Manga Verde com Sal

Manga Verde com Sal Erilene Firmino

Resenhas - Manga Verde com Sal

Vasconcelos 05/01/2024

O gosto do luto e da manga verde com pitadas de sal
Quando conheci e tive o prazer de entrevistar Erilene Firmino, de cara me senti arrebatada por aquela mulher que, em uma hora, me ensinou lições que levarei para toda a vida.

Seu livro, ?Manga Verde com Sal: cartas de amor, de luto, do sabor agridoce da vida?, é uma verdadeira obra de arte da literatura epistolar.

Não minto que demorei a iniciar a sua leitura. Dentro de mim, eu já sabia que tinha de ser feita em um momento que minha alma estivesse leve o suficiente para me sentir arrebatada pelos sentimentos escritos em suas cartas endereçadas a sua irmã, Lia.

Dentre lágrimas, que surgiram já no prefácio do livro, pude me identificar, mesmo ainda tendo minha única irmã viva, com a dor de Erilene.

?Manga Verde com Sal? é um livro para quem deseja entender do sabor agridoce da vida e como ela é um animal sem domesticação. Que o luto surge e nos marca, mesmo que eventualmente a saudade para de machucar e se torne companheira no dia a dia da vida que fica.

Obrigada Erilene, por compartilhar sua dor conosco e nos ensinar mais sobre a vida, o amor, a perda, a resiliência, a morte e o renascer.

Halynka 23/08/2023

Manga verde com sal
Este livro chegou a mim uma semana após a morte de uma tia materna querida, a qual acompanhei nos últimos dias, resilientes, de vida. Comprei com a própria autora, que desejou que a história fosse aconchego para o meu coração. E, aceitando a coincidência (ou providência), foi sim!
Erilene Firmino, após o falecimento de uma irmã muito amada, resolve escrever-lhe cartas e descobre, posteriormente, a potência da escrita no processo de elaboração do luto e a cura daquela dor, que arrefece o coração também nas perdas seguintes, dos genitores.
Nestas cartas a autora conta sobre o amor e a saudade pelos seus, visitando o passado e noticiando o presente da família!
Conta sobre o sabor agridoce da vida, com o que vivemos de melhor e também de pior!
É uma história linda e que emociona muitas, muitas vezes. Além disto, é uma beleza de escrita. No final, a vontade que fica é apertar a autora em um abraço!

Israel Vancouver 21/07/2023

Manga verde com sal
Livro primordialmente sobre luto, mas não só sobre isso... acho que o subtítulo foi primorosamente encaixado pra obra: é sobre o agridoce da vida. é sobre reconstrução, sobre recomeço, sobre aceitar a dor e se deixar doer quando necessário. não passei por perdas difíceis como as descritas aqui, mas creio que quem já passou por isso tenha se sentido abraçado por essas palavras grafadas. por vezes, senti até uma sensação de cafuné. eri tem realmente uma relação próspera com as palavras. vi-me muito nesses relatos, é um livro identificável, feito por uma pessoa identificável. ler tudo isso lembrando do sorriso da eri foi bem significativo pra mim. é uma mulher forte, movida pelo amor, pela doçura e pela empatia. agora sei mais sobre resistir. sei mais sobre engolir a manga mesmo verde, mesmo que eu tenha que pôr sal pra conseguir engolir.

"O que posso fazer, neste momento, é viver o presente. Agarro-me a ele e espero, sem grandes expectativas, continuar existindo no dia seguinte. Lavo bem as mãos, uso máscaras e amo as pessoas, mesmo sem poder tocá-las. Digo, muitas vezes, a cada uma, como as adoro e reverencio, como é bom podermos compartilhar o mesmo tempo e espaço, respirando, olhando o céu, o mar, as flores e os pássaros; às vezes chorando, outras rindo" (pág. 129).

????