Palavras que Aprendi com a Chuva

Palavras que Aprendi com a Chuva Asha Lemmie

Resenhas - Palavras que Aprendi com a Chuva

1 | 2 | 3 | 4

Rosana Miyata 08/04/2024

Uma história de ficção, mas que bem podia ser verdade, é bem realista o enredo.
A escrita é excelente e me prendeu desde o início, mesmo eu já imaginando muitas das coisas que aconteceram.
Fiquei triste e chocada com a história e derramei algumas lágrimas pelo caminho; era um livro que tinha tido para ser um cinco estrelas e favoritado, estava caminhando para isso se não fosse o final...na minha opinião o livro ficou sem conclusão, caberia ali um epílogo.

@Umpouquinhodemim 25/03/2024

Um leitura emocionante
Com uma leitura emocionante que prende o leitor do início ao fim, oferecendo uma jornada marcante e encantadora que ressoa muito além das páginas do livro. É uma história que fala sobre superação, esperança e a busca por amor e aceitação.
A jornada de Nori é marcada por uma série de obstáculos e batalhas, mas também é permeada por momentos de afeto e conexão emocional, uma obra que mergulha profundamente nas emoções e nos desafios enfrentados pela protagonista, proporcionando uma experiência cativante e envolvente para o leitor.

Pri 28/04/2024minha estante
Acabei de ler o livro e concordo muito contigo....
Tanto Akira quanto a Nori nunca demonstraram apego a cultura e tradições e mesmo assim temos aquele final...

Tb achei o livro repetitivo.
Enfim não curti muito

Thuco 29/04/2024minha estante
Uma pena, achei que seria um favoritado?

Cleiber 03/03/2024

Divino
No começo eu achei meio arrastado, porém ainda assim é uma escrita que te prende muito, pois a partir das primeira cena você já quer mergulhar de vez na história para ver o desenrolar dela. Eu gosto muito da mudança de pontos de vista e ao mesmo tempo do estilo de narração, é algo que fez a história ter mais construção e um estilo próprio. Os personagens são muito cativantes e intensos, complexos e reais. Eu amo o desenvolvimento de cada um ao longo da história; suas personalidades funcionaram bem demais em relação ao contexto do livro.
Amo a ambientação daqui. Eu amo o jeito de como a cultura japonesa (especialmente naquela época) é explorada de forma esplêndida e não estereotipada, além dos costumes e trejeitos da sociedade naquele tempo. É algo que autora soube trabalhar muito bem.
Só teve uma coisa que me incomodou: o final. Se não fosse por ele, eu teria dado cinco estrelas e talvez o consideraria favorito, porém não foi o que aconteceu. Tentei, e eu juro que tentei engolir as últimas escolhas da protagonista, mas infelizmente não consegui; fiquei completamente indignado!
Mesmo com a minha frustração, é um livro ótimo e que vale a pena ler se você gosta de sofrer (assim como eu)
Malu Marinho 08/04/2024minha estante
Fiquei com vontade de ler. Só achei em português de Portugal, mas não acho tanta diferença. Vou começar. Obrigada

Pri 28/04/2024minha estante
Acabei de ler e o final não me desceu de forma alguma....
Por toda a trajetória da personagem não consigo entender esse final kkk

Cleiber 28/04/2024minha estante
Francamente, final incompreensível kkkkk

Laisy.BArbara 29/02/2024

A história começou absurdamente boa, eu não conseguia parar de ler, mas foi ficando chata e perecia um ciclo de tristeza. Não sei? comecei pensando que seria um livro favorito, mas me decepcionou um pouco
Jhones 26/04/2024minha estante
Achei o mesmo. O final me quebrou...

Pri 28/04/2024minha estante
Acabei de ler e para mim foi um excesso de sofrimento e exagero de acontecimentos!
Sem falar nas últimas decisões da personagem ?

Val Herondale 02/02/2024

Comovente?
Esta obra proporciona uma experiência emocional e cativante, prendendo o leitor do começo ao fim. A trajetória de Nori é uma jornada marcante e encantadora, repleta de obstáculos, batalhas e afeto. A escritora habilmente entrelaça a trama, envolvendo o leitor em cada folha, cada sentimento, cada particularidade. É inegável não vivenciar a tristeza e o isolamento de Nori, assim como a ansiedade em sua busca por reconhecimento e carinho.

