Feliz Aniversário, Feliz Obituário

Feliz Aniversário, Feliz Obituário Rafael Calça...

Resenhas - Feliz Aniversário, Feliz Obituário

KayFrey 29/04/2023

Ainda tentando entender...
O dia em que você nasceu pode ser o da sua morte? O que você teria perdido se morresse? Vale a pena lutar contra a morte?

HQ confusa e reflexiva

Gustavo Ayres 30/01/2024

É um ótimo exercício ver dois grandes quadrinistas brasileiros em seu início de carreira. hoje gigantes, mas na época dois jovens com muitas ideias e vontade de experimentar.

A história é um relato sobre a vida e como sempre vivemos esperando por algo, mesmo isso sendo a nossa própria morte.

A condução do roteiro e bem simples, mas já mostra como os dois tinham um domínio de contar histórias e experimentar narrativas não tão convencionais, em uma estrutura em que o leitor e conduzido a pensar e tirar suas próprias conclusões.

Ótima iniciativa da conrad pra acesso a quadrinhos e um ótimo resgate, uma maneira muito boa de completar ainda mais a obra desses dois nomes tão importantes pro nosso cenário, viva Rafael calça e jefferson costa!.

Jon 18/01/2024

Pequeno mas não pedaço
O quadrinho nos apresenta uma diferente perspectiva sobre a morte e as implicações que ela, a morte, pode trazer para a vida. E também, a final de contas, uma reflexão sobre a própria existência. O que é o existir, como existir, o que é a morte e o que é a jornada depois da vida, ou seja, a morte é o morrer.

JL Marcal 23/03/2024

Um tapa na cara
Apesar de curta, a HQ conseguiu passar em poucas páginas uma lição de vida que achei muito boa. Recomendo demais!!!

Bruna3772 15/11/2023

Não sou fã de HQ e acabei comprando errado , achei no início confuso mas depois eu compreendi a mensagem.
Mas mesmo assim não é algo que eu gostei tanto assim , só ok mesmo.

Tião S3 03/09/2023

"Feliz aniversário, feliz reflexão"
Foi uma benção e uma oportunidade perfeita poder ler essa obra perto do meu aniversário, aniversários são datas para se comemorar, mas também para refletir, esse quadrinho me ajudou muito no processo de reflexão sobre a vida e seus caminhos, recomendo a todos a leitura dessa obra.

Alexia180 26/08/2023

Feliz aniversário!!!
Confuso mas gostei bastante, dá para ver que é um trabalho inicial mas podemos ver algumas sementes do que seria o trabalho deles no futuro.

@universoliterariodajuju 09/07/2023

É?
A primeira parte da história eu até entendi a lição, mas ela é bem confusa de acompanhar, então acaba não sendo tão legal. A parte final, ?à espera?, essa eu gostei. Uma boa reflexão e que tinha que tá rodando nas redes sociais ;)

Marimrio 03/10/2023

Fiquei confusa, mas no final fez sentido. Para repensar sobre a vida e as escolhas que fazemos todos os dias.

Jose 03/01/2024

Mais um quadrinho da iniciativa HQ Para Todos da Editora Conrad, um selo que traz histórias curtas do quadrinho nacional a preços acessíveis a fim de disseminar e democratizar o acesso as histórias em quadrinhos. Feliz Aniversário Feliz Obituário” conta com roteiro de Rafael Calça e arte/letras por Jefferson Costa.

Muitos de vocês devem conhecer a dupla pelo trabalho em conjunto dos dois nas HQ’s do Jeremias, do selo Graphic MSP. No entanto, o relançamento de “Feliz Aniversário Feliz Obituário” marca 20 anos da parceria entre os dois. Uma história curta usada como extra ao final da edição, “Espera”, foi a primeira colaboração deles, lá em 2003. Já a história que dá título ao quadrinho, foi a segunda parceria entre os autores, em 2005.

A obra fala sobre Miguel Verdi, um músico confuso com a vida que está completando 20 anos e que, ao sair de sua casa na manhã do seu aniversário, é atropelado e morre no acidente. Ou será que não?

É refrescante ver um resgate de uma história dessas acontecendo, principalmente por se tratar de uma história lançada numa antiga revista antológica, e de uma história curta lançada num fanzine da Quanta Academia de Artes, há 2 décadas atrás. A obra está disponível a um preço superacessível, e é um exercício interessante de comparação da maturidade que ambos os autores alcançaram nesses 20 anos fazendo quadrinhos. Percebe-se a mudança no processo criativo de cada um, tanto quando pensamos nas suas obras em conjunto quando nas que eles fizeram separadamente.

Novamente, fico muito feliz por essa iniciativa da Editora Conrad existir. Além de espalhar mais sobre a cultura das histórias em quadrinhos, ela também possibilita o resgate de algumas obras que de outra forma estariam perdidas de vez do mercado.

Thais.Carvalhal 22/09/2023

Não entendi
Talvez o quadrinho tenha alguma mensagem por trás que eu não fui capaz de entender. Ou não. De qualquer forma, esperava mais.

Vanessa647 11/06/2023

Boa leitura
Feliz aniversário, feliz obituário é um comic nacional. Peguei para ler pela polêmica que envolve sua história com outra mais famosinha e uma acusação de plágio. Bem, como li a anterior semana passada, logo em seguida peguei essa.
As semelhanças da história são evidentes. Não quero entrar na polêmica, então vou avaliar como se não soubesse da tal história.
Gostei da história, achei legal a ideia da continuidade da vida. Enquanto em Feliz aniversário temos o tema original, em Daytripper o tema é melhor desenvolvido.
Ficamos com a mesma nota para os dois, então.

Nota 3,8/5
Livro 39/2023

Guinna 17/05/2023

Miguel verdi é um jovem músico com problemas para dormir, bebe demais e vive em uma confusão mental muito grande. É uma HQ curta, mas nem por isso é uma história simples.

bayer_yago 06/02/2024

Feliz aniversário,feliz obituário
Nessa História em Quadrinhos muito curta acompanhamos a vida de um jovem que está de aniversário e como o próprio título diz de óbito também.

Odivany 15/05/2023

Rápido e interessante
Em Feliz aniversário, Feliz obituário, Rafael Calça e Jefferson Costa abordam as infinitas possibilidades de ter sua vida abreviada por uma mera casualidade. Ninguém sai de casa pensando em morrer. Mas será que estamos prontos para viver?