Palavras que Aprendi com a Chuva

Palavras que Aprendi com a Chuva Asha Lemmie

Resenhas - Palavras que Aprendi com a Chuva

1 | 2 | 3 | 4

Thaísa 19/08/2023

História sobre força e resistência
Li esse livro junto com a minha irmã minha @thainararebelo3. Vi uma resenha muito boa no Instagram e me interessei pela história. Thainara topou a leitura, então nós fomos juntas. O livro conta a história de Nori e sua família. Desde as primeiras páginas, já anuncia que vai fazer seu coração se retorcer rsrs Nori é uma menina abandonada pela mãe na porta da casa de sua avó, uma poderosa e cruel governante. Desde então, busca entender suas origens e seus propósitos. A narrativa conta sobre essa incessante procura. Entre pequenas alegrias e profundas tristezas, ao passar das páginas, vemos essa menina crescer e se formar como pessoa. Confesso que senti bastante raiva de Nori no final rsrs mas um bom livro te faz sentir coisas intensas mesmo. Ótimo sinal! ? Esse livro é muito rico em referências culturais e históricas, traz temas bem diferentes (como costumes japoneses, riqueza, dinastia, etc) e, com certeza, nos traz diversas percepções interessantes sobre as escolhas que fazemos na vida. Indico a leitura! Alerta de gatilho: tentativa de suicídio, abuso sexual, alienação parental e violência.

Val Herondale 02/02/2024

Comovente?
Esta obra proporciona uma experiência emocional e cativante, prendendo o leitor do começo ao fim. A trajetória de Nori é uma jornada marcante e encantadora, repleta de obstáculos, batalhas e afeto. A escritora habilmente entrelaça a trama, envolvendo o leitor em cada folha, cada sentimento, cada particularidade. É inegável não vivenciar a tristeza e o isolamento de Nori, assim como a ansiedade em sua busca por reconhecimento e carinho.

KD.leitura 13/04/2024

Trajetória emocionante
A trajetória da pequena Noriko é marcante e cheia de muitos ensinamentos. Batalhas e obstáculos envolve esta história que acima de tudo é marcada pelo amor.

Noriko luta pelo reconhecimento, por carinho e por atenção, afinal não tem culpa alguma de ser quem ela é.
É uma trajetória muito emotiva, marcada pelo racismo, por abusos e por um grito de socorro pela discriminação da mulher num sistema de uma antiga dinastia, em um mundo que não foi feito para ser gentil com o diferente.

O título em si, esperava que fosse mais abordado na história, pesquisei algumas abordagens sobre a chuva na cultura japonesa e um provérbio diz que "Após a chuva, a terra endurece" , que as adversidades nos fortalecem e nos deixam mais fortes! E assim, foi com Nori!

Um livro que deixa muitas reflexões!!!

P.S.: Gostaria de um epílogo para conhecer um pouco mais sobre a vida de Nori Após suas decisões, sobre seu filho, sua vida amorosa, enfim....

lice61 22/09/2023

O livro é maravilhoso. Ao longo da narrativa ela passa por várias fases e conhece diversas personalidades incríveis. Não é um livro para pessoas sensíveis, uma vez que é extremamente doloroso. Cada página a protagonista sofre um trauma diferente e o final é de cortar a alma. Ainda assim é incrível, não tenho palavras pra descrever o quanto eu amei

Pri 28/04/2024minha estante
Acabei de ler o livro e concordo muito contigo....
Tanto Akira quanto a Nori nunca demonstraram apego a cultura e tradições e mesmo assim temos aquele final...

Tb achei o livro repetitivo.
Enfim não curti muito

Thuco 29/04/2024minha estante
Uma pena, achei que seria um favoritado?

Pri 28/04/2024minha estante
Acabei de ler e para mim foi um excesso de sofrimento e exagero de acontecimentos!
Sem falar nas últimas decisões da personagem ?

Rosa282 01/02/2024

Emoção, reflexão, denúncia e força.
"Palavras que aprendi com a chuva", uma construção narrativa densa, no sentido dos questionamentos e denúncias presentes em suas camadas. É emocional, pois traz a trajetória de uma vida, da infãncia à idade adulta numa luta constante pela sobrevivência e sanidade física-mental e emocional. Denuncia o racismo estrutural, a hierarquização sócio econômica , o persistente patriarcado, que coíbe as vozes das mulheres. Entretanto, mesmo o texto expõe a força que há na empatia, na valorização e respeito, impulsionando outra forma de agir e pensar, representados pelo personagem Akira, meio-irmão da protagonista principal da narrativa. Ele se torna a base da mudança em Nori. Embora ambientada no Japão, se desenvolvendo do período de 1930 até o final da década de 1960, as discussões e denúncias não se referem apenas ao Japão, mas a sociedade global repercutindo na contemporaneidade. O texto nos chama à reflexão, um olhar para a nossa época e para as nossas ações. Essa resenha simples não é capaz de esgotar as camadas de informações e discussões importantes presentes nessa narrativa. Indico a leitura desse livro, mas alerto que não haverá 'romance clichê ' ou um enredo épico, porém ao término dessa leitura, se vc se permitir, já não será a mesma pessoa que a iniciou, talvez alguém muito melhor.

@somaisumparagrafo 19/11/2023

Filha de uma nobre japonesa e de um soldado negro, Nori foi abandonada pela mãe na porta da casa dos avós ainda criança. Tratada como bastarda, nunca se sentiu aceita pela família e sofreu diversos abusos nas mãos dos rígidos avós. Contudo, com a chegada de Akira, seus dias ficam menos sombrios e o jovem rapaz passa a ajudá-la a entender sua verdadeira identidade.

- A menina rejeitada e o menino de ouro. Juntos, irão travar uma batalha contra tradições familiares. -

Nessa belíssima edição da @darksidebooks, você vai encontrar:

- Ambientação no Japão pós-Segunda Guerra Mundial;
- Cultura e duras tradições da elite japonesa;
- Mulheres e suas hierarquias sociais;
- Racismo;
- Amor fraternal.

Com uma narrativa poética e melancólica, essa é uma jornada de amadurecimento, autoconhecimento, aceitação e perseverança. Permeada pelas adversidades da vida e pelo enfrentamento de dores e traumas, os personagens encontram no amor fraternal razões e coragem para lutar. Uma leitura que transborda sensibilidade na construção dos personagens, em especial a protagonista feminina, que lida constantemente com a sensação de abandono e solidão, buscando incansavelmente pela aceitação e pelo carinho das pessoas que a cercam.

@lipecelli 03/01/2024

Fim de mais um livro por aqui. Recomendo a todos esse, um pouco triste, porém necessário para quem quer refletir um pouco sobre a vida ?

Maryy4 01/09/2023

Simplesmente o melhor livro que eu já li, acabei em 3 dias.
No início é bem bosta mas fica incrível dps, só fiquei triste por não ser especificado o final (não tenho criatividade pra imaginar o final).

Debora.Zatoni 29/12/2023

Família
A importância da família, da empatia e da persistência. O poder gigante de uma criança pequena, abandonada pela mãe e que passa anos tentando entender sua história. Uma lição de vida!

1 | 2 | 3 | 4