Amor e tradução: Um romance de dorama

Amor e tradução: Um romance de dorama Kristal Moreira Gouveia

Resenhas - Amor e tradução: Um romance de dorama

Xuxu 08/12/2022

Confortável e Agradável.
Decidi começar essa leitura sentindo que estava arriscando porque não tenho boas opiniões formadas nesses livros com tema Dorama/Coreia do sul/Ídol. Diferente dos clichê muito mal usados por aí, esse livro consegue ser fofo, bem escrito, com personagens originais e envoltos por uma ótima história. Apesar de longo, eu tive uma leitura bem fluida e fiquei satisfeita. Nessa história você consegue ficar presa de verdade! Simplesmente amei! Super recomendo para todas as idades.

????1/2 só não coloco 5 porque eu achei o final um tiquinho corrido.

Priscila.Moreira 07/09/2022

Um romance verdadeiro!
"Amor e tradução: um romance de dorama" é uma obra absolutamente maravilhosa! É uma história incrivelmente original, capaz de envolver o leitor de uma maneira surpreendente! Os personagens são extremamente reais! Não existem esteriótipos neste livro. Os protagonistas tem seus defeitos e suas qualidades e são retratados como pessoas e não como seres inimagináveis. A história é rica em detalhes, principalmente no que diz respeito às personalidades dos personagens, o que os torna parte de um universo realista e bem desenvolvido. E isso é feito de forma tão sutil... A habilidade da autora para passar a ideia para o leitor de forma natural é magnífica! A ambientação do livro também é fastástica! Tanto no Brasil, quanto na Itália, onde se passa grande parte da história, nada foi deixado de lado. Me senti caminhando pelas ruas de Florença enquanto lia. Este livro tem essa classe de poder! Super recomendo! É um romance que vai muito além de suas páginas, ele alcança o coração do leitor! Eu amei!

site: https://amz.run/5vOW

Caah_rol 22/04/2023

Tradução do amor
O livro é muito, mas MUITO bem escrito, a pesquisa que a autora fez sobre as culturas e línguas utilizadas no livro foi muito bem feita e a história é bem desenvolvida, me apaixonei pelas poesias que os protagonistas citam no livro, me abriu um outro mundo pra ler, sair da zona de conforto sabe?! É uma história linda de amor, muito bem construída tinha horas que eu queria e entrar e esbofetear a protagonista por ser tão lerda? Sim... Mas tudo tem um porquê! Eu espero que tenha a continuação! AUTORA VC ME DEVE!!!!

- ?Quem fez o mundo? Quem fez o cisne e o urso-negro? Quem fez o gafanhoto? Este gafanhoto, quero dizer. Esse que se lançou da grama, que agora come açúcar na minha mão, que olha ao redor com seus enormes e complexos olhos. Agora estala as asas abertas e flutua para longe. Não sei ao certo o que é uma oração. O que eu sei é como prestar atenção...Como cair na grama, me ajoelhar nela. Como estar ociosa e me sentir abençoada, que é o que tenho feito todos os dias. Diga-me, o que mais eu deveria ter feito? No fim, tudo não morre, e cedo demais? Diga-me, o que é que você planeja fazer? Com sua única selvagem, extraordinária e preciosa vida??

O Dia de Verão - Mary Oliver

Verona 04/11/2022

A história foi bacana, o mistério em torno de Pietro foi interessante, mas a mocinha as vezes era irritante. De maneira geral, foi bem divertida a leitura, praticamente não consegui parar de ler, mas senti que o final foi corrido ou até inacabado.

Fabianny.Almada 17/12/2023

Perfeitooo??
Oque dizer dessa obra prima? Sinceramente, eu não sei. No começo eu nem estava botando fé, mas chegou uma parte que quanto mais eu lia mais eu queria ler. Consegui sentir os sentimentos dos personagens lendo, sério, a pessoa que escreveu esse livro está de parabéns.

? Eu te amo, Lia. Muito. Não sou o Edward Cullen, mas faria qualquer coisa por você?
IWKAJAJQJAKWKKSJAHEGRYJSJ?????????????