Rosa282 01/02/2024

Emoção, reflexão, denúncia e força.
"Palavras que aprendi com a chuva", uma construção narrativa densa, no sentido dos questionamentos e denúncias presentes em suas camadas. É emocional, pois traz a trajetória de uma vida, da infãncia à idade adulta numa luta constante pela sobrevivência e sanidade física-mental e emocional. Denuncia o racismo estrutural, a hierarquização sócio econômica , o persistente patriarcado, que coíbe as vozes das mulheres. Entretanto, mesmo o texto expõe a força que há na empatia, na valorização e respeito, impulsionando outra forma de agir e pensar, representados pelo personagem Akira, meio-irmão da protagonista principal da narrativa. Ele se torna a base da mudança em Nori. Embora ambientada no Japão, se desenvolvendo do período de 1930 até o final da década de 1960, as discussões e denúncias não se referem apenas ao Japão, mas a sociedade global repercutindo na contemporaneidade. O texto nos chama à reflexão, um olhar para a nossa época e para as nossas ações. Essa resenha simples não é capaz de esgotar as camadas de informações e discussões importantes presentes nessa narrativa. Indico a leitura desse livro, mas alerto que não haverá 'romance clichê ' ou um enredo épico, porém ao término dessa leitura, se vc se permitir, já não será a mesma pessoa que a iniciou, talvez alguém muito melhor.

Paulo2175 16/01/2024

Um livro sobre valores: masculino

Um livro que nos chama a atenção do início ao final, pois o leitor tem sempre em mente o que poderá acontecer nas próximas páginas.
O livro nos mostra uma família vivendo dentro de uma dinastia antiga que se transforma em casta. Casta esta onde o ser mulher deve ser humilhada, espancada e acima de tudo tem que aprender a obedecer a um sistema que, para nós ocidentais, é muito perverso, radical e desumano.
A autora no mostra que para se obter poder, é preciso seguir uma linha nada justa e acima de tudo, aprender desde cedo que quem manda é o homem. Um simples relacionamento com um estrangeiro já é motivo para expulsão daquela família e por conseguinte ser chamada de prostituta, caso tenha um filho com este estrangeiro.
Não chega a ser uma obra prima ou um primor de livro, mas é uma boa história que merece ser lida sim .

Morgana Gomes 15/01/2024

Palavras que aprendi com a chuva
Posso dizer que esse é um dos livros que me deixou com a sensação de quebra total de qualquer expectativa. Quando comprei o livro, achei uma coisa e percebi que não era nada daquilo que imaginava.

Durante a leitura, algumas partes ficaram bastante óbvias e dava para saber o que ia ser revelado algumas páginas depois. Outras partes realmente surpreenderam, pois nem sequer tinha pensado naquela possibilidade.

Entre trechos um tanto quanto maçantes e outros marcantes, conhecemos a história de Noriko à partir do momento em que ela é deixada pela mãe na casa dos avós maternos. Isso seria apenas a ponta do iceberg do que viria a acontecer com ela.

Ainda estou processando o final do livro e confesso não ter curtido muito. Algo ficou suspenso no ar e deu uma leve sensação de que depois de tantos plot twists, era preciso encerrar. Depois de tudo o que Noriko passou, haveria de fato a tão desejada esperança em sua escolha?!

Vou ficar remoendo esse final por um tempo...

Book 09/01/2024

Uma história cativante
A história é intensa do começo ao fim, a ansiedade da Noriko é praticamente palpável. A autora traz debates contemporâneos em uma história que se passa há mais de 70 anos, fala de racismo, machismo e relações abusivas dentro do contexto familiar.
Meu encanto com a história é justamente não conseguir deduzir onde ela vai nos levar, sempre tem pequenos Plot Twist, quando você acha que entendeu é surpreendida.
Os personagens são humanos, até mesmo aqueles que você vai odiar com todas suas forças.
Camilla Eugenie 09/01/2024minha estante
Wow fiquei c vontade de ler ?

Di Morais 04/01/2024

Palavras que aprendi com a chuva
Excelente!
Trajetória de Nori, filha de uma nobre com um soldado, tentando ser aceita pela realeza e ao mesmo tempo lutando por descobrir sua verdadeira identidade e superar seus traumas.
História linda cheia de emoções, tristezas, alegrias, injustiça e amor ao mesmo tempo.

1 | 2 | 3 | 4