Feliz Aniversário, Feliz Obituário

Feliz Aniversário, Feliz Obituário Rafael Calça...

Resenhas - Feliz Aniversário, Feliz Obituário

Marimrio 03/10/2023

Fiquei confusa, mas no final fez sentido. Para repensar sobre a vida e as escolhas que fazemos todos os dias.

Thais.Carvalhal 22/09/2023

Não entendi
Talvez o quadrinho tenha alguma mensagem por trás que eu não fui capaz de entender. Ou não. De qualquer forma, esperava mais.

Tião S3 03/09/2023

"Feliz aniversário, feliz reflexão"
Foi uma benção e uma oportunidade perfeita poder ler essa obra perto do meu aniversário, aniversários são datas para se comemorar, mas também para refletir, esse quadrinho me ajudou muito no processo de reflexão sobre a vida e seus caminhos, recomendo a todos a leitura dessa obra.

Alline 26/08/2023

Mundo das HQs
Saindo do mundo da HQ em que só existe Maurício de Sousa e conhecendo autores maravilhosos. Boa história, ainda amais com o extra.

Alexia180 26/08/2023

Feliz aniversário!!!
Confuso mas gostei bastante, dá para ver que é um trabalho inicial mas podemos ver algumas sementes do que seria o trabalho deles no futuro.

Carla.Ligia 19/08/2023

É realmente uma obra iniciante
A história é legal, mas falta um pouquinho de profundidade. Como se trata do primeiro quadrinho dos autores dá para passar um pano.
Recomendo, fiquei curiosa para ler outros quadrinhos.

Eliana 25/07/2023

Feliz aniversário feliz obituário. Foi o segundo trabalho de Rafael calça em parceria com ilustrador Jefferson Costa. Teve sua primeira publicação em 2005, na edição 16 da Front pela editora via lettera, Agora em 2023 o quadrinho ganhou uma nova edição pela editora Conrad. Sou muito fã desssa dupla, quando vi o quadrinho no catálogo não pensei duas vezes e tive que comprar.

Miguel Verdi está completando vinte anos mas não está nada bem, faz dias que não dorme direito e tem bebido pra tentar amenizar a sua confusão emocional. Não é o tipo de pessoa que curte comemorar o aniversário. Ao sair de casa algumas coisas estranhas começam acontecer, a cada cena vemos o jovem ser morto em diferentes situações.

O quadrinho têm apenas doze páginas e também inclui uma história extra chamada "espera" sabemos no finalzinho do quadrinho que esse foi o primeiro trabalho dos dois autores.

As duas histórias apesar de serem diferentes, se completam perfeitamente! fazendo o leitor a pensar e refletir sobre a morte, vida e futuro de como muitas vezes estamos tão imersos a rotina, que esquecemos der viver.

Felipe HQs e Mais 24/07/2023

O que aconteceria se...
Obra que marcou o início da parceria criativa entre Rafael Calça e Jefferson Costa, 'Feliz Aniversário, Feliz Obituário', quadrinho do projeto 'HQ para todos', da editora Conrad, te dá um nó na cabeça.

? Não vou aqui bancar o sabichão e dizer que a compreendi por completo, acho que entendi boa parte de seu conceito. Mas nem por isso deixou de ser uma leitura instigante!

? Miguel Verdi, músico, completa 20 anos e tem a morte à sua espreita a cada página. Cada decisão sua nessa data pode acarretar em um acidente que culminará em seu fim. Numa espécie de 'o que aconteceria se...?' de diversas tomadas de decisão, Verdi sobrevive ao seu aniversário e combina com a Morte um novo encontro, mas dessa vez décadas depois.

? Quadrinho bacana que te faz pensar nas mais pequenas decisões que todos nós tomamos diariamente ao longo de nossas vidas, 'Feliz Aniversário, Feliz Obituário' é pra ler e reler (eu fiz isso 3x).

? Será que entendi o conceito certo desse gibi? Acho que sim... ou não?

@universoliterariodajuju 09/07/2023

É?
A primeira parte da história eu até entendi a lição, mas ela é bem confusa de acompanhar, então acaba não sendo tão legal. A parte final, ?à espera?, essa eu gostei. Uma boa reflexão e que tinha que tá rodando nas redes sociais ;)

Vanessa647 11/06/2023

Boa leitura
Feliz aniversário, feliz obituário é um comic nacional. Peguei para ler pela polêmica que envolve sua história com outra mais famosinha e uma acusação de plágio. Bem, como li a anterior semana passada, logo em seguida peguei essa.
As semelhanças da história são evidentes. Não quero entrar na polêmica, então vou avaliar como se não soubesse da tal história.
Gostei da história, achei legal a ideia da continuidade da vida. Enquanto em Feliz aniversário temos o tema original, em Daytripper o tema é melhor desenvolvido.
Ficamos com a mesma nota para os dois, então.

Nota 3,8/5
Livro 39/2023

Guinna 17/05/2023

Miguel verdi é um jovem músico com problemas para dormir, bebe demais e vive em uma confusão mental muito grande. É uma HQ curta, mas nem por isso é uma história simples.

Odivany 15/05/2023

Rápido e interessante
Em Feliz aniversário, Feliz obituário, Rafael Calça e Jefferson Costa abordam as infinitas possibilidades de ter sua vida abreviada por uma mera casualidade. Ninguém sai de casa pensando em morrer. Mas será que estamos prontos para viver?

pordentrodaestoria 08/05/2023

?Feliz Aniversário, Feliz Obituário? é a segunda história feita em colaboração entre os autores Rafael Calça (roteiro) e Jefferson Costa (arte / letras).

A obra foi lançada, originalmente, em 2005 na edição 16 da revista Front, da editora Via Lettera.

Em 2022 a HQ ganhou uma publicação digital pela editora Conrad, e agora, em 2023, a obra foi lançada em formato físico através do novo selo ?HQ para todos?.

Na história acompanhamos Miguel Verdi que no seu aniversário de 20 anos acaba sendo atropelado e morre. Mas será que ele efetivamente morreu?

Embora seja uma obra relativamente curta (a história principal com 12 páginas), ela trata de uma forma bem interessante sobre a morte e como somos vulneráveis ao ponto de nos colocar em diversas situações de risco.

A edição também conta com a história ?Espera?, sendo essa a primeira colaboração entre os artistas e publicada em 2003 no fanzine ?Ainda?? da Quanta Academia de Artes.

Vale muito a pena conhecer os primeiros trabalhos dessa dupla genial que já ganhou prêmios importantíssimos no cenário nacional, como HQMix (Melhor Edição Especial Nacional e Melhor Publicação Juvenil) e o Prêmio Jabuti (Melhor História em Quadrinhos) com o álbum ?Jeremias - Pele?.