Palavras que Aprendi com a Chuva

Resenhas - Palavras que Aprendi com a Chuva

1 | 2 | 3 | 4

Ana Vizentim 09/05/2024

Uau!!!
Uma história triste em um país cheio de preconceitos e normas.
Foi muito interessante ver esse lado rigoroso e paternalista do Japão.
Sofri muito com Nori e sua trajetória.
Agora, esse final foi totalmente inesperado, jamais imaginei q isso fosse acontecer.

Bruna Peixoto 09/05/2024

Gostei muito da escrita, a história é muito triste, não gostei muito do final, mas já era esperado devido a tudo que Nori passou.

Luciana 06/05/2024

Foi o primeiro livro que li que fala um pouco sobre Japão.
Gostei muito, mas esperava um final diferente.

Livro fluído, com diversas reviravoltas e uma leitura que te prende.

Ana 03/05/2024

Amei muito
Gente, que livro bom, eu não conseguia parar de ler. Amo livros que nos apresentam outras culturas como esse faz. Essa protagonista sofre muito ? mas o livro é lindo!

Cris 03/05/2024

Final
Que livro bom! É um livro que trata do aprisionamento que a vida nos impõe. Parece haver escapatória, momentos de pretensa esperança, mas é sobre a prisão cultural e emocional que vence no fim de tudo. Para mim é uma história de sobrevivência fantasiada de superação e esperança. É um livro profundo mas antes de tudo é deprimente. Recomendo demais a leitura.

Ana Pettres 02/05/2024

Uma estória com fundo real
A estória de Noriko me emocionou demais, como mãe de menina que sou, senti o preconceito arraigado naquela época de 1940? ainda mais na cultura japonesa! Ela não só sofre a infância como sofre a vida toda.
Gostei da escrita da autora, fluida e bem contextualizada, era possível imaginar os ambientes perfeitamente, assim como cheguei a ver na minha mente a avó má, enfim? coisas de família né?!
Não sei se isso é considerado spoiler, porém irei proteger assim mesmo minha resenha.
Quando achei que tudo fluiria, veio o golpe final, porém ao analisar friamente a estória, não se esperaria nada de diferente pensando na criação que Noriko teve, nos medos e traumas sofridos, ela não seria uma rebelde sem causa. Ela sabia de antemão que seu filho sofreria muito por ser bastardo e não percebi intenção nenhuma de protegê-lo dessa situação, mas novamente vem a cultura, o satisfazer a família em primeiro lugar, manter o dinheiro circulando em nome de um bom lugar para viver e com condições de manter a todos. Escolhas?! Acredito que não, ela agiu com sabedoria abrindo mão de sua felicidade para tentar mudar um pouco os ?negócios escusos? da família.
Dei nota 4 porque tudo foi meio previsível de acordo com o que a estória vinha moldando, não teve um plot twist ou algo que me surpreendesse nesse livro.
Tenho a edição da DarkSide e preciso ressaltar que é belíssima!!! Só não entendo porque não usar ?travessão? nos diálogos, mas tudo bem!
Parabéns pela diagramação perfeita, capa e marcadores lindíssimos, impressão de altíssima qualidade!

Ana 29/04/2024

Uma história pesada, triste, que fala sobre preconceito, as amarras de uma sociedade e o que esta pode lhe causar, principalmente você sendo uma mulher.

Sara Figueiredo 29/04/2024

Esse livro foi uma leitura completamente diferente do que estou acostumada. Não conhecia a autora e confesso que mesmo lendo a sinopse, imaginei algo completamente diferente. A leitura me fez realmente visualizar os personagens e o crescimento da Nori. É uma leitura suave, que te embala aos poucos. Algumas vezes senti que o drama foi um pouco exagerado, principalmente pela idade da personagem. Várias vezes senti que algo muito terrível ia acontecer e de repente se tornava em nada e isso me causou certo desconforto algumas vezes. As decisões da personagem também me irritaram DEMAIS. Várias vezes. Mas tudo isso não é uma crítica negativa e sim, positiva. Terminei o livro com um gostinho de quero mais.

KD.leitura 13/04/2024

Trajetória emocionante
A trajetória da pequena Noriko é marcante e cheia de muitos ensinamentos. Batalhas e obstáculos envolve esta história que acima de tudo é marcada pelo amor.

Noriko luta pelo reconhecimento, por carinho e por atenção, afinal não tem culpa alguma de ser quem ela é.
É uma trajetória muito emotiva, marcada pelo racismo, por abusos e por um grito de socorro pela discriminação da mulher num sistema de uma antiga dinastia, em um mundo que não foi feito para ser gentil com o diferente.

O título em si, esperava que fosse mais abordado na história, pesquisei algumas abordagens sobre a chuva na cultura japonesa e um provérbio diz que "Após a chuva, a terra endurece" , que as adversidades nos fortalecem e nos deixam mais fortes! E assim, foi com Nori!

Um livro que deixa muitas reflexões!!!

P.S.: Gostaria de um epílogo para conhecer um pouco mais sobre a vida de Nori Após suas decisões, sobre seu filho, sua vida amorosa, enfim....

Lorraine.Paola 10/04/2024

Triste
Confesso que o final me deixou extremamente triste, como é difícil nos livrar das correntes de que nos aprisionaram por toda vida. Achei extremamente pesado e triste, muito triste.

Rosana Miyata 08/04/2024

Uma história de ficção, mas que bem podia ser verdade, é bem realista o enredo.
A escrita é excelente e me prendeu desde o início, mesmo eu já imaginando muitas das coisas que aconteceram.
Fiquei triste e chocada com a história e derramei algumas lágrimas pelo caminho; era um livro que tinha tido para ser um cinco estrelas e favoritado, estava caminhando para isso se não fosse o final...na minha opinião o livro ficou sem conclusão, caberia ali um epílogo.

1 | 2 | 3 | 4