Juro, esse livro me causou um misto de emoções, fiquei com borboletas na barriga e tudo mais. Me lasquei também, pois aumentou ainda mais minhas expectativas para namoro( estou começando a achar que vou morrer bv mesmo).

Gabriela 19/11/2022

Entrega o que promete
Eu encontrei ?Amor e tradução: um romance de dorama? por acaso na Amazon, num dia em que o ebook estava gratuito. Duas coisas me fizeram dar uma chance ao livro, além da sinopse: o fato de eu já gostar de doramas o fato de ser uma publicação independente por uma escritora brasileira.

A história de Lia e Pietro é cheia de acontecimentos mirabolantes e reviravoltas imprevisíveis. Mas, mesmo assim, podemos encontrar a estabilidade e a sintonia com os personagens nos momentos mais inusitados.

Gostei muito da conexão Itália-Brasil-Coréia e de como os choques culturais foram trabalhados. A Kristal obviamente pesquisou muito bem sobre os assuntos para escrever a história, porque retrata de maneira verossímil todas as esferas em que os personagens se encontram. Os altos e baixos de se trabalhar em projetos universitários, os desafios do trabalho de tradutor, os contratos abusivos das agências sul-coreanas? É um livro muito bem amparado nesse sentido.

Quanto aos personagens em si, a Lia é uma protagonista que despertou sentimentos conflitantes em mim. É uma personagem com qualidades e defeitos e a narrativa em primeira pessoa nos permite entrar em contato com todas as suas esferas. O Pietro, por sua vez, é mais afável, mais fácil de gostar (mas, novamente, a narrativa é em primeira pessoa, então até mesmo seus defeitos são mascarados pelo olhar da Lia em relação a ele). Queria mais interações Lia-Elli-Julia e queria cortar o Raul da história. Também queria mais a presença da Miranda, senti que a aparição dela na história merecia muito mais destaque. E a Yara foi uma grande surpresa!

Agora, como pretendo fazer uma resenha honesta, irei dizer o porquê das 3,5 estrelas. Eu gosto muito de *assistir* aos doramas, mas não gostei tanto assim de *ler* um dorama. A Kristal demonstrou um conhecimento altíssimo da estrutura do dorama e eu tiro o chapéu pra isso. Só que, na leitura, senti que ficou bastante cansativo. Talvez, se o livro fosse em terceira pessoa, intercalando os pontos de vista de mais personagens, seria uma leitura mais dinâmica. Tive a sensação, depois dos 60%, que o ritmo narrativo não acompanhou o ritmo dos acontecimentos. Então, sendo sincera, cheguei em um ponto em que só queria ver qual solução seria encontrada pros problemas deles.

Um ponto que quero destacar, mas que não influenciou na minha avaliação, é que uma boa revisão pode tornar a experiência imersiva ainda melhor. A autora descreve muito bem cenários e emoções, mas alguns deslizes (comuns) na escrita comprometem um pouco a experiência. Sei que se trata de uma publicação independente, e por isso digo que isso não foi um fator avaliativo, mas deixo um conselho: autora, se/quando puder, invista em um bom revisor, porque sua história tem muito potencial e certamente conquistará muitas pessoas!

Para finalizar, eu realmente gostaria de assistir a uma adaptação (pra dorama ou pra filme). É uma excelente história, com excelentes cenários e excelentes conflitos. Entrega o que promete: romance slowburn, personagens reais, senso de humor afiado, intercâmbio cultural.

Apesar do que eu pontuei como aspectos que não tornaram a leitura perfeita *para mim*, foi um livro gostoso de se ler e que me tirou um pouco da grande espiral de clássicos literários em que uma professora de Português está constantemente inserida. Parabéns, Kristal!
Gabriela 19/11/2022minha estante
Quero apenas fazer um complemento. Eu vi, nas informações do livro, que ele foi revisado e por uma pessoa específica que não a autora. De maneira alguma estou me desfazendo do trabalho feito pela revisora. O que estou colocando é que ainda há aspectos que podem ser melhorados para que a experiência de leitura seja melhor.

Gih 16/09/2022

DIVINO!
Comecei esse livro unicamente pq ele se passava na Itália (não o tempo todo) aí já achei super interessante pq amo a Itália cara. Foi maravilhoso saber mais sobre a Itália e sobre o trabalho deles! Tipo eles são tradutores, nunca tinha passado pela minha cabeça que existia essa profissão pq nunca ouvi falar, aí achei muito interessante e tudo mais. Além de todo aquele suspense de quem realmente o Pietro era, no final foi bem óbvio mas ele me despistou direitinho que nem sequer cheguei a cogitar aquilo.
Por ser um slow burn tinha cenas que eu ficava cansada, pq por mais que eu ame esse tipo de livro me sinto frustada quando leio e leio, e parece que não saio do lugar né, mas foi ótimo ver a interação deles, ver o exato momento que eles se apaixonaram e ver as extraordinárias aventuras que eles tiveram...
Cara, esse casal é simplismente maravilhoso, são fofos, gentis, transmitem uma química surreal e são meus amores a partir de agora.
Ah, quase esqueço, foi muito bom tbm saber mais sobre a cultura coreana, eu particularmente não sabia de basicamente nada.
Amei esse livro e possivelmente ele terá um segundo, não sei, mas espero poder ler ele e terminar essa história.
Parabéns pela escrita maravilhosa autora!
Kris 17/09/2022minha estante
Obrigada pela leitura, fico muito feliz que gostou! ??

Victoria.Bispo 17/09/2022

Viciante
Cada personagem da história me cativou (menos o Raul, óbvio). As diferenças entre as opiniões e os pensamentos de cada um, as descrições perfeitas dos sentidos e sentimentos da Lia, o humor ácido do Pietro, o poder e a maturidade da Júlia, o espírito livre da Elli. Os detalhes são as melhores partes mas não parador aí. Toda a construção do trabalho da Lia e a insegurança quanto à capacidade de liderança, a evolução de carreira e como é o dia a dia. O conhecimento que eu ganhei sobre a cultura da Coreia ao me aproximar a partir da narrativa. A construção do romance sem pressa e com a identificação de todos os sentimentos. Sem defeitos. Ansiosa pra saber como foi o encontro do ?próximo capítulo?

Gabriela Gonçalves 28/05/2023

Onde ligo para encomendar um Pietro?
Foi uma delícia ler esse romance! Apaixonada tanto pelos personagens quanto por toda a ambientação. Itália, Brasil e Coreia, foi uma viagem incrível! Gostei muito que a protagonista é muito diferente das protagonistas que costumamos encontrar por aí. Acho que a Lia é muito verossimilhante que até irrita um pouco, porque nos reconhecemos nela. A Lia tem uma presença marcante e em certos aspectos me lembrou muito a Elle Woods (de Legalmente Loira). Amei o fato dela trabalhar com tradução! Eu, como estudante de letras e que acha essa área muito interessante, amei demais! Agora vamos falar da superioridade que é autoras mulheres escrevendo personagens masculinos... Eu simplesmente estou apaixonada pelo Pietro, como faço para encontrar uma pessoa exatamente assim? Quem ama um romance slow burn vai amar esse livro, todas as interações entre a Lia e o Pietro são on point e facilmente te levam de "ai meu deus que fofo!" para "que tesão!". Os personagens secundários também são maravilhosos e eu amei a interação entre a Elli e a Júlia (shippo elas sim, digo mesmo rsrsrsrs) e confesso que queria ver mais delas! O livro apresenta um mistério gostosinho sobre a identidade do Pietro e que me pegou de surpresa, pois me entreguei para a história e não vi chegar. Eu estou apaixonada por tudo nesse livro! O final é um ponto sensível... Acaba num clímax que ao mesmo tempo que te deixa com vontade de quero mais, também encerra de uma maneira boa (mas aberta para muitas possibilidades). Eu sou do time que quer saber mais hahahaha. Outra coisa que também gostei foi que a narrativa é muito visual, consegui imaginar tudo como se fosse um filme na minha cabeça. Chorei do meio pro final, quando a trama foi ficando mais dramática, e me diverti em vários momentos (principalmente com a Elli). Enfim, romance maravilhoso e gostoso demais. Leiam! Tenho certeza que vocês vão se apaixonar pela Lia e Pietro (e todo o resto)

Hevelyn27 27/09/2022

Fofissimo
Acho que foi um dos livros mais fofos que já li em todos esses anos nessa indústria vital se você é dorameira e fanfiqueira e uma leitora de romances bolos leia leia leia e leia
Hevelyn27 27/09/2022minha estante
Romances bobos* jkkkkkk

Kris 26/11/2023

Olá, pessoal:)
Oi gente, aqui é a Kristal, autora do livro. Queria agradecer por ter lido essa história que amei tanto escrever e pedir que deixe sua review pois vou adorar saber sua opinião:)
Atualmente estou escrevendo a sequência dessa história e em breve estarei lançando meu segundo romance, então me segue se quiser mais novidades :))

site: @autorakristal (insta)

Fernanda 04/10/2022

Eu estou sem saber o que falar sobre esse livro
É um romance de Dorama diferente e que me contagiou nas primeiras linhas, o humor de Lia com Pietro é contagiante e estou encantada.

Conhecemos uma líder no setor de tradução, a qual ela, Lia, junto com uma pequena equipe, precisa fechar "parceria" com um coreano ? não vou usar os termos técnicos porque não irei me lembrar graças a minha memória de Dory e possa ser que eu fale besteira ? e no meio tempo um pequeno incidente acontece com o tradutor da língua coreana e Lia se vê presa numa situação, pois seu conhecimento na língua estrangeira é básico e ela não consegue se comunicar muito bem ou até mesmo ler.

Mas, é aí que o Pietro, um rapaz que parece ser modelo da Gucci, aparece e tenta solucionar os seus problemas, já que ele é um coreano. Além disso, o rapaz causa uma confusão mental e emocional na introvertida Lia.

É a primeira vez que me identifiquei com uma personagem introvertida por ser exatamente igual a Lia, amei conhecer sobre a profissão de tradutora e ter sido colocado de uma forma que não ficou tão maçante para a leitura.

Um romance slowburn gostosinho e malaviloso entre os dois personagens era tudo o que eu mais queria e amei, entrou na minha top lista de leitura desse ano. E estou ansiosa por essa continuação, um misto de medo com ansiedade.

Primeiro romance de Dorama sendo favoritado com sucesso.

Luhthe 01/03/2023

Uma obra de arte
Nossa..não sei nem como descrever direito.
Simplesmente me encontrei vidrada na história, não conseguia fazer nada enquanto não terminasse.
A narrativa tem tantas camadas que parece surreal comparar o seu início com a situação final e dizer que são o mesmo livro, eu emergi nela, xinguei um monte os personagens, chorei, comemorei, a sensação foi maravilhosa.
Ao terminar achei que existiam várias pontas soltas ainda, então fiquei preocupada, porém descobri que a autora está escrevendo a continuação e mal posso esperar para lê-lo?

Lorena 01/02/2023

Não é muito bom, mas tbm não é ruim
A história em si é boa e clichê para quem é acostumado a ler fanfics e livros em que têm personagens k-idols, porém apresenta detalhes demais e desnecessários, onde poderiam ter sido colocados outros momentos com o casal ou sobre a vida de ambos, ou acrescentado mais cenas a respeito da situação final do livro. Personagem principal muito chata, sinceramente colocando dificuldade demais e chegou o momento de eu estar lendo apenas para ver o Pietro feliz. A escrita da autora é bem fluída, único problema mesmo foi os detalhes demais.

Amanda 15/02/2023

Esperava mais
Gostei muito da capa e da sinopse e tinha boas expectativas em relação ao livro.
Mas história demorou pra engrenar, comecei a gostar lá pela página 300 e o final não foi muito satisfatório.