Feliz Aniversário, Feliz Obituário

Feliz Aniversário, Feliz Obituário Rafael Calça...

Resenhas - Feliz Aniversário, Feliz Obituário

JL Marcal 23/03/2024

Um tapa na cara
Apesar de curta, a HQ conseguiu passar em poucas páginas uma lição de vida que achei muito boa. Recomendo demais!!!

Juliaa; 05/03/2024

A ansiedade nós mata
É uma hq bem rápida de ler e muito linda, eu amei e super entendo o personagem, a ansiedade fazendo um momento ruim parecer o fim de tudo, quando na verdade é literalmente só isso, um momento ruim.

( Apesar q ele tava em situaçoes que poderia realmente morrer KKK mas foi como eu interpretei)

maariwho 17/02/2024

Feliz aniversario, feliz obituario
meio confuso, mas eh uma reflexão legal sobre viver o momento e não esperar a morte chegar sempre. mais risca a superfície que qualquer outra coisa. definitivamente bonito.

Maxoel 11/02/2024

Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro!
Eu li essa história anos atrás online, por conta de uma acusação de que Daytripper, dos gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon. Quem levantou a suspeita foi o autor da introdução dessa nova edição comemorativa, o que não deve ser mera coincidência. A minha conclusão na época e que mantenho após a releitura é a de que, mesmo compartilhando uma premissa básica, as histórias são muito diferentes para que uma seja considerada plágio da outra. Uma curiosidade é que a arte emula o estilo dos gêmeos em seus trabalhos iniciais.

A história é boa, ainda mais considerando que é um dos primeiros trabalhos da dupla, mas poderia ser melhor caso fosse desenvolvida em uma série, já que deixa algumas pontas soltas e passagens crípticas, sugerindo um quê de misticismo e mistério.

A edição ainda tem a primeira colaboração dos autores, uma história curta que, ironicamente, também lembra um pouco o trabalho dos gêmeos.

Carlos 07/02/2024

"Feliz aniversário,Feliz obituário".
Eu gostei bastante da hq,e levei pequenas reflexões de como as vezes,não aproveitamos os momentos do dia à dia. Na trama,Miguel Verdi um músico de 20 anos sê ve falecendo em várias situações,me parece alguém perdido. É uma hq curta reflexiva,mas que eu gostei muito pela sua fluidez,uma vibe meio caótica. Quem nunca refletiu sobre vida e morte ao longo da sua própria existência? A história "Extra" é uma boa também,paguei 4,80 por essa hq,e gostei muito vai ficar na coleção(pra ocasionais releituras).

bayer_yago 06/02/2024

Feliz aniversário,feliz obituário
Nessa História em Quadrinhos muito curta acompanhamos a vida de um jovem que está de aniversário e como o próprio título diz de óbito também.

a_carolis_cah 06/02/2024

Uma HQ curta que lançou dois autores iniciantes
Nessa edição a Conrad reúne as duas primeiras colaborações dos autores Rafael Calça e Jefferson Costa:
? Espera (rediagramada e incluída como extra) - 2003
? Feliz Aniversário, Feliz Obituário - 2005

os autores ganharam o prêmio Jabuti em 2019 com a graphic novel "Jeremias - Pele" e a proposta aqui é apresentar o início da carreira deles

em "Feliz Aniversário, Feliz Obituário" temos uma HQ curta que lançou dois autores iniciantes, e ela não é extraordinária, mas é uma boa história que traz reflexões sobre vida, morte, e possibilidades

eu não sou fã de quadrinhos, então não tenho capacidade de julgar a obra mais profundamente, mas ela cumpre o que promete: uma história legal e rápida - que poderia ser melhor

recomendo a leitura pra quem quiser conhecer mais sobre os autores, ou procura uma leitura leve

Allison 03/02/2024

Bom demais
Mesmo preferindo a segunda, e menor historia, desta edição é de se comentar o quão interessante é a obra que dá titulo, se ela fosse feita para ter mais páginas, certamente poderíamos estar diante de algo grandioso, lembra muito uma outra obra brasileira, na verdade de dois brasileiros, chamada Daytripper.

Gustavo Ayres 30/01/2024

É um ótimo exercício ver dois grandes quadrinistas brasileiros em seu início de carreira. hoje gigantes, mas na época dois jovens com muitas ideias e vontade de experimentar.

A história é um relato sobre a vida e como sempre vivemos esperando por algo, mesmo isso sendo a nossa própria morte.

A condução do roteiro e bem simples, mas já mostra como os dois tinham um domínio de contar histórias e experimentar narrativas não tão convencionais, em uma estrutura em que o leitor e conduzido a pensar e tirar suas próprias conclusões.

Ótima iniciativa da conrad pra acesso a quadrinhos e um ótimo resgate, uma maneira muito boa de completar ainda mais a obra desses dois nomes tão importantes pro nosso cenário, viva Rafael calça e jefferson costa!.

Jon 18/01/2024

Pequeno mas não pedaço
O quadrinho nos apresenta uma diferente perspectiva sobre a morte e as implicações que ela, a morte, pode trazer para a vida. E também, a final de contas, uma reflexão sobre a própria existência. O que é o existir, como existir, o que é a morte e o que é a jornada depois da vida, ou seja, a morte é o morrer.

Jose 03/01/2024

Mais um quadrinho da iniciativa HQ Para Todos da Editora Conrad, um selo que traz histórias curtas do quadrinho nacional a preços acessíveis a fim de disseminar e democratizar o acesso as histórias em quadrinhos. Feliz Aniversário Feliz Obituário” conta com roteiro de Rafael Calça e arte/letras por Jefferson Costa.

Muitos de vocês devem conhecer a dupla pelo trabalho em conjunto dos dois nas HQ’s do Jeremias, do selo Graphic MSP. No entanto, o relançamento de “Feliz Aniversário Feliz Obituário” marca 20 anos da parceria entre os dois. Uma história curta usada como extra ao final da edição, “Espera”, foi a primeira colaboração deles, lá em 2003. Já a história que dá título ao quadrinho, foi a segunda parceria entre os autores, em 2005.

A obra fala sobre Miguel Verdi, um músico confuso com a vida que está completando 20 anos e que, ao sair de sua casa na manhã do seu aniversário, é atropelado e morre no acidente. Ou será que não?

É refrescante ver um resgate de uma história dessas acontecendo, principalmente por se tratar de uma história lançada numa antiga revista antológica, e de uma história curta lançada num fanzine da Quanta Academia de Artes, há 2 décadas atrás. A obra está disponível a um preço superacessível, e é um exercício interessante de comparação da maturidade que ambos os autores alcançaram nesses 20 anos fazendo quadrinhos. Percebe-se a mudança no processo criativo de cada um, tanto quando pensamos nas suas obras em conjunto quando nas que eles fizeram separadamente.

Novamente, fico muito feliz por essa iniciativa da Editora Conrad existir. Além de espalhar mais sobre a cultura das histórias em quadrinhos, ela também possibilita o resgate de algumas obras que de outra forma estariam perdidas de vez do mercado.

Tico Menezes 17/11/2023

Quanto tudo era promessa...
Finalmente temos a oportunidade de conhecer o início da parceria Rafael Calça e Jefferson Costa. E, devo dizer, quem não viu promessa nesses dois no começo do século, não entende nada de quadrinhos.

Como uma sessão de terapia, Feliz Aniversário, Feliz Obituário é um olhar para dentro e uma avaliação de possibilidades baseado no quanto estamos dispostos a fazer por nós mesmos. O traço de Costa está diferente, o roteiro de Calça é muito mais sugestivo do que condutor e comparar esse primeiro trabalho com os seus mais consolidados é um deleite, pois vemos a arte em seu tempo, sem pedir desculpas ou tentar se explicar. E é belíssimo.
Por ser uma fanzine, é rapidíssima, então o conceito da história é pouco explorado, soa mais como uma mensagem motivacional - para quem buscar otimismo na trama, é claro. Mas é - e foi! - marcante o suficiente para colocar os artistas no mapa.

Baita acerto da editora Conrad!

Bruna3772 15/11/2023

Não sou fã de HQ e acabei comprando errado , achei no início confuso mas depois eu compreendi a mensagem.
Mas mesmo assim não é algo que eu gostei tanto assim , só ok mesmo.

Marimrio 03/10/2023

Fiquei confusa, mas no final fez sentido. Para repensar sobre a vida e as escolhas que fazemos todos os dias.