A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Skate Girl 01/05/2024

Não é sobre um inseto
Na verdade, com um pouquinho de percepção pode-se entender a metáfora representada na transformação de Gregor, mesmo para quem nunca experienciou algum quadro parecido. De leitura rápida e direta, não é um livro ?difícil?, mas muito profundo de inúmeras maneiras.

Riane.Maia 21/04/2024

Você só é amado enquanto é útil
Achei que fosse ser um livro meio realismo mágico, mas na verdade é uma grande critica social sobre as relações humanas.
O protagonista é o chefe da família, o único responsável financeiramente falando, e quando precisa ser amparado passa a não ter mais valor e se torna um estorvo.
uma grande metáfora de como a sociedade trata e inviabiliza pessoas com deficiência. E também, sobre como colocamos o trabalho e os outros em primeiro lugar.

Lucas.Sampaio 06/04/2024

Bando de filhos da puta. Família é uma merda.
Passei o metade do livro com dó do Gregor e metade do livro revoltado com essa família.

becaesousa 28/02/2024

Kafka ?
Ler Kafka sempre traz reflexões demais a minha mente. A releitura foi proveitosa e cheia de pensamento.

Gustavo.Henrique 05/01/2024

Essa é minha segunda leitura de kafka e, diferente de "O processo", este realmente dá a sensação de uma narrativa fechada. Achei interessante como o livro trabalha perspectivas diferentes mas que aflinge e proporciona dor a todos. Ao protagonista, a rejeição, aos familiares, a incapacidade de amar o diferente. Gostei como o autor trabalha a ideia de que somente amamos aquilo que idealizamos, não a verdade, algo um tanto quanto socrático. Doi saber que em seus pensamentos, toda a humanidade permanecia, alterada constantentemente pelo meio que o tornava cada vez mais animal? não encontro um termo apropriado para explicar sua despersonalização. Enquanto a família, aceita o fardo de que as coisas preisam continuar, no entanto, era evidente que seria de uma forma diferente, a angustia que todos viviam, era por não aceitar as mudanças, por isso só se sentiram livre ao término, quando a mudança ja era algo inescapável a eles.

Alan Santana 13/12/2023

Cinco estrelas é pouco
Confesso que de início estava um pouco desconfiado e com um pré-conceito tanto da obra quanto do autor. Tinha também um pouco de birra de tanto ouvir meus amigos, na adolescência, falarem de Kafka (mesmo sabendo agora que eles não entendiam absolutamente nada do que liam, mas ainda assim, não calavam a boca sobre). Talvez seja esse um dos motivos pelo qual nunca li nada dele, e A Metamorfose foi minha primeira experiência ?kafkiana?; o que tenho a dizer sobre: foi um tapa na minha cara. Em alguns momentos eu parava a leitura para refletir sobre coisas que vivi ou observei nas pessoas ao meu redor e que estavam ali, naquelas páginas.

O livro é muito curto, e fala sobre um rapaz, que era o alicerce financeiro de sua família, que um dia acorda completamente inválido, e incapaz de se comunicar de forma eficaz pois se transformou em um criatura parecida com um inseto. É angustiante acompanhar a evolução de Gregor de um membro útil da família para um ser desprezível, bem como a mudança drástica da rotina e hábitos de sua família, mostrando como as relações humanas podem se tornar extremamente frágeis frente às adversidades: se você for útil, ok. Se não for, será desprezado e descartado, ainda mais se der trabalho para quem estiver ao seu lado.

A Metamorfose lida com a luta contra o isolamento e o desconhecido, a desumanização e a falta de empatia, é uma exploração profunda das tensões entre o indivíduo e a sociedade.

Deveria ter lido este livro há muito tempo, e com certeza lerei muitas vezes ao longo da vida!

Gabriel M 17/11/2023

A montanha que pariu o rato
Creio que meus sentimentos após o término deste clássico alemão são mistos. Num primeiro momento, a trama é atraente, especialmente sua premissa estranhamente instigante.

No entanto, depois de um início empolgante, o decorrer da trama é por si só, enfadonha. Afinal, o que você pode esperar de um protagonista que se transformou num monstro insetoide? Sim, exatamente aquilo que você imagina. Dificuldades físicas, rejeição dos familiares e coisas do gênero.

Por isso, vejo que o livro possui muito valor naquilo que cerca as possibilidades interpretativas do enredo, numa camada menos primária de leitura. O valor da pessoa humana, sua organização familiar dentro desse contexto problemático, o dinheiro, além dos demais infortúnios desenvolvidos na trama. Isso, no livro, é ouro, mas você precisará garimpar, ir além das pouco mais de 100 páginas, percorrer uma tradução por vezes truncada, confusa que não flui perfeitamente e creio ser mérito (ou seria demérito?) do autor. Assim sendo, é um livro que vale a leitura, há pontos de reflexão e uma grande margem para diferentes abordagens na interpretação. Só não é tudo isso.

Luana 14/11/2023

Tenho duas coisas pra comentar sobre esse livro:

1. O jeito que Gregor a princípio se preocupa mais em precisar ir trabalhar do que com sua situação. Já experienciei isso diversas vezes e tenho certeza que é sentimento comum, acordar morrendo e a maior preocupação ser em dar jeito pra ir trabalhar, em no que o chefe vai pensar? terrível sistema capitalista.

2. Eu tenho um parente não muito próximo, mas próximo o suficiente pra essa analogia se passar na minha cabeça durante a leitura. Ele sofreu a metamorfose também, 2 infartos e 6 derrames depois ele virou um ?ser? (desculpem a minha insensibilidade), e como é terrível o deixar de ser e virar um ?ser?, o distanciamento de si, que leva ao distanciamento das pessoas. Como deve ser terrível experienciar uma dessas doenças que fazem com que deixemos de ser nós.

Dito isso li o livro com extremo desconforto do começo ao fim. Não acho que dá pra ser lido de uma vez só não, são muitos sentimentos pra digerir durante a leitura, mesmo sendo um livro curtinho.

PS: CLC sempre surpreendendo com suas traduções impecáveis.

Mateus.Silva 26/09/2023

A Metamorfose
Acho que Kafka realmente não é pra mim. Tentei gostar, e esse livro definitivamente foi melhor e mais compreensível do que "O Processo", mas ainda sim não tive muitas sensações ou emoções lendo.

Matheus 31/08/2023

Incrível! É impressionante como Kafka imerge o leitor em sua atmosfera opressora e claustrofóbica. A Metamorfose é uma obra-prima. Ela narra a história de Gregor Samsa, um jovem que acorda um dia transformado em um inseto gigante. A trama aborda a alienação, a solidão e a incomunicabilidade da condição humana.

A transformação de Gregor em um inseto é frequentemente interpretada como uma metáfora da alienação e da desconexão que ele sente em relação à sua família e à sociedade em geral. A metamorfose física de Gregor é uma representação visual do seu afastamento emocional e da sua falta de identificação com o mundo ao seu redor.

A relação de Gregor com sua família também é um aspecto importante da obra. A princípio, eles tentam lidar com a situação, mas gradualmente se afastam dele, tornando-se cada vez mais distantes. A transformação de Gregor provoca uma reflexão sobre como as relações familiares podem ser afetadas pela pressão financeira e pelas expectativas sociais.

A Metamorfose é conhecida por seu estilo surreal e atmosfera opressiva, características marcantes do estilo literário de Franz Kafka. A obra levanta questões sobre a natureza da identidade, a alienação e a luta do indivíduo para encontrar um sentido em um mundo que muitas vezes parece hostil e incompreensível.

Pedro.Inocente 03/08/2023

Mas você vem trabalhar amanhã né?
Assim que comecei o livro achei muito engraçada a situação em que Gregor Samsa se encontrava com seu chefe vindo cobrar ele em casa e metendo o ?maior 🤬 #$%!& ? pro que aconteceu com ele!
Mas depois foi só ladeira abaixo, triste demais bicho, me peguei pensando na transformação do Gregor e imaginando ?e se isso acontecesse comigo ou com algum próximo meu??
Enfim, excelente livro e gera boas reflexões, com certeza entrou pros meus favoritos, obra prima do Kafka!

Lúcio 24/07/2023

Resenha - A metamorfose
Dizem que a metamorfose é um livro para ler de uma tacada só. Acredito que isso cria uma certa impressão/preconceito com o próprio livro. Ora, só por ser uma obra pequena (no quesito quantitativo das páginas), não quer dizer que sua escrita seja rápida, até porquê não necessita o ser.

Com isso, metamorfose é um arrombo na mente, seu início, como todos sabem, já começam no clímax e seu final é quase um anti-clímax. A escrita, a medida que a obra progride, vai ficando mais pesada e depressiva, bem como nosso personagem principal.

Terminei o livro no início do mês e ele ainda continua na minha mente, não cheguei a chorar, mas fiquei em luto ao final, e, acredito, ainda estou.