Metanoia

Metanoia M. Victoria Spido

Resenhas - Metanoia

luiza 13/01/2024

Eu tinha muitas expectativas e nem todas foram alcançadas.

O livro é leve e divertido de ler; terminei no mesmo dia que comecei. Entretanto, o desenvolvimento me deixou insatisfeita. Eu não sinto que o casal teve tempo de desenvolvimento o suficiente, me parecendo um pouco apressado; como, por exemplo, o súbito momento que os dois passam a gostar um do outro. Eu sinto que não foi algo que escalou, mas que pulou de um ponto pro outro.

Da mesma forma, o desenvolvimento do protagonista ser demisexual. Foi a característica que mais me empolgou pra ler o livro: representatividade ace. Mas, também, foi uma das características que mais me decepcionou. Eu não senti que foi algo natural do personagem, imbuído nas ações. Me pareceu que isso foi explicado em forma de diálogo todas as vezes que o ponto era feito; o personagem contando pro leitor. Isso não é um problema se for feito em conjunto com as ações, mas eu não senti que isso foi feito. O famoso mostrar é melhor do que contar.

Infelizmente, os personagens e tramas pareceram muito superficiais. Isso fez com que eu não me sentisse conectada com a história. Os diálogos também pareciam um pouco engessados, não soando naturais.

A história é divertidinha e tranquila de ler numa sentada só, mas eu realmente esperava algo a mais. Talvez seja uma questão de expectativa, mas eu não me senti satisfeita.

Claras95 09/01/2024

Tão bom quanto o primeiro
Eu já sabia que como gostei de paranoia, não teria como não gostar de metanoia e eu tava certa. Foi incrível ler a história do Beni e do Costa e matar a saudade da Íris (mesmo eu tendo lido a história dela algumas horas atrás). Foi muito gostoso ler esse livro e volto a repetir como a escrita é boa. Enfim já tô com saudades desses personagens incríveis.

Giovana463 17/12/2023

Muito fofis
Eu absolutamente amei esse livro, os personagens são super gostáveis, e apesar de eu não ter lido o primeiro volume (paranoia), eu não acho q dificultou a leitura nem nada. Os personagens são uns amores, e a história apesar de pequena, achei bem desenvolvida. Ps: Esse livro ganhou meu coração no momento q eles mencionaram Maneskin.??

Sweet_books 12/12/2023

Leiam é maravilhoso!
Adorei o livro!
Achei que o jeito que a autora demonstrou como eles se sentiam foi perfeito!
Acho que esse livro não é só mais um romance LGBT+ mas ele também mostra essa transição da adolescência para vida adulta e como as responsabilidades começam a sufocar.
É uma leitura de certa forma leve e de fácil entendimento e também ótima para sair da ressaca literária.

itsAgata 25/10/2023

Esse livro é como uma continuação do universo do livro Paranóia da mesma autora, ele conta a história de Lucas e Beni que são amigos de Iris, a personagem principal do primeiro livro da série, e nos mostra a linda história que ambos constroem juntos. A história nos mostra o romance dos dois que foi construído de forma rápida mas confortável durante a escrita do livro, adorei a forma que tudo realmente foi construído a base de conversas, coisa que nunca acontece em livros maiores, mas gostaria que ele fosse um pouco maior para ter uma construção mais longa da história. Fora a rapidez do livro, que eu estranhei por dificilmente ler algo com poucas páginas assim, tudo foi muito bem feito. Nada aconteceu com pressa e a história te faz rir e se indentificar em boa parte dela, é a típica comédia romântica que todos os adolescentes gays precisam ter para ver que podemos ser felizes mesmo que demore um pouco. Adorei o livro e não vejo a hora de ler mais universos desta autora.

Mai Becker 23/10/2023

Um novelo de lã que desenrola no final?
Me desculpem pelo titulo, estou sem criatividade para elaborar algo mais coerente.
Bom, o livro é maravilhoso, me apaixonei no desenrolar da história e, como já disse outras vezes, AMO histórias que trazem o ponto de vista de ambos os protagonistas.
Os personagens são bem escritos e o romance é totalmente bagunçado no início, mas vai se ajustando e desenrolando conforme a leitura vai progredindo, um tato q amei demais nesse livro.
Os conflitos internos de ambos os protagonistas são muito reais e faz td ficar mais emotivo. Me apeguei muito a história e qnd chegou no final realmente fiquei triste haha.
Em comparação ao primeiro livro, "Metanoia" me agradou mais. Pode ser por o romance ser mais enrolado e não tão direto quanto "Paranoia", ou porque não estou acostumada com o jeito mais expansivo da Íris. Sla... só sei q gostei dms desse livro e recomendo de coração.

QUERO CONTINUAÇÃO DESSE UNIVERSO!!!!

rafael 22/10/2023

Metanoia
Bom!! mas me irritou um pouco o quanto os personagens em vez de conversar se irritam um com os outros KKKKKLKKK, mas recomendo pra sair da ressaca literária, é gostosinho de ler

Andressa1 06/10/2023

É um livro curto e fácil de ler, bom pra quem está de resseca que nem eu.
O começo e o meio são bem gostosos de ler você consegue se o conectar com os personagens.
o fim do livro foi o motivo de eu não ter dado 5 estrelas, eu achei muito acelerado.
eu esperava mais momentos entre o Beni e o Lucas antes de eles começarem a namorar, achei tudo muito apressado e emocionado, tipo eles mal tem uma conversa o livro inteiro antes de eles começarem a namorar, achei estranho
mas de resto é um livro de boa

voracious 14/07/2023

Leitura levinha pra quem está querendo sair de uma ressaca literária ou pra quem não quer cair em uma. Exige absolutamente nenhum esforço dos seus neurônios. É fofo, é rápido, e deixa um quentinho no coração.

literacris 09/06/2023

O livro inteiro me identifiquei com o Lucas, as vezes me sinto perdida nas coisas e realmente espero que tudo fique bem assim como ficou para ele!!!
Esse livro é MEGA fofo, o casal é lindo, os personagens são tão amorzinhos ??
A única coisa que eu queria é que tivesse umas 17828292 páginas sabe, queria maisss ?
E outra, o tanto que amo a escrita da autora, li "Paranoia" no fim do passado e hoje eu terminei Metanoia sabe, SURTOS...
Os agradecimentos me fizeram dar 5 estrelas, fiquei emocionada, NUNCA DESISTA DA ESCRITA VI!!!!!!

sabry 21/05/2023

Muito fofo
é uma leitura bem rapidinha, ótima pra passar o tempo! e mesmo sendo um livrinho curto, os personagens são super bem desenvolvidos e a escrita da victoria é maravilhosa, super limpa e gostosa de ler. eu adorei ?

Jenni 20/05/2023

Lindo
Li "Paranóia" para ler esse e desde aquele livro, já shipava esse casal , muita química e a história tem um desenvolvimento bem leve e envolvente.

lucaasp7 15/05/2023

Perfeito
Não sei nem como começar a falar desse livro, a vida do Lucas era exatamente o que eu queria fazer da minha vida, aquele sonho de estudar fora do Brasil sabe.... Mas eu achei que seria apenas isso, mas tudo que ele sentia e passava eu me identificava até mesmo a parte dele ser Bi, foi ai que pareceu que Lucas foi inspirado em mim Lucas(leitor).
Mas também me identifiquei com a faculdade do Beni aquele caos que ele passava e sentia é o que eu sentia. Então concluindo, eu amei o livro achei que fluiu muito, gostei da ambientação e dos personagens. Eu recomendo demais a leitura e com certeza virou meu livro conforto. ???