descrever o turbilhão de emoções que esse livro me causou. Profundamente emocionada!

24/04/2023

Vida
Assim como nos outros livros, AnaMi escreve lindamente a história de sua vida. A doença, claro, faz parte dela mas tantas outras coisas lindas que se sobressaem. Basta ver.

Clara.Sullyvan 28/04/2023

É raro eu chorar com livros, mas nesse não teve jeito. Que ser humano incrível foi AnaMi! O prefácio de sua mãe e o posfácio de sua editora só comprovam isso ainda mais. Suas palavras e seus ensinamentos permanecem para sempre aqui.

"Nesta história a menina não morre no final. Ela vive: nas palavras. E isso basta." ????

Elaine 05/06/2023

É tão lindo...
AnaMi nos inspira a viver, mesmo que não seja uma história com final feliz.
É uma leitura leve e recomendo a todos!

Clissiane 10/06/2023

Ela vive nas palavras!
Terceiro livro da AnaMi, de uma potência sem igual. É um manual de como viver em plenitude, independente das adversidades. Como ela já havia mencionado no livro Vida Inteira, seu maior medo era perder a dignidade em vida. E AnaMi com sua força e vontade de viver, lutou com dignidade até o seu último dia de vida: dia esse que marca a finalização deste livro. AnaMi quis viver, viveu e viverá para sempre conosco, seus fiéis leitores que jamais esquecerão da menina que dançava com o tempo.
O prefácio é uma obra a parte, as palavras da mãe de AnaMi irão me acompanhar para sempre. Afinal, mãe sempre sabe e ela soube. Lindo! Profundo! E delicado! Leiam!

Amanda 04/05/2023

Mais uma leitura necessária de AnaMi.
Mais um fôlego que motiva e faz refletir.
Leitura leve e fácil, porém com alguns tapas na cara.

Ross 23/07/2023

Quem quer menos peso alivia as bagagens
Logo no começo do livro a gente leva uma pancada no prefácio escrito pela mãe de AnaMi, passado o primeiro impacto a gente vai existindo nas vivências dela nesses 12 anos convivendo com o câncer.
Paradoxalmente não é um livro triste, acho que uma vida bem vivida n tem lugares para uma bagagem tão pesada como a tristeza.
AnaMi não tem o propósito de ensinar nada a ninguém e nem ser exemplo de força e coragem, pois aprendemos com nossas dores e nossas vivências.
Acho que o que a autora destaca é que por mais dores e desafios que vivemos sempre vamos lembrar com saudade de qd fomos felizes, da sensação de nos sentir bem; dos momentos
ruins restam pouca coisa (eles se diluem muito fácil na felicidade)
Um momento de propósito é analgésico e até ressucita.

Nati Kubo 07/05/2023

Dançando com o vento ?? ???
O último livro de AnaMi (?) é tão reconfortante quanto os 2 primeiros. Penso que ela escreveu na medida. Tudo aquilo que queria dizer sem deixar a sutileza de lado. Hoje a imagino dançando com o vento em sua sua casa lavanda. AnaMi vive nas palavras!!! Eternizada na sua escrita. Aquela que será lembrada sempre com um sorriso no olhar ??

Carla Sarmento 26/05/2023

Merece muitas estrelas
Um livro que eu precisava ter lido alguns meses atrás. Mas mesmo com esse atraso serviu para refletir e entender o que é a luta de uma pessoa com câncer. A autora escreveu três livros e eu comecei pelo último. Forte na mesma proporção em que é suave e delicado. O assunto é triste mas o livro não é. Simplesmente, um olhar diferente para a vida e não para a morte.
Adorei essa frase: "tem tanta coisa linda neste planeta que eu lamento muito ter perdido dias de viagem fazendo compras em outlet". Não precisa dizer mais nada!

Helena201 29/05/2023

A menina não morre no final, ela vive nas palavras.
Eu não saberia fazer um ranking de qual gostei mais, mas uma coisa é certa, AnaMi mudou minha vida e cada um dos seus livros me ensinou algo. Algumas pessoas conhecem ela por estarem no contexto do CP, mas no meu caso, conheci por uma professora na pós graduação (Fisioterapia neurofuncional); primeiro com os livros e palestras da Dra Ana, e depois a própria.. Sobre o que ela me ensinou? Me ensinou sobre finitude, amizades, amor, cuidados paliativos, espiritualidade e bucket lists.. Quando estou atordoada em meus pensamentos depressivos, ansiosos e até mesmo suicidas, me lembro da impermanência e da finitude. No primeiro e no segundo livro haviam tarefas p/ serem feitas; uma lista de desejos e motivos para viver. Ela amava listas, e eu também. E isso me ajudou muito em momentos difíceis..

Com os outros livros da AnaMi, chorei de ficar soluçando, mas nesse achei que tinha um tom diferente; humor, informativo, reflexivo.

Tem uma pergunta que ela faz pra uma amiga sobre o livro: "acha que vai ser útil pra alguém?" e a resposta eu nem preciso dizer..

"Não me parecia correto sair a francesa e deixar o leitor no vácuo. Então a gente já combina aqui: nesta história a menina não morre no final. Ela vive: Nas palavras. E isso basta."

Bruna 06/06/2023

Terminando um ciclo
AnaMi deixou em seus livros sua herança, ler os livros dela , é você fazer uma amiga. Ana mi deixou mais que palavras ela deixou ensinamentos de vida, de amor, de Lucidez e Esperança